segunda-feira, 7 de maio de 2018

Quem são as prefeitas brasileiras?


Instituto Alziras lança pesquisa sobre participação da mulher na Política

Cinthia Ribeiro, prefeita de Palmas (TO) e Socorro Neri, prefeita
de Rio Branco (AC) - foto Luana Dias
Menos de 12% dos municípios são governados por mulheres, embora elas representem 53% do eleitorado no país. Essa disparidade e os desafios para a superação desse déficit foram discutidos na manhã desta segunda-feira, 7, em um café da manhã de prefeitas e gestoras municipais. A atividade abriu a programação de hoje da 73ª Reunião Geral da Frente Nacional de Prefeitos (FNP), que segue até quarta-feira, 9, em Niterói/RJ.
"Nós mulheres temos uma responsabilidade dupla. Além de governar com eficiência, atendendo às necessidades da população, precisamos trabalhar de forma a inspirar outras mulheres a ocupar o espaço político. Esse também deve ser um espaço feminino", ressaltou a prefeita de Pelotas/RS, Paula Mascarenhas, vice-presidente de Mulheres da FNP. Coordenando o encontro, a prefeita pediu o engajamento das participantes na pesquisa Perfil das Prefeitas no Brasil (2017-2020), realizada pelo Instituto Alziras com o apoio da FNP.
Prefeitas reunidas no café da manhã (foto divulgação)
Segundo Michelle Ferreti, fundadora e codiretora da organização, a pesquisa foi idealizada com o objetivo de dar visibilidade às mulheres que hoje estão à frente do executivo municipal. "A partir dessa pesquisa, será possível construir narrativas e disseminá-las para contribuir para o aumento da participação da mulher na política ", explicou.
Para a prefeita de Palmas/TO, Cinthia Ribeiro, a iniciativa deve ser reconhecida como uma forma de luta pelo empoderamento feminino. 
Paula Mascarenhas (prefeita de Pelotas), Jonas Donizette (presidente da FNP),
Cinthia Ribeiro (prefeita de Palmas), Fernanda Sixel (primeira dama de Niterói)
e o prefeito de Niterói, Rodrigo Neves (foto divulgação)
"Além de evidenciar os números que fazem parte do contexto histórico da mulher nos cargos políticos, a pesquisa com certeza vai encorajar outras mulheres a enfrentar os desafios que ainda fazem parte desse processo", avaliou.
Assumindo em abril de 2018 a prefeitura de Rio Branco (AC), após a saída de Marcus Alexandre para se candidatar ao governo do Acre, a prefeita Socorro Neri começou sua trajetória como professora da Universidade Federal do Acre (UFAC), onde foi vice-reitora e pró-reitora de graduação.  Ela é também uma das lideranças femininas do Norte do país presente no evento da Frente Nacional de Prefeitos.
A pesquisa Perfil das Prefeitas no Brasil (2017-2020) está disponível no site http://www.alziras.org.br/.



domingo, 6 de maio de 2018

"Maior do que a crise é o Brasil"

Discursos otimistas marcaram  a abertura da 73ª Reunião Geral da FNP

Presidente da FNP, Jonas Donizette, e o vice-presidente de Transparência e
dados abertos da FNP, Rodrigo Neves, recebem a comitiva francesa ao lado de
outras autoridades (fotos Luana Dias)
Por Luana Dias

Encantados pela vista privilegiada da Fortaleza Santa Cruz, em Jurujuba, em Niterói, prefeitos de todo o Brasil e diversas autoridades participaram da abertura da  73ª Reunião Geral da Frente Nacional de Prefeitos. O evento acontece até o dia 8 de maio, e terá seminários, workshops e palestras com diversas temáticas, além de um diálogo entre os prefeitos e 11 pré-candidatos à presidência, na terça-feira.
Entre as autoridades presentes na abertura, o destaque foi para a comitiva francesa, liderada pelo Embaixador da França no Brasil, Michel Miraillet, e o Cônsul Geral da França no Rio de Janeiro,  Jean-Paul Guihaumé, que foram recebidos pelo prefeito anfitrião, Rodrigo Neves, vice-presidente de Transparência e Dados Abertos da FNP, bem como o presidente da entidade, o prefeito de Campinas/SP, Jonas Donizette. O deputado Chico D'Ângelo, o presidente da Câmara de Vereadores de Niterói, Paulo Bagueira, e o secretário executivo de Niterói, Axel Grael também estiveram presentes.

