Mostrando postagens com marcador exposições. Mostrar todas as postagens
Mostrando postagens com marcador exposições. Mostrar todas as postagens

quinta-feira, 16 de junho de 2016

Sintonia Cultural

Por Fábio Hartmann
fabio-hartmann@hotmail.com

@O Restaurante Sintonia Fina abre mais um espaço para a divulgação da arte em São Gonçalo. Todas as quartas-feiras, o saxofonista Hélio Tavares realiza o projeto "Encontro dos Artistas", recebendo renomados músicos da cidade. As duas primeiras edições foram um sucesso com a apresentação da cantora francesa Valerie Lu, Renato Rocketh, Marcelo Ferreira, Davi Gomes entre outros grandes nomes. “Agradeço ao empresário Fábio Hartmann em abrir as portas do Sintonia Fina para que nós músicos possamos divulgar e difundir a nossa arte na cidade oferecendo estilos musicais variados como jazz, bossa nova, MPB ... enfim música de qualidade” Afirma o saxofonista Hélio Tavares, o idealizador desse projeto.
@Mais uma belíssima exposição de artes plásticas chega à Galeria Sintonia Cultural. A partir do dia 17 de junho, o Atelier Arte & Cia sob a batuta da artista plástica GilGuerreiro estará expondo suas obras e as de seus alunos.  A Galeria Sintonia Cultural fica na Avenida Presidente Kennedy, 673, em São Gonçalo. O telefone para mais informações é (21) 2606.9346







@A partir do dia 14 de junho, o Corujão da Poesia - Universo da Leitura passa a acontecer durante alguns meses, no Cine Joia, na Avenida Nossa Senhora de Copacabana, 680 - Copacabana. O projeto, que há mais de 10 anos agita a vida cultural, artística e literária do estado do Rio, é liderado por João do Corujão. Um grande salve a ele!










@A arte, a cultura, a poesia, a humanidade está em festa! O projeto "Um brinde à Poesia" está completando 17 anos de existência. No dia 18 de junho, a poesia irá tomar conta em dose dupla, com o lançamento da antologia "Poetas Raios de Sol" pela Dowslley Editora, às 10h no Museu de Arte Contemporânea de Niterói, e às 15h, no Museu da República. Mais informações pelo telefone: (21) 21 2620 2400. Estaremos juntos para conferir e comemorar!



domingo, 12 de outubro de 2014

Outubro Rosa

Palestras e exposições no mês dedicado à prevenção do Câncer de Mama

Uma das fotos da exposição "Scar Project" do fotógrafo
americano David Jay, em cartaz no MAC
Durante o mês de outubro, milhares de pessoas do mundo inteiro se unem numa só campanha para conscientizar a população da importância dos exames preventivos contra o câncer de mama, e lutar contra o avanço da doença. Na cidade de Niterói, diversas atividades estão sendo realizadas para chamar atenção sobre o tema. Um dos maiores símbolos da cidade, o Museu de Arte Contemporânea recebe a exposição “Scar Project”, do fotógrafo americano David Jay. O evento é realizado pela Fundação Laço Rosa, em parceria com a ONG Niterói Mais Humana e patrocínio da Prefeitura de Niterói. A exposição acontece entre os dias 10 de outubro e 02 de novembro, e reúne 27 obras, dentre elas fotos de brasileiras que pela primeira vez participam da iniciativa.
O “Scar Project” nasceu a partir de uma experiência pessoal de David Jay, que trabalha como fotógrafo de moda há mais de 15 anos. A irmã de uma ex-namorada aceitou posar para ele mostrando o resultado da cirurgia de retirada de um dos seios. Daí em diante, outras centenas de mulheres foram clicadas e as fotos correram o mundo. Esta é a primeira vez que brasileiras posam como modelos do projeto.  
"Estou muito feliz com a oportunidade de apresentar para um número cada vez maior de pessoas fotos dessas mulheres tão corajosas. Espero que este trabalho seja instigante para o público no Brasil e que eles possam se envolver em um nível que ultrapasse a doença” afirma Jay. 
Marcelle Medeiros, presidente da Fundação Laço Rosa, comemora: “Foi incrível termos o David aqui, em agosto, fazendo fotos dessas mulheres vitoriosas. Certamente, com a exposição, muitas pessoas serão tocadas e convidadas a repensar sua atitude com a própria saúde e com questões sociais que envolvem a causa do câncer de mama. Queremos provocar este debate”.
Para a presidente da Niterói Mais Humana, Fernanda Sixel, apoiadora da iniciativa, a vinda da exposição é importante para Niterói: "O MAC é um símbolo de Niterói. Tê-lo abraçando o Scar Project é uma grande satisfação. Tenho a convicção de que este trabalho provocará um debate sobre o câncer de mama, despertando para a importância da realização dos exames preventivos, além de transformar posturas, ajudando a derrubar preconceitos e a criar uma cidade, uma sociedade mais humana e sensível".
O Scar Project busca alertar para a detecção precoce do câncer de mama, além de ajudar jovens que passaram por este momento a encarar suas cicatrizes por um novo ângulo, uma nova lente. Desde o início do projeto, mais de cem mulheres em vários países já foram clicadas. A curadoria da exposição é do fotógrafo David Jay e de Luiz Guilherme Vergara, diretor do Museu de Arte Contemporânea de Niterói. A visitação é de terça a domingo, das 10h às 18h, com ingresso a R$ 10,00, e entrada gratuita às quartas-feiras.


A Câmara de Vereadores de Niterói também aderiu à campanha: a fachada do histórico prédio do Poder Legislativo tem, durante todo o mês de outubro, suas luzes trocadas por rosa, para chamar a atenção das mulheres sobre o tema. No dia 6, foi realizada uma palestra aberta à população sobre a prevenção ao câncer de mama, dirigida por Thereza Cypreste de Miranda, médica voluntária da Associação dos Amigos da Mama (Adama) e da Sociedade Brasileira de Mastologia.

Outro local que se “coloriu” de rosa durante o mês de outubro é a Maternidade São Francisco. Pela primeira vez, a unidade terá a sua fachada iluminada pela cor que representa a luta contra o câncer de mama, e conta com uma série de palestras com profissionais do setor com o intuito de alertar para a prevenção da doença.