quinta-feira, 17 de dezembro de 2015

Coluna Compartilha! - Dezembro/2015

Por Washington Araújo


Durante 3 semanas, Pedro Venanci visitará museus, o Senado
Federal e se hospedará num lar americano, enquanto aguarda a tão
sonhada visita à Casa Branca, e provavelmente se encontrar com
Barack Obama
De São Gonçalo para a Casa Branca
O gonçalense Pedro Oliveira Venanci é um dos 50 finalistas do Programa Jovens Embaixadores criado pela Embaixada Americana no Brasil. O jovem, que disputou a vaga com 13.800 candidatos de todo o Brasil, foi recebido pela secretária de Educação, Vaneli Chaves.
Acompanhado pelos pais, Elana e Agnaldo Gomes, Pedro falou com a Secretária sobre suas expectativas e destacou que apenas três jovens, em todo o Estado do Rio de Janeiro, conseguiram chegar à final. E ele acredita ser o único de São Gonçalo.






Educação inclusiva reúne especialistas na UERJ
Prof. Humberto - ao lado da sua equipe - e com a Profa Carla Cristiane
segue incansável consolidando a Educação Inclusiva no município de SG
A Coordenação de Educação Inclusiva sob o comando do Prof. Humberto Bethoven auxiliado por Raquel Gonçalves e Sullen D’Estéfano realizou a 3ª Mostra Experiências Educativas Especiais. No dia 3 de dezembro, o evento teve lugar no auditório do Centro de Formação de Professores, no Campus da UERJ, no Patronato.
Neurocientistas, tais como Drª Bianca Fonseca e Alexandre Borges, e profissionais da Educação como Drª Anelice Ribeiro (UERJ), Mônica Santos (UFRJ) e João Ricardo (Diretor do IBC) mediados pela Profª Helen Sílvia da SEMED; destacaram em suas oportunidades na mesa redonda temas como "Formação Continuada na Deficiência na Educação Especial", "A importância dos polos como ferramenta na formação dos professores" e Capacitação de professores na Educação Especial.
Várias escolas e profissionais da Rede Municipal de Ensino apresentaram desafios e soluções, a partir de exibição em datashow de suas realizações, e também fez parte do evento números musicais e teatrais com os alunos emocionando a todos.

Odete São Paio e Jean Piaget vencem Campeonato de Futebol Society
os times Jean Piaget e Odete São Paio, em frente ao Estádio do Morumbi, momentos
antes de se sagrarem campeões nacionais
Dupla honra para São Gonçalo, os Colégios Odete São Paio, no Colubandê, e Jean Piaget, em Jardim Catarina, consagraram-se campeões nacionais de futebol society  nas categorias masculino e feminino, respectivamente. As etapas finais foram no sábado, 5 dezembro, no Estádio do Morumbi, em São Paulo.
A final feminina contra o Futiec, e com resultado de 1X0 teve momentos críticos com direito a bola na trave nos últimos segundos. Já os meninos, venceram o Notre Dame por 2X1. “Em ambas as finais, mostramos nossa superioridade no toque de bola e na preparação física. A estratégia adotada pela comissão técnica foi ter posse de bola, o tempo inteiro para ter a iniciativa do jogo ficando nossos adversários sem chance para equilibrar as partidas”, declarou o Prof. Marcelo, professor de Educação Física.
Parabéns aos nossos atletas, professores e aos pais que acompanharam mais essa vitória!

PROERD certifica mil alunos 
Parceria da PMRJ e SEMED, o PROERD premiou a aluna Milene
Gomes, do CIEP 411 - Doutor Armando Leão Ferreira, autora da melhor
redação de 2015
O Programa Educacional de Resistência às Drogas e à Violência (PROERD) tem como base o DARE. (Drug Abuse Resistance Education), e foi criado pela Professora Rutty Hellen em conjunto com o Departamento de Polícia, nos Estados Unidos em 1989. Presente em 58 países, o PROERD chegou ao Brasil em 1992.
No dia 2 de dezembro, o Clube Tamoio de São Gonçalo foi literalmente tomado por cerca de mil alunos do 5º ano da Rede Municipal de Ensino de São Gonçalo. Eles participaram da formatura e entrega dos certificados do Programa Educacional de Resistência às Drogas e à Violência (PROERD). A Secretária de Educação Profª Vaneli Chaves participou da festa e com ela estiveram também Shirlei Victorino, Vanda Nicácio e outros assessores da SEMED. O Projeto é uma parceria da Polícia Militar do Estado do Rio de Janeiro com a Secretaria Municipal de Educação.


ACONTECEU...
Gêneros e Diversidades em discussão nas escolas
Sob a coordenação da Profª Shirlei Victorino (foto), teve início no CREFCON, em São Gonçalo, uma série de aulas que se estenderão até março/2016, conforme ela explica: “Sediamos a edição compacta do GDE, que é o curso de Gêneros e Diversidades nas Escolas, da UERJ, do Centro Latino-Americano de Sexualidade e Direitos Humanos e, o Instituto de Medicina Social. E essa edição do curso discutirá até março do ano que vem, temas do cotidiano escolar, o que é gênero, o que é diversidade, relações etno-raciais, e sexualidade”, conta. Haverá mais dois encontros em fevereiro e dois, em março de 2016.
Gincana premia alunos com visita ecológica ao Piscinão
O dia 9 dezembro foi diferente para dezenas de alunos (foto) da Escola Municipal Joaquim Lavoura, no Barro Vermelho. Duas turmas devidamente orientadas pelo coordenador de Educação Ambiental Lauro Nobre foram vencedoras da gincana que envolveu toda a escola e teve um caráter educacional eficaz. Durante 30 dias os alunos arregaçaram as mangas e realizaram coletas de embalagens de alimentos trazidas de casa e dos vizinhos. A iniciativa foi um sucesso com pais e professores procurando ajudar e, conforme afirmou o ambientalista, “isso é o que denominamos educação reversa, quando as crianças educam os pais”, explica o ambientalista.




Nenhum comentário:

Postar um comentário