Mostrando postagens com marcador gastronomia. Mostrar todas as postagens
Mostrando postagens com marcador gastronomia. Mostrar todas as postagens

sexta-feira, 8 de abril de 2016

Gastronomia de "bike"

Em sua quarta edição, Pedal Gourmet levará delícias artesanais para o Campo de São Bento

A quarta edição do Pedal Gourmet Artesanal será realizada no próximo dia 10 (domingo), no Campo de São Bento, das 10h às 18h. As bikes ficarão dispostas no largo à esquerda de quem entra no parque pela Avenida Roberto Silveira.
A expectativa é reunir cerca de 20 bicicletas com diferentes tipos de quitutes, como brownies, cupcakes, torta gelada, bolo de pote, docinhos sortidos, salgados, cerveja artesanal e uma cafeteria sobre duas rodas. Tudo isso com bastante música durante todo o dia sob o comando de um DJ contratado especialmente para o evento. O preço dos produtos artesanais vai variar de R$ 5 a R$ 12. A entrada é franca.
O Pedal Gourmet Artesanal é uma iniciativa da Prefeitura de Niterói, em parceria com a Casa do Artesão, para trazer à cidade uma nova forma de entretenimento gastronômico: produtos artesanais vendidos em bikes por chefs especializados, oferecendo uma variedade de sabores para os visitantes.

sábado, 5 de setembro de 2015

Desvendando os segredos da culinária árabe

Chef Carol Kalil realiza ateliê gastronômico em Niterói 

A chef Carolina Kalil que irá ministrar o ateliê
gastronômico (foto divulgação)
No próximo dia 10 de setembro, a Chef Carol Kalil, do ateliê gastronômico Vem Pra Cozinha, vai desvendar os segredos da comida árabe na “Primeira das Mil e Uma Noites”, promovida pelo Bistrô Beira Mar.
 Especialista em cozinha prática, Carol promete ensinar como fazer alguns dos principais pratos da culinária árabe de uma forma bem descomplicada. Durante a aula, com início às 19h, ela vai preparar quibe assado e cru, homus tahine, tabule, manjar árabe e babaganuj a La Kalil, além de uma releitura dos famosos ninhos de aletria. Tudo de uma forma bem fácil e simples de fazer.
 Essa parceria do VPC com o Bistrô Beira Mar tem rendido bons frutos, ou melhor, boas aulas. Desde que deram início a esta parceria, o Vem pra Cozinha e a Confeitaria Beira Mar obtiveram uma ótima resposta, tanto no número de inscritos quanto na satisfação dos alunos. "É uma noitadinha gastronômica, né? Eles estão ali pra se divertir e eu cumpro o que prometo!" – diz a chef, em tom descontraído. Quem quiser assistir, entrar em contato com Cândido ou Cilésia, pelos seguintes números 9 9606-1221/ 9 9942-2046.

Sobre a Chef Carol Kalil

Aos 33 anos, a Chef Carol Kalil reúne uma experiência de 10 anos, tendo passado por alguns dos mais badalados restaurantes da cidade. Entretanto, nos últimos anos, enveredou pelo caminho da docência, o que lhe permitiu conhecer o Brasil e alguns países da América do Sul. Em sua experiência internacional, ministrou workshops, palestras e aulas práticas, envolvendo crianças e adultos, em escolas como o Instituto Gastronômico das Américas, Pontifícia Universidad Católica de Valparaíso (Chile) e Universidad de Monterrey (México). Além disso, participou de consultorias e treinamentos a convite de empresários, e donos de restaurantes da Argentina e Chile.
 Atualmente, dedica-se ao seu ateliê gastronômico, localizado no bairro de Santa Rosa, em Niterói, em parceria com sua sócia Carol Marins. No local, ela desenvolve e testa novas receitas, ministra aulas e prepara, diariamente, um pacote de refeições balanceadas para suas clientes do  “Saúde sem Neuras”, que tem como base a alimentação funcional. Tudo orientado por uma nutricionista com a qual a Chef mantém uma perfeita sintonia, seguindo à risca suas orientações. Além disso, ela também participa de todos os tipos de eventos relacionados à gastronomia, tais como aulas e encontros. 

terça-feira, 16 de setembro de 2014

Surpreendendo os sentidos

Negócio inovador oferece serviços de beleza e bistrô em um só lugar

As sócias Hélida Camoleze e Fernanda Jandre
Imagine um lugar que reúna beleza estética e alta gastronomia. Em uma cidade como Niterói, reconhecida por suas belas mulheres e seus restaurantes refinados, três empresárias resolveram abrir juntas um espaço metade salão, metade bistrô. Inaugurada há pouco mais de um mês, a Maison Vitalité funciona discretamente na cobertura do também recém-inaugurado IOffices, na Rua Dr. Celestino nº 122. Além da ideia inovadora, que tem tudo para virar tendência, sua localização no bairro do Centro e seu horário estendido das 7h às 21h atendem bem às executivas da cidade, cuja rotina agitada muitas vezes atrapalha os cuidados estéticos e a boa alimentação. 

