quinta-feira, 6 de fevereiro de 2020

Crise da água no Rio: presidente da CEDAE será ouvido na Alerj na próxima terça

Helio Cabral, presidente da CEDAE
(foto divulgação)
O presidente da Cedae Hélio Cabral vai à Alerj, na próxima terça-feira (dia 11), às 10h, dar explicações sobre a crise da água. A iniciativa é de cinco comissões permanentes da Casa. O deputado Renan Ferreirinha, que é presidente da Comissão de Economia, Indústria e Comércio e defende que a população seja indenizada pelo governo, reforça que a Cedae tem muito a explicar.
"Há dúvidas que precisam ser esclarecidas. Afinal de contas, quando a crise da água vai acabar? O que o governo está fazendo para corrigir as falhas e melhorar o serviço? Esperamos ter isso esclarecido na próxima terça-feira", afirma Ferreirinha.
Além da Comissão de Economia, promovem esta audiência as comissões de Saneamento Ambiental, de Defesa do Meio Ambiente, de Segurança Alimentar e de Defesa dos Direitos Humanos.

Teatro Municipal de Niterói abre nesta quinta a sua temporada 2020

Na ocasião, será comemorado 25 anos da restauração do teatro, com evento gratuito e diversas atrações
Nesta quinta, dia 06 de fevereiro, às 19 horas, o Teatro Municipal de Niterói abre sua temporada de 2020 em comemoração aos 25 anos de sua Restauração. João Caetano chegará no século XXI e verá o Teatro que administrou no século XIX. A noite contará com o lançamento da nova logo e do selo comemorativo, projeções na fachada e apresentações de artistas da cidade nos segmentos do Teatro, da Dança e da Música; além de outras surpresas. O evento é gratuito e os convites estarão em balões prateados distribuídos ao público.
Mona Vilardo é uma das artistas que irá se apresentar na noite
desta quinta (fotos divulgação)
A noite contará com as apresentações da Companhia de Ballet da Cidade de Niterói, Studio Arte dos Pés, Paradoxo Cia de Dança, bem como pequenas apresentações das peças “Encontro de Machado de Assis e Arthur de Azevedo”, “Capitães da Areia”, “O Despertar da Primavera” e “Onde estão os Miseráveis?”; e de shows de Mona Vilardo e Adriana Ninsk, além de música clássica com Márcio Selles e músicos da Orquestra da Grota.

Abertura da temporada 2020 do Teatro Municipal de Niterói
Data: 06 de fevereiro
Horário: 19h
Classificação etária: Livre
Gratuito | Sujeito à lotação do teatro.

Local: Teatro Municipal de Niterói
Endereço: Rua XV de Novembro, 35, Centro, Niterói

Cordão da Bola Branca escolhe hoje Rei e Rainha da Terceira Idade

Pelo terceiro ano consecutivo Niterói terá um rei e uma rainha do Carnaval da Terceira Idade. O Cordão da Bola Branca que desfilará nos dias 15 e 22 de fevereiro, em Icaraí e no Centro da Cidade faz baile para a escolha da sua corte do Carnaval de 2020. O evento, com entrada franca, acontece nesta quinta-feira dia 6 de fevereiro, a partir das 15 horas, no salão nobre do Clube Canto do Rio. O casal que vencer a competição levará cada um R$2.500,00, além da Coroa e da Faixa de Rei e Rainha do Carnaval da Terceira Idade de Niterói. Serão 24 idosos, com mais de 60 anos disputando o título, sendo que 17 mulheres e sete homens. Os jurados vão julgar simpatia e  samba no pé.
Embalado por marchinhas e sambas que divertiram muita gente que hoje está acima dos 60 anos, o Bola Branca desfila na Praia de Icaraí no dia 15 de fevereiro, com concentração às 9 horas na Praça Getúlio Vargas. No dia 22, também com concentração a partir das 9 horas em frente aos Correios, no centro da cidade, o Bola Branca vai abrir oficialmente o Carnaval da Rua da Conceição. Com uma banda formada por cerca de 30 componentes e com instrumentos de sopro e de percussão, o Cordão é formado majoritariamente por idosos, mas democraticamente aberto a qualquer pessoa de qualquer idade que queira brincar com paz e harmonia o carnaval.
O bloco terá a participação do cantor e compositor Edinho Mendes, que será, mais uma vez, o responsável em animar o desfile que contará com um trio elétrico e uma banda com instrumentos de sopro e percussão.
“O Bola Branca está aberto à participação de pessoas de qualquer idade. Queremos mesmo é que o idoso venha com a sua família, seus filhos e netos, brincar o carnaval. Nos dois últimos anos foi um sucesso e a expectativa para esse ano é que tenhamos um público superior”, explica Edinho Mendes.

