Mostrando postagens com marcador estácio de sá. Mostrar todas as postagens
Mostrando postagens com marcador estácio de sá. Mostrar todas as postagens

domingo, 19 de abril de 2015

Coluna de Samba - Abril/2015

 
Fotos Divulgação
Bianca Leão na União da Ilha  
O cobiçado posto de rainha de bateria da União da Ilha deixado por Bruna Bruno ficou com Bianca Leão. A morena se despede da Porto da Pedra, escola de samba que esteve à frente dos ritmistas por dois anos.
“Estou muito feliz de agora fazer parte da União da Ilha e desfilar à frente do coração da escola. Prometo dar o meu melhor e se Deus quiser seremos campeões em 2016”, declarou a assistente de palco do Tudo pela Audiência e musa do Fluminense.
Bruna Bruno foi rainha de bateria da União da Ilha por 11 anos e se despediu da Avenida este ano para se dedicar a novos projetos.



Diogo Nogueira na Toca 
O cantor e compositor Inácio Rios recebe, no dia 19 de abril, um convidado para lá de especial na roda de samba que comanda na Toca da Gambá. Diogo Nogueira promete arrebatar o público, na edição numero 100 do projeto Filhos da Roda. A abertura da casa será às 16h, e o couvert artístico promocional para os 200 primeiros será a R$30,00. Após isso, o valor será de R$40,00.






Escolinha de Bateria
A Estácio de Sá, que retorna ao Grupo Especial após oito anos, deu início às atividades sociais praticadas em sua quadra de ensaios esta semana. Marcando a retomada das diversas oficinas planejadas para este ano, a vermelho e branco reiniciou as aulas da escolinha de bateria nas quintas, a partir das 19h30.
Ministradas por mestre Chuvisco, as aulas serão oferecidas semanalmente, para alunos a partir dos 12 anos. Segundo o diretor de bateria, que está no comando do segmento desde a saída de Ciça, o objetivo principal das aulas é despertar nos alunos, a paixão pelo ritmo.
Para os interessados em participar da escolinha de bateria é necessário comparecer à quadra todas as quintas para realizar a inscrição. Os documentos necessários são copia do documento de identidade e duas fotos 3x4. Os menores de idade deverão levar ainda, cópia do RG do responsável.

Feijoada do Guerreiro
A Quadra da Portela será palco da "Feijoada do Guerreiro" em homenagem ao feriado de São Jorge , com show do Grupo Clareou, tendo como convidados Juliana Diniz, Wantuir e Grupo Pirraça.  As entradas estão a preço único de R$ 25,00, e o valor da feijoada é de R$ 20. Já as mesas estão à venda por R$ 80,00 (4 pessoas) e Camarotes para 12 Pessoas, com direito à entrada e Feijoada a R$ 800,00. Informações e reservas pelo telefone (21) 2569-3789


domingo, 12 de outubro de 2014

Coluna do Samba - Outubro/2014

Mudanças na “Furacão”  
Após a repentina saída do Mestre Pablo “levantar muita poeira” no mundo do samba, culminando com campanhas e manifestações em redes sociais, a Unidos do Viradouro anunciou os novos comandantes da bateria ‘Furacão Vermelho e Branco’. “Diferente do que foi especulado, a direção da escola optou em manter a essência da bateria, sendo assim, os “ex-diretos” Vini Lemos, Herinho, Magrão , Thiago'z , Gabriel Policarpo e Thalita Santos  assumiram a comissão de bateria da escola” revelou o presidente Gusttavo Clarão. Destaque para Thalita Santos que será a primeira mulher a participar ativamente do comando de uma bateria de escola de samba.

Samba se aprende na escola
No dia 22 de outubro, às 14 horas, o Instituto de Educação Clélia Nanci, em São Gonçalo, irá mostrar que samba também se aprende na escola. Numa iniciativa do projeto interdisciplinar “Abdias sobe a Serra da Barriga para um encontro com Zumbi de Palmares”, serão apresentados cinco sambas-enredo compostos por alunos do primeiro e segundo ano do ensino médio. O objetivo é manter a tradição do carnaval como resistência social, trabalhando com base na lei 10639/03, que altera a lei de Diretrizes e Bases da Educação, além de levar ao conhecimento dos alunos desta unidade escolar a vida e obra de dois personagens que tiveram suas vidas pautadas em ideais de igualdade entre todos os seres humanos, independente de etnia, posição social ou credo religioso.

