quarta-feira, 23 de julho de 2014

Prefeitura lança programa “Motorista Amigo do Ciclista”

O passeio ciclístico no final do evento
(foto divulgação/ Bruno Eduardo Miranda Alves)
A Prefeitura de Niterói, em parceria com o Sindicato das Empresas de Transportes Rodoviários do Estado do Rio de Janeiro (SETRERJ) e a Universidade Corporativa do Transporte da Fetranspor (UCT), lançou o programa “Motorista Amigo do Ciclista”, no Teatro Popular Oscar Niemeyer, em solenidade aberta pelo o vice-prefeito de Niterói, Axel Grael, junto com o presidente do SETRERJ, Marcelo Traça, a Secretária Municipal de Urbanismo e Mobilidade, Verena Andreatta, e a diretora da UCT, Ana Rosa Bonilauri. A iniciativa faz parte de uma série de atividades do programa, que tem como objetivo melhorar a relação entre condutores de ônibus e os usuários de bicicletas, através do diálogo, da troca de experiências e de papéis.
 O vice-prefeito de Niterói, Axel Grael, ressaltou que, hoje, a cidade vive uma nova realidade e os ciclistas têm uma atenção especial por parte do poder público.
“As cidades estão mudando, o trânsito está mudando, há que se repensar a mobilidade e isso passa pela bicicleta. Niterói será uma cidade multimodal, muito em breve, com a construção da Transoceânica e seus BRTs, com VLTs, com a linha 3 do metrô e com uma grande malha cicloviária e ciclofaixas”, disse Grael, que acaba de chegar de Londres, onde foi conhecer o sistema de aluguel de bicicletas, que também será implantado em Niterói.
O presidente do SETRERJ, Marcelo Traça, também ressaltou a importância do programa e lembrou que a iniciativa da Prefeitura, de integrar motoristas e ciclistas em um mesmo ambiente, significa um passo promissor para o futuro. “Essa troca de experiências e pontos de vistas que está acontecendo hoje em Niterói, com a conscientização da categoria dos rodoviários, serve de exemplo para todo o Estado do Rio de Janeiro”, destacou o presidente.
De acordo com o coordenador do programa ‘Niterói de Bicicleta’, Argus Caruso, a Prefeitura vai promover várias atividades entre os rodoviários e os ciclistas, com debates, vídeos, palestras e pedaladas. “Este é um projeto piloto que pretende atingir a todos os motoristas que atuam em Niterói com o objetivo de fomentar um convívio harmônico entre os condutores de ônibus e adeptos das bicicletas”, explicou Caruso. 
Após a solenidade de abertura e uma agenda que contou com debates e palestra do doutorando em Ciências Políticas e Sociais, Fábio Muller, cerca de 20 motoristas de ônibus participaram de uma ‘bicicleata’, ao lado do vice-prefeito, Axel Grael, do coordenador do programa ‘Niterói de Bicicletas’, Argus Caruso, e vários ciclistas. A pedalada, que durou cerca de 30 minutos, partiu do Teatro Popular seguindo até o Forte do Gragoatá retornando, depois, ao Caminho Niemeyer.