Carnaval é tema de projeção fotográfica na SFF nesta quinta

Ana Carolina Fernandes (acervo/ARFOC)
A Sociedade Fluminense de Fotografia abre a sua agenda de eventos nesta quinta, dia 6 de fevereiro, às 18h30 com a projeção fotográfica “A Farra da foto, as imagens da folia”, com a projeção na Galeria Octávio do Prado de imagens dos carnavais do Rio de Janeiro e que fazem parte do acervo da Associação dos Repórteres Fotográficos do Rio de Janeiro (Arfoc). O evento tem entrada gratuita e curadoria e mediação de Alcyr Cavalcanti, membro da Arfoc – Rio. Ele participará de uma roda de conversa, que contará também com a participação de Antonio Machado, presidente da Sociedade Fluminense de Fotografia, e Luana Dias, jornalista e fotógrafa e editora do Jornal Casa da Gente, e que, há mais de 15 anos, trabalha na cobertura jornalística dos desfiles das Escolas de Samba do Rio, e do carnaval de rua e blocos.  
Registro de Américo Vermelho (acervo ARFOC) 
“O carnaval carioca é a maior festa popular do planeta. Em todos os bairros a alegria faz a festa e a tristeza é deixada de lado. A projeção que faremos em parceria com a Sociedade Fluminense de Fotografia reúne imagens de fotógrafos que atuam na imprensa do Rio de Janeiro ao longo dos anos. São fotografias no Sambódromo do Rio de Janeiro, nos grandes bailes de carnaval que aconteciam nos salões de clubes, ou simplesmente de anônimos nas ruas do subúrbio e do Centro do Rio”, explica Alcyr, lembrando que a política também estará presente, já que o Carnaval é sempre um prato cheio para gafes políticas. 
Mensalmente, a Sociedade Fluminense de Fotografia realiza um ciclo de palestras e debates com projeção de fotográficas que são discutidas entre os autores e a plateia. “É um momento em que nossos alunos e o público em geral têm a oportunidade de saber um pouco mais sobre a história da imagem projetada e das técnicas usadas pelo fotógrafo. Nesta quinta, contaremos com a participação da Arfoc, o que vai trazer mais qualidade ao encontro”, explica Antonio Machado, presidente da SFF. 

Projeção Fotográfica “A farra da foto, as imagens da folia” 
Quinta-feira, 6/2/2019
Horário: 18h30 
Sociedade Fluminense de Fotografia - Galeria Octávio do Prado 
Endereço: R. Dr. Celestino, 115 - Centro, Niterói 

domingo, 2 de fevereiro de 2020

Sossego, Viradouro e Cubango ensaiam na Amaral Peixoto neste domingo

Escolas de samba se preparam para o Carnaval 2020; em São Gonçalo, Unidos do Porto da Pedra realiza também seu ensaio de rua hoje

Neste domingo, a Avenida Amaral Peixoto, no Centro de Niterói, recebe mais um ensaio técnico de rua das escolas de samba Acadêmicos do Sossego, Unidos do Viradouro e Acadêmicos do Cubango. As agremiações se apresentarão nesta ordem, a partir das 18h. Os ensaios são abertos ao público, e a cada final de semana o público para assistir às agremiações aumenta, sempre em clima familiar.
Já em São Gonçalo, o "Tigre" fará seu segundo ensaio de rua. A partir das 19h30, na Praça dos Ex-combatentes, no Patronato, a agremiação se prepara para  o carnaval de 2020.

