sexta-feira, 10 de janeiro de 2014

Delegacia de Homicídios vai atender Niterói, São Gonçalo e Itaboraí

Prefeito Rodrigo Neves e governador Sérgio Cabral inauguram a sede provisória

Prédio provisório da Delegacia
O prefeito de Niterói, Rodrigo Neves, e o governador do Rio de Janeiro, Sérgio Cabral, inauguraram no início de janeiro a sede provisória da Delegacia de Homicídios (DH) de Niterói, São Gonçalo e Itaboraí. A unidade funcionará em um antigo prédio que pertencia à Cedae no centro do município e que foi reformado pela Prefeitura de Niterói. A delegacia contará com 180 policiais (170 agentes e dez delegados) e vai desafogar as investigações nas unidades distritais da cidade. A previsão é que DH funcione no prédio entre cinco e sete meses até que a nova sede, cuja licitação já foi realizada, fique pronta no bairro do Barreto, na zona norte de Niterói.

Rodrigo Neves discursa observado por Sergio Cabral
A Prefeitura iniciou em novembro a reforma do prédio e atuou na recuperação de toda a parte elétrica, hidro-sanitária, revestimento de paredes, a colocação de divisórias, além de cuidar também da parte externa, com pavimentação, canteiros e calçadas. O prefeito destacou o esforço do município de buscar integração na área da segurança pública. Segundo ele, Niterói tem hoje um plano estruturado de segurança, consistente e que já vem apresentando resultados positivos.

"Apesar de a segurança pública ser uma atribuição constitucional dos estados, ela é a cada dia mais um dever e uma obrigação que deve ser compartilhada pelos três níveis de governo. Ela é hoje um dos principais desafios do país, da sociedade brasileira. O que está acontecendo aqui hoje é resultado do nosso esforço de integração das políticas públicas. Temos um plano de segurança pública, consistente, feito não só de ações pontuais que começou com a companhia destacada da PM nos morros do Palácio e do Estado que já refletiu na redução dos índices de criminalidade na região do centro. Tenho certeza de que o ano de 2014 será bem melhor do que 2013", disse.

O prefeito lembrou ainda de novas parcerias do município com o governo estadual na área de segurança pública, como a implantação da Companhia Destacada da PM na região de Pendotiba, que funcionará em um prédio da Prefeitura cujas obras começaram nesta terça-feira, e a futura instalação de uma companhia também na região do Fonseca, na Zona Norte.

Rodrigo Neves citou ainda a construção do Centro Integrado de Segurança Pública (Cisp) na Região Oceânica, que terá 500 câmeras e tornará Niterói a primeira cidade do Estado do Rio a ter todos os bairros monitorados, além de integrar todas as forças policiais. Falou ainda que enviará uma mensagem à Câmara para a realização de um concurso público para dobrar o efetivo da Guarda Municipal.

O governador Sérgio Cabral também destacou as parcerias do Estado com o município e agradeceu o apoio da Prefeitura de Niterói na área de segurança pública.

"É uma conquista extraordinária para a cidade de Niterói e um avanço para a melhoria da qualidade de vida do povo da cidade. Temos muitas parcerias com a Prefeitura. No final do ano, inauguramos o Mamógrafo Móvel. Vamos ter o Rio Imagem. A cidade carecia de investimentos. O prefeito encontrou a Prefeitura muito fragilizada. Fizemos várias obras aqui, pavimentação de ruas. Estamos somando forças. Agradecemos essa parceria na área de segurança pública. O prefeito Rodrigo Neves mostrou firmeza e compreendeu nossas dificuldades", disse.


Cabral afirmou que, antes da inauguração da nova sede provisória, a Delegacia de Homicídios contava apenas com um delegado e 20 policiais para investigar homicídios em Niterói e São Gonçalo o que, segundo ele, era inadmissível. O governador afirmou ainda que, com a companhia destacada dos morros do Palácio e do Estado, já houve redução nos números de roubos de carros e roubos de rua no entorno das duas comunidades. O governador assumiu o compromisso de, após a Delegacia de Homicídios deixar o prédio para a sede definitiva, vai construir ali uma unidade estadual de ensino médio.

Nenhum comentário:

Postar um comentário