quarta-feira, 11 de março de 2015

Túnel Charitas-Cafubá e aumento da energia elétrica em debate na Câmara de Niterói

Maquete do túnel Charitas-Cafubá
(imagem divulgação/ Prefeitura de Niterói)
 As mudanças no Plano Urbanístico Regional (PUR) para adequar a Área de Especial Interesse Urbanístico (AEIU), da ligação rodoviária Charitas-Região Oceânica às alterações introduzidas pelo projeto TransOceânica serão tema de audiência pública na Câmara de Niterói, na próxima quinta-feira, dia 12. Segundo a mensagem-executiva 27/2014, a TransOceânica obteve no último mês de julho a Licença Prévia Ambiental emitida pelo Instituto Estadual do Ambiente (Inea). Com início marcado para às 20 horas, no plenário da Casa, a matéria encaminhada pelo prefeito Rodrigo Neves (PT), altera a Lei 1.967/2002.
            Foram convidados para o encontro aberto à população, os secretários municipais de Fazenda, Obras e Infraestrutura, Urbanismo e Mobilidade e Meio Ambiente e Recursos Hídricos, respectivamente, César Barbiero, Domício Mascarenhas, Verena Andreatta e Daniel Marques. Também devem comparecer o procurador-geral do município, Carlos Raposo; e a promotora de Justiça do Meio Ambiente de Niterói, Tatiana Kaziris.
            O encontro foi convocado pela Comissão de Urbanismo, Obras, Serviços Públicos, Transporte e Trânsito, presidida pelo vereador Beto da Pipa (PMDB). Também integram a Comissão os vereadores Carlos Macedo (PRP), como vice-presidente; e Renato Cariello (PDT), Rodrigo Farah (PMDB) e Verônica Lima (PT) como membros.

Ampla
           
Já na segunda-feira, dia 16, os vereadores recebem no gabinete da presidência, às 15 horas,  diretores e técnicos da concessionária de energia elétrica Ampla para discutir o aumento de 42,19% na conta de energia elétrica para os moradores de Niterói e que foi aprovado na manhã desta terça-feira pela ANEEL (Agência Nacional de Energia Elétrica). Os vereadores Paulo Henrique Oliveira (PPS) e Leonardo Giordano (PT) protocolaram nesta terça-feira um pedido de audiência pública sobre os serviços prestados pela Ampla no município.
            Também na segunda-feira, às 18 horas, a Câmara realiza no plenário Brígido Tinoco, audiência pública para discutir o projeto de lei do Executivo que cria a Fundação estatal de Saúde. Esta será a terceira audiência pública sobre o tema e foi convocada pela Comissão de Saúde e Bem Estar Social da Câmara. 