Nas quadras
Na terça-feira, a Unidos do Viradouro terá mais um ensaio de quadra, a partir das 21h. Já a Acadêmicos do Cubango tem ensaio de canto para alas da comunidade na quarta, na quadra da agremiação, a partir das 20h. E no dia 08 de fevereiro, às 18h, a verde-e-branco vai receber uma programação pra lá de especial: será apresentado o espetáculo teatral "Luiz Gama: Uma voz pela liberdade". A história narra a trajetória de Luís Gonzaga Pinto da Gama, abolicionista, jornalista, advogado e personagem central do enredo da Acadêmicos do Cubango para o Carnaval 2020. A entrada é gratuita, e a peça é um ótimo programa para toda família.
Sossego, Cubango e Viradouro ensaiam na Amaral Peixoto neste domingo
(fotos Luana Dias)
Na próxima quarta-feira, 5 de fevereiro, as 20h30, logo após o ensaio de quadra, a Porto da Pedra promove mais uma edição do Pagode do Presidente. A quadra do Porto da Pedra, localizada na Rua João Silva, 84, no bairro do mesmo nome da agremiação. A entrada é gratuita.
Porto da Pedra: ensaios de rua e pagode e samba na quadra
(foto Ana Cristina Victoria)


sábado, 1 de fevereiro de 2020

Sambistas da nova geração


Nascidos e criados no Samba, eles dão um show de amor e de talento 

Por Luana Dias

Maria Eduarda: samba no pé e empolgação chamaram a atenção
de Zé Paulo Sierra e sua esposa, a sambista Vivi Sousa
(fotos Luana Dias)
Muitos já tentaram profetizar o fim do Samba, mas a verdade é que a cada ano aumenta o número de famílias que freqüentam juntas as quadras e ensaios das agremiações, perpetuando desde cedo a continuidade do amor pelo ritmo mais brasileiro de todos. Apaixonadas e felizes com as suas agremiações, esta garotada está aí para provar que o samba não vai morrer. Nem acabar. Na Amaral Peixoto, durante os ensaios técnicos das escolas de Samba, dois talentos mirins chamaram atenção da equipe do Jornal Casa da Gente por sua alegria, dedicação e desenvoltura.
Ao lado do carro de som da Unidos do Viradouro, a meiga Maria Eduarda Silva - ou apenas Duda, para a família - esbanja samba no pé. Com apenas 7 anos, o talento da pequena foi descoberto pelo olhar carinhoso e atento de Zé Paulo Sierra, intérprete da vermelho-e-branco, e de sua esposa, a sambista Vivi Sousa, que passou a ser a "madrinha" e cicerone de Duda. A niteroiense - que é estudante do 2º ano da Escola Municipal Julia Cortines, aprendeu a sambar com a mãe, Amanda Silva, e a paixão pela Viradouro nasceu praticamente junto com ela: desde bebê, a mãe a leva para os ensaios de quadra.
Com desenvoltura, a pequena levanta aplausos e não se intimida com a multidão que lotou a Amaral Peixoto para prestigiar a escola. Apesar da euforia e dedicação, ela ainda não participa do desfile oficial da vermelho-e-branco, por isso o ensaio ganha um significado todo especial. "Talvez nos próximos anos, ela já irá para o Sambódromo". Em compensação, desde os 4 anos de idade, Duda participa do Bloco dos XV, que se apresenta em Niterói.
Com  1,47m e apenas 10 anos, Renan Beraldi exerce uma função de "gente grande": desde 2017, ele é diretor de bateria da Acadêmicos do Cubango, à convite de Mestre Demétrius, que comanda o ritmo folgado verde-e-branco. O amor pelo samba é de berço: desde a barriga da mãe, ele frequenta ensaios e escolas de samba, e seguindo os passos do pai, Luiz Henrique da Silva, que também é diretor de bateria na agremiação, começou em 2015 a demonstrar seu interesse pelos ritmistas, observando os gestos, as bossas e o compasso, e exercitando os ouvidos. O talento nato do menino chamou a atenção de Mestre Demétrius, que lançou o desafio, abraçado com muita responsabilidade e dedicação por Renan. Além do pai, ele recebe todo apoio e carinho da mãe, Ingridi Beraldi, que deixou o surdo 1 que tocava, para poder acompanhar o filho, e dar todo suporte ao longo da avenida.
Renan na Acadêmicos do Cubango: dedicação para
conduzir a bateria ritmo folgado. Na última foto, ao la-
do do pai, Luiz Henrique da Silva.
(fotos Luana Dias/ Jornal Casa da Gente)
Para o Carnaval 2020, a responsabilidade de Renan será dobrada: além de ajudar a conduzir os ritmistas da Cubango, ele será protagonista de uma encenação que acontecerá no "coração" da bateria. O jovem dará vida a ninguém menos que Luiz Gama, uma das vozes mais atuantes pela Abolição da escravatura, e que é enredo da escola. Ainda pouco conhecido do grande público, Luiz Gama foi um importante personagem da história do Brasil: advogado, jornalista, intelectual, poeta e autodidata, sua trajetória será resgatada pela agremiação de Niterói.
No último domingo, na Amaral Peixoto, Renan chegou a ensaiar alguns trechos desta encenação, mas sempre com cuidado de não estragar a surpresa, que está guardada para o desfile da escola, na sexta de Carnaval na Sapucaí.