Niterói vai ganhar novo Mercado Municipal em 2015

Os secretários municipais de Urbanismo e Mobilidade Urbana, Verena Andreatta,
e de obras e infraestrutura urbana, Vicente Loureiro com o prefeito Rodrigo Neves
(foto: Divulgação Prefeitura Niterói/ Luciana Carneiro
O Centro de Niterói vai ganhar em 2015 um novo Mercado Municipal que contará com polo gastronômico e de uma floricultura. O prefeito Rodrigo Neves entregou ao subsecretário estadual de Obras, Vicente Loureiro, as licenças necessárias para o início das obras, que vão começar no segundo semestre deste ano.O investimento será de cerca de R$ 11 milhões com parceria do BID (Banco Interamericano de Desenvolvimento). Ele integra o Programa Nacional de Desenvolvimento do Turismo (Prodetur).
O mercado funcionará na Avenida Feliciano Sodré, uma das mais movimentadas da cidade, e no mesmo local onde existia o antigo mercado. Ela ocupará uma área de 8.020 metros quadrados. Após as obras prontas, o Estado vai ceder a administração do mercado para o município.
O Mercado Municipal se integra à estratégia de desenvolvimento da região central de Niterói e destacou a parceria entre a nova administração da Prefeitura de Niterói e o Governo do estado.
"O projeto do mercado é mais uma parceria entre a Prefeitura e o governo estadual. É o resgate da força de Niterói, especialmente levando-se em consideração a situação absolutamente dramática e de insolvência encontramos na Prefeitura de Niterói. Ela será importante para o desenvolvimento econômico, do turismo e, sobretudo, para a revitalização da região central da cidade", disse.
Pelo projeto do novo Mercado Municipal, está prevista a recuperação da estrutura metálica e restauração da fachada, preservando o estilo arquitetônico original da edificação, a implantação de 63 boxes para a comercialização de produtos, espaços para a instalação de restaurantes, áreas internas de convivência, paisagismo e estacionamento.
O subsecretário estadual de Obras, Vicente Loureiro, disse que a iniciativa se integra a um conjunto de investimentos para fortalecer o turismo no Estado do Rio de Janeiro. Na região metropolitana, além do Mercado Municipal de Niterói, está sendo construído o Museu da Imagem do Som, em Copacabana, na zona sul da capital. Segundo ele, Niterói cumpre um papel importante pelo seu potencial turístico e perspectivas de crescimento.
"Estamos fazendo investimentos para o desenvolvimento do turismo no Estado do Rio, sobretudo para as Olimpíadas. Queremos oferecer opções de estadia para os turistas internacionais e fazer com que eles conheçam as opções que o Rio oferece, seja no mar ou na montanha. Niterói tem avançado neste campo e um grande potencial. Possui um circuito turístico interessante, histórico, cultural e gastronômico. Queremos reforçar ainda mais essa vocação. A cidade tem atraído pessoas de fora do país. É importante que o turista que esteja no Rio visite Niterói, esteja em seus hotéis. Acho que equipamentos como esse vão cair como uma luva", afirmou o subsecretário.



Licença ambiental da TransOceânica é aprovada

BRT Niterói/ Túnel
(imagem reprodução)
A Comissão Estadual de Controle Ambiental (CECA) aprovou o licenciamento ambiental do maior projeto de mobilidade urbana de Niterói: a TransOceânica. A licença é a última etapa que antecede a contratação da obra, prevista para o mês que vem, explica o prefeito Rodrigo Neves. 
“A TransOceânica é um projeto de mobilidade urbana que muda o paradigma da circulação na cidade. Mais do que um túnel (Charitas-Cafubá, sem pedágio) esperado há décadas, a TransOceânica propõe um transporte coletivo de alta performance, que vai melhorar muito a circulação e a qualidade de vida da população de Niterói e dar uma perspectiva de desenvolvimento sustentável nas próximas décadas”, disse o prefeito.
Neves ressaltou a rapidez com que o projeto foi desenvolvido e aprovado: “Vencemos dez etapas desde a minha primeira reunião com a presidenta Dilma, em novembro de 2012, logo após ser eleito. Elaboramos  projeto básico, projeto executivo, aprovamos a lei autorizativa na Câmara, viabilizamos financiamento com o Ministério da Fazenda, com a Secretaria do Tesouro Nacional e esse licenciamento ambiental com agilidade. Isso reflete um trabalho técnico competente, integrado entre as equipes da prefeitura e do estado. O prefeito reafirma o cumprimento do cronograma: “O estudo de impacto ambiental que produzimos, com a participação de dezenas de técnicos, é o maior da história da cidade. Com certeza iniciaremos as obras, conforme planejamos, neste segundo semestre de 2014”.
O vice-prefeito Axel Grael explicou como funciona o processo de licenciamento:
“A licença ambiental para este tipo de empreendimento necessita de um profundo estudo. Pela característica da obra, é preciso uma equipe bastante completa, multidisciplinar e, conforme a legislação, tem de ser independente da prefeitura. A empresa incumbida da sua elaboração responde diretamente aos órgãos ambientais.”
A rapidez da aprovação também ocorre em função de outro ponto importante, de acordo com o vice-prefeito. “A transoceânica é um projeto de mobilidade com nível mínimo de intervenções no tecido urbano e praticamente sem desapropriações.  É uma alternativa de mobilidade mais sustentável”, esclarece Axel.
“Essa é uma obra que vai beneficiar a população de Niterói e reduzir os impactos do trânsito na cidade, especialmente na Região Oceânica, que sofre com a falta de projetos de transporte coletivo público de qualidade e terá melhoria significativa no tráfego. Além disso, a TransOceânica trará benefícios ambientais, como a redução da emissão de carbono e a requalificação urbana, com plantios de árvores, criação de praças, entre outros”, explicou a secretária municipal de Urbanismo e Mobilidade Urbana de Niterói, Verena Andreatta.


