sábado, 30 de junho de 2018

Coluna Música no Ar (Som, Áudio e Tecnologia)


Por  KAKAO Figueiredo
KKO.Studio
(21) 2711 3104

@O trabalho de Milton Nascimento quase sempre foi formatado em disco com arranjos orquestrais. Tanto que a presença do pianista e maestro mineiro Wagner Tiso foi fundamental para a consolidação, na década de 1970, da obra do compositor de origem carioca e alma mineira.
Entre 2015 e 2016, Milton apresentou o show "Tarde", calcado em violões –tocado pelo próprio artista e também pelos irmãos Beto Lopes e Wilson Lopes. Esse projeto motivou o cantor a gravar o disco com Wilson Lopes, que tem previsão de lançamento no segundo semestre deste ano de 2018 em edição da gravadora Universal Music.
Esse formato é inédito na obra fonográfica do artista projetado nacionalmente em 1967 com a apresentação da canção "Travessia" (Milton Nascimento e Fernando Brant) na segunda edição do "Festival Internacional da Canção" (FIC) em 1967. Vamos aguardar e ouvir com carinho!
@ Em agosto, o Teatro Municipal de Niterói, recebe o show do projeto Stick Men que reúne três membros do King Crimson (Banda Ícone do Rock Progressivo dos anos 70). Pela primeira vez na cidade, Tony Levin, Pat Mastelotto e Markus Reuter se juntam ao violinista David Cross para uma apresentação especial tocando clássicos do grupo. As apresentações acontecem no sábado, dia 25 de agosto. Os ingressos para a apresentação já se encontram disponíveis. Serão apresentados dois shows integrais e com músicas diferentes na mesma noite. O primeiro show será realizado às 18h, e o segundo terá início às 20h30. Imperdível!

@ De olho nas novas tendências do mercado, mas nunca enxergando a crise pelo retrovisor, a Fender acaba de apresentar a linha de guitarras Fender Player Series. A nova série de instrumentos chega para substituir a extinta Standard. Atenção: não confunda a Standard com a também extinta American Standard, que foi substituída pelos modelos da série American Professional. Assim como suas antecessoras, as guitarras da Player Series são mais acessíveis e construídas na cidade de Ensenada, no estado Baixa Califórnia, no México. Nunca é demais lembrar que a fábrica mexicana e a fábrica estadunidense são separadas apenas por uma relativamente curta distância física, ou seja, o padrão de qualidade dos instrumentos é o mesmo em ambas filiais da Fender.
As novas guitarras surgem com atualizações de design no sistema de captação, no braço e na escala. Os corpos são ressonantes em alder e a série oferece várias novas cores e configurações de captadores, além de modelos para destros e canhotos. Uma opção de qualidade para os guitarristas.
@Determinado a não ficar para trás no crescente negócio de streaming de música por assinaturas, a gigante de Tecnologia Google lança uma novidade que deve mudar esse mercado. Trata-se da versão de música do site de vídeos YouTube, comprado pelo Google em 2006, que agora terá uma função semelhante a de concorrentes, como as empresas de streaming de música Spotify, Deezer e Apple. O YouTube sempre foi visto como um grande concorrente por esses serviços e também pela indústria de música, que durante anos lutou para retirar do site músicas irregularmente colocadas em vídeos. Segundo a Federação Internacional da Indústria Fonográfica, o tempo gasto ouvindo músicas na plataforma de vídeo do YouTube já é mais de duas vezes maior do que o todos os serviços de streaming juntos. O maior deles, Spotify, tem mais de 75 milhões de assinantes pagantes, enquanto que a Apple Music tem cerca de 30 milhões.
Agora, o Google planeja entrar com tudo nesse mercado, que teve 41% de crescimento em receita no ano passado e passou a ser responsável pela maior parte do faturamento na indústria fonográfica pela primeira vez na história. No modelo de outros players do mercado, o YouTube Music terá uma assinatura grátis com propagandas, e uma paga, com opção para baixar as músicas offline e escutar sem interrupções. O valor deve ser condizente com os preços praticados no mercado, de 9,99 dólares por mês. Por aqui, a média de preço dos serviços de stream de música é de 16,90 reais. A ideia é aproveitar a vasta coleção de músicas já presentes na plataforma e transformar isso num serviço competitivo. Essa Guerra dos novos modos de ouvir e consumir música promete! 

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