quinta-feira, 30 de janeiro de 2020

Oportunidade: Niterói tem mais de 600 vagas abertas para concursos públicos

Processos seletivos são para a Fundação Municipal de Saúde, Secretaria de Urbanismo e Clin. Salários chegam a R$ R$ 9,8 mil  

A Prefeitura de Niterói está com 605 vagas abertas para diversos concursos em 2020. Algumas são para início imediato e outras para cadastro de reserva. Há vagas para todos os níveis de escolaridade e os salários vão de R$ 1.045,35 a R$ R$ 9.882,95.

A Fundação Municipal de Saúde foi a primeira a lançar edital, em dezembro, e oferece 410 vagas que contempla todos os níveis de escolaridade. Os salários variam de R$ 1.045,35 a R$ 2.083,06.
Há vagas para nível fundamental (agente de controle de zoonoses), para o nível médio (assistente administrativo) e, em sua grande parte, para áreas específicas da saúde que exigem nível superior.

Serão contempladas as especialidades médicas de: alergista; angiologista; cardiologista; cirurgia geral; cirurgia plástica; cirurgia vascular; clínica médica; colonoscopista; dermatologista; endocrinologista; fisiatra; gastroenterologista; geriatra; hematologista; infectologista; mastologista; nefrologista; neurologista; gineco-obstetra; oftalmologista; oncologista; ortopedista; otorrinolaringologista; patologista; pediatra; pneumologista; proctologista; radiologista; reumatologista; ultrassonografista; urologista; psiquiatra, clínico 24h, pediatra 24h e ortopedista 24h. Além disso, o concurso terá vagas para nutricionista, psicólogo e assistente social, sanitaristas, enfermeiros, técnico de enfermagem, técnico de laboratório e de técnico em radiologia.

As inscrições já estão abertas e vão até o dia 19 de fevereiro, pelo site www.coseac.uff.br/concursos/pmm/fms/2019 e custam entre R$ 50 e R$ 100. Os candidatos podem acompanhar as novidades pelo site da prefeitura www.niteroi.rj.gov.br/.