segunda-feira, 9 de março de 2015

São Gonçalo: Salão Municipal do Livro começa amanhã

A escritora Thalita Rebouças é uma das atrações do Salão do Livro
(foto divulgação Barbara Raso)
Como foi noticiado na coluna de Washington Araújo de fevereiro, terá início amanhã, dia 10 de março, a abertura do I Salão Municipal do Livro de São Gonçalo. Com entrada gratuita, o evento vai ser realizado na I9, no bairro Camarão, até o dia 12, quando é comemorado o Dia Municipal de Incentivo à Leitura. Com a presença do prefeito Neilton Mulim e do secretário de Educação de São Gonçalo, Cláudio Mendonça, o início está previsto para as 15h.
Às 15h30 a contadora de histórias Kiara Terra vai apresentar “Obax – A coragem de inventar suas próprias histórias”, que ganhou o Prêmio Jabuti de melhor infantil, em 2011. O livro relata uma ficção ambientada na África, inspirada na publicação “African canvas, the art of west african women” (Canvas africano, a arte das mulheres da África Ocidental) e  nas fotos  da fotojornalista namibiana  Margaret Courney-Clarke.
A história se apropria de elementos culturais africanos e afro-brasileiros para relatar as aventuras de Obax, uma criança de imaginação fértil que inventava histórias que, de tão criativas, crianças e adultos não acreditavam. Depois de ter a ideia de partir pelo mundo ela decidiu que iria para provar a todos que sua história era verdadeira. De 18h às 21h haverá uma oficina com Kiara, com a temática “Como nasce um narrador”. Haverá 30 vagas. As inscrições serão feitas no local.
Já às 16h30 é a vez de Thalita Rebouças, que escreve para o público adolescente e é a escritora brasileira que mais vende publicações neste segmento no Brasil, subir ao palco. Ela vai ler trechos de seu livro “360 dias de sucesso”, que fala sobre sonhos, ídolos, romance, traição, escolhas e música. Lançado no ano passado, ele narra uma história de fama instantânea e efêmera relatando as aventuras de um grupo de amigos que vêem suas vidas virar de cabeça para baixo quando publicam um vídeo na internet e se tornam sucesso imediato na rede. De 17h30 às 18h haverá sessão de fotos e autógrafos com a escritora. Haverá distribuição de senhas.
Às 18h, a contadora de histórias Maria Clara Cavalcanti, do grupo Confabulando, se apresenta no espaço “Canto de Contos 1”. E, de 18h30 às 21h, estará à frente de uma oficina de contação de histórias, no Espaço Affonso Romano de Sant’Anna.
Simultaneamente, os poetas gonçalenses Rodrigo Santos, Romulo Narducci, Matheus Goudar e Carlos Eduardo Vitorino vão se apresentar durante 40 minutos e desenvolver o tema “A nova poesia gonçalense – Uma Noite na Taverna e Coletivo Ágora Urbana”.
Às 18h30, no espaço “Cantos de Contos 1”, a jornalista, radialista, publicitária e escritora Cláudia Cataldi fará a leitura das histórias bilíngues “A Família Salada” e “O sol que queria nascer de noite”.
No mesmo horário, o proprietário da livraria Gutenberg de Icaraí, Antônio Eduardo Gomes, vai recitar poemas do poeta português Fernando Pessoa no stand da livraria. Especialista em Educação Bilíngue, Cláudia Spitz dará uma palestra com o tema “Ouvindo histórias, fortalecendo laços: a importância das histórias na educação bilíngue”, a partir das 19h30, no espaço “Canto de Contos 1”.
No mesmo horário, no palco, a coordenadora de Educação Integral, Shrilei Victorino, e o doutor e mestre em literatura brasileira Érico Braga vão proferir a palestra “Gosto Literário – Pra não dizer que não falei dos livros”.
“Acreditamos que a leitura é o caminho para transformar a realidade. É um investimento a longo prazo, mas seguro, que forma cidadãos pensantes, responsáveis e críticos”, ressaltou a coordenadora municipal de leitura Isabel Tubino, que é doutora em linguística e coordenadora do Comitê do Programa Nacional de Incentivo à Leitura (Proler) em São Gonçalo.
As atividades estão sendo custeadas pelas editoras, em contrapartida ao espaço oferecido pela secretaria de Educação e aos stands fornecidos pela secretaria de Cultura. Uma moeda criada especificamente para o evento – e batizada como gonçalinho – será distribuída na rede municipal de ensino. Alunos do Ensino Fundamental vão receber 100 gonçalinhos, enquanto os do 2º segmento terão direito a 200 gonçalinhos. Já os professores vão ganhar 300 gonçalinhos e as equipes das escolas (formadas pelo diretor, orientador pedagógico e mediador de leitura) vão receber 600 gonçalinhos para adquirir livros para as unidades de ensino.

Cineclube Henfil de Maricá apresenta “O Sorriso de Monalisa” nesta quarta


Na semana de comemoração do Dia Internacional das Mulheres, o Cineclube Henfil de Maricá apresenta o filme “O Sorriso de Monalisa” (2003 – Estados Unidos), uma visão sobre o papel da mulher numa sociedade conservadora. A sessão é gratuita e será exibida às 19h da próxima quarta-feira, dia 11. O projeto da Secretaria Municipal Adjunta de Cultura acontece na Casa Digital (Praça Dr. Orlando de Barros Pimentel, Centro).

O título do longa-metragem faz referência à famosa obra de Leonardo da Vinci e conta a história Katharine Watson (Julia Roberts), uma professora de História da Arte que rompe os ideais machistas da sociedade americana na década de 1950. Mas ela se depara com a resistência das próprias alunas ao ingressar no corpo docente do Colégio Wellesley, instituição tradicional por preparar jovens para a vida matrimonial e de dona de casa. Mesmo assim, Katharine decide ir contra as normas para mostrar às estudantes que são capazes de enfrentar os desafios da vida adulta sem estar, necessariamente, à sombra de um homem.