"Importante este momento de estarmos juntos, nesta reflexão coletiva, reforçando o comprometimento com a população de nossas cidades na busca de crescimento. Agradeço à receptividade da cidade de Niterói e a presença de todos", afirmou o presidente da FNP, Jonas Donizette.
"Maior do que a crise é o Brasil. Tenho a certeza de que estamos cumprindo a nossa tarefa de superação, e que iremos viver um momento importante nos próximos dias aqui em Niterói", afirmou Rodrigo Neves.
Também fizeram saudações na abertura do evento  o CEO da Huawei do Brasil, Wei Yao e Claudio Bechara, Diretor-presidente Águas do Brasil. 
Com mais de 100 prefeitos e 2 mil inscritos para os três dias de atividades, o evento terá programação diversa, com temas como segurança pública, investimentos em infraestrutura, mobilidade urbana, Comunicação, entre outros. Mais fotos da abertura, no facebook do Jornal Casa da Gente. 

(foto divulgação/Luciana Carneiro)

Diálogo com presidenciáveis
Pré-candidatos de 11 partidos políticos já confirmaram participação no Diálogo com os Presidenciáveis, atividade principal da 73ª Reunião Geral da Frente Nacional de Prefeitos (FNP). Aldo Rebelo (SD), Álvaro Dias (PODE), Ciro Gomes (PDT), Geraldo Alckmin (PSDB), Guilherme Afif Domingos (PSD), Guilherme Boulos (PSOL), Henrique Meirelles (MDB), Manuela D'Ávila (PCdoB), Marina Silva (REDE), Paulo Rabello (PSC) e Rodrigo Maia (DEM) estarão em Niterói/RJ, no dia 8 de maio, para um encontro com os prefeitos.
A expectativa é que os candidatos façam referência aos temas abordados na Carta de Niterói, iniciada durante a 72ª Reunião Geral da FNP, em novembro de 2017, na cidade de Recife/PE. O documento trata dos assuntos Saúde, Educação, Segurança e Emprego, sob a perspectiva do Pacto Federativo, e será consolidado no dia 7, durante a Plenária de Prefeitos, outra atividade de destaque da Reunião. A proposta é que os governantes municipais possam influenciar na agenda programática para orientar os rumos do país.
Aldo Rebelo (SD), Álvaro Dias (PODE), Ciro Gomes (PDT), Geraldo Alckmin (PSDB), Guilherme Afif Domingos (PSD), Guilherme Boulos (PSOL), Henrique Meirelles (MDB), Manuela D'Ávila (PCdoB), Marina Silva (REDE), Paulo Rabello (PSC) e Rodrigo Maia (DEM) estarão em Niterói/RJ, no dia 8 de maio, para um encontro com os prefeitos.
   

