quinta-feira, 28 de fevereiro de 2019

Coluna Música no Ar (Som, Áudio e Tecnologia)


Por  KAKAO Figueiredo

KKO.Studio
21 2711-3104

@ Vai começar o Ano! Depois do Carnaval! Feliz Ano Novo para vocês! Começamos com a notícia do show da lenda americana do rock, Mark Farmer! Dono de uma carreira lendária, seja solo ou com o grand funk Revival, Mark Farner é um daqueles artistas que provocam reações catárticas no público durante seus shows e quem for participar das apresentações que irão acontecer no mês de maio no Rio de Janeiro poderá participar desse culto coletivo ao rock ‘n roll.
Dia 15 de Maio no Teatro NET Rio o show da voz do Grand Funk (banda de muito Sucesso nos Anos 70/80) , o carioca poderá comemorar com o guitarrista e cantor os 50 Anos de carreira da lenda viva do Rock. Vamos lá!

@ Dia 22 de março, a Ópera Tommy, criada pela Banda The Who, desembarca no Vivo Rio, no Aterro do Flamengo. O show conta com todos os personagens do filme lançado em 1975, mesclando músicos, vocalistas e atores profissionais. Dirigido por Alan Veste, a produção traz uma banda formada por oito músicos para tentar transmitir toda a emoção e a experiência do disco "Tommy" ao vivo...
A primeira parte do concerto é baseada na turnê do The Who realizada em 1989, quando Roger Daltrey (vocal), Pete Towshend (guitarra) e John Entwistle (baixo), apresentaram a versão ao vivo da ópera rock.  Já o segundo ato do projeto traz músicas do disco "Who's Next" (1971), incluindo "Behind Blue Eyes", "Baba O'Riley", "Song is Over" e "Won't Get Fooled Again". Vale a pena assistir!

@ Steve Hogarth, Cantor do Marillion, vem ao Brasil em show solo. O virtuoso cantor, multi-instrumentista e compositor inglês mais conhecido como “H” se apresenta, no próximo dia 2 de Julho no Teatro Net Rio. No show, Steve interpreta músicas do Marillion, de sua carreira solo e de seus artistas preferidos, como The Beatles, Bob Dylan, Radiohead, David Bowie e outros, em lindas versões que emocionam o público. Será uma noite única e inesquecível em mais um show inédito no Brasil.

@ Nos dias 19 e 20 de junho, a Orquestra Petrobras Sinfônica fará uma releitura do "Black álbum", do Metallica. O espetáculo acontece no Vivo Rio e os ingressos já estão disponíveis, com valores que vão de R$ 90,00 (setor 4) a R$ 280,00 (camarote). O evento acontece às 21h. Os shows da série Álbuns já foram vistos por mais de 38 mil pessoas. Será uma apresentação imperdível , demonstrando a versatilidade e a competência dessa Orquestra Brasileira. Você não pode perder!

Série A: o Carnaval da resistência, criatividade e superação


Cubango, Sossego e Porto da Pedra representam Niterói e São Gonçalo na disputa por uma vaga no Especial

