sábado, 2 de abril de 2016

São Gonçalo: show gratuito para ajudar as vítimas das chuvas

São Gonçalo foi um dos municípios mais castigados pela forte chuva do dia 23 de março que resultou na morte de uma pessoa e deixou centenas de desabrigados. O ativista cultural Beto Baiano organizou o evento Sakulejo Solidário que será realizado neste domingo, dia 3 de abril, para arrecadar doações de roupas, alimentos não perecíveis e móveis para os desabrigados da chuva. Serão realizados shows gratuitos com Elymar Santos, Os Morenos e diversos músicos, atores e artistas circenses locais, além do Trio Elétrico Sakulejo, na Praça da Trindade.
“Nosso objetivo é unir a classe artística do município, promovendo a integração com a comunidade. Queremos mobilizar a população para ajudarmos aqueles que mais necessitam no momento. Muitas pessoas perderam tudo. Acredito que a arte transforma. E um município com tantos artistas não pode ficar indiferente a essa situação. Escolhemos a praça, pois é o lugar mais democrático. Como dizia Milton Nascimento: todo artista tem de ir aonde o povo está!”, defende Beto Baiano.
Haverá um stand para arrecadar as doações na praça. Toda ajuda é bem-vinda. De acordo com a Defesa Civil do município, os bairros mais atingidos foram Jardim Catarina, Jóquei, Colubandê, Trindade, Palmeiras e Santa Luzia. A chuva forte fez os 15 rios da cidades transbordarem e inundou ruas de 38 bairros. 
O evento acontecerá na Praça da Trindade, São Gonçalo, neste domingo, das 8h às 20h. Mais informações pelo telefone (21) 98777-3395.




quinta-feira, 31 de março de 2016

Niterói, São Gonçalo e Itaboraí: Mais de 1500 vagas para cursos gratuitos na FAETEC

Inscrições devem ser feitas pela internet até o dia 10 de abril

Estão abertas as inscrições para cursos de qualificação profissional gratuitos, oferecidos pelo Governo do Estado, por meio da Fundação de Apoio à Escola Técnica (FAETEC). São 25 mil vagas em todo o estado, sendo mais de 1.500 para as unidades de Niterói, São Gonçalo e Itaboraí, com aulas de formação nas áreas de Informática, Beleza, Mecânica de Automóveis e Carpintaria. Os interessados têm até o dia 10 de abril para se inscreverem pelo site www.faetec.rj.gov.br. As vagas serão distribuídas por sorteio, marcado para o dia 12 de abril.
Nas três unidades da FAETEC de Niterói são oferecidas, ao todo, 713 vagas. Para a Armando Valle Leão, no Rio do Ouro, há 60 para o curso de Depilador e outras 60 para o de Manicure e Pedicure. Na unidade Pendotiba, localizada no Largo da Batalha, estão abertas as inscrições para os cursos de Ambiente Windows I (48 vagas) e Windows II (80).
Já na unidade Henrique Lage, instalada no Barreto, estão disponíveis cinco cursos na área de Informática: Excel Avançado (60 vagas), Ambiente Windows I (195), Ambiente Windows II (120), Instalador e Reparador de Redes de Computadores (15) e Montador e Reparador de Computadores (15). Há, ainda, disponibilidade para os cursos de Aperfeiçoamento em Injeção Eletrônica e GNV (20) e NR10 - Segurança em Instalações e Serviços com Eletricidade (40).
As vagas no município de São Gonçalo estão distribuídas entre as unidades Colubandê – com cursos de Excel Avançado (61 vagas), Ambiente Windows II (160) e Montador e Reparador de Computadores (40) – e Gradim, na qual são oferecidas vagas para Excel Avançado (50), Ambiente Windows I (50), Windows II (75) e de Montador e Reparador de Computadores (50).
Em Itaboraí, estão disponíveis 25 vagas para Carpinteiro de Telhados, além dos seguintes cursos da área de Informática: Excel Avançado (25 vagas), Ambiente Windows I (125), Ambiente Windows II (125), Instalador e Reparador de Redes de Computadores (25) e Montador e Reparador de Computadores (25).Os cursos de qualificação profissional duram em média dez semanas e os candidatos devem ter, no mínimo, 15 anos. Os alunos que entrarem nesta 2ª rodada de 2016 poderão concorrer a oportunidades para trabalhar nos Jogos Olímpicos Rio 2016, por meio de uma parceria firmada o Comitê Rio 2016 e a FAETEC.
"Além da qualidade, esses cursos de curta duração preparam o aluno para ser um bom profissional em pouco tempo e aumentam as chances de arrumar um emprego, inclusive, em tempo de trabalhar na Olimpíada, que começa em agosto" afirma Gustavo Tutuca, secretário de Estado de Ciência, Tecnologia e Inovação, à qual a FAETEC está vinculada.
O presidente da FAETEC, Wagner Victer, informa que estão abertas oportunidades para vários outros cursos que demandam profissionais qualificados e são muito procurados, como Mecânico de Motores a Diesel, Informática, Operador de Telemarketing, Organizador de Eventos e Recepcionista.
"Juntando as duas primeiras rodadas de vagas abertas em 2016, em menos de seis meses a FAETEC ofertará quase 100 mil vagas em cursos profissionalizantes em todo o estado do Rio de Janeiro. A quantidade de profissionais que sairão prontos para o mercado de trabalho é enorme – destaca Victer.

