O ex-Presidente da ACN - Associação dos Clubes de Niterói - Paulo José Jardim, foi homenageado na última quinta-feira, dia 9, por todos os clubes que integram a entidade. Ele recebeu das mãos do Presidente Sérgio Werneck, um cartão de prata que registra o agradecimento pelos relevantes serviços prestados, no campo social, recreativo e esportivo de Niterói.
Paulo José é também ex-Comodoro do Iate Clube Brasileiro, agremiação que dirigiu por duas gestões e onde foi Presidente do Conselho Deliberativo por quatro ocasiões.
A solenidade cercada de muito carinho e emoção, aconteceu no Jurujuba Iate Clube, onde além de Presidentes, Comodoros, Dirigentes de vários clubes e um grande número de associados do ICB - Iate Clube Brasileiro- ali compareceram.
Paulo José dedicou ao agradecer a homenagem, aos associados do ICB, simbolizados na figura de seu pai, o advogado Rami Jardim, cujo convívio “é de uma só irmandade”. Ao final foi servido um churrasco.
domingo, 12 de outubro de 2014
“Homem Baile” comanda festa no ICB
“O ‘Homem Baile’ não é um pássaro, não é um avião,
tampouco um projeto de entretenimento qualquer feito apenas para animar salões
de dança. Eu e minha equipe criamos um ambiente renovado para dançar, unindo
som, imagem e luz à irreverência dos telões que trazem à dança um espetáculo a
mais.” conta Chico Aguiar.
Chico Aguiar é um dos mais
conhecidos músicos de Niterói e fez parte dos Grupos Os Mesmos, Quarteto Forma,
Quarteto Nova Era, A Charanga. Os ingressos estão a R$ 10,00 (sócios) e R$
15,00 (não-sócios) e as reservas podem ser feitas pelo telefone (21) 2714
8224
Naval em contagem regressiva para festa de 31 anos
E continuam à venda os ingressos da grande festa
de aniversário de 31 anos do Clube Naval. O evento, que acontecerá em grande
estilo no dia 22 de novembro, a partir das 22h, vai contar com show da banda
“Anjos da Noite”, que tocará músicas de Kate Perry, Black Eyes Peas, Footloose,
Pussycat Dolls, Legião Urbana e muito mais.
Os valores dos ingressos antecipados estão a
R$80,00 (sócios e parceria) e R$100,00 (não-sócio). A noite terá ainda buffet
upgrade e coquetel com open bar espumante.
Mais informações pelo site do clube: www.cncharitas.org.br
ou pelos telefones (21) 99598-2565/ (21) 2109 8109 e 2109-8110.
Regatas segue com dança de salão e flashback
![]() |
| O presidente Adir ao lado de sua esposa Adriana (foto divulgação) |
Com público fiel, o Clube de
Regatas Icaraí prossegue realizando dança de salão, flashback e reuniões
sociais de aniversários ou festas de confraternização.
Para o presidente Adir Santos,
o Regatas vem mantendo a tradição de reunir seu quadro social e adeptos, como
sempre fez, há mais de 100 anos, uma marca no recreativismo da Zona Sul de
Niterói.
![]() |
| Animação no Regatas Icaraí (foto: divulgação) |
No dia 15 de Outubro, flashback
com DJ Babau e convidados; dia 18, dança de salão com o professor Camacho.
Para o dia 1 de Novembro, o
Regatas Icarai, está reservado para o projeto Gugu, que reunirá todos os seus
módulos.
Jurujuba inaugura novo espaço
![]() |
| O comodoro do JIC, Jorge Mira (foto Luana Dias) |
O Jurujuba Iate Clube,
seguindo na sua arrancada de modernização, inaugura este mês novo espaço para
recreação e de confraternização de sócios e convidados.
Trata-se de um bar e quiosque
propiciando atendimento de serviços de bebidas geladas, petiscos, alimentação e
confortável acomodação.
É mais um trabalho do comodoro
Jorge Mira, que conta com o apoio de todos os sócios e frequentadores do JIC,
sempre ajudado pelo diretor social, Sérgio Daltro.
Reveillon
O Jurujuba Iate Clube tem uma
imensa procura pela festa de reveillon,
não só por parte dos sócios, mas também de convidados, com famílias inteiras
buscando local para a passagem de ano. É também parcelado o pagamento dos
convites, como poderá informar a secretaria do clube.