Sossego conta com a garra de seus
componentes
(foto Luana Dias)
Apesar da excelente safra de enredos e de sambas, o Carnaval 2019 está sendo marcado pela redução da verba oficial da Prefeitura do Rio, exigindo que as escolas se reinventem ainda mais para conseguir apresentar um espetáculo à altura do que é aguardado pelo público. A Série A sentiu ainda mais o peso deste corte; algumas agremiações do grupo sequer conseguiram garantir um barracão para desenvolver seus trabalhos, como foi o caso da Alegria da Zona Sul ou da Acadêmicos de Santa Cruz. As três agremiações de Niterói - Viradouro, que acaba de subir ao Especial, Cubango e Sossego -  no entanto, puderam respirar um pouco mais aliviados na reta final dos preparativos, com o apoio da Prefeitura de Niterói no valor total de R$ 4  milhões em subvenção. O aporte deu novo fôlego e permitiu que o trabalho ganhasse novo ritmo nos dois últimos meses que antecedem a folia.    
A primeira representante do outro lado da Baía de Guanabara a se apresentar na Sapucaí é a Acadêmicos do Sossego. A agremiação virá com o enredo "Não se meta com a minha fé. Acredito em quem eu quiser". Para driblar as dificuldades financeiras impostas pelos cortes de verba oficial deste ano, o carnavalesco Leandro Valente precisou investir ainda mais na criatividade para não perder a beleza do espetáculo.
Uma das soluções simples encontradas para as alegorias está no abre-alas, onde uma escultura ganhou o acabamento de nada menos que 88 mil copinhos descartáveis de café. O carro representa um navio para trazer a ideia de que "estamos todos no mesmo barco no caminho da fé".
Cubango  busca as suas raízes com enredo sobre
amuletos e religiosidade (foto Hyrinea Borneo)
Outro destaque da Sossego é o samba-enredo; pelo quarto ano consecutivo, a agremiação optou por encomendar uma obra a um grupo de compositores, liderado por Felipe Filósofo.  O samba une três inovações usadas nos três anos anteriores : a letra é sem rima, sem verbo e em forma de diálogo. A riqueza melódica da composição completa a receita de sucesso.
A Unidos do Porto da Pedra, representante de São Gonçalo na Série A, aposta no carisma de um dos grandes nomes do teatro, cinema e da TV brasileira para arrebatar o público e os jurados. O "Tigre" será a quarta escola a desfilar no sábado, e levará para a Marquês de Sapucaí o enredo: “Antonio Pitanga, um negro em movimento”, desenvolvido pelo carnavalesco Jaime Cezario.
O artista homenageado completa 80 anos em 2019, sendo 60 dedicados à Arte. Ele vem participando desde o início dos ensaios e eventos da agremiação, sempre rodeado de amigos, família e fãs. A força do canto da comunidade tem sido destaque nos ensaios de quadra e técnicos.
"Com todos os cortes de verbas que sofremos, estamos literalmente tendo que mostrar com quantos paetês se faz um Carnaval. Nossa aposta é num enredo popular, de um artista que veio do povo, humilde, e com a mensagem de que o impossível não existe", afirma Jaime Cezário.
Segundo o carnavalesco, o enredo tem o desafio de realizar uma homenagem a um artista em vida, com a carreira e a trajetória de Antônio Pitanga.  Para isso, Cezário escolheu desenvolver o tema em quatro "movimentos": a primeira parte o nascimento e o início em Salvador; o segundo se refere à importância deste ícone para o cinema nacional, sendo o primeiro ator negro. O terceiro momento é o trabalho do ator no teatro e na TV, com o desafio de compilar a extensa carreira de Pitanga nos palcos e na telinha. A quarta e última parte é o Rio de Janeiro, onde o ator escolheu para viver e criar os seus filhos, e onde conquistou a consagração.
Os atores Camila Pitanga e Rocco - filhos de Antonio Pitanga - já estão confirmados como destaques em carro alegórico que fala sobre a Cultura. A agremiação, no entanto, não revela onde o homenageado virá. O mistério paira também sobre como virá o Tigre, símbolo maior da escola que figura no abre-alas.    
Encerrando os desfiles da Série A, a Acadêmicos do Cubango será a sexta escola a entrar na avenida no Sábado de Carnaval. A verde-e-branca de Niterói irá apresentar o enredo "Igbá Cubango - a alma das coisas e a arte dos milagres", de autoria da talentosa dupla de carnavalescos Leonardo Bora e Gabriel Haddad. O enredo traz uma conexão profunda com as raízes da agremiação: já no carro abre-alas, uma escultura fará referência à "Afoxé" um dos carnavais vencedores e memoráveis da escola. A riqueza de detalhes, e a profundidade e diversidade da pesquisa realizada vem ocasionando elogios por parte da imprensa especializada.
A bateria de Mestre Demétrius, composta por 240 ritmistas, e o belo samba de autoria de Sardinha e parceria também tem conquistado o público e a crítica, e fechando a fórmula do "chão" de canto, dança e harmonia da comunidade . Sendo a última escola a desfilar, a agremiação terá ao mesmo tempo a responsabilidade e a chance de brilhar, surpreender e - quem sabe - sonhar com o tão desejado título da Série A. 
Confira a ordem dos desfiles
Na sexta-feira, dia 1 de março se apresentam Unidos da Ponte, Alegria da Zona Sul, Acadêmicos da Rocinha, Acadêmicos de Santa Cruz, Unidos de Padre Miguel, Inocentes de Belford Roxo e Acadêmicos do Sossego.
Já no sábado, dia 2 de março, é a vez de Unidos de Bangu, Renascer de Jacarepaguá, Estácio de Sá, Unidos do Porto da Pedra, Império da Tijuca e Acadêmicos do Cubango.