segunda-feira, 28 de março de 2016

De volta pra casa

Jovem que estava desaparecido em SG foi encontrado e já está com a família

Leonardo Gomes de Souza, de 28 anos, que estava desaparecido desde o dia 6 de março, foi encontrado pela família. Graças a uma ligação telefônica de uma pessoa que havia visto a divulgação de sua foto nas redes sociais, o jovem, que sofre de problemas psiquiátricos, foi resgatado na rua ainda em surto. 
"Gostaria de agradecer a colaboração na procura do Leonardo. Em meio a tanta tristeza que a chuva trouxe em nosso bairro em São Gonçalo, comemoramos a boa notícia do retorno de Leonardo para casa. Peço a Deus que abençoe a todos que nos ajudaram a encontrá-lo", conta a amiga Liliane, que havia enviado o apelo de ajuda ao CASA DA GENTE.
Morador do Bairro Almerinda, Leonardo havia saído de casa às 4h da manhã. A matéria sobre o desaparecimento de Leonardo foi a segunda mais lida da edição de março, do CASA DA GENTE, e sua busca mobilizou muitos moradores de São Gonçalo e Niterói.

quarta-feira, 23 de março de 2016

"De Olho no peixe" durante a Semana Santa

Campanha de conscientização chega à 5ª edição alertando consumidores sobre qualidade e benefícios do pescado

Com o objetivo de reforçar os benefícios do pescado na alimentação e o que deve ser observado na hora da compra do produto, a Fundação Instituto de Pesca do Estado do Rio de Janeiro (Fiperj) está promovendo a 5ª edição da campanha de conscientização “De Olho no Peixe”, realizada tradicionalmente na Semana Santa. O evento já começou em Mangaratiba e Paraty, e chegará aos municípios de Angra dos Reis, Niterói e Rio de Janeiro na próxima quinta-feira, 24. Angra vai ganhar, ainda, novidades este ano: uma nutricionista, que explicará a importância do pescado na alimentação saudável; e um show de encerramento, no Sábado de Aleluia, dia 26.
 A ação é resultado de parceria com a Federação do Comércio do Estado do Rio de Janeiro (Fecomércio), o Serviço Social do Comércio (Sesc Rio), o Serviço de Aprendizagem Comercial do Estado do Rio de Janeiro (Senac-RJ), o Sindicato do Comércio Varejista de Angra dos Reis (Sicomércio) e a Secretaria de Estado de Desenvolvimento Regional, Abastecimento e Pesca (a qual a Fiperj é vinculada).
 Em Mangaratiba e Paraty, o evento é itinerante e começou na segunda-feira, 21, se estendendo até a quinta-feira, 24, com distribuição de folhetos informativos em pontos comerciais. Já os locais de comercialização do Rio (Colônia de Pesca Z-13, em Copacabana), Niterói (Mercado São Pedro) vão participar entre 7h e 13h da quinta e sexta-feira, 24 e 25. Em Angra, acontecerão ações educativas e oficinas de gastronomia entre os dias 24 e 26 (quinta a sábado), das 07h às 16h.
 Atrações - Como parte das atividades interativas desta edição, o grupo Dança CCC, com dois casais nos papéis de um cozinheiro, uma nutricionista, uma dona de casa e um peixeiro, vai animar o público dos mercados de Niterói, na quinta-feira, e Copacabana, na sexta, ao som de músicas que tinham como tema o mar e a pesca. Um casal de atores do Grupo Singulares de Teatro, de Niterói, também passará pelos locais interpretando o peixe fresco, próprio para consumo, com as guelras vermelhinhas, e o peixe podre, impróprio para o consumo.
 Angra dos Reis - Em Angra, entre os dias 24 e 26, vai acontecer, pelo segundo ano consecutivo, a Oficina de Gastronomia. Em um estande da campanha, na Praça Zumbi dos Palmares, um chef de cozinha vai ensinar receitas especiais à base de pescado ao público que quiser participar. Serão quatro aulas por dia, com diferentes pratos. O encerramento da ação será no Sábado de Aleluia, dia 26, em Angra dos Reis, com o show do Flávio Venturini, às 20 horas, na praça.
 A ação conta com banners e adesivos indicando as características das principais espécies de pescado consumidas no estado; distribuição de folhetos, com dicas de como escolher o pescado fresco (como guelras vermelhas e olhos e escamas brilhantes), e com receitas.