Clube Português: Atração internacional na Festa da Castanha
![]() |
| O cantor José Alberto Reis (foto: divulgação) |
O Clube Português já iniciou os preparativos para uma de
suas festas mais tradicionais: a Festa da Castanha, que acontece no dia 14 de
dezembro, a partir das 13h. Neste ano, a festa irá contar com uma atração
internacional: o cantor português José Alberto Reis, que irá trazer um
repertório de músicas românticas. O show de abertura será da banda Via Brasil,
além de apresentação do Rancho Folclórico Luis de Camões.
Conhecido como
‘Julio Iglesias português’, José Alberto Reis tem mais de 20 anos de carreira,
vários discos de ouro e prata e milhares de fãs por todo o mundo. O cantor
também já lançou sua biografia “José Alberto
Reis – A vida de um Romântico”, e está em turnê com seu novo álbum,
“Eterno”.
Segundo o presidente do clube, Paulo Moisés Brito Lourenço,
os ingressos já estão à venda na secretaria do clube. O valor para sócios é de
R$70,00 (sócios) e R$80,00 (não-sócios). Para mais informações, o telefone de
contato do clube é (21) 2717 4225.
No domingo, dia 12 de outubro, o Clube Português irá
oferecer diversas atividades especiais em Comemoração ao Dia das Crianças. A
festa terá início às 11h e seguirá até o final do dia. O Clube comemora ainda o
sucesso da apresentação do espetáculo teatral “Cartas Portuguesas”, que também
foi destaque nesta edição do CASA DA GENTE.
Central: Reveillon tem grande procura
O presidente Marcos Nelson
Gusmão está muito otimista com relação ao reveillon
do Clube Central, pois há três meses da festa de final de ano, metade dos
convites já foram vendidos.
Para o reveillon foi mantido o
preço de R$200,00 para sócios e clubes da parceria, enquanto os não sócios
pagarão R$400,00, quantias que ainda podem ser parceladas, segundo Carlos
Aurélio Enrico, vice-presidente social do clube a " Big Band Tupy "
com sucessos nacionais e muita animação é mais uma vez responsável pelo evento.
Para o dia 14 de novembro, o Central
está anunciando a volta do cantor Marco Vivan, com os convites custando R$20,00
e R$40,00 para sócios e convidados. Maiores informações pelo telefone (21)2711-0899.
Canto do Rio tem três dias de festa dos 101 anos
![]() |
| Big Band Tupy (foto divulgação) |
Para comemorar os 101 anos de fundação, a nova diretoria do Canto do Rio
elaborou três dias de festa, começando com um super-baile ao som da "Big
Band Tupy", no dia 14 de novembro, revivendo assim os áureos tempos do
clube.
A
noite de gala será no salão nobre, com os associados pagando R$100,00 o que
também será aplicado para os sócios dos clubes da parceria. Não-sócios poderão
adquirir convites a R$130,00 durante o baile será servido coquetel e funcionará
também um open bar, sendo o traje esporte fino, informou o presidente Rodney
Melo, o início é as 22 horas.
No dia 15 de Novembro, sábado haverá uma
benção do clube e para os presentes sendo que às 18h30, sessão solene do
conselho deliberativo, que é presidido por Carlos Roberto Ennes, o popular
Bebeto, seguindo-se convívio social, animado pelo conjunto Sol e Mar, com
ingresso grátis para sócios e R$15,00 para não sócios.
No domingo, dia 16, encerrando os festejos, feijoada, ao preço de
R$35,00 e R$40,00, para sócios e não associados, respectivamente, a partir das
12 Horas e parte musical com a banca Shock Casual.
Antes, no mês de outubro, dia 19, domingueira com
"Brasil-Show" e dia 26, "Os Devaneios". Maiores informações
e ingresso antecipado, na secretaria do Clube, Tel. (21)2717-5023.
Coluna do Samba - Outubro/2014
Mudanças
na “Furacão”
Após a
repentina saída do Mestre Pablo “levantar muita poeira” no mundo do samba,
culminando com campanhas e manifestações em redes sociais, a Unidos do
Viradouro anunciou os novos comandantes da bateria ‘Furacão Vermelho e
Branco’. “Diferente do que foi especulado, a direção da escola optou em
manter a essência da bateria, sendo assim, os “ex-diretos” Vini Lemos, Herinho,
Magrão , Thiago'z , Gabriel Policarpo e Thalita Santos assumiram a
comissão de bateria da escola” revelou o presidente Gusttavo Clarão. Destaque
para Thalita Santos que será a primeira mulher a participar ativamente do
comando de uma bateria de escola de samba.