Dirigido por Mike Newell, o filme tem 125 minutos de duração e recebeu uma indicação ao Globo de Ouro na categoria Melhor Canção Original ("The Heart of Every Girl"). A programação de março do Cineclube Henfil ainda conta com os filmes “A Onda” (18/03) e “Pink Floyd The Wall” (25/03). 

terça-feira, 3 de março de 2015

Sociedade Fluminense de Fotografia abre exposição em homenagem à mulher

Foto da exposição, que será inaugurada no sábado, dia 7 de março
(foto divulgação)
Em comemoração ao Dia Internacional da Mulher, a Sociedade Fluminense de Fotografia abre no dia 7/3 (sábado), às 17 horas, a mostra fotográfica “Elogio ao Tempo” que reúne imagens de cinco fotógrafas sobre a mulher e  suas múltiplas maneiras de passar pelo tempo. A curadoria é de Fatima Marchi e a exposição fica em cartaz durante todo o mês de março na Galeria Jayme Moreira de Luna, com entrada franca.
“As fotógrafas tiveram liberdade para abordar a temática. São olhares diferentes de mulheres diferentes sobre as muitas facetas da vida feminina. O que procuramos ter como fio condutor da mostra é a mulher que lida bem com a vida e sua passagem pelo tempo”, explica a curadora da mostra Fatima Marchi.
As fotógrafas foram alunas da Sociedade Fluminense de Fotografia em épocas distintas e tem diferentes passagens e vivências no universo da imagem. Fátima Marchi, Joanna Kossatz, Mariza Formaggini, Manoela Lemos e Simone Soares, elogiam a direção da SFF que incentiva iniciativas como a apresentada por elas. “É importante destacar que a SFF encampou a ideia desde o primeiro momento em que apresentamos o projeto”, destaca Manoela Lemos.
 Galeria Jayme Moreira de Luna fica na Sociedade Fluminense de Fotografia, na rua Doutor Celestino, 115 – Centro – Niterói. Mais informações pelo telefone 2620 1848 ou pelo site www.sff.com.br

segunda-feira, 2 de março de 2015

Cepe e King's College London promovem curso no Rio

De 2 a 6 de março, o Cepe – Centro de Estudos e Pesquisa do Envelhecimento – promove o “Curso de Verão sobre Metodologia de Pesquisa em Demência”, ministrado por especialistas da conceituada universidade inglesa King’s College London. O curso gratuito tem o objetivo de desenvolver competências na área de pesquisa em demência no Brasil, com a participação de pesquisadores e acadêmicos que trabalham neste campo. 
Gerenciado pelo Instituto Vital Brazil, o Cepe fica na Gávea, e é um projeto da Secretaria de Estado de Saúde do Rio de Janeiro. O Centro tem como objetivo realizar avaliação interdisciplinar dos idosos, promover o envelhecimento saudável e ser um ambiente de debates e formação voltada para a saúde do idoso com perspectiva de melhorar a qualidade de vida dessas pessoas.

quarta-feira, 25 de fevereiro de 2015

Qualidade do serviço oferecido pela Ampla em debate na Câmara de Niterói

Sessão foi realizada nesta terça, dia 24
(foto divulgação/ Sério Gomes)
A primeira sessão plenária do ano na Câmara de Vereadores debateu, entre outros temas, a precariedade do serviço oferecido pela concessionária de energia elétrica Ampla e a retomada das obras de asfaltamento e urbanização da RJ-100, que liga as RJs 104 e 106 atravessando o bairro do Rio do Ouro. Na primeira sessão dez projetos de lei, 27 indicações legislativas e quatro moções foram lidas em plenário. Mais cedo, os vereadores estiveram reunidos com o presidente Paulo Bagueira (SDD) para definir a nova composição das comissões permanentes da Casa.
            Na próxima quinta-feira, às 20 horas, logo após a sessão normal, será realizada a terceira audiência pública sobre a criação da Fundação Estatal de Saúde. Esta será a terceira audiência sobre a questão que vai definir o novo modelo de gestão para o Programa Médico de Família e para administrar unidades de saúde. Sobre a Ampla a ideia é debater o tema em audiência pública para cobrar melhores serviços e sobre as obras da RJ-100 uma comissão especial de acompanhamento deverá ser criada composta pelos vereadores Beto da Pipa (PMDB), Vitor Junior (PT) e Paulo Henrique Oliveira(PPS) e presidida pelo último.
            A Coordenadoria de Defesa do Consumidor (Codecon) da Câmara tem recebido diversas denúncias de consumidores que foram enviadas ao Ministério Público Estadual para providências. A Codecon do Legislativo é um dos órgãos de defesa do consumidor que têm acento no Conselho de Consumidores da Ampla.
(Ascom/ Câmara de Niterói)

segunda-feira, 23 de fevereiro de 2015

Trio do Aprendiz na Sala Leila Diniz

O pianista Eduardo Louro, que faz parte do Trio
(foto divulgação/ Aline Ourique)
O Piano Trio do Programa Aprendiz, formado por Diogo Moura (violoncelo), Alexandre Amaral (violino) e Eduardo Louro (teclados), se apresenta na Sala de Cultura Leila Diniz, nesta quarta-feira, dia 25 de fevereiro, às 12h30, com entrada franca. Para este concerto de início de temporada, o trio optou por apresentar obras de características, épocas e estilos distintos e vai mostrar o conhecido Barroco de J.S Bach, passando pelo “romantismo precoce” ou “classicismo tardio” de Mendelssohn, chegando ao Brasil do genial Villa-Lobos e, finalmente, encerrando com a música contemporânea e estreia da obra "Oásis no Deserto", do próprio Dudu Louro.