Carnaval de Niterói: Blocos e eventos nos bairros fazem a alegria do folião

Banda do Inga lotou a Praia de Icaraí
(foto Luana Dias)

Com 85 blocos registrados oficialmente, 34 pontos da folia em bairros, e 32 escolas de samba, o Carnaval de Niterói é considerado o segundo maior do estado do Rio de Janeiro. O período pré-carnavalesco já vem agitando a cidade: uma semana antes do Carnaval, a Banda do Ingá, a Banda do Central, o Bloco do Confrade, o Bloquinho do Campo, entre outras atrações, já ocuparam as ruas e praças  com muita alegria e disposição. De acordo com a Prefeitura de Niterói, ao todo, 565 guardas municipais darão cobertura aos locais de maior movimentação dos blocos e na área de desfile oficial, com uma média de 155 agentes atuando por dia.
“Estamos planejando o carnaval com integração com as secretarias e autarquias do Município e do Estado para que seja um evento com estrutura e segurança para os foliões e para a população, e diminuindo o impacto na mobilidade urbana. Trabalhamos na expectativa agradar turistas e niteroienses com uma programação variada, de bailinhos infantis até festas voltadas para a terceira idade”, destaca o prefeito em exercício, Paulo Bagueira.
Um dos destaques do carnaval, pelo segundo ano consecutivo, o Cordão da Bola Branca desfilou no sábado, dia 23 de fevereiro, na Praia de Icaraí, e se prepara para retornar às ruas no sábado, dia 2 de março, a partir das 9 horas.  O bloco é aberto a qualquer folião que esteja ou não na terceira idade.
Desfilando há 35 anos pelas ruas de Santa Rosa, o "Sai Tarde e Volta Cedo" é um dos blocos mais tradicionais da cidade. Presidido por João Sapatão, o bloco está programado para a quinta, dia 28 de fevereiro, a partir das 19h em Santa Rosa, com concentração na Rua Mangaratiba. No mesmo dia, também em Santa Rosa, o Bloco do Espeto promete animar os foliões, com concentração na Lopes Trovão.
Bairros
Nos bairros, a festa também está garantida: ocupando praças, largos, ruas populares e até mesmo hortos, a programação gratuita irá receber foliões de todas as idades. Engenhoca, Jardim Icaraí, Badu, Ilha da Conceição, Barreto, Largo das Barradas, Rua Nóbrega, Barreto, Ponta D'Areia, Rio do Ouro, Horto do Fonseca e São Francisco são alguns dos pontos que receberão estrutura especial com DJ e música ao vivo entre os dias 2 e 5 de março.

A pequena Giulia se diverte no Bloquinho do Campo
(foto acervo familiar)
Onde se divertir
Anote os destaques da programação gratuita

Quinta, dia 28/02
"Sai Tarde e Volta Cedo", das 19h às 23h, com concentração na Rua Mangaratiba, em Santa Rosa
"Só Phode Quinta", das 19h às 00h, na rua Lopes Trovão, entre Geraldo Martins e João Pessoa
"Bloco sem nome", das 20h às 00h, no Largo da Batalha (rua Silva Thomé) 

Sexta, dia 1/03
"Dominó", das 19h às 00h, com concentração na rua Geraldo Martins, entre Cinco de Julho e Mariz e Barros, em Santa Rosa
"Folia dos Bois", das 18h às 21h30, no Barreto, com concentração na rua Presidente Craveiro Lopes, 382

Sábado, dia 2/03
"Bloco do Cantusca", das 9h às 13h30 com concentração no Canto do Rio FC, no Centro
"Rio Pandeiro", das 15h às 19h, na quadra de patinação do Campo São Bento, em Icaraí
"Carnaval com Bia Bedran", das 11h às 13h30, na varanda do Centro Cultural Paschoal Carlos Magno, no Campo São Bento

Domingo, dia 3/03
"Banda do Benefício", das 11h às 16h, com concentração na rua Silvia Thomé, no Largo da Batalha
"Flecha de Itaipu", das 17h às 22h, com concentração na Av. Everton Xavier, em Maravista

Segunda, dia 4/03
"Maria Sangrenta (Bloody Mary)" das 15h ás 19h na Praça Getúlio Vargas, em Icaraí
"Bloco Quer? Toma!" das 16h às 20h, na rua Sá Barreto, no Fonseca