Samba se aprende na escola
No
dia 22 de outubro, às 14 horas, o Instituto de Educação Clélia Nanci, em São
Gonçalo, irá mostrar que samba também se aprende na escola. Numa iniciativa do
projeto interdisciplinar “Abdias sobe a Serra da Barriga para um encontro com
Zumbi de Palmares”, serão apresentados cinco sambas-enredo compostos por alunos
do primeiro e segundo ano do ensino médio. O objetivo é manter a tradição do
carnaval como resistência social, trabalhando com base na lei 10639/03, que
altera a lei de Diretrizes e Bases da Educação, além de levar ao conhecimento
dos alunos desta unidade escolar a vida e obra de dois personagens que tiveram
suas vidas pautadas em ideais de igualdade entre todos os seres humanos,
independente de etnia, posição social ou credo religioso.
Leão em
silêncio
A quadra do G.R.E.S Estácio de Sá ficará fechada durante três
semanas, no mês de outubro. O motivo para o fechamento é a reforma do sistema
de som. As atividades voltam com o evento "Uma noite no Berço do
Samba", ainda sem data confirmada.
Eleita para o posto de 2ª princesa do carnaval de
Niterói 2015, Nathy Fernandes renunciou recentemente o seu cargo na Corte
Momesca. Em entrevista publicada no site “Cadência da Bateria”, ela esclareceu
os motivos: "Concorro à Corte de Niterói há anos mas apenas no último
carnaval (2014) entrei como 1ª Princesa. Cumpri meu papel da melhor
forma e recebi elogios de autoridades. Concorri novamente em 2015 com o sonho é
a esperança de ser a Rainha do Carnaval, motivada pelo trabalho realizado em
2014, ou pelo menos manter o meu título de 1ª Princesa, mas não deu. Fui
rebaixada de cargo", afirmou.
Ela reconhece que ganhar e perder faz parte de
qualquer disputa. "Já participei de vários concursos, entre eles,
Passistas Quem, Musa do Caldeirão do Hulk, Passistas IG, e no caso de Niterói
tinha bastante meninas com talento inscritas, mas estava confiante. A dedicação
ao carnaval da cidade não foi suficiente para sensibilizar os jurados”.
Substituição
Paulo Freitas,
presidente da Neltur – Niterói Empresa de Lazer e Turismo – diz ter recebido nenhum comunicado oficial sobre a renúncia da 2ª Princesa. “Existe
um regulamento a seguir. A empresa recebeu um comunicado oficial
dela, através de um documento devidamente assinado pela mesma, renunciando o
título conquistado” afirmou. Com o documento entregue, e obedecendo a
ordem de pontuação conferida pelos jurados, a candidata que atingiu o 4º lugar,
Letycya Lemos Borges, assumirá o posto.
Estreantes
Dois novos blocos vão integrar o grupo de agremiações
que farão os desfiles oficiais na Rua da Conceição no Carnaval de 2015. O 'Toca
do Leiteiro' e o 'Guerreiros de Jorge' foram filiados à União das Escolas
de Samba e Blocos Carnavalescos de Niterói (Uesbcn) e farão desfiles de
avaliação no espetáculo. Assim, o Carnaval de 2015 passa a contar com 34
desfilantes, entre escolas de samba e blocos. A data de apresentação das
novas agremiações ainda será definida.
| (divulgação/ Fernando Azevedo) |
Comemoração
verde-rosa
Celebração tripla no mundo do samba: o Centro Cultural
Cartola promove no dia 14, terça-feira, a partir das 19h, a roda de samba
"Velha Guarda da Mangueira entre amigos", em celebração aos 106 anos
de Cartola, aos 90 anos de Nelson Sargento e aos 101 anos de Jamelão. A própria
Velha Guarda da Mangueira aproveitará a ocasião para comemorar seus 26 anos de
trajetória musical. A roda de samba contará com participações especiais,
a começar por um dos homenageados, Nelson Sargento. Além do Presidente de Honra
da Estação Primeira, entram na roda de samba do Centro Cultural Cartola
Sombrinha, Marquinho Sathan, Eliane Faria, Augusto Martins, Jamelão Netto, Léo
Russo, Walmir Lucena e Agenor de Oliveira. A roda de samba começa às 19h e
custa R$ 9,99. O Centro Cultural Cartola fica na Rua Visconde de Niterói , 1296
– Mangueira.