Niterói recebe presidenciáveis, prefeitos e gestores municipais de todo o país

A 73ª Reunião Geral da Frente Nacional de Prefeitos acontece de 6 a 8 de maio


Caminho Niemeyer irá sediar evento (foto divulgação)
Cerca de 100 prefeitos das principais cidades do País estão em Niterói a partir deste domingo, dia 6 de maio, para a 73ª Reunião Geral da Frente Nacional de Prefeitos (FNP), que contará também com a presença de 11 pré-candidatos à Presidência da República. Aldo Rebelo (SD), Álvaro Dias (PODE), Ciro Gomes (PDT), Geraldo Alckmin (PSDB), Guilherme Afif Domingos (PSD), Guilherme Boulos (PSOL), Henrique Meirelles (MDB), Manuela D'Ávila (PCdoB), Marina Silva (REDE), Paulo Rabello (PSC) e Rodrigo Maia (DEM) confirmaram participação no Diálogo com os Presidenciáveis, que acontecerá na próxima terça-feira, dia 8 de maio.
A programação do evento, que acontecerá no Caminho Niemeyer, inclui seminários, workshops e palestras, que contarão com a presença do presidente do BNDES, Dyogo Oliveira, presidente da Caixa Econômica Federal, Nelson Antônio de Souza, representantes do Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID), Banco Latino Americano de Desenvolvimento – Cooperação Andina de Fomento (CAF), entre outras autoridades e especialistas em gestão pública.
De acordo com o presidente da entidade, o prefeito de Campinas/SP, Jonas Donizette, a programação foi elaborada com foco nos desafios enfrentados pelos municípios brasileiros no atual momento de crise.
“Já no domingo teremos um momento político, com a recepção dos prefeitos. Dia 7, segunda, vamos tratar sobre financiamento para os municípios e, no dia 8, estaremos com os presidenciáveis para conhecer as propostas e apresentarmos nossas demandas”, ressaltou Donizette.
O prefeito anfitrião, Rodrigo Neves, vice-presidente de Transparência e Dados Abertos da FNP, ressaltou que já são mais de 1000 inscritos para participar do evento.
“Niterói vai receber 11 presidenciáveis, que pela primeira vez vão expor seus planos de governo para o país aos prefeitos das principais cidades do Brasil. Será uma satisfação muito grande para a cidade receber um evento dessa magnitude, debatendo o futuro das nossas cidades e a gestão das prefeituras”, disse.
A expectativa é que, durante o Diálogo com Presidenciáveis, os candidatos façam referência aos temas abordados na Carta de Niterói, iniciada durante a 72ª Reunião Geral da FNP, em novembro de 2017, em Recife/PE. O documento trata dos assuntos Saúde, Educação, Segurança e Emprego, sob a perspectiva do Pacto Federativo, e será consolidado no dia 7, durante a Plenária de Prefeitos, outra atividade de destaque da Reunião. A proposta é que os governantes municipais possam influenciar na agenda programática para orientar os rumos do país. Mais informações sobre o evento no site da FNP: http://www.fnp.org.br/

sexta-feira, 4 de maio de 2018

Sonzera Clube tem show gratuito em Niterói

A banda se apresenta no projeto "Arte na Rua" no Campo São Bento, em Icaraí

No primeiro domingo de maio, dia 06, às 12h, o Arte na Rua vai receber a banda niteroiense "Sonzera Clube", como parte do evento Rota Gourmet, no Campo de São Bento. O grupo, formado em 2014, é composto pelos músicos Gustavo Costa (baixista), Tito Vianna (vocalista e tecladista), Aline Peixoto (vocalista), Rafael Marcolino (baterista), Rafael Tavares (guitarrista) e Henrique Manso Júnior. Sonzera Clube leva ao público a junção de fases musicais de diferentes épocas. A entrada é gratuita e a classificação é livre.

Com hits da atualidade e imperdíveis clássicos, a Sonzera passeia por artistas nacionais e internacionais, contando com os estilos musicais mais dançantes da música Soul, Black e Pop. Em seu repertório, conta com composições de Jackson Five a Bruno Mars, assim como de Earth, Wind and Fire a Daft Punk. E ainda percorre os clássicos dos brazucas Tim Maia e Wilson Simonal. 


Lulu Santos: um dos maiores nomes da música brasileira completa 65 anos

Considerado por muitos o “Rei do Pop” nacional, o cantor, compositor e instrumentista Lulu Santos completa 65 anos nesta sexta-feira, dia 4 de maio. Grande hitmaker da música brasileira, sua extensa lista de sucessos inclui músicas como “Apenas mais uma de amor”, “Tempos modernos”, “Como uma onda”, “Toda forma de amor” e “De repente Califórnia”. 
Ao todo, Lulu tem a impressionante marca de 298 músicas cadastradas no banco de dados do Ecad - banco de direitos autorais - e ocupa a 17ª posição no ranking de autores com maior rendimento em direitos autorais em shows no ano de 2017.
Os versos de “Apenas mais uma de amor” são os preferidos de outros cantores: ainda segundo dados do Ecad, a canção é a mais gravada de Lulu Santos e conta com 69 versões diferentes cadastradas. “Tempos modernos” vem em segundo, com 64 gravações e “Como uma onda” em terceiro, com 56 registros. 
A música mais gravada também foi a mais tocada do cantor no ano passado em plataformas de streaming, segmento responsável por quase 90% das execuções de suas músicas. Já nos shows realizados em todo o Brasil nos três primeiros meses de 2018, “Toda forma de amor” lidera o setlist das apresentações.

