Mostrando postagens com marcador Mobilidade Urbana. Mostrar todas as postagens
Mostrando postagens com marcador Mobilidade Urbana. Mostrar todas as postagens

quarta-feira, 23 de julho de 2014

Prefeitura lança programa “Motorista Amigo do Ciclista”

O passeio ciclístico no final do evento
(foto divulgação/ Bruno Eduardo Miranda Alves)
A Prefeitura de Niterói, em parceria com o Sindicato das Empresas de Transportes Rodoviários do Estado do Rio de Janeiro (SETRERJ) e a Universidade Corporativa do Transporte da Fetranspor (UCT), lançou o programa “Motorista Amigo do Ciclista”, no Teatro Popular Oscar Niemeyer, em solenidade aberta pelo o vice-prefeito de Niterói, Axel Grael, junto com o presidente do SETRERJ, Marcelo Traça, a Secretária Municipal de Urbanismo e Mobilidade, Verena Andreatta, e a diretora da UCT, Ana Rosa Bonilauri. A iniciativa faz parte de uma série de atividades do programa, que tem como objetivo melhorar a relação entre condutores de ônibus e os usuários de bicicletas, através do diálogo, da troca de experiências e de papéis.
 O vice-prefeito de Niterói, Axel Grael, ressaltou que, hoje, a cidade vive uma nova realidade e os ciclistas têm uma atenção especial por parte do poder público.
“As cidades estão mudando, o trânsito está mudando, há que se repensar a mobilidade e isso passa pela bicicleta. Niterói será uma cidade multimodal, muito em breve, com a construção da Transoceânica e seus BRTs, com VLTs, com a linha 3 do metrô e com uma grande malha cicloviária e ciclofaixas”, disse Grael, que acaba de chegar de Londres, onde foi conhecer o sistema de aluguel de bicicletas, que também será implantado em Niterói.
O presidente do SETRERJ, Marcelo Traça, também ressaltou a importância do programa e lembrou que a iniciativa da Prefeitura, de integrar motoristas e ciclistas em um mesmo ambiente, significa um passo promissor para o futuro. “Essa troca de experiências e pontos de vistas que está acontecendo hoje em Niterói, com a conscientização da categoria dos rodoviários, serve de exemplo para todo o Estado do Rio de Janeiro”, destacou o presidente.
De acordo com o coordenador do programa ‘Niterói de Bicicleta’, Argus Caruso, a Prefeitura vai promover várias atividades entre os rodoviários e os ciclistas, com debates, vídeos, palestras e pedaladas. “Este é um projeto piloto que pretende atingir a todos os motoristas que atuam em Niterói com o objetivo de fomentar um convívio harmônico entre os condutores de ônibus e adeptos das bicicletas”