sábado, 30 de junho de 2018

Coluna Compartilha! - junho/2018


por Washington Araújo

O aluno Ronald Figueiredo, de 11 anos, do 6º ano da Escola Municipal
Darcy Ribeiro, em São Gonçalo, venceu uma competição
internacional de matemática
(fotos divulgação)
Estudante gonçalense conquista medalha de ouro em competição internacional de Matemática
A primeira participação de uma escola da rede municipal de São Gonçalo na competição Canguru de Matemática - uma competição internacional que acontece anualmente e reúne um enorme número de estudantes em todo o mundo- trouxe muito orgulho para a educação do município. Ronald Nascimento de Figueiredo, de 11 anos, estudante do 6º ano da Escola Municipal Darcy Ribeiro, localizada no bairro Vista Alegre, conquistou medalha de ouro. 
Segundo a diretora Joelma da Hora Guimarães, Ronald é um aluno que possui grandes habilidades e sempre se destaca nas atividades escolares. "O professor Jean foi o responsável por todo o processo e preparou, no dia a dia, nossos alunos do 6º ano para essa competição. Sinto-me honrada de estar à frente desta unidade escolar", afirmou Joelma.
Responsável pela preparação das turmas da Escola Darcy Ribeiro para a competição, o professor Jean Carlo da Silva Cordeiro explicou que mais de seis milhões de estudantes do mundo inteiro participam do Canguru de Matemática:
“Acredito que ao participar de olimpíadas como essa, a gente acaba descobrindo, entre os nossos jovens, talentos que estariam escondidos e que jamais seriam vistos se não tivéssemos participado”, ressaltou o professor.           
Mais do que uma competição, é uma espécie de jogo, onde estudantes dos 7 aos 18 anos podem participar em seis diferentes categorias etárias, resolvendo 24 ou 30 testes de múltipla escolha em 90 minutos (ou mais, dependendo do país participante). Um dos objetivos do concurso é mostrar aos estudantes que a Matemática pode ser interessante, útil e até mesmo divertida. Este ano, só no Brasil participaram cerca de 175 mil estudantes. 

Gisele Soares reuniu no início de junho, formadores de opinião
de diversos segmentos de São Gonçalo para a mostra
do documentário "Mulheres Urbanas" 
Mulheres urbanas
O Centro de Convenções do Partage Shopping, em São Gonçalo, recebeu a exibição do documentário "Mulheres Urbanas" seguida de uma palestra alusiva à obra. Ambos os eventos foram realizados com a presença da autora, Gisele Soares; produtora e profunda pesquisadora de manifestações sociais.
Gisele destacou aos convidados a importância de uma tomada de posição da mulher brasileira e, como consequência imediata, a união e aliança entre mulheres: Sororidade!
Muito aplaudida no encerramento do documentário "Mulheres Urbanas", o vídeo teve a direção de Cláudio Mendonça.
“Busquei valorizar o conhecimento como caminho essencial de emancipação da mulher para que possamos ter uma sociedade mais justa”, diz Soares. “Mulheres urbanas não mostra mulheres com feitos extraordinários, mas ao mesmo tempo faz exatamente isso, na medida em que expõe a capacidade de nós mulheres caminharmos com base no nosso próprio esforço, enfrentando uma realidade que nos oprime e deprime”, ressaltou a palestrante que também é advogada.

ANOTE NA AGENDA

Alienação Parental
Já está no ar o blog do advogado e consultor legislativo, Dr. Cleiton Monteiro. Buscando sempre traduzir para uma linguagem próxima ao popular as lendas e mistérios do "juridiquês"; enquanto não lança seu primeiro livro, Dr. Cleiton vai destrinchando na internet temas que vão desde Direitos Autorais até Alienação Parental.  O endereço para quem quiser conhecer o seu trabalho é:


Itaboraí vai ganhar usina termelétrica
 Em reunião com formadores de opinião e militantes, o Dep. Fed. Altineu Cortes (PR-RJ) e o Vereador Capitão Nelson foram recebidos em Itaboraí há pouco no escritório do advogado e pesquisador, Dr. Marcos Alves (ao centro na foto, com os demais) e, na oportunidade, foi destacado o projeto de os três caminharem juntos. Outro destaque foi a notícia trazida de Brasília pelo Deputado federal e que vai sacudir Itaboraí: Ainda sem data programada, vem aí  uma Unidade de Processamento de Gás e uma Usina Termelétrica, ambas na rebarba do COMPERJ que – comprada pelos chineses – já ensaia os primeiros passos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário