domingo, 12 de outubro de 2014

Paulo José Jardim homenageado pelos clubes

O ex-Presidente da ACN - Associação dos Clubes de Niterói - Paulo José Jardim, foi homenageado na última quinta-feira, dia 9, por todos os clubes que integram a entidade. Ele recebeu das mãos do Presidente Sérgio Werneck, um cartão de prata que registra o agradecimento pelos relevantes serviços prestados, no campo social, recreativo e esportivo de Niterói.
Paulo José é também ex-Comodoro do Iate Clube Brasileiro, agremiação que dirigiu por duas gestões e onde foi Presidente do Conselho Deliberativo por quatro ocasiões.
A solenidade cercada de muito carinho e emoção, aconteceu no Jurujuba Iate Clube, onde além de Presidentes, Comodoros, Dirigentes de vários clubes e um grande número de associados do ICB - Iate Clube Brasileiro- ali compareceram.
Paulo José dedicou ao agradecer a  homenagem, aos associados do ICB, simbolizados na figura de seu pai, o advogado Rami Jardim, cujo convívio “é de uma só irmandade”. Ao final foi servido um churrasco.

“Homem Baile” comanda festa no ICB


O “Homem Baile”, personagem criado por Chico Aguiar, lidera a “Festa Azul...da cor do mar” que será realizada no sábado, dia 18 de outubro, a partir das 21h, no Iate Clube Brasileiro, em São Francisco, Niterói. Para entrar no clima, os convidados devem usar um traje com detalhe azul.
“O ‘Homem Baile’ não é um pássaro, não é um avião, tampouco um projeto de entretenimento qualquer feito apenas para animar salões de dança. Eu e minha equipe criamos um ambiente renovado para dançar, unindo som, imagem e luz à irreverência dos telões que trazem à dança um espetáculo a mais.” conta Chico Aguiar.
Chico Aguiar é um dos mais conhecidos músicos de Niterói e fez parte dos Grupos Os Mesmos, Quarteto Forma, Quarteto Nova Era, A Charanga. Os ingressos estão a R$ 10,00 (sócios) e R$ 15,00 (não-sócios) e as reservas podem ser feitas pelo telefone (21) 2714 8224 


Naval em contagem regressiva para festa de 31 anos


No dia 12 de outubro, as crianças do Clube Naval de Charitas terão diversão garantida a partir das 12h; Recreação infantil, teatro, sorteio de brindes são algumas das atividades previstas. O Comodoro Fernando Almeida convida a todos os sócios a trazerem suas crianças para aproveitar deste momento de lazer.
E continuam à venda os ingressos da grande festa de aniversário de 31 anos do Clube Naval. O evento, que acontecerá em grande estilo no dia 22 de novembro, a partir das 22h, vai contar com show da banda “Anjos da Noite”, que tocará músicas de Kate Perry, Black Eyes Peas, Footloose, Pussycat Dolls, Legião Urbana e muito mais.
Os valores dos ingressos antecipados estão a R$80,00 (sócios e parceria) e R$100,00 (não-sócio). A noite terá ainda buffet upgrade e coquetel com open bar espumante.
Mais informações pelo site do clube: www.cncharitas.org.br ou pelos telefones (21) 99598-2565/ (21) 2109 8109 e 2109-8110.


Regatas segue com dança de salão e flashback

O presidente Adir ao lado de sua esposa Adriana
(foto divulgação)

Com público fiel, o Clube de Regatas Icaraí prossegue realizando dança de salão, flashback e reuniões sociais de aniversários ou festas de confraternização.
 Para o presidente Adir Santos, o Regatas vem mantendo a tradição de reunir seu quadro social e adeptos, como sempre fez, há mais de 100 anos, uma marca no recreativismo da Zona Sul de Niterói.
 
Animação no Regatas Icaraí
(foto: divulgação)
Segundo Alfeu Cavararo vice-presidente, todos aguardam pacientemente o parecer da justiça no processo que visa a modernização do clube, na utilização do espaço do clube, com parcelas.
 No dia 15 de Outubro, flashback com DJ Babau e convidados; dia 18, dança de salão com o professor Camacho.
 Para o dia 1 de Novembro, o Regatas Icarai, está reservado para o projeto Gugu, que reunirá todos os seus módulos.



Jurujuba inaugura novo espaço

O comodoro do JIC, Jorge Mira
(foto Luana Dias)
O Jurujuba Iate Clube, seguindo na sua arrancada de modernização, inaugura este mês novo espaço para recreação e de confraternização de sócios e convidados.
 Trata-se de um bar e quiosque propiciando atendimento de serviços de bebidas geladas, petiscos, alimentação e confortável acomodação.
  É mais um trabalho do comodoro Jorge Mira, que conta com o apoio de todos os sócios e frequentadores do JIC, sempre ajudado pelo diretor social, Sérgio Daltro.