Correndo pela vida - Só se for para entrar no vestido à noite…
Por Ronaldo Arino
Final
de inverno, Rio de Janeiro, sábado, 13 horas. Dia quente e ensolarado e uma
moça vestida com agasalho de nylon e uma calça colante ao corpo corria pela
ciclovia da Lagoa Rodrigo de Freitas. Primeira coisa que pensei: “só se
for para entrar no vestido à noite”. Por puro desconhecimento esta atitude é
prejudicial à saúde, podendo ter como consequências uma desidratação e/ou uma
hipertermia.
Este
artifício é muito utilizado, por exemplo, pelos lutadores de boxe quando da
pesagem oficial que antecede as lutas. Para se manterem dentro do peso de suas
categorias fazem exercícios nos dias anteriores com casacões de nylon para emagrecerem
rapidamente. Este emagrecimento não é saudável porque se dá as custas de
perda de água.
A
prática de atividade física em ambientes com altas temperaturas é extremamente
comum em nosso país. No verão, mesmo nos horários mais amenos, ao amanhecer, os
termômetros já estão marcando temperaturas altas. Imaginem correr no horário do
almoço em qualquer estação no Rio de Janeiro. “É dar sorte para o azar”,
concordam?
O
nosso corpo precisar “respirar” e, desde que se utilize a vestimenta adequada
podemos suportar as temperaturas altas melhor porque permitimos que ele utilize
todos os mecanismos fisiológicos de perda de calor. Um desses mecanismos é
o de perda de calor por evaporação.
Quando
fazemos alguma atividade física o nosso metabolismo aumenta, com consequente
aumento da temperatura interna. Na realidade, o nosso corpo não suporta grande
variações de temperatura. Internamente ela corre na faixa entre os 36 e 40°C.
Acima disso pode ocorrer uma hipertermia, que se não for tratada a tempo, pode
ser fatal. Abaixo dos 36° já corremos risco da hipotermia que, da mesma
forma, também é grave.
Portanto,
esta temperatura produzida em nosso organismo tem que dele sair de alguma
forma, se não corremos risco de ter uma hipertermia e desidratação graves. São
utilizados quatro mecanismos para atingir este objetivo:
Irradiação –
todos os corpos fornecem calor para aqueles com temperatura mais baixa através
de ondas eletromagnéticas;
Condução –
é a perda de calor para outros corpos que estejam em contato, como as roupas
utilizadas durante a prática do exercício físico e as molecular de ar que
rodeiam o corpo do atleta;
Convecção -
é a remoção de calor através da corrente de ar. Quando praticamos uma atividade
física o deslocamento faz com que entremos em contato sempre com novas
partículas de ar, ainda não saturadas, permitindo uma troca contínua da temperatura
corporal com as moléculas de ar.
Evaporação -
é o fenômeno em que átomos e moléculas em estado líquido (suor) ganham energia
suficiente para passar ao estado vapor. Este mecanismo é mais facilitado em
dias que a umidade relativa do ar não esteja muito alta, já que, nesta
situação, menos partículas de ar estarão suturadas, possibilitando a troca de
calor, assim como roupas que expõe a transpiração possibilitando a sua
evaporação.
Então
amigos, o que poderia pensar depois disso tudo sobre aquela moça? Só se fosse
para entrar no vestido à noite e poder ir na festa tão esperada, sem saber que
importantes consequências à sua saúde poderiam ocorrer.
- Use roupas adequadas para a prática de atividade física, aquelas que permitem que o suor entre em contato com o ar ambiente e se evapore;
- Durante os treinos e provas beba de 100 a 200 ml de água cada 15 min ou em todos os posto de hidratação.
- Em treinos e provas maiores de 10 km ou 1h de duração, beba 200 ml de isotônico a cada 15 ou 20 minutos para repor o sódio perdido com o suor.
- Sempre que possível observe os outros corredores, preste e solicite ajuda quando necessário.
- Realize atividade física sempre com orientação profissional.
- Use sempre óculos escuros.
- Use o protetor solar e o boné.
- Respeite o seu corpo e aprenda com os sinais que ele lhe dá.
Assinar:
Postagens (Atom)