Entre as composições selecionadas estão: Trio N1 (Primeiro movimento) – Felix Mendelssohn; Prelude da Suite II em Dm – J.S Bach (cello solo); Sarabande -  Cahl Bhom  (Violino e Piano); Concerto em La menor – J.S Bach (Violino e Piano); Melodia sentimental – Villa-Lobos (Cello e Piano); Canto do Cisne negro – Villa-Lobos (Cello e Piano); Elegie – Henrique Oswald (Cello e Piano); e Trio Oásis no Deserto - Dudu Louro (estreia mundial).
 A Sala de Cultura Leila Diniz fica na rua Heitor Carrilho, 81, Centro de Niterói.


Teatro Popular recebe show gratuito do cantor Daniel e Padre Omar

Cantor Daniel irá cantar os sucessos de sua carreira
(foto divulgação)
Evento marca o final da segunda temporada do "Estação Rio" 

O cantor Daniel e Padre Omar irão realizar um show gratuito na Praça do Teatro Popular, em Niterói, no sábado, dia 28 de fevereiro. O evento marca o encerramento da segunda temporada do projeto "Estação Rio". Com transmissão ao vivo do Gshow (gshow.com) e apresentação de Zeca Camargo, o encontro será a partir das 19h.
Com um estilo irreverente, que vai do samba ao rock, Padre Omar – músico e sacerdote – vai apresentar um repertório variado que inclui canções como “Peço a Deus” e “A Benção João de Deus”, além de um solo de cavaquinho de “Ave Maria”.
Padre Omar irá abrir a noite musical no Teatro Popular
(foto divulgação/ Washington Possato)


Daniel, que conquista os fãs há 30 anos com uma mistura do sertanejo tradicional e romantismo, vai mostrar canções de sucesso, como “Estou apaixonado”, “Maravida” e “Adoro amar você”. Ainda no show, Daniel canta, em formato pot-pourri, “Amor Perfeito”, “Tantinho” e “Assim Caminha a Humanidade”, que homenageia os amigos Claudia Leitte, Carlinhos Brown e Lulu Santos, do The Voice Brasil.
O Estação Rio, realizado pela Globo em parceria com a TIM e a L'Oréal, tem como objetivo criar oportunidades de convivência comunitária e de valorização das tradições culturais para a população.

Fotografia de moda é tema de palestra

(foto divulgação/Angela Roumilac)
A Sociedade Fluminense de Fotografia (SFF) realiza na quinta-feira, 26 de fevereiro, às 19 horas, uma palestra gratuita sobre fotografia de Moda. A palestra será ministrada pela fotógrafa Luciana Avellar, formada em jornalismo e com experiência de mais de 10 anos nas editoras Globo e Abril e com três exposições individuais. O evento antecede ao curso que Luciana oferece na SFF sobre o tema, e irá abordar aspectos sobre ensaio de moda, seu processo de escolha dos conceitos de marca, linguagem, modelo, luz, direção de arte e publicação. O evento é gratuito e a SFF fica na Rua Doutor Celestino, 115, Centro de Niterói. Informações podem ser obtidas pelo telefone 2620 1848.

Circuito Pólo na Praia em Itaipu

Nos dias 28 de fevereiro e 1º de março (sábado e domingo), a Equipe Niterói de Pólo Aquático realizará o Circuito Pólo na Praia, em Itaipu, na Região Oceânica. Além do time niteroiense, a competição contará com clubes como Botafogo, Tijuca, Master Rio e Brasília. Cerca de 100 atletas participarão do evento, que conta com o apoio da Prefeitura de Niterói e está sendo realizado pela primeira vez na cidade.
“Nosso principal objetivo é divulgar o esporte, que vem ganhando cada vez mais praticantes em Niterói e em todo o Brasil” – destaca Diogo Cairo membro da Equipe Niterói de Pólo Aquático e um dos realizadores do Circuito. O evento acontece das 8h às 17h e tem entrada aberta ao público. Para saber mais, basta visitar a página facebook da Equipe Niterói de Pólo Aquático.