A Secretaria Municipal de Urbanismo e Mobilidade (SMU) também já divulgou seu edital e disponibilizou 19 vagas imediatas para cargos de nível médio e superior, bem como a formação de cadastro de reserva. Serão dez vagas para arquiteto, sete para fiscal de obras e duas para agente administrativo. As inscrições já estão abertas e terminam no dia 6 de fevereiro.

Os salários estão na faixa entre R$ 2.260,93 e R$ 9.882,95 e as inscrições custam R$ 70 para o cargo de arquiteto e R$ 65 para os demais. Cada área tem uma regra para participação determinada no edital. Para efetuar a inscrição, o candidato deverá acessar o site www.fgv.br/fgvprojetos/concursos/pmn2020 e preencher o requerimento. Depois, é só efetuar o pagamento.

Companhia de Limpeza de Niterói: inscrições abertas até dia 9 de fevereiro

Também com inscrições abertas até o dia 9 de fevereiro, está o concurso da Companhia de Limpeza de Niterói (Clin). O processo seletivo oferece 176 vagas, além de formação de cadastro reserva. São 150 oportunidades para o cargo de gari, duas para médico do trabalho, 18 para motoristas e seis para operadores de máquinas pesadas. O valor da taxa de inscrição varia de R$ 40 a R$ 80. Os candidatos devem se inscrever pelo site www.selecon.org.br.

A remuneração vai de R$ 1.078,60 a R$ 4,965,50. Alguns cargos contam com outros benefícios como insalubridade, planos de saúde e odontológico e auxílio funeral, de acordo com o cargo.

quarta-feira, 29 de janeiro de 2020

New Flow Festival leva mais de 7 mil pessoas ao Caminho Niemeyer

Primeira edição do evento trouxe Arte, Educação Ambiental e Entretenimento para
Niterói
Encerramento do evento contou com um show eletrizante da Orquestra
Sinfônica Ambulante (fotos divulgação/ Close Produtora)



Durante três dias, Niterói foi palco do evento pioneiro no ramo de sustentabilidade e
levou mais de 7 mil pessoas para o Caminho Niemeyer. O evento com entrada
gratuita e atrações para toda a família, trouxe nomes como Sinfônica Ambulante,
Banda Bicho Solto, Thiago Messer e Levada carioca, além de diversas opções de
gastronomia, stands de moda, intervenções artísticas, área kids e diversos paineis
onde foram debatidos assuntos relevantes, como consumo, reciclagem e meio
ambiente.
Amanda Mella e Luísa Barros: idealizadoras e organizadoras
do evento (crédito das fotos: Close Produtora)
O festival veio com a proposta de trazer soluções para um estilo de vida mais
consciente e sustentável, e com isso, contou com várias iniciativas durante os três
dias, como o projeto Rio Eco Pet, que recolhe tampas plásticas de garrafas para levar
para reciclagem. O dinheiro arrecadado é destinado a projetos em benefício dos
animais e para assistências diversas, como castração, por exemplo. Somente
durante o evento, foram arrecadadas cerca de 14 quilos de tampinhas e mais 100kg
foram separados para venda, por voluntários que estavam no local.
Já a Associação Casa do cão e Gato, conseguiu que 5 cães fossem adotados. De
acordo com a coordenação do local, foram 3 cães adultos, o que é muito difícil, pois
as pessoas preferem filhotes. A Feira de Troca, promovida pelo Nosso Closet,
movimentou mais de 400 peças durante o evento e centenas de pessoas levaram as
roupas em bom estado que não usam mais e trocaram por outras que fazem mais
seu estilo atual. E tudo isso sem movimentar dinheiro, apenas acumulando pontos,
de acordo com cada peça que levava.
O New Flow Festival insere a cidade no roteiro mundial de movimentos voltados para
a Sustentabilidade, mostrando o quanto é necessário que empresas, instituições e
departamentos públicos se envolvam e apoiem projetos com este foco. Pioneiro na
esfera cultural de Niterói, o festival apresenta uma visão positiva e inspiradora sobre
o universo sustentável e seus diferentes temas, promovendo os Objetivos de
Desenvolvimento Sustentável –ODS's, estabelecidos pela Organização das Nações Unidas (ONU).
As idealizadoras Luísa Barros e Amanda Mella, ressaltaram a importância de
valorizarmos mais o que a cidade está fazendo, para assim, criarmos conexões para que
as pessoas repensem seu estilo de vida. "Eu acredito em um futuro colaborativo e o que
vi nesses três dias de evento, foi que juntos conseguimos fazer a diferença e ter um
futuro mais sustentável e consciente", Comemora Luísa.
Amanda reafirma que começar a olhar para dentro de si e entender como viver da
melhor forma, com a sociedade e sua terra, é o essencial e que o New Flow trouxe esse
sentimento para a cidade. "Unir o conceito de troca, com pessoas de Niterói, em um
espaço dedicado à toda família e com a vista que só o Caminho Niemeyer possui, é ter a
certeza que plantamos uma sementinha no coração de cada um que esteve aqui", finaliza.