O projeto

A TransOceânica terá um total de 9,3 quilômetros de extensão com faixas exclusivas para ônibus, um túnel de 1,3 quilômetro que vai ligar os bairros Cafubá e Charitas, além de ciclovias e 13 estações.

Os ônibus funcionarão no sistema BHLS (Bus of High Level of Service). Equipados com ar-condicionado, os coletivos terão portas de ambos os lados. Os passageiros serão recolhidos nos próprios bairros onde moram e os ônibus serão autorizados a entrar na faixa exclusiva do BHLS.

No projeto da 
TransOceânica está prevista também a integração da via com a estação hidroviária de Charitas, que será transformada em um terminal intermodal.


País, Família, Pessoa, Futebol

Mauro Romero Leal (especial para o CASA DA GENTE)

Dr. Mauro Romero Leal Passos e seu filho caçula Gabriel, de 8 anos
(Foto Acervo Pessoal)
Um país, uma família, uma pessoa se constrói com vitórias e derrotas. Ambas, vitória e derrota não são definitivas. Ambas são necessárias. Ambas vão sempre coexistir. É a vida. E a vida é para ser vivida. Sofrida. Amada. Como uma mãe que dá luz a seu filho.
Com ambas, vitória e derrota podemos aprender, crescer. Se for o nosso desejo. Um jogo de futebol, uma Copa do Mundo é muito importante. Mas, não deve ser maior do que a capacidade e a tranquilidade para consolar uma criança em prantos que assiste o seu time perder. Não pode ser maior do que o entendimento de que seres humanos cometem falhas. E que além de apontar falhas devemos criar condições para as correções. Chutar um cachorro morto pode ser fácil. Querer uma “selfie” com um famoso que está com uma medalha no peito pode ser mais fácil, ainda. Todavia, para ser um verdadeiro vitorioso temos que apoiar e estender a mão para quem sofre uma queda. Para quem está no chão isso não é esquecido. Para quem deu apoio, uma sensação de felicidade toma conta do coração e da alma. Faz um bem!
Por outro lado, o sofrimento, o luto, pode gerar muitos bons frutos. Muitas vitórias. Muitas alegrias.
Certa vez uma paciente me disse: “Eu agradeço todos os dias por ter contraído HPV. Por ter pego HPV aprendi muito na vida. Aprendi como falamos e ouvimos coisas erradas...”
De Betinho (Herbert de Sousa) ouvi: “Eu não queria ter aids, mas já que ela veio eu vou lutar para que outras pessoas não passem o eu passo. Eu vou transformar esse grave problema em grandes oportunidades”.
Em certo momento da vida, década de 1970, para ter o meu próprio dinheiro eu fui procurar emprego no comércio. Fui rejeitado para a função de escrever notas fiscais.
No instante seguinte de ouvir a palavra não eu me senti o mais incompetente dos jovens. Não consegui um emprego de tirar notas fiscais.
Em casa, minha mãe falou: “Quem perde são eles, que não te empregaram”.
Em outro momento, de uma turma de especialistas em ginecologia fui o único reprovado para ingressar no curso de mestrado. No ano seguinte, entrei no curso e acabei terminando o mestrado, e o doutorado, na frente de quase todos os outros da minha turma.
Hoje, sou médico, professor, escritor de livros médicos, diretor de uma editora de uma universidade federal, editor de um periódico científico internacional. Daquelas e de tantas outras derrotas que tive na vida (e foram muitas) tirei forças, dedicação para na frente, alcançar novos objetivos.