Vem pra Cozinha lança brownie "fit" para a Páscoa

O ateliê de gastronomia funcional Vem pra Cozinha, em Niterói, preparou uma novidade especial para a Páscoa: o brownie fit. De acordo com Carolina Marins, dona do VpC, trata-se de um brownie diferenciado, feito com tapioca, cacau e nozes e, o melhor, sem glúten. O produto vem em duas opções, sem glúten e sem lactose, elaborado com alfarroba – produto vegetal que substitui o chocolate – e a segunda, de doce de leite caseiro preparado no próprio ateliê.
Com relação ao brownie com alfarroba, Carolina explica que queria trabalhar com um produto diferenciado e, sobretudo, porque já contava com a aceitação das clientes do VpC. A caixa com seis mini brownies (do tamanho de um brigadeiro) será comercializada no valor de R$ 8,00, enquanto a caixa com uma unidade em pedaço maior sairá por R$4,50 a unidade. As encomendas devem ser feitas, antecipadamente, pelos telefones 3587-7726, de 8h às 17h, ou 99763-8691 (WhatsApp).
O Vem pra Cozinha está atendendo com entregas, a partir de R$50,00. O endereço é Rua Noronha Torrezão, 24/ 1610, em Santa Rosa, Niterói.


Fotografia: projeto colaborativo com inscrições abertas até dia 26

Fotógrafos profissionais e amadores terão a chance de participar de uma exposição coletiva
Primeira edição foi um sucesso
(foto divulgação)
O projeto colaborativo "Instante", criado em agosto de 2015, é composto por uma série de encontros que oferecem aos fotógrafos profissionais e amadores a chance de exporem em locais alternativos da cidade do Rio de Janeiro suas imagens impressas, contarem suas histórias e ouvirem outras tantas. As inscrições para a segunda edição do projeto estão abertas até este sábado, dia 26, e os interessados deverão preencher e enviar o formulário do link http://instantemostras.wix.com/instante#!inscricoes/gwwg1, em seguida enviando as fotografias inscritas para o email instantemostras@gmail.com 
A próxima edição do projeto acontece na Casa Beludi, localizada no Cosme Velho. Um espaço de convivência que abriga diversas iniciativas culturais, além de hospedar brasileiros e estrangeiros de todas as partes.
O tema da segunda edição de "Instante" é "Transformação". O desafio será retratar as transformações que o tempo e/ou o homem provocam. A partir de tema pré-definido, os fotógrafos amadores ou profissionais inscrevem suas fotos que são analisadas e selecionadas por uma comissão composta por três profissionais: Abaete Palma, fotógrafo e diretor técnico, Bruna Prado, fotojornalista e criadora da EP Galeria, e Denise Ricardo, fotógrafa e coordenadora de fotografia do SENAC-RJ. 
 Em caso de seleção, o fotógrafo paga pela impressão de sua imagem e montagem da mostra, além de colaborar com a divulgação da iniciativa. A abertura da mostra consiste em um encontro entre expositores e interessados em fotografia para uma série de atividades: oficina, bate-papo, leitura das imagens, leilão informal. Posteriormente, a mostra fica aberta à visitação por duas semanas.