segunda-feira, 27 de janeiro de 2020

Rodrigo Neves lança pré-candidatura de Axel Grael à prefeitura de Niterói

O prefeito de Niterói, Rodrigo Neves (PDT), lançou na manhã desta segunda, dia 27,  a pré-candidatura do secretário de Planejamento, Orçamento e Gestão, Axel Grael, à sua sucessão na Prefeitura de Niterói. Grael terá como vice o deputado estadual Paulo Bagueira, do Solidariedade. O lançamento da chapa que irá disputar as eleições municipais de outubro deste ano reuniu vereadores, deputados e lideranças políticas no Restaurante Seu Antônio, na Região Oceânica, em Niterói.
Axel Grael garantiu que vai dar continuidade às obras em andamento na cidade. Disse ainda que irá cumprir o Plano Niterói que Queremos, um planejamento de longo prazo estabelecido pela gestão de Rodrigo Neves, em 2013.  “Seremos fiéis a esse planejamento estabelecido para a cidade. Vamos ouvir a sociedade num processo de elaboração de um plano de governo participativo para que a gente receba as demandas e perceba, da melhor forma, a expectativa da população para calibrar ainda mais os planos que desenvolvemos para Niterói”, afirmou o pré-candidato. 
Grael também se comprometeu a dar continuidade no combate à violência e a priorizar programas sociais na cidade. “Daremos continuidade ao Pacto Niterói Contra a Violência, uma grande inovação do planejamento da gestão e da segurança, não apenas com o foco policial, que é importante. Mas é imprescindível que a gente mantenha todos os programas sociais que estão construídos em torno da segurança pública, na busca da inclusão social”, disse Grael.  
Ao anunciar a candidatura de Axel Grael, Rodrigo Neves lembrou que o pré-candidato “tem amor profundo” por Niterói. “Um ser humano ímpar por sua integridade, por seu propósito em relação à sociedade, um camarada que foi muito leal ao longo desses oito anos ao meu lado. Axel coordenou a equipe de transição e esteve ao nosso lado nos momentos de alegria e de dificuldade. Uma pessoa que tem profundo amor por Niterói”, disse Rodrigo Neves, que também é presidente municipal do PDT.  “Estou muito feliz porque não tenho dúvida que temos no Axel o perfil mais desejado pelos niteroienses para seguir em frente com esse nosso trabalho na cidade”, afirmou o prefeito. 
Rodrigo Neves destacou ainda o papel de Axel Grael à frente de obras importantes para a cidade, como o túnel Charitas-Cafubá e a infraestrutura da Região Oceânica. São projetos, lembrou o prefeito, que saíram do papel graças ao intenso trabalho de captação de recursos e investimentos através do Escritório de Gestão de Projetos (EGP), um dos programas liderado por Axel.
Para Rodrigo Neves, a chapa Axel/Bagueira é a cara de Niterói. “O Bagueira é nascido e criado no Barreto e Axel criado em São Francisco. Tenho certeza que os dois farão uma síntese perfeita para o povo de Niterói”, observou o prefeito. “Como cidadão, estarei cobrando o tempo todo para que eles façam cada vez melhor”, observou. 
Bagueira disse que, como vice-prefeito, irá trabalhar para dar continuidade aos projetos do atual governo. “Uma de minhas funções será ajudar a construir a cidade com o programa de governo que vai ter continuidade e com resultados. Sigo nessa missão, neste compromisso para buscar o melhor resultado para a cidade de Niterói. Juntos somos mais fortes.”