O Brasil é o país do futebol, de pentacampeões mundiais, de Pelé...
Da Fórmula 1, de Ayrton Senna, de Emerson Fittipaldi...
Do Samba, de Cartola, de Adoniran Barbosa, de Martinho da Vila...
Do Chorinho, de Pixinguinha...
Da Música popular, de Tom Jobim, de Chico Buarque, de Caetano Veloso...
De Boas músicas clássicas, de Villa-Lobos...
Das Artes, de Fernanda Montenegro, de Paulo Autran, de Glauber Rocha...
Das Formas, de Oscar Niemeyer, de Cândido Portinari, de Di Cavalcanti, de Tarsila do Amaral
Das Letras, de Carlos Drummond de Andrade, de Jorge Amado, de Vinicius de Moraes...
Da Saúde pública, de Oswaldo Cruz, de Carlos Chagas, de Vital Brazil...
Da Medicina, de Ivo Pitangui, de Eurycrides Zerbini...
Das Ciências, de Paulo Freire, de Gilberto Freyre, de Anísio Teixeira, de Cesar Lattes...
Da Aviação, de Santos Dumont...
Da Luta para preservação da natureza, de Chico Mendes...
Da Preservação dos índios e de sua cultura, de irmãos Villas Boas...
Da Luta contra a aids, de Betinho...
Do Futevôlei, do futebol de salão, da altinha, da canga, do frescobol, da jabuticaba, da caipirinha... da floresta amazônica, pulmão do mundo...
Um país não se constrói com alguns heróis. Os heróis apenas nos inspiram, para que todos cumpram, com eficiência, honestidade, liberdade, igualdade, fraternidade, amizade os papéis que representam em uma sociedade democrática.
O Brasil é país de um povo feliz, que sabe, até, fazer alegria de suas adversidades. Que sabe aplaudir as vitórias merecidas.
Da liberdade de poder expressar os mais diversos sentimentos. Para contrapor argumentos. Para ampliar pensamentos.

(Mauro Romero Leal Passos é brasileiro, 60 anos, casado, pai de cinco filhos)
 

Uma homenagem à Clara Nunes

Denise Pinaud se apresenta no Bistrô MAC


O Bistrô MAC - localizado no Museu de Arte Contemporânea de Niterói – vai promover no dia 24 de julho o “Chá com Arte”. No evento, que acontece a partir das 17h, a doce e bela voz da cantora Denise Pinaud irá se apresentar ao lado do violonista Ricardo Gilly, numa homenagem à Clara Nunes. Eles vão interpretar sucessos como “O canto das três raças”, “Guerreira”, “Tristeza pé no chão”, “Morena de Angola”, “Na linha do mar”, “Feira de Mangaio” e muito mais.