Primeira edição
A primeira edição do projeto aconteceu na Fundição Progresso (Espaço de Criação Intrépida Trupe), reunindo cerca de 60 pessoas. Além da mostra de 16 fotografias impressas, o encontro contou com a presença dos 10 fotógrafos expositores selecionados e outros 2 convidados que falaram sobre suas imagens em um bate-papo com a comissão de seleção do projeto. O evento ofereceu ainda uma oficina de fotografia para crianças e adolescentes, além de música ao vivo com o pianista Daniel Mussato.

Colaboração e democratização 
Todos os envolvidos na realização da iniciativa são colaboradores, assim como são os fotógrafos selecionados ao contribuírem com a impressão, montagem e divulgação da mostra.
Bruna Prado, fotógrafa integrante da comissão de seleção, considera esta uma "excelente oportunidade de democratização das paredes do Rio para todos exporem os seus talentos fotográficos.". Além de reunir pessoas que se interessam por fotografia e querem ouvir os relatos de fotógrafos sobre suas fotos, o projeto é “uma forma de inserir os fotógrafos em redes de informação com objetivo de orientá-los para a demanda de criação e produção de imagens", afirma Abaete.


Os Morenos a preços populares em São Gonçalo

Mais uma chance para curtir o grupo que comemora os 20 anos de carreira
Os Morenos no palco do Tamoio
(foto divulgação Hyrinéa Bornéo)
No dia 31, a partir das 21h, o Grupo Os Morenos dará continuidade a “Temporada 20 anos de carreira”, no Clube Tamoio de São Gonçalo. O evento que é realizado quinzenalmente, contará com a abertura de Fred Tavares. As damas tem entrada gratuita a noite toda; já os cavalheiros, tem ingresso promocional no valor de R$ 15,00, já à venda na bilheteria do Clube Tamoio; Restaurante Mizuki (Parada 40); Loja Invictus Multimarcas (Jardim Catarina) e Salão do David Gomes (Trindade).

Depois de oito anos afastados da mídia, Os Morenos retornam em grande estilo para reviver os 20 anos de carreira. Com a formação original composta por Charlles André, Alex Alves, Ezio San, Gilmar Pqd, Betinho Moreno e Marcelo Moço, o Grupo vem empolgando e contagiando o público com músicas que foram grandes sucessos na década de 90, mas que ganharam uma nova roupagem. 

Além disso, entrou no repertorio dos atuais shows músicas inéditas. As canções “Bala sem Papel”, “Teu charme” e “Mexe comigo” são apostas para essa fase do Pagode Retrô. O diferencial de ter quatro vozes embalando as canções eternizadas pelo público fará com que as novas músicas também tenham uma pegada forte, que já é a marca registrada com a qualidade “Os Morenos”.

Formado em 1994, o Grupo Os Morenos ficou na memória do público com músicas como "Marrom bombom" – chegou a tocar na rádio 39 vezes no mesmo dia –  "Mina de fé" e "Tá a fim de sambar", fazendo com que o Grupo conquistasse um fã clube organizado e cheio de alegria e alto astral. 

Com 6 álbuns e mais de 2 milhões de cópias vendidas. “O grupo acredita na força que “Os Morenos” têm e aproveitam a sintonia para esse novo momento da carreira. Após o amadurecimento do trabalho e a imensa vontade de tocarem juntos, o grupo não poupará energias para retornar ao seu lugar no cenário musical”, afirma o empresário Francisco Marins.