Terça, dia 5/03
"Arrasta Tudo do Barreto", das 12h às 17h, com concentração na rua Guimaraes Jr em frente Clube Humaitá
"Olodumaré", das 15h às 20h, com concentração na rua da Conceição, no Centro
"Pra comer tem que chupar", das 19h às 00h, com concentração na Rua João Fonseca, no Largo da Batalha

Quarta, dia 6/03
"Decide aí", das 13h às 18h, no Caminho Niemeyer (Centro)

Sábado, dia 9/03
"Sinfônica Ambulante", das 16h às 20h, com concentração na Praça Getúlio Vargas, em Icaraí
"Vai e vem", das 19h às 22h, na Santos Moreira em Santa Rosa
"Mancando de ré", das 16h às 21h, com concentração na rua Américo Oberlander, em Santa Rosa
Domingo, dia 10/03
"Peixe com Banana", das 10h às 16h, na Praia de Itaipu, próximo ao estacionamento
"Ei psiu Sambaí", das 10h às 16h, no Caminho Niemeyer (Centro)

Português prepara grande baile de aniversário

Presidente Fernando Guedes e sua diretoria
reunidos após a missa comemorativa ao aniversário
(foto divulgação)

Fundado no dia 2 de fevereiro de 1960, o Clube Português de Niterói completou neste mês 59 anos. Para celebrar em grande estilo esta data, a agremiação prepara um baile comemorativo que será realizado no dia 30 de março, a partir das 21h. O evento terá como atração principal a Banda Via Brasil. Os convites já estão à venda na secretaria do Clube, e dão direito a coquetel, jantar, open bar e bebidas inclusas. O valor do convite individual é de R$120,00.
Segundo Zenir Mello, vice-presidente social do CPN, o baile irá contar também com a presença de dançarinos. O traje para a noite de festa será Esporte Fino. Mais informações na secretária do clube ou pelo telefone: (21) 2717 4225.
O grito de carnaval foi marcado pela animação das crianças
No dia 3 de fevereiro, o clube realizou a tradicional Missa de Aniversário, presidida por Monsenhor Ilídio. O presidente Fernando Guedes, acompanhado de sua primeira dama, receberam diretoria e associados neste dia de celebração especial. Após a missa, foi feita uma homenagem ao associado e diretor José Aguiar dos Reis, dando o seu nome à sala de sinuca.
Já no dia 24 de fevereiro, o Clube realizou seu grito de carnaval, com música ao vivo, e muita alegria. O público infantil teve atenção especial, com a eleição do rei e da rainha mirim, num concurso de fantasias mais bonitas e criativas.
Outro evento de sucesso foi o Point Moon, que lotou o clube na noite do dia 23 de fevereiro, com música ao vivo na pérgula da piscina. Após o grande sucesso, o Departamento de Esportes e Social irá repetir o evento no dia 23 de março. Mais informações na secretaria do Clube.


Bloco do Cantusca desfila no sábado de Carnaval

O presidente Rodney Melo, a vice-presidente social Maria Cícera de Araújo da Silva,
e a corte do Cantusca para o Carnaval 2019 (fotos divulgação - Dalton Valerio)

O Canto do Rio segue mantendo a tradição de ser uma das agremiações de Niterói que mais oferece opções de diversão variadas durante toda a folia carnavalesca. Após o sucesso do Baile da Tropicália, realizado no último sábado, dia 23 de fevereiro, o clube se prepara agora para o Bloco do Cantusca.
 O Carnaval do Clube terá o seu auge no sábado, com o tradicional desfile do Bloco do Cantusca. A concentração será às 9h na pérgula da piscina. A saída está marcada para 11h. O tempo estimado do percurso é de duas horas e meia. O bloco abre oficialmente o Carnaval de Niterói, com a diretoria do Clube, banda e centenas de sócios, além de uma multidão de simpatizantes e amigos.
O Baile da Tropicália foi um sucesso
O bloco contará ainda com a presença da corte eleita para o Carnaval 2019: a rainha da Terceira Idade, Tânia Maria de Medeiros Neto; a segunda princesa Vitória Cristina Rodrigues; a primeira Princesa Rafaela Ribeiro da Silva; e a rainha Rayanne Eugenio dos Santos irão abrilhantar ainda mais o desfile.
“É uma honra e uma responsabilidade muito grande abrir o carnaval da cidade, já que Niterói é considerado o segundo melhor carnaval do estado, só perdendo para a capital. Nossa expectativa é atrair sempre um número maior de foliões, arrastando multidões pelo centro”, ressaltou o presidente Rodney Melo.
Bloco do Cantusca agitará as ruas do Centro
O bloco traz como enredo “Cantusca: do Carnaval ao Futebol profissional. Muita história pra contar”, com um samba arrebatador. Ainda dá tempo de adquirir a camisa do bloco, ao valor de R$20,00, na secretaria do Clube. Para mais informações, basta entrar em contato pelo telefone: (21) 2717 5023 ou pelo site www.cantodoriofc.com.br .