Um dos aconchegantes ambientes da Vitalité
E para dar as boas vindas à clientela, há descontos - por tempo ilimitado - de 20% no salão e de 5% no bistrô para jornalistas, publicitários, administradores, engenheiros, arquitetos, funcionários públicos, médicos, veterinários, enfermeiros, nutricionistas, dentistas, farmacêuticos e assistentes sociais, desde que devidamente identificados. Em parceria com a OAB de Niterói, a Maison Vitalité oferece a advogados e funcionários da entidade descontos de 20% no salão e 15% no bistrô. Mais informações pelo telefone 3500-7456. Estacionamento rotativo no local. 

O designer é um dos destaques do espaço
À frente do negócio estão as empresárias Marcia Caetano, Fernanda Jandre Tavares e Angelica Senna, que imprimem sua experiência, sensibilidade e bom gosto. Comandado pela chef Hélida Camoleze, o bistrô oferece refeições balanceadas, em pequenas porções, funcionais e lights, em preparações bem singulares e delicadas. São destaques o nhoque de polenta e os carpaccios de picanha, carne de sol, salmão defumado e até de chocolate com recheio de trufa de maracujá. Futuramente este item do cardápio terá a versão frutos do mar. Há ainda cervejas, whisky, água aromatizada, capuccino, drinks especiais e uma carta de vinhos com dez rótulos selecionados. 

O ambiente é assinado pelo renomado arquiteto e designer Ricardo Campos. Abre de segunda a sexta-feira (sábados somente para eventos pré-agendados, como chá de lingerie e dia da noiva, com descontos especiais). O espaço externo, sobre a vista panorâmica do Centro, pode ser usado para comemorações, reuniões, comitês políticos, saraus, aniversário e despedidas de solteiro(a). Em breve o local contará com sistema delivery, clube do whisky e happy hours com música ao vivo. 


sexta-feira, 29 de agosto de 2014

Cordeiro, uma iguaria em vários países

Patrick Louis (especial para o CASA DA GENTE)

O carré de cordeiro à crosta de mostarda e ervas, acompanhada de
cuscuz marroquino, um dos pratos criados pelo chef Patrick Louis
(foto: Luana Dias)
A carne de cordeiro tem uma reputação de iguaria e de carne saudável em diversos países.  Na Europa e na África, há muitos consumidores. Os muçulmanos e os judeus a consomem em diversas festas religiosas e ritos importantes. No Brasil, o Norte e o Sul do país consomem regularmente mas as outras regiões ainda conhecem pouco as suas qualidades.
Tenra e saborosa, a carne de cordeiro tem lugar prepoderante na culinária festiva, mas pode também entrar no menu da nossa rotina. Que seja um pernil assado, um ragû de carne de barriga e pescoço, o famoso "carré" ou ainda as costelas, a carne de cordeiro, macia e saborosa, pode se degustar em várias oportunidades.
Fica aqui algumas dicas para apreciar melhor esta iguaria. A carne de cordeiro deve ser servida o mais quente possível, é recomendável esquentar tanto o que será servido, quanto os pratos. Para permitir que ela seja ainda mais macia, é aconselhável deixá-la “descansar” por 15 minutos após o cozimento – no fogo ou no forno – coberto de papel alumínio. Assim, ela será mais macia.
Grelhada, frita ou assada, a carne de cordeiro se degusta “rosée” (mal passada) ou ao ponto. Se for muito cozida, ela acaba se ressecando e perde a sua “finesse”. O melhor cozimento para o cordeiro continua sendo grelhado (churrasco, por exemplo) ou o forno. Ela tem sempre que ser cozida em fogo alto ou temperatura elevado (no caso do forno, mais que 250 graus) para que ela conserve o seu caldo e sabor. Durante o cozimento, nunca espete a carne com um garfo para virar a carne, mas sim com uma espátula (senão, ele perde o seu caldo próprio). Outra dica é por sal na carne apenas no momento em que for servir.
As melhores ervas aromáticas para o cordeiro são alecrim, tomilho, hortelã (em quantidade muito pequena porque o risco é de esconder o sabor da própria carne). Pode ser utilizada também a salsinha e um pouco de alho (notadamente no forno). Bon appétit !

Patrick Louis é chefe de culinária tradicional francesa e crepes. Ele participa atualmente do "7° Festival Gastronômico do Cordeiro Serrano da Estância Climática de Cunha, com o Boteco do Cordeiro, realizado no Café Capril. Para conversar com o chefe, envie um email: patrick.culinariafrancesa@gmail.com



quarta-feira, 18 de dezembro de 2013