quinta-feira, 8 de fevereiro de 2018

Rua da Conceição recebe os desfiles das Escolas de Samba de Niterói


Por Luana Dias
Folia do Viradouro tenta tetracampeonato
Faltando poucos dias para o Carnaval, as Escolas de Samba de Niterói aceleram o passo para estarem prontas para o desfile oficial, que será realizado na Rua da Conceição, no Centro, na segunda e na terça, dias 12 e 13 de fevereiro. Ao todo, 29 agremiações irão se apresentar este ano, dividida em três grupos: B, C e Especial. A prefeitura de Niterói realizou uma reunião no final de janeiro, onde anunciou o apoio ao Carnaval da cidade:  
“Tenho certeza que teremos um carnaval de paz e com muita alegria nas escolas, nos bairros e nas comunidades de Niterói. Teremos 29 escolas desfilando na Rua da Conceição, dezenas de blocos e várias ruas com carnaval, em todas as regiões, e ainda teremos três escolas de Niterói na Sapucaí. Serão milhares de niteroienses e de turistas, que vão brincar e curtir o carnaval na cidade”, declarou na ocasião o prefeito Rodrigo Neves.
O presidente da Liga das Escolas de Samba de Niterói (LESNIT) e da Combinado do Amor, Carlos Rodrigues Xororó, explica que esse fomento é o único patrocínio que muitas das escolas de Niterói atualmente.
“Fazemos ensaios em praças, ruas. Por isso é tão importante essa parceria, para resgate dessa cultura”, declarou.
Zé Katimba será o grande homenageado da Império de Araribóia
De acordo com o presidente da União das Escolas de Samba de Niterói, Luciano Deodato de Almeida, o foco é fazer um carnaval  bonito nas ruas da cidade.  ”As escolas dependem desse subsídio para fazer um grande carnaval. O Executivo e o Legislativo enxergam a importância do carnaval para o município”, finaliza.
Enredos
Consagrada tricampeã do Carnaval no ano passado, a Folia do Viradouro será a quarta agremiação a desfilar na terça de Carnaval. Com o enredo “Venha com a folia desfrutar das maravilhas de um bom pecado”, a escola quer batalhar por mais um título.
Uma das mais tradicionais escolas da cidade, a Sabiá faz uma homenagem a cantora Dalva de Oliveira, que se estivesse viva completaria cem anos de idade este ano. O carnavalesco Wallace Amado promete surpreender com alas coreografadas, alegorias e uma cover da homenageada.
Representando o bairro de São Lourenço, a Império de Araribóia - vice-campeã no Carnaval 2017 - irá homenagear um dos mais consagrados nomes do samba: o compositor Zé Katimba, e promete trazer para seu desfile artistas como Monica Mac, Inácio Rios e integrantes do grupo Sambaí.
A Unidos da Região Oceânica  vem contando a sua própria história com o enredo “15 anos... Só vim mostrar que faço samba também”.
“Da África à negra Bahia: Ecoam os tambores, raça, fé, cultura e sabores” é o enredo que será apresentado pela Combinados do Amor, que vem com um dos mais belos sambas da safra para empolgar o público e os seus componentes.

desfiles das Escolas de Samba de Niterói

Segunda-feira, dia 12 de fevereiro, a partir das 18h
Grupo B: Bem Amado, Bafo do Tigre, Balanço do Fonseca, Garra de Ouro, Galo de Ouro, Experimenta Ilha da Conceição, Unidos do Sacramento, Cacique de São José, Tá Mole mas É Meu e Amigos da Ciclovia.
Grupo C: Grilo da Fonte, Banda Batistão, União da Engenhoca, Fora de Casa e Unidos do Barro Vermelho.

Terça, dia 13 de fevereiro,
a partir das 18h
Grupo C: Tá Rindo Por quê?, União do Maruí, Independente do Boaçu e Unidos do Castro.
Grupo Especial – Mocidade Independente de Icaraí, Alegria da Zona Norte, Souza Soares, Folia do Viradouro, Unidos da Região Oceânica, Grupo dos 15, Império de Araribóia, Combinado do Amor, Sabiá e Magnólia Brasil.


Nenhum comentário:

Postar um comentário