quarta-feira, 27 de fevereiro de 2019

Cinema sem diferenças

Niterói irá receber em agosto uma mostra internacional inédita de filmes com temática voltada à inclusão da pessoa com deficiência

Estudantes lotaram as sessões especialmente dedicadas a eles
(fotos Luana Dias)

Por Luana Dias
Um cinema em que todos são iguais, sem diferenças. Foi realizado no início de fevereiro, na cidade de Lyon, na França, a terceira edição do "Festival International Du Film Sur Le Handicap " (FIFH), com uma extensa programação de filmes que envolvam pessoas com deficiência, tanto na temática quanto na equipe. O Festival aconteceu em diferentes locais da cidade, entre eles, o edifício histórico do Mercure Lyon Centre Château Perrache, a sala de Cinema Opera, a Universidade Lumière Lyon 2 e o Instituto Lumière, uma das grandes referências da história do cinema francês e do mundo.  
A CASA DA GENTE Produções participou do evento, com o desafio de trazer pela primeira vez este Festival ao Brasil: em agosto, será realizada a Mostra "Cinema sem Diferenças", com uma seleção de filmes de todo mundo, premiados no evento francês. Niterói abrigará essa experiência, importante iniciativa de difusão e inclusão. O projeto foi selecionado pelo primeiro edital do Audiovisual da cidade de Niterói, promovido pela Prefeitura através da Fundação de Arte, em parceria com a Ancine.
A Mostra Cinema Sem Diferenças será realizada no Cine Arte UFF - uma das mais tradicionais salas de cinema da cidade. Todas as sessões serão gratuitas. A Mostra irá integrar o Seminário de Acessibilidade Cultural, realizado pelo Centro de Artes UFF, ampliando ainda mais o alcance da discussão sobre o tema. Além do Cine Arte UFF, a Mostra terá também uma sessão especial na Câmara Municipal de Niterói, através do Espaço Cinema.
Princesa Sylvia Sisowath, do Cambodja; o ator belga Pascal Duquenne,
Patricia Malissart, da Handicap International, e o realizador francês
Yann Le Quellec marcam presença no FIFH
"Estamos trabalhando para oferecer sessões de cinema com audiodescrição, legendagem descritiva e intérprete de Libras, apostando na acessibilidade e inclusão do conteúdo audiovisual", explica Luana Dias, coordenadora da "Mostra Cinema sem Diferenças", em Niterói.
Já estão confirmadas as presenças internacionais de Katia Martin-Maresco e Flavia Vargas, respectivamente programadora e diretora do FIFH em Lyon.
O projeto conta com o patrocínio da Prefeitura de Niterói, através do programa "Niterói - Cidade do Audiovisual",  e o apoio do Centro de Artes UFF, da Câmara de Vereadores de Niterói e da  Coordenadoria de Acessibilidade de Niterói. Para que a Mostra seja ainda mais abrangente, a produção está agora buscando mais apoios, parcerias e patrocínios.
"Gostaria de convidar a todos, sejam profissionais, voluntários, especialistas da área, integrantes de associações, professores e mesmo cidadãos e espectadores - a se juntarem ao projeto", finaliza Luana Dias. Para mais informações, basta entrar em contato pelo telefone/whatsapp: (21) 9 9888 9666 ou pelo e-mail editoracasadagente@gmail.com .