Carreira
Nascido no Rio de Janeiro em 1953, Luiz Mauricio Pragana dos Santos - seu nome de batismo - começou a tocar muito jovem, e aos 12 anos já integrava uma banda inspirada nos Beatles. Foi em 1981, após assinar um contrato com a gravadora WEA, que o artista começou a assinar como Lulu Santos, e começaria a sua carreira de sucesso, numa escalada solo não só como cantor, como também de compositor. De lá pra cá, são quase 50 anos dedicados à música brasileira. 
Rock, pop, romântico, Lulu é sem dúvidas um dos grandes nomes da Música Brasileira e segue em plena atividade! 
A agenda de shows do cantor você confere em sua página oficial

Confira os locais de vacinação contra a gripe em São Gonçalo

Confira a lista completa dos locais de vacinação contra a gripe em São Gonçalo.  A campanha vai até dia 1º de junho. 


Polo Sanitário Washington Luiz Lopes-Zé Garoto; USF Getúlio Vargas-Brasilândia; USF Juvenil Francisco Ribeiro-Engenho Pequeno; USF Armando Leão Ferreira-Morro do Castro; USF Madre Tereza de Calcutá-Estrela do Norte; UBS Haroldo Pereira Nunes-Porto Novo; USF Bocayuva Cunha-Gradim; UBS Robert Koch- Porto da Madama; USF Wally Figueira-Rocha;USF Barbosa Lima Sobrinho- Porto da Pedra; USF Bento da Cruz-Porto Novo; USF Ana Nery-Gradim; Clínica Municipal Gonçalense do Barro Vermelho; USF Luiz Carlos Prestes- Santa Catarina; 

Polo Sanitário Paulo Marcos Rangel- Porto do Rosa; USF Alberto Farah- Mutuapira; USF Mahatma Gandhi- Jardim Califórnia; USF Alexander Fleming- Boaçu; USF Carlos Chagas- Fazenda dos Mineiros; USF Neuza Goulart Brizola- Palmeiras; USF Davi Capistrano- Recanto das Acácias; USF Nova Cidade; USF Itaúna; USF Porto do Rosa; USF Albert Sabin- Itaoca; USF Jair Abrantes- Boa Vista; USF Mutuá; USF Mutuaguaçu; USF Leoncio Correa; 

Polo Sanitário Hélio Cruz- Alcântara;USF Irmã Dulce- Trindade; USF Tancredo Neves- Luiz Caçador;USF Bandeirantes ;USF Oswaldo Cruz- Amendoeira;USF Adolfo Lutz- Pacheco;Clínica Municipal Gonçalense- Mutondo; USF Josyandra Mesquita, Colubandê; Pam Coelho; 


Polo Sanitário Rio do Ouro; UBS Santa Izabel; UBS Doutel de Andrade- Maria Paula; UBS Hiparco Ferreira-Engenho do Roçado; USF Manoel de Abreu- Eliane; USF Badger Silveira- Tribobó; Clínica Dr Zerbini, Arsenal; USF Marechal Cândido Rondon- Colubandê; USF Emílio Ribas- Barracão; USF Almeirinda;USF José Avelino- Tribobó; USF Vila Candoza; USF Flávio Henrique Brito- Jóquei; USF José JorgeCortes, Itaitindiba; USF Quinta Dom Ricardo, Santa Izabel; USF marileia Cardoso, Jóquei; 

Polo Sanitário Jorge Teixeira de Lima- Jardim Catarina; UBS João Goulart- Jardim Catarina; USF Jardim Catarina; USF Roberto Silveira, Bom Retiro; USF Santa Luzia; USF Largo da Ideia; USF Marambaia; USF Floriano Barbosa- USF Juarez Antunes- Boa Vista do Laranjal; USF Luiz Paulo Guimarães- Laranjal; USF Anibal Porto- Monjolos; USF Ary Teixeira, Bom Retiro; USF Louis Pasteur- Guaxindiba; USF Geremias Mattos Fontes- Bom Retiro; USF Elza Borges- Santa Luzia; USF Agenor José da Silva-Jardim Catarina; Pam Neve

Confira os locais de vacinação contra a gripe em Niterói

Confira a lista completa de postos de vacinação em Niterói. A campanha vai até dia 1 de junho. 