A farta mesa de chá que será oferecida
(foto: Divulgação)


No buffet, delícias de inspirações diversas: quiches, rabanadas, crepes doces e salgados, wafles, pettit four, pães, frutas, sucos, chás e cafés. A entrada do “Chá com Arte” é de R$ 45,00. Reservas e informações pelos telefones 2629-1416 e 2719-9690 e – e-mail bistromac@gmail.com


Informe - SENALBA - Julho/2014

Alcides Freire - Presidente Senalba RJ
O SENALBA RJ, filiado ao Departamento Intersindical de Assessoria Parlamentar – denominado DIAP. A Diretoria assumiu o compromisso de divulgar no âmbito nacional a agenda legislativa dos trabalhadores no Congresso Nacional 2014.
Síntese, após leitura do texto: “ Com quem contar na luta por preservação e ampliação dos direitos?”
“As bancadas informais, constituídas por parlamentares de partidos e visões ideológicas distintas, atuam como grupo de pressão no interior do Parlamento. Em geral procuram articular um grupo de deputados e senadores em favor das propostas, reivindicações e pleitos de determinados setores da economia, de movimentos sociais, de trabalhadores, servidores públicos, ou de valores éticos e morais.
Conhecidas também como frentes parlamentares, as bancadas informais são muito influentes no Congresso, exatamente porque congregam parlamentares de diferentes partidos e tendências ideológicas para promover a defesa: 1) de valores cívicos, éticos ou morais, como a bancada evangélica; 2) de interesses econômicos, como a ruralistas; 3) de trabalhadores, como a bancada sindical; 4) de servidores aposentados, como a Frente Civil e Militar em Defesa dos Servidores Públicos.
Elas podem ser permanentes ou eventuais, mas sempre visam à articulação de interesses suprapartidários e supraideológicos. É uma forma alternativa de atender aos anseios de representatividade de determinados segmentos e romper as barreiras das estruturas institucionais, principalmente dos partidos políticos.
Assuntos que por vezes sejam inconciliáveis ou pequenos demais para o partido, mas importantes o suficiente para setores da sociedade, encontram nas bancadas informais um canal de expressão, um desaguadouro das expectativas sociais e o correspondente comprometimento dos seus representantes no Legislativo.

Exemplo recente de atuação das bancadas informais foi a votação do Código Florestal. A bancada ruralista, mesmo apresentando divergências internas, atuou  contra o texto apresentado pelo governo que teve que ceder para votação da matéria na Câmara dos Deputados e logo em seguida no Senado Federal. 

Na Linha do Tempo - Julho de 2014

Por Rafael Maia

“Pouco antes de morrer, no leito do hospital, minha avó Alda segurou minha mão e pediu que eu cuidasse de Francisco e Clara, o casal de gatos que ela havia adotado um ano antes. Eu prometi, mas disse a ela que não se preocupasse ainda, pois demoraria até eu precisar cumprir a promessa. Não demorou. Só lamento que na colônia espiritual onde ela se encontra não tenha Facebook, para que ela veja o cumprimento da minha promessa. Hoje (1º/7) ela faria aniversário, mas o presente eu é quem ganhei desde que os dois pequenos vieram para minha casa. Obrigado Vó, eu te amo”.

Rafael Maia, 32 anos, carioca, jornalista, devoto de São Francisco e neto saudoso



Tem uma história bacana e quer compartilhar com os outros leitores do CASA DA GENTE? Basta publicar na sua Linha do Tempo e marcar o perfil do Jornal Casa da Gente no Facebook:  https://www.facebook.com/jornal.casadagente Sua história pode estar na próxima edição do Jornal. Participe!


Leia a versão completa do Casa da Gente - Julho/2014

Leia a versão completa do Jornal Casa da Gente, edição de Julho/2014. Para ler e baixar a versão em pdf, clique AQUI















E para baixar o Caderno CLUBES, basta clicar AQUI

segunda-feira, 14 de julho de 2014

Esse é meu samba

Cantora Maria Claudia lança CD com participação de grandes nomes

A cantora Maria Claudia  (foto: divulgação) 