A festa de encerramento foi bastante concorrida
Destaques da programação
A 3ª edição "Festival International du Film sur le Handicap", que acaba de ser realizada em Lyon, proporcionou não só uma excelente e intensa jornada de filmes longas e curtas-metragens, como também conferências, música, dança, e ricos encontros e intercâmbios, refletindo sobre o Audiovisual e sua relação na temática da Acessibilidade e Inclusão das pessoas com Deficiência em todo mundo. Realizadores, produtores, roteiristas do Brasil, França, Argélia, Itália, Bélgica, Taiwan, Cambodja entre outros países marcaram presença no evento.
As sessões voltadas para o público juvenil, realizadas com centenas de alunos de escolas públicas de Lyon, numa parceria com o Ministério da Educação Nacional e da Juventude proporcionaram um momento especial de reflexão, com debates e troca de experiências.
Neste ano, o festival teve uma "janela" especial à produção cinematográfica do Cambodja, país onde a guerra e o uso das minas terrestres promoveram graves impactos sentidos ainda hoje, deixando traços irreversíveis à população, especialmente no que diz respeito à deficiências físicas. O Festival realizou uma homenagem ao realizador Rithy Panh, com a exibição do clássico "Les gens de la rizière" que participou da competição oficial do 47º Festival de Cannes, e "L'image manquante".
Luana Dias, coordenadora da Mostra Cinema sem Diferenças
e Flávia Vargas, programadora do FIFH, durante cerimônia
de encerramento
A Princesa Sylvia Sisowath, Secretária do Estado do Gabinete privado de sua Majestade o rei do Cambodja Norodom Siharmoni II, foi convidada a ser uma das madrinhas desta edição do FIFH, participando ativamente e dividindo sua experiência com o público.
Outro ponto alto foi a exibição do filme "First they killed my father" ("Primeiro mataram meu pai"), uma superprodução da Netflix, que tem a atriz Angelina Jolie assinando pela primeira vez a direção.
Dentre as presenças ilustres, destaque para o realizador francês Yann Le Quellec, apresentando na noite de abertura o filme "Cornelius, le meunier hurlant", uma delicada história que passeia entre a fábula, a poesia e o gênero fantástico, com uma excelente forma de refletir sobre o que é considerado "diferente" numa sociedade, sem optar pelo lugar comum. O prestigiado ator e diretor francês Gustave Kervern também atendeu ao convite do Festival, apresentando seu filme "Aaltra". 
A Bélgica marcou presença com o realizador Harry Cleven, e seu lindo e profundo filme "Mon Ânge", e a participação mais que especial do ator  Pascal Duquenne, que foi membro do júri de ficção. Dentre os seus trabalhos mais conhecidos, destaca-se a atuação de Duquenne no filme "Le Huitiême Jour" de Jaco Van Dormael. Pelo trabalho realizado, ele recebeu o premio de Melhor Ator do Festival de Cannes, em 1996. 
O Brasil também esteve em destaque no FIFH 2019, conquistando o prêmio de "Melhor Curta-Metragem Documentário" com o filme "Solares" de Manoela Meyer.  
"No FIFH, nós sonhamos com um mundo melhor, onde viver juntos, com as nossas diferenças será uma força, uma riqueza, um ativo. Carinho, amor, humor, histórias fantásticas, deficiências visíveis ou invisíveis, mensagens de esperança constituem as 'cores' e o diferencial de nosso Festival", finaliza Katia Martin-Maresco, fundadora e diretora do FIFH.

Leia a edição de Fevereiro/2019 do Jornal Casa da Gente

O Jornal Casa da Gente está nas ruas e também on line! Para ler e baixar a versão completa em pdf, basta clicar AQUI

domingo, 24 de fevereiro de 2019

Confira os blocos e bandas que estão agitando as ruas de Niterói neste domingo



A seis dias de seu início oficial, a folia carnavalesca já tomou conta das ruas das cidades de Niterói e Rio. Mais de 30 blocos e bandas animaram as ruas da cidade desde sexta-feira. Hoje ainda dá tempo de vestir a fantasia e pular Carnaval! Confira a programação oficial dos blocos neste domingo, dia 24.

A Banda do Ingá está concentrada desde 9h da manhã no Ingá, e irá sair em desfile agora, a partir das 12h30 pela Praia de Icaraí. Em seguida, é a vez da tradicional Banda Clube Central, com concentração das 12h às 15h em frente ao Clube, na Praia de Icaraí.




No Jardim Icaraí, o Bloco do Confrade promove a festa carnavalesca das 12h às 17h na Rua Leandro Motta (bloco parado).

No Campo São Bento, até as 13h está rolando o Bloquinho do Campo, com crianças e toda família (bloco parado).




