quarta-feira, 4 de outubro de 2017

Última audiência do Plano Diretor lota plenário da Câmara de Niterói

Três meses de debate, 12 audiências públicas promovidas pelo Poder Legislativo, 1.107 assinaturas de presença, 249 falas da população e entidades de classe, 38 horas de debates sobre o Plano Diretor Urbano (PDU) de Niterói. Esse foi o balanço apresentado durante a última audiência, realizada na Câmara, na noite de segunda-feira (02). Os vereadores Bruno Lessa (PSDB) e Atratino Cortes (PMDB), respectivamente, presidentes das comissões de Meio Ambiente, Recursos Hídricos e Sustentabilidade; e de Urbanismo, Obras, Serviços Públicos, Transportes e Trânsito, fizeram um balanço do trabalho até aqui.
“Foi um trabalho árduo, mas gratificante. A Câmara está dando sua contribuição para o debate de forma nunca antes feita. Reunimos as propostas e vamos aproveitar no texto final do Plano em forma de emendas. Dividimos em dois grupos: um, que já foi discutido e avaliado com o Executivo; e outro, que ainda vamos sentar e discutir”, revelou o vereador Bruno Lessa.
Entre todas as 12 audiências a de Itaipu, que focou também os bairros de Itacoatiara, Engenho do Mato, Santo Antônio, Maravista e Serra Grande, foi a de maior participação popular, com 45 falas entre os presentes.
“O trabalho continua, só que em outro plano. Os debates agora serão aqui no plenário da Casa, outras propostas ainda virão dos vereadores, vamos continuar o diálogo com o Executivo, a população e todos os segmentos da sociedade e, no consenso, encaminhar as emendas para o Plano Diretor”, disse Atratino Cortes.
Com cerca de 400 pessoas lotando o plenário, as galerias, o balcão superior e demais acessos, a população compareceu e esquentou o debate durante a última audiência. A questão da preservação do entorno da Lagoa de Itaipu e a manutenção do Morro do Gragoatá como área de preservação ambiental dominaram as discussões.
Também estiveram presentes o secretário municipal de Urbanismo e Mobilidade, Renato Barandier; o secretário de Habitação e Regularização Fundiária, Beto da Pipa; o subsecretário de Meio Ambiente, Recursos Hídricos e Sustentabilidade, Gabriel Mello Cunha; e os vereadores Anderson Pipico (PT), Bira Marques (PT), Carlos Jordy (PSC), João Gustavo (PHS), Leandro Portugal (PV), Paulo Eduardo Gomes (PSOL), Paulo Velasco (PTdoB), Ricardo Evangelista (PRB) e Talíria Petrone (PSOL); entre outros. (Via ASCOM/CMN)

Nenhum comentário:

Postar um comentário