Sobre os candidatos

Axel Schmidt Grael é engenheiro florestal, formado pela Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (UFRuRJ), funcionário público de carreira, aprovado em Concurso Público para engenheiro florestal da Prefeitura da Cidade do Rio de Janeiro/SMAC. Na década de 70, iniciou a sua militância ambientalista, liderando iniciativas pioneiras em defesa da Baía de Guanabara e a campanha que resultou na criação do Parque Estadual da Serra da Tiririca. Foi presidente do IEF - Instituto Estadual de Florestas, presidiu a FEEMA – Fundação Estadual de Engenharia do Meio Ambiente em duas gestões e foi Subsecretário de Meio Ambiente do Estado do Rio de Janeiro. Em 2012, elegeu-se vice-prefeito de Niterói (RJ), na chapa do candidato a prefeito Rodrigo Neves, sendo eleito para o mandato 2013-2016. Atualmente é secretário de Planejamento, Orçamento e Modernização da Gestão na SEPLAG e desde 1998 toca, junto com sua família, o Projeto Grael.

Paulo Roberto Mattos Bagueira Leal é formado em Direito e foi policial civil entre 1988 e 2014. Foi eleito vereador em Niterói pela primeira vez em 1996. Desde então, foi reeleito 5 vezes: 2000, 2004, 2008, 2012 e 2016. Em 2009 assumiu a presidência da Câmara de Vereadores, cargo que ocupou por dez anos. Na sua gestão, implementou projetos de transparência e de interatividade com a população. Entre eles estão a digitalização de leis com consulta pela internet; o Programa Escola de Democracia; o Projeto Cinema; a criação da Câmara em Revista; e a transmissão ao vivo pela internet das sessões legislativas. Atualmente ocupa uma cadeira da Alerj como Deputado Estadual.

quinta-feira, 2 de janeiro de 2020

Vem aí o New Flow Festival

Primeira edição do maior evento de Niterói dedicado à Sustentabilidade acontece no Caminho Niemeyer
O Teatro Popular, no Caminho Niemeyer, será palco de atividades gratuitas
(foto divulgação/ Vitor Pestana)

Nos dias 24, 25 e 26 de janeiro, o Caminho Niemeyer - um dos mais belos cartões postais de Niterói - será palco da primeira edição do New Flow Festival. Com entrada gratuita, e atividades e atrações para um público de todas as idades, o evento vem com a proposta de trazer soluções para um estilo de vida mais consciente e sustentável, através de um conceito inovador que une Educação, Arte e Entretenimento.
No local, uma programação diversificada: o evento contará com um espaço de moda consciente com feira de troca, stands de moda, brechós e artesanatos locais. Food trucks, venda de Produtos a Granel, Feira de Orgânicos, Produtos Naturais e Veganos estão entre as ofertas de alimentação.
Para as crianças, haverá um espaço kids, destinado a educação criativa e sustentável; apresentações musicais e circenses, contação de histórias e diversas oficinas lúdicas. O festival terá ainda áreas para instalações artísticas visuais, sensoriais e interativas; Iive painting (pintura ao vivo); apresentações de músicos e bandas de diferentes estilos musicais; grupos de dança e performances.
Nosso Closet: conceito de guarda-roupa compartilhado
(foto divulgação)