Reveillon
 O Jurujuba Iate Clube tem uma imensa procura pela festa de reveillon, não só por parte dos sócios, mas também de convidados, com famílias inteiras buscando local para a passagem de ano. É também parcelado o pagamento dos convites, como poderá informar a secretaria do clube.




Clube Português: Atração internacional na Festa da Castanha

O cantor José Alberto Reis (foto: divulgação)
O Clube Português já iniciou os preparativos para uma de suas festas mais tradicionais: a Festa da Castanha, que acontece no dia 14 de dezembro, a partir das 13h. Neste ano, a festa irá contar com uma atração internacional: o cantor português José Alberto Reis, que irá trazer um repertório de músicas românticas. O show de abertura será da banda Via Brasil, além de apresentação do Rancho Folclórico Luis de Camões.
Conhecido como ‘Julio Iglesias português’, José Alberto Reis tem mais de 20 anos de carreira, vários discos de ouro e prata e milhares de fãs por todo o mundo. O cantor também já lançou sua biografia “José Alberto Reis – A vida de um Romântico”, e está em turnê com seu novo álbum, “Eterno”.
Segundo o presidente do clube, Paulo Moisés Brito Lourenço, os ingressos já estão à venda na secretaria do clube. O valor para sócios é de R$70,00 (sócios) e R$80,00 (não-sócios). Para mais informações, o telefone de contato do clube é (21) 2717 4225.
No domingo, dia 12 de outubro, o Clube Português irá oferecer diversas atividades especiais em Comemoração ao Dia das Crianças. A festa terá início às 11h e seguirá até o final do dia. O Clube comemora ainda o sucesso da apresentação do espetáculo teatral “Cartas Portuguesas”, que também foi destaque nesta edição do CASA DA GENTE.



Central: Reveillon tem grande procura

O presidente Marcos Nelson Gusmão está muito otimista com relação ao reveillon do Clube Central, pois há três meses da festa de final de ano, metade dos convites já foram vendidos.
 Para o reveillon foi mantido o preço de R$200,00 para sócios e clubes da parceria, enquanto os não sócios pagarão R$400,00, quantias que ainda podem ser parceladas, segundo Carlos Aurélio Enrico, vice-presidente social do clube a " Big Band Tupy " com sucessos nacionais e muita animação é mais uma vez responsável pelo evento.

Para o dia 14 de novembro, o Central está anunciando a volta do cantor Marco Vivan, com os convites custando R$20,00 e R$40,00 para sócios e convidados. Maiores informações pelo telefone (21)2711-0899.


Canto do Rio tem três dias de festa dos 101 anos

Big Band Tupy (foto divulgação)
Para comemorar os 101 anos de fundação, a nova diretoria do Canto do Rio elaborou três dias de festa, começando com um super-baile ao som da "Big Band Tupy", no dia 14 de novembro, revivendo assim os áureos tempos do clube.
 A noite de gala será no salão nobre, com os associados pagando R$100,00 o que também será aplicado para os sócios dos clubes da parceria. Não-sócios poderão adquirir convites a R$130,00 durante o baile será servido coquetel e funcionará também um open bar, sendo o traje esporte fino, informou o presidente Rodney Melo, o início é as 22 horas.
         No dia 15 de Novembro, sábado haverá uma benção do clube e para os presentes sendo que às 18h30, sessão solene do conselho deliberativo, que é presidido por Carlos Roberto Ennes, o popular Bebeto, seguindo-se convívio social, animado pelo conjunto Sol e Mar, com ingresso grátis para sócios e R$15,00 para não sócios.
No domingo, dia 16, encerrando os festejos, feijoada, ao preço de R$35,00 e R$40,00, para sócios e não associados, respectivamente, a partir das 12 Horas e parte musical com a banca Shock Casual.
Antes, no mês de outubro, dia 19, domingueira com "Brasil-Show" e dia 26, "Os Devaneios". Maiores informações e ingresso antecipado, na secretaria do Clube, Tel. (21)2717-5023.