Leão em silêncio
A quadra do G.R.E.S Estácio de Sá ficará fechada durante três semanas, no mês de outubro. O motivo para o fechamento é a reforma do sistema de som. As atividades voltam com o evento "Uma noite no Berço do Samba", ainda sem data confirmada.

 
Nathy Fernandes renuncia o cargo de princesa
(foto divulgação/ Ana Cristina Victoria)
Renúncia 
Eleita para o posto de 2ª princesa do carnaval de Niterói 2015, Nathy Fernandes renunciou recentemente o seu cargo na Corte Momesca. Em entrevista publicada no site “Cadência da Bateria”, ela esclareceu os motivos: "Concorro à Corte de Niterói há anos mas apenas no último carnaval (2014) entrei como 1ª Princesa.  Cumpri meu papel da melhor forma e recebi elogios de autoridades. Concorri novamente em 2015 com o sonho é a esperança de ser a Rainha do Carnaval, motivada pelo trabalho realizado em 2014, ou pelo menos manter o meu título de 1ª Princesa, mas não deu. Fui rebaixada de cargo", afirmou.
Ela reconhece que ganhar e perder faz parte de qualquer disputa.  "Já participei de vários concursos, entre eles, Passistas Quem, Musa do Caldeirão do Hulk, Passistas IG, e no caso de Niterói tinha bastante meninas com talento inscritas, mas estava confiante. A dedicação ao carnaval da cidade não foi suficiente para sensibilizar os jurados”.

Substituição
Paulo Freitas, presidente da Neltur – Niterói Empresa de Lazer e Turismo – diz ter recebido nenhum comunicado oficial sobre a renúncia da 2ª Princesa. “Existe um regulamento a seguir. A empresa recebeu um comunicado oficial dela, através de um documento devidamente assinado pela mesma, renunciando o título conquistado” afirmou. Com o documento entregue, e obedecendo a ordem de pontuação conferida pelos jurados, a candidata que atingiu o 4º lugar, Letycya Lemos Borges, assumirá o posto.

Estreantes
Dois novos blocos vão integrar o grupo de agremiações que farão os desfiles oficiais na Rua da Conceição no Carnaval de 2015. O 'Toca do Leiteiro' e o 'Guerreiros de Jorge' foram filiados à União das Escolas de Samba e Blocos Carnavalescos de Niterói (Uesbcn) e farão desfiles de avaliação no espetáculo. Assim, o Carnaval de 2015 passa a contar com 34 desfilantes, entre escolas de samba e blocos. A data de apresentação das novas agremiações ainda será definida.
(divulgação/ Fernando Azevedo)

Comemoração verde-rosa 
Celebração tripla no mundo do samba: o Centro Cultural Cartola promove no dia 14, terça-feira, a partir das 19h, a roda de samba "Velha Guarda da Mangueira entre amigos", em celebração aos 106 anos de Cartola, aos 90 anos de Nelson Sargento e aos 101 anos de Jamelão. A própria Velha Guarda da Mangueira aproveitará a ocasião para comemorar seus 26 anos de trajetória musical.  A roda de samba contará com participações especiais, a começar por um dos homenageados, Nelson Sargento. Além do Presidente de Honra da Estação Primeira, entram na roda de samba do Centro Cultural Cartola Sombrinha, Marquinho Sathan, Eliane Faria, Augusto Martins, Jamelão Netto, Léo Russo, Walmir Lucena e Agenor de Oliveira. A roda de samba começa às 19h e custa R$ 9,99. O Centro Cultural Cartola fica na Rua Visconde de Niterói , 1296 – Mangueira.



terça-feira, 18 de fevereiro de 2014

Titias da Folia


Foi lançado no Bar Ernesto, na Lapa, o livro As Titias da Folia – O brilho maduro de escolas de samba de alta idade, da Editora Nova Terra, o segundo da série “Família do Carnaval”.  A obra conta em 40 textos as histórias de quatro vitoriosas agremiações do carnaval do Rio: Estácio de Sá, Unidos da Tijuca, Unidos de Vila Isabel (atual campeã) e Unidos de Viradouro. Os autores são o jornalista e curador do projeto, Fábio Fabato, os historiadores Luiz Antonio Simas e Vinícius Natal, e os pesquisadores Julio Cesar Farias e Marcelo Camões.