Tania Malheiros celebra o centenário do samba em Niterói

A cantora Tania Malheiros celebra o centenário do samba, com um show no próximo dia 5 de abril, às 18 horas, no projeto Arte na Rua, da Secretaria de Cultura, da Prefeitura de Niterói. No palco erguido na Rua Moreira Cesar, esquina com a Rua Mariz e Barros, em Icaraí, Tania levará ao público obras do gênero do século XIX, como “Pelo Telefone”, de Donga e Mauro de Almeida, o primeiro a ser registrado na Biblioteca Nacional (1916). O show é grátis.
“Sempre me encantei com essa fase inicial da História do samba, com as dificuldades e lutas vivenciadas pelos pioneiros”, comenta Tania. No repertório, composições de Sinhô, Pixinguinha e João da Baiana, chegando aos clássicos contemporâneos de Nelson Sargento, Xangô da Mangueira, Wilson Moreira, entre outros ícones.
No show, Tania Malheiros estará iniciando em sua terra natal, as comemorações pelos 15 anos de carreira. Não faltarão pérolas de Ismael Silva, nascido em Jurujuba, e sambas em homenagem à cidade, promete. A cantora estará em companhia de Kiko Chavez (violão) e Gabriel Buzunga (percussão), músicos que se apresentam com ela em todos os shows. Tania promete cantar pelo menos duas músicas inéditas de sua autoria.
Influência do pai
Foi em Niterói onde Tania começou a cantar na infância por influência do pai, Mucio de Sá Malheiros, cavaquinista. Até a adolescência, ela cantou em clubes e festas. No Colégio Estadual Aurelino Leal, no Ingá, apaixonou-se pela poesia com a orientação da professora e fundadora do Clube de Poesias, Neusa Peçanha. Anos depois, formou-se em Jornalismo e passou pelas redações de grandes jornais; ganhou um Prêmio Esso na categoria Informação Científica, Tecnológica e Ecológica; escreveu dois livros sobre a questão nuclear no Brasil, mas nunca deixou de lado a vontade de cantar. Há cerca de 15 anos, voltou aos palcos e não parou mais.
Lançou seu CD de estreia, “Deixa eu me benzer”, em 2010, com arranjos do maestro Gilson Peranzzetta, elogiado pelo público e pela crítica. Agora Tania se prepara para lançar seu novo CD. Tem se apresentado em várias casas da Lapa como o Rio Scenarium e Bar Semente. Fora do circuito Lapa cantou em todas as partes da cidade, da Zona Norte a Zona Sul, passando pela Zona Oeste, Baixada Fluminense e Niterói, além dos shows que fez em São Paulo. Já cantou no Municipal de Niterói, em companhia de Vó Maria, viúva de Donga, e agora volta ao Arte na Rua. “Esse projeto é maravilhoso, democrático e permite uma maior aproximação da gente com o público”, diz a cantora.

sexta-feira, 18 de março de 2016

Central: Festa da Páscoa Happy Hour e Quintas Dançantes

“Por um clube cada vez melhor” é o slogan adotado pelo Presidente Elder Muniz da Silva do Central Niterói. Dentro da dinâmica, acontecerá dia 20, das 11 às 14 horas, a Festa da Páscoa, no Espaço Jovem, com jogos, brincadeiras, animadores especializados e inúmeras atrações.
O funcionário do Clube Central, sediado na Praia de Icaraí, nos dias 25, 26 e 27, feriados da Páscoa, será das 7 às 20 horas.
Dentro da programação social, o Clube Central fará um Happy Hour, no dia 18, sexta-feira, das 19 às 22 horas, com a cantora Débora Ojeda, interpretando sucessos da MPB e um excelente repertório. O local é a pérgula da piscina.
Nas já tradicionais Quintas Dançantes, quem se apresentará no dia  31 é a Banda Harmonia do Rio, das 20 às 23 horas. Para sócios e membros da parceria com a ACN – Associação dos Clubes de Niterói – pagando R$ 15,00 pelo ingresso e convidados R$ 25,00.

Num informe especial, o Presidente Elder Muniz, disse que em reunião realizada no Conselho Deliberativo, aprovou o Balanço Anual do exercício de 2015, por unanimidade, quando estava na Presidência Marcus Nelson Gusmão.

Regatas fecha semestre com atrações

Depois da apresentação da Banda CoverDose, a diretoria do Clube Regatas Icaraí vem ajustando uma série de programação, que seguirá por todo o primeiro semestre, segundo o Presidente Adir dos Santos.
Aos sábados e domingos o convívio social é no bar e restaurante da piscina, com capacidade para 150 pessoas sentadas, onde também são servidos almoços de 2ª a sexta-feira, aberto ao público em geral.
Já aos sábados, domingos e feriados, o local é reservado aos sócios e convidados, com direito ao uso das piscinas, a semiolímpica e normal, sempre vigiadas por guardiões espalhados.

Na programação de rotina, acontecerá as serestas, noites de MPB e happy hours semanalmente nas sextas-feiras, assim como os encontros com DJs, no Salão Social, muito procurado também para eventos diversos, informa o Vice-Presidente Social e administrativo, Alfeu Caravaro.