Salas de vacina: Policlínicas Dr. Carlos Antônio da Silva - Rua Jansen de Mello s/nº, São Lourenço; Dr. Sérgio Arouca, Praça Vital Brazil s/nº – Santa Rosa; Dr. Guilherme Taylor March - Rua Desembargador Lima Castro, 238, Fonseca; Dr. Francisco da Cruz Nunes - Rua Ver. Armando Ferreira, 30, Largo da Batalha; Assistente Social Maria Aparecida da Costa - Est. Engenho do Mato s/nº, Itaipu; Dr. Renato Silva - Av. João Brasil, s/nº- Engenhoca, Rua Jornalista Sardo Filho, 196, Ilha da Conceição; Av. Carlos Ermelindo Marins s/nº, Jurujuba; Av. Colônia s/nº, Caramujo; Professor Barros Terra - Rua Alcebíades Pinto, s/nº, Cantagalo; e Dr. João da Silva Vizella, Rua Luiz Palmier, 726 – Barreto.

Unidades Básicas de Saúde: Centro, Morro do Estado, Santa Bárbara, Engenhoca, Baldeador e Piratininga.

Programa Médico de Família e Clínica Comunitária da Família: Alarico, Atalaia, Bernardino, Cafubá I, Cafuba II, cafuba III, Cantagalo, Caramujo, Colônia, Engenho, Grota I, Grota II, Ititioca, Jonathas Botelho, Jurujuba, Leopoldina, Maceió, Maravista, Marítimos, Maruí, Matapaca, Nova Brasília, Palácio, Preventório I, Preventório II, Souza Soares, Viçoso, Vila Ipiranga, Viradouro, Vital Brasil e CCF Badu, Ilha da Conceição, Teixeira de Freitas e Várzea das Moças, Morro do Céu e Cavalão.

Minha Mãe é uma Peça com sessões gratuitas na Câmara de Niterói

Em homenagem ao Dia das Mães, o Espaço Cinema da Câmara de Vereadores de Niterói exibe na próxima segunda-feira (7) e terça-feira (8), às 15 horas, os filmes Minha Mãe É Uma Peça 2 e 1. As sessões são gratuitas e o auditório onde os filmes são exibidos tem capacidade para 50 pessoas e as senhas são distribuídas meia hora antes da exibição.
“No ano passado exibimos o filme Minha Mãe É Uma Peça 2, do niteroiense Paulo Gustavo com grande sucesso. Recebemos a dona Dea Lucia, mãe do ator na Casa, que deu uma palestra para os espectadores. Devido ao grande sucesso, resolvemos esse ano, exibir as duas versões da comédia”, salienta Sohail Saud, diretor cultural da Câmara de Niterói.
Na segunda-feira, dia 7 de maio, o filme a ser exibido é o "Minha Mãe É Uma Peça 2", o mesmo exibido no ano passado. Já na terça-feira, dia 8, é a vez da primeira versão da comédia. As sessões começam às 15h, com distribuição de senhas 30 minutos antes no local. A Câmara de Vereadores de Niterói fica na Avenida Amaral Peixoto, 625 no Centro da cidade.

terça-feira, 1 de maio de 2018

Campanha de vacinação contra a gripe segue até dia 1º de junho


Imunização visa atingir cerca de 4,5 milhões de pessoas no estado do RJ

A 20ª Campanha Nacional de Vacinação contra a Influenza, programada pelo Ministério da Saúde, está em andamento nos 92 municípios fluminenses e tem a meta de imunizar cerca de 4,5 milhões de pessoas no estado do RJ. A vacina disponibilizada pelo governo federal é a trivalente, que previne a contaminação pelos vírus A/H1N1, A/H3N2 e Influenza B. A mobilização acontece até 1° de junho nos postos de saúde de todo o Estado do Rio.