Além disso, o público poderá praticar diversas atividades livres como aulas de dança, ioga,coletivo de patinação e bike -uma comunidade de ciclistas voluntários apaixonados pelo seu meio de transporte, entre outras atividades.
O New Flow Festival insere a cidade no roteiro mundial de movimentos voltados para a Sustentabilidade. O tema está em alta devido à sua importância global, mostrando o quanto é necessário que empresas, instituições e departamentos públicos se envolvam e apoiem projetos com este foco. Pioneiro na esfera cultural de Niterói, o festival apresenta uma visão positiva e inspiradora sobre o universo sustentável e seus diferentes temas, promovendo os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável –ODS's, estabelecidos pela Organização das Nações Unidas -ONU.
A empresária e consultora em moda sustentável, Luísa Barros e a arquiteta e produtora de eventos Amanda Mella -idealizadoras e realizadoras do evento -contam que o objetivo do New Flow Festival é de abrir espaço para pequenas iniciativas e mostrar quem vem trabalhando para um futuro mais sustentável e consciente.
As idealizadoras e organizadoras do evento: 
Luísa Barros e Amanda Mella 
(foto divulgação)

“Queremos criar conexões para que as pessoas repensem seu estilo de vida, e promover encontros para empresas que querem se adequar a projetos neste sentido. Crescer juntos é essencial, pensando na natureza e na economia local. Eu acredito em um futuro colaborativo”, afirma Luísa.
Amanda Mella define Sustentabilidade como começar a olhar para dentro de si e entender como viver da melhor forma, consigo mesma, com a sociedade e sua terra.
"Sustentabilidade é ressignificar. O que mais gosto de festivais é a experiência que traz pra nossa vida. Um evento desse em Niterói, unindo o conceito de troca, nesse equipamento urbano e arquitetônico tão único, é um impacto por si só. Tenho certeza que uma sementinha de muitas faces será plantada", comenta.
Mais do que um evento realizado em Niterói, o festival é “de Niterói”: com objetivo de promover a cidade, gerar trabalho e renda, fomentar a cultura e trazer informação, a equipe do New Flow Festival é formada por mais de 80% de colaboradores locais -entre produtores, expositores, artistas, apoiadores, voluntários e articuladores.

Para participar do New Flow Festival, basta realizar um cadastro gratuito no site https://www.newflowfestival.com/. A organização pede para que o público colabore com 1kg de alimento não perecível, que será doado posteriormente para o Banco Municipal de Alimentos Herbet de Souza, no Centro da cidade e para os projetos sociais que farão parte do evento. Para saber mais, acompanhe o Instagram do evento: @newflow.festival
O New Flow Festival conta com recursos captados através da Lei de Incentivo à Cultura de Niterói. O evento tem apoio do Caminho Niemeyer, da Secretaria de Meio Ambiente, Recursos Hídricos e Sustentabilidade de Niterói; apoio institucional da UFF Sustentável; apoio de mídia da Nova; apoio de campo do Coleta Certa; parceria institucional do Instituto Qualivida; e realização do Muv e Nosso Closet Clube.
(foto divulgação/ Vitor Pastana)



New Flow Festival
Dias 24, 25 e 26 de Janeiro de 2020
Horário: de 10h à meia noite
Local: Caminho Niemeyer, Rua Jornalista Rogério Coelho Neto, s/n -Centro, Niterói (a apenas 5 minutos da estação das Barcas e do Terminal Rodoviário João Goulart)
ENTRADA GRATUITA, com pré-inscrição no site: https://www.newflowfestival.com/ou presencial no dia do evento.

Classificação Livre