Coluna do Samba - Outubro/2014

Mudanças na “Furacão”  
Após a repentina saída do Mestre Pablo “levantar muita poeira” no mundo do samba, culminando com campanhas e manifestações em redes sociais, a Unidos do Viradouro anunciou os novos comandantes da bateria ‘Furacão Vermelho e Branco’. “Diferente do que foi especulado, a direção da escola optou em manter a essência da bateria, sendo assim, os “ex-diretos” Vini Lemos, Herinho, Magrão , Thiago'z , Gabriel Policarpo e Thalita Santos  assumiram a comissão de bateria da escola” revelou o presidente Gusttavo Clarão. Destaque para Thalita Santos que será a primeira mulher a participar ativamente do comando de uma bateria de escola de samba.

Samba se aprende na escola
No dia 22 de outubro, às 14 horas, o Instituto de Educação Clélia Nanci, em São Gonçalo, irá mostrar que samba também se aprende na escola. Numa iniciativa do projeto interdisciplinar “Abdias sobe a Serra da Barriga para um encontro com Zumbi de Palmares”, serão apresentados cinco sambas-enredo compostos por alunos do primeiro e segundo ano do ensino médio. O objetivo é manter a tradição do carnaval como resistência social, trabalhando com base na lei 10639/03, que altera a lei de Diretrizes e Bases da Educação, além de levar ao conhecimento dos alunos desta unidade escolar a vida e obra de dois personagens que tiveram suas vidas pautadas em ideais de igualdade entre todos os seres humanos, independente de etnia, posição social ou credo religioso.

Leão em silêncio
A quadra do G.R.E.S Estácio de Sá ficará fechada durante três semanas, no mês de outubro. O motivo para o fechamento é a reforma do sistema de som. As atividades voltam com o evento "Uma noite no Berço do Samba", ainda sem data confirmada.

 
Nathy Fernandes renuncia o cargo de princesa
(foto divulgação/ Ana Cristina Victoria)
Renúncia 
Eleita para o posto de 2ª princesa do carnaval de Niterói 2015, Nathy Fernandes renunciou recentemente o seu cargo na Corte Momesca. Em entrevista publicada no site “Cadência da Bateria”, ela esclareceu os motivos: "Concorro à Corte de Niterói há anos mas apenas no último carnaval (2014) entrei como 1ª Princesa.  Cumpri meu papel da melhor forma e recebi elogios de autoridades. Concorri novamente em 2015 com o sonho é a esperança de ser a Rainha do Carnaval, motivada pelo trabalho realizado em 2014, ou pelo menos manter o meu título de 1ª Princesa, mas não deu. Fui rebaixada de cargo", afirmou.
Ela reconhece que ganhar e perder faz parte de qualquer disputa.  "Já participei de vários concursos, entre eles, Passistas Quem, Musa do Caldeirão do Hulk, Passistas IG, e no caso de Niterói tinha bastante meninas com talento inscritas, mas estava confiante. A dedicação ao carnaval da cidade não foi suficiente para sensibilizar os jurados”.

Substituição
Paulo Freitas, presidente da Neltur – Niterói Empresa de Lazer e Turismo – diz ter recebido nenhum comunicado oficial sobre a renúncia da 2ª Princesa. “Existe um regulamento a seguir. A empresa recebeu um comunicado oficial dela, através de um documento devidamente assinado pela mesma, renunciando o título conquistado” afirmou. Com o documento entregue, e obedecendo a ordem de pontuação conferida pelos jurados, a candidata que atingiu o 4º lugar, Letycya Lemos Borges, assumirá o posto.

Estreantes
Dois novos blocos vão integrar o grupo de agremiações que farão os desfiles oficiais na Rua da Conceição no Carnaval de 2015. O 'Toca do Leiteiro' e o 'Guerreiros de Jorge' foram filiados à União das Escolas de Samba e Blocos Carnavalescos de Niterói (Uesbcn) e farão desfiles de avaliação no espetáculo. Assim, o Carnaval de 2015 passa a contar com 34 desfilantes, entre escolas de samba e blocos. A data de apresentação das novas agremiações ainda será definida.
(divulgação/ Fernando Azevedo)

Comemoração verde-rosa 
Celebração tripla no mundo do samba: o Centro Cultural Cartola promove no dia 14, terça-feira, a partir das 19h, a roda de samba "Velha Guarda da Mangueira entre amigos", em celebração aos 106 anos de Cartola, aos 90 anos de Nelson Sargento e aos 101 anos de Jamelão. A própria Velha Guarda da Mangueira aproveitará a ocasião para comemorar seus 26 anos de trajetória musical.  A roda de samba contará com participações especiais, a começar por um dos homenageados, Nelson Sargento. Além do Presidente de Honra da Estação Primeira, entram na roda de samba do Centro Cultural Cartola Sombrinha, Marquinho Sathan, Eliane Faria, Augusto Martins, Jamelão Netto, Léo Russo, Walmir Lucena e Agenor de Oliveira. A roda de samba começa às 19h e custa R$ 9,99. O Centro Cultural Cartola fica na Rua Visconde de Niterói , 1296 – Mangueira.