O público-alvo da campanha é formado por pessoas a partir de 60 anos, crianças de seis meses e menores de cinco anos (quatro anos, 11 meses e 29 dias), trabalhadores de saúde, professores das redes pública e privada, gestantes, puérperas (até 45 dias após o parto), pessoas privadas de liberdade – o que inclui adolescentes e jovens de 12 a 21 anos em medidas socioeducativas – e os funcionários do sistema prisional. Portadores de doenças crônicas não transmissíveis, que inclui pessoas com deficiências específicas, devem levar a prescrição médica especificando o motivo da indicação da vacina.
A Influenza, comumente conhecida como gripe, é uma doença viral febril, aguda, geralmente benigna. Frequentemente é caracterizada por início abrupto dos sintomas, que são predominantemente sistêmicos, incluindo febre, calafrios, tremores, dor de cabeça, mialgia e anorexia, assim como sintomas respiratórios com tosse seca, dor de garganta e coriza. A infecção geralmente dura uma semana e com os sintomas sistêmicos persistindo por alguns dias, sendo a febre o mais importante.
 Os vírus influenza são transmitidos facilmente por pessoas infectadas ao tossir ou espirrar. Existem três tipos de vírus influenza: A, B e C. O influenza C causa apenas infecções respiratórias brandas, não possui impacto na saúde pública e não está relacionado com epidemias. O influenza A e B são responsáveis por epidemias sazonais, sendo o vírus influenza A responsável pelas grandes pandemias. Algumas pessoas, como idosos, crianças e gestantes possuem um risco maior de desenvolver complicações devido à influenza. A vacinação é a intervenção mais importante na redução do impacto da influenza.
Esta doença respiratória infecciosa pode levar a pessoa a ter complicações e, inclusive, matar principalmente os indivíduos que se encontram no grupo prioritário, que é de alto risco, e que ainda não estejam imunizados. Equipes de vigilância monitoram os casos de pacientes hospitalizados e óbitos decorrentes da doença com o objetivo de identificar o comportamento do vírus.
Este ano, até 16 de abril, foram notificados 167 casos confirmados de Síndrome Respiratória Aguda Grave (SRAG) em pacientes internados em Unidade de Terapia Intensiva, sendo 4 deles causados pelo vírus H1N1 e 13 provocados pelo vírus H3N2. No mesmo período, foram notificados 18 óbitos por SRAG no estado, sendo 1 por H3N2.
"É importante que todo público-alvo se vacine, mesmo os que já se vacinaram em outra ocasião, pois o imunizante usado sofre alterações em sua composição ao longo dos anos. Ele é feito conforme o cenário epidemiológico apresentado anualmente pelas regiões, e inclui o reforço necessário para a ocasião", explicou o secretário de Saúde do estado, Sérgio Gama.
Além da imunização,  é importante adotar também medidas preventivas como lavar as mãos com freqüência e não compartilhar objetos de uso pessoal.
Niterói: meta é de vacinar 170 mil pessoas
 Em Niterói, a imunização está disponível em 54 salas de vacina nas Policlínicas Regionais, Unidades Básicas de Saúde e módulos do Programa Médico de Família, de segunda a sexta-feira, das 8h às 17horas.  No dia 12 de maio, será o Dia D de mobilização, com mais de 500 profissionais aplicando as doses nessas unidades. A meta do município é vacinar aproximadamente 170 mil pessoas. A secretária municipal de Saúde, Maria Célia Vasconcellos, alerta para a importância da vacina e convoca a população. 
“A imunização reduz o número de internações, complicações e mortes em decorrência de infecções causadas pelos vírus da gripe. É fundamental que as pessoas que fazem parte desses grupos recebam a dose”, orienta Maria Célia, explicando que a vacina é fabricada com partículas inativadas dos vírus H1N1, H3N2 e B e, portanto, é incapaz de produzir a doença.

Para receber a dose da vacina, as pessoas que fazem parte dos grupos-alvo da campanha devem comparecer às unidades de saúde levando carteira de identidade e outros comprovantes de acordo com os grupos a que pertencem. Os trabalhadores das áreas de Saúde e Educação devem apresentar identidade profissional ou crachá. As crianças de 6 meses até 4 anos, 11 meses e 29 dias, cartão de vacinação. Pessoas com 60 anos ou mais, apenas a carteira de identidade. Já as pessoas com doenças crônicas (a partir dos 5 anos), precisam apresentar solicitação médica, com indicação da doença. Para as puérperas (mulheres 45 após o parto), é necessário levar a certidão de nascimento do bebê, ou cartão do pré-natal, ou cartão de vacinação do bebê. Já as gestantes, só precisam declarar que estão grávidas. 