Na próxima quarta-feira, dia 16, às 19h, a sambista Maria Cláudia lançará seu novo CD "Esse é Meu Samba", no Centro Cultural Memórias do Rio. São 11 faixas inéditas de veteranos compositores como Darcy Maravilha, Silas de Andrade, Gerônimo da Bahia e Ivan Bittencourt, além da parceria constante com Alexandre Conde. O CD traz ainda faixa tributo à Velha Guarda da Bateria da Mangueira, madrinha da sambista.  Com produção musical de Alexandre Reis (Prêmio Shell 2013) e gravação no conceituado Studio Eco Som, o CD se diferencia dos demais do gênero pela inserção de instrumentos não comuns ao samba como o clarone, sanfona e violoncelo, presentes em algumas faixas e destacando os arranjos musicais.
Durante o evento, Maria Cláudia subirá ao palco, acompanhada pelo violão do maestro José Roberto Leão e do percussionista e compositor Alexandre Conde. E apresentará ao público composições autorais deste segundo CD, além de sambas clássicos. Convidados poderão dar canjas. Entre eles parceiros e os sambistas Ciro do Agogô, Tantinho da Mangueira e Tico do Gato e o poeta Euclides Amaral, que estarão na noite de autógrafos.
Intérprete, compositora, pesquisadora e musicista, Maria Claudia começou a carreira de sucesso na Lapa, faz parte do Dicionário da Música Popular Brasileira - indicada pelo Instituto Ricardo Cravo Albin-, lançou o primeiro CD, “Tão Simples”, em 2006 e ganhou o prêmio Nacional “Arte Show” (Associação dos Profissionais de Imprensa de São Paulo) na categoria de estilo musical inovador. O Centro Cultural Memórias do Rio fica na av. Gomes Freire, 289 Centro. Mais informações pelo telefone 21 2221-5441.

FGV com inscrições abertas para o vestibular 2015

São 650 vagas no Rio de Janeiro e em São Paulo
 Estão abertas as inscrições para o processo seletivo dos cursos de graduação da Fundação Getúlio Vargas (FGV) para ingresso no primeiro semestre de 2015. A instituição oferece no Rio de Janeiro os cursos de Administração, Economia, Direito, História, Ciências Sociais e Matemática Aplicada. Em São Paulo, há vagas para os cursos de Administração de Empresas, Administração Pública, Economia e Direito. O edital já está disponível no site www.fgv.br/vestibular, onde os candidatos deverão efetuar a inscrição.

Os interessados têm até às 18h do dia 15 de agosto para aproveitar as condições especiais na taxa de inscrição, pagando R$ 75. Após esse horário, será cobrado o valor integral: R$ 150. Os alunos da rede pública do Rio de Janeiro têm até o dia 22 de setembro para solicitar a isenção da taxa de inscrição, mediante comprovação por documentos. Em São Paulo, a documentação poderá ser entregue até o dia 13 de outubro.

No Rio de Janeiro, as inscrições para ingresso via vestibular estarão abertas até o dia 29 de setembro, e as provas acontecerão no dia 19 de outubro; em São Paulo, os interessados podem se inscrever até 15 de outubro, e a data da prova varia de acordo com a escola, conforme calendário abaixo. Os locais de realização das provas serão divulgados no site.

No Rio de Janeiro, a FGV dedicará parte das vagas do vestibular para candidatos aprovados com base no resultado do Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM). Em São Paulo, apenas os cursos da EAESP (Administração de Empresas e Administração Pública) oferecerão vagas para esses candidatos, que terão o prazo de 7 de julho a 15 de outubro até as 18h para pagar a inscrição, no valor de R$ 10. Para concorrer, os candidatos poderão se inscrever nas duas formas de ingresso – vestibular e ENEM – ou somente em um dos processos. Se a opção for participar simultaneamente dos dois, será necessário pagar as duas taxas de inscrição. Os critérios de classificação podem ser conferidos no edital, que se encontra disponível no site do vestibular. Para os candidatos do Rio, o prazo de inscrição pelo ENEM é até 5 de janeiro de 2015. Mais informações: 0800 770 0423 ou vestibulares@fgv.br