Tem também o Bloco Carnavalesco Vem Quem Não é Mandado, das 17 às 22h , com concentração na Rua Santa Ignácia 10, Atalaia.

No Fonseca, Zona Norte de Niterói, o Bloco do Maracujá anima a galera a partir das 16h, na Rua São Januário 152 (em frente ao bar do Genildo). 



Em São Francisco, é a vez do Bloco Minha Raiz, das 15h às 20h, com concentração no Skate Park, São Francisco. 

Na Região Oceânica, dois blocos animam a tarde de hoje: a Banda de Piratininga se apresenta das 15h às 21h (bloco parado) na Av. Almirante Tamandaré (em frente ao quiosque Maria da Toca). E o "Chega por cima que eu brinco no baixo", das 15h às 20h, com concentração no Trevo de Piratininga (Polo Gastronômico), em Piratininga. 

sexta-feira, 22 de fevereiro de 2019

Cubango, Viradouro e Sossego realizam super ensaio técnico na Amaral Peixoto

Mestre Ciça e Raissa Machado à frente da bateria da Viradouro
(foto Hyrinea Borneo/ Casa da Gente)

Unidos do Viradouro, Acadêmicos do Cubango e Acadêmicos do Sossego irão realizar um super ensaio técnico neste domingo, dia 24, na Avenida Amaral Peixoto. Os desfiles começam a partir das 19h. A primeira agremiação a desfilar será a Unidos do Viradouro. Em seguida, será a vez da  Acadêmicos do Sossego,  e encerrando o ensaio técnico, a  Acadêmicos do Cubango.
As agremiações se preparam na reta final para os desfiles. Sossego e Cubango estão na disputa na Série A do carnaval carioca, e desfilam na sexta e sábado na Sapucaí. Já Unidos do Viradouro retorna ao Grupo Especial em grande estilo: a escola será a segunda escola a desfilar no domingo de Carnaval.
Para o ensaio técnico, a Neltur colocará   25 banheiros químicos por toda a Avenida Amaral Peixoto para atender à população.

segunda-feira, 7 de janeiro de 2019

A História da Medicina em Niterói vira livro

Lançamento acontece nesta terça, dia 8 de janeiro, no MAC

Os diretores da DB Editora, Franciane Barbosa e Antonio Duarte
entregando o livro à Dra. Ilza Fellows, diretora do CHN,
incentivador do projeto.

Por Veronica M. de Oliveira

A DB Editora acaba de publicar o livro “A História da Medicina em Niterói”, um dos primeiros projetos consolidados por intermédio da Lei Municipal de Incentivo à Cultura, tendo o Complexo Hospitalar de Niterói como único incentivador. A diretora do CHN, Dra. Ilza Fellows recebeu de primeira mão a obra, através dos diretores da DB Editora, Franciane Barbosa e Antonio Duarte. A solenidade para convidados que marca o lançamento oficial do livro está marcada para o dia 08 de janeiro, a partir das 18h30, no Bistrô MAC.
Em 216 páginas, a obra traz um resumo atualizado da trajetória da Medicina e da classe médica em Niterói, desde a fundação da cidade até os dias atuais, atravessando quatro séculos de acontecimentos que marcaram tanto a população local quanto os rumos da saúde no estado e no país.
Com tiragem de dois mil exemplares e distribuição 100% gratuita - assim como sua impressão via internet - direcionada principalmente a bibliotecas, escolas, universidades e instituições médicas, a publicação foi produzida por uma equipe composta por jornalistas, revisoras, designer, fotógrafo e historiadora. O livro mapeia a história de instituições importantes ao município, incluindo hospitais (ativos e inativos) e entidades (classistas e assistenciais), além de patrimônios de projeção nacional, como o Programa Médico de Família, o Instituto Vital Brazil e a Universidade Federal Fluminense – berço de renomados médicos e um orgulho niteroiense. O trabalho também exalta a rica carreira de alguns dos principais nomes da Medicina da cidade, muitos deles pioneiros em âmbito internacional, que colaboraram no admirável vanguardismo de Niterói, celeiro de talentos e palco de descobertas decisivas no campo da saúde.
A obra pretende servir de base a estudiosos e curiosos sobre o tema, entre profissionais e leigos, e homenagear mais de cem grandes médicos (presentes e saudosos), registrando suas realizações e qualidades humanas em biografias que os conservem como exemplo às futuras gerações.