São Gonçalo e Maricá
Em Maricá, 32 unidades de saúde  estão envolvidas na Campanha de Vacinação. O atendimento acontece de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h.
Em São Gonçalo, 70 salas de vacinação estão disponíveis à população para a imunização.
"O período entre tomar a vacina e estar protegido contra a infecção é de duas semanas. Se imunizando antes, a pessoa não estará exposta ao vírus quando ele estiver em circulação. Então estamos bem preparados para encarar mais um inverno protegendo o quanto antes a população", analisa o prefeito José Luiz Nanci. 


A aposentada Manuelina da Silva Costa, 64 anos, foi uma das pacientes que procuraram pelo serviço de saúde para a imunização.
"Há alguns anos tive três pneumonias em um ano. Depois disso passei a me cuidar mais, isso inclui a vacina contra a gripe que eu tomo todo ano. Me sinto mais protegida", conta. 



"Quem fez minhas roupas?"


A jornalista Suzana Moura apresenta importantes reflexões sobre o mundo da Moda

A jornalista Suzana Moura (foto acervo pessoal)
A sociedade está baseada em uma lógica de produção e consumo acelerados. Somos estimulados o tempo inteiro à compra através do lançamento de novos produtos por uma perspectiva assustadora. O lucro e a satisfação pessoal chegam em primeiro lugar, deixando de lado questões relevantes como a responsabilidade social e ambiental.
A moda nos estimula como consumidores, com novas tendências e coleções a cada dia, e nos obriga a pensar que precisamos comprar desesperadamente, seja devido aos preços baixos ou apenas pelo simples fato de comprar. Além disso, outro fator caminha lado a lado com o consumo: a vida. Já parou para pensar em quem está do outro lado das vitrines? Quem são as pessoas que costuram as peças de alta costura tão desejadas e que permeiam as páginas de revista e as passarelas pelo mundo?
Uma tragédia em Bangladesh, na Ásia, no dia 24 de abril de 2013, ganhou os noticiários e trouxe à tona um tema ainda intocável, o trabalho escravo, aquele que lemos nos livros de história... Aquela prática que apesar da abolição internacional, ainda sobrevive como atividade ilegal que submete suas vítimas a abusos não tão diferentes daqueles dos feitores de antigamente.
Suzana Moura, Manoela Castro e Patricia Sant'anna
em roda conversa da Rio Fashion Revolution
(foto divulgação)
Assim nasceu o Fashion Revolution, movimento criado por líderes da indústria da moda sustentável que se uniram depois do desabamento do edifício Rana Plaza e que deixou 1.133 mortos e 2.500 feridos. Pessoas que se submetiam a trabalhar de forma abusiva e insalubre, pelo fato de não ter oportunidade. Essas são as pessoas que fazem as peças de grandes marcas e aquelas que compramos na “lojinha” e que custa “baratinho”. O movimento atua em mais de 90 países atualmente e tem seu grande momento de reflexão e conscientização, nos meses de abril, onde debates, palestras, eventos, e tantas outras manifestações vêm somar em prol da vida. Estamos na semana do Fashion Revolution Week e através de ações mostramos que é possível fazer uma moda justa.
Costumo sempre citar em meus bate papos, sejam informais ou não, o desabafo de uma grande amiga que trabalha no segmento da moda há quase 20 anos e em um determinado momento de sua carreira pensou: "Não quero mais fazer uma moda que deixa minhas mãos sujas de sangue!" O objetivo do Fashion Revolution é aumentar a conscientização sobre o verdadeiro custo da moda e seu impacto em todas as fases do processo de produção e consumo, mostrando ao mundo que a mudança é possível sim e que através da união dos envolvidos na criação de um futuro mais sustentável, conseguimos criar conexões exigindo transparência das marcas.
Com o slogan simples e direto "quem fez minhas roupas?", o movimento aborda temas relevantes e traz à tona uma realidade que não é mostrada, ao contrário, é ignorada. Fomentamos o debate para uma moda consciente, ética e humana. E você, já se fez essa pergunta?

Suzana Moura é jornalista com extensão em Marketing Digital e Assessoria de Imprensa e Comunicação. Está a frente do "Ainda Uso", canal de moda e comportamento consciente que discute o consumo e é a primeira assessoria de imprensa, comunicação e consultoria para empresas de cunho sustentável.