Correndo pela vida - Só se for para entrar no vestido à noite…

Por Ronaldo Arino

Final de inverno, Rio de Janeiro, sábado, 13 horas. Dia quente e ensolarado e uma moça vestida com agasalho de nylon e uma calça colante ao corpo corria pela ciclovia da Lagoa Rodrigo de Freitas. Primeira coisa que pensei: “só se for para entrar no vestido à noite”. Por puro desconhecimento esta atitude é prejudicial à saúde, podendo ter como consequências uma desidratação e/ou uma hipertermia.
Este artifício é muito utilizado, por exemplo, pelos lutadores de boxe quando da pesagem oficial que antecede as lutas. Para se manterem dentro do peso de suas categorias fazem exercícios nos dias anteriores com casacões de nylon para emagrecerem rapidamente. Este emagrecimento não é saudável porque se dá as custas de perda de água.
A prática de atividade física em ambientes com altas temperaturas é extremamente comum em nosso país. No verão, mesmo nos horários mais amenos, ao amanhecer, os termômetros já estão marcando temperaturas altas. Imaginem correr no horário do almoço em qualquer estação no Rio de Janeiro. “É dar sorte para o azar”, concordam?
O nosso corpo precisar “respirar” e, desde que se utilize a vestimenta adequada podemos suportar as temperaturas altas melhor porque permitimos que ele utilize todos os mecanismos fisiológicos de perda de calor. Um desses mecanismos é o de perda de calor por evaporação.
Quando fazemos alguma atividade física o nosso metabolismo aumenta, com consequente aumento da temperatura interna. Na realidade, o nosso corpo não suporta grande variações de temperatura. Internamente ela corre na faixa entre os 36 e 40°C. Acima disso pode ocorrer uma hipertermia, que se não for tratada a tempo, pode ser fatal. Abaixo dos 36° já corremos risco da hipotermia que, da mesma forma, também é grave.
Portanto, esta temperatura produzida em nosso organismo tem que dele sair de alguma forma, se não corremos risco de ter uma hipertermia e desidratação graves. São utilizados quatro mecanismos para atingir este objetivo:
Irradiação – todos os corpos fornecem calor para aqueles com temperatura mais baixa através de ondas eletromagnéticas;
Condução – é a perda de calor para outros corpos que estejam em contato, como as roupas utilizadas durante a prática do exercício físico e as molecular de ar que rodeiam o corpo do atleta;
Convecção - é a remoção de calor através da corrente de ar. Quando praticamos uma atividade física o deslocamento faz com que entremos em contato sempre com novas partículas de ar, ainda não saturadas, permitindo uma troca contínua da temperatura corporal com as moléculas de ar.
Evaporação - é o fenômeno em que átomos e moléculas em estado líquido (suor) ganham energia suficiente para passar ao estado vapor. Este mecanismo é mais facilitado em dias que a umidade relativa do ar não esteja muito alta, já que, nesta situação, menos partículas de ar estarão suturadas, possibilitando a troca de calor, assim como roupas que expõe a transpiração possibilitando a sua evaporação.
Então amigos, o que poderia pensar depois disso tudo sobre aquela moça? Só se fosse para entrar no vestido à noite e poder ir na festa tão esperada, sem saber que importantes consequências à sua saúde poderiam ocorrer.
  • Use roupas adequadas para a prática de atividade física, aquelas que permitem que o suor entre em contato com o ar ambiente e se evapore;
  • Durante os treinos e provas beba de 100 a 200 ml de água cada 15 min ou em todos os posto de hidratação.
  • Em treinos e provas maiores de 10 km ou 1h de duração, beba 200 ml de isotônico a cada 15 ou 20 minutos para repor o sódio perdido com o suor.
  • Sempre que possível observe os outros corredores, preste e solicite ajuda quando necessário.
  • Realize atividade física sempre com orientação profissional.
  • Use sempre óculos escuros.
  • Use o protetor solar e o boné.
  • Respeite o seu corpo e aprenda com os sinais que ele lhe dá.

Dr. Ronaldo Arino é médico, coordenador de projetos na área de Saúde Ocupacional na Femptec - Fundação de Empreendimentos, Pesquisa e Desenvolvimento Institucional, Científico e Tecnológico do Rio de Janeiro e Diretor da WSO – medicina executiva. Ele também é Mestre em Saúde Coletiva pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) e assina o blog Correndo pela vida – www.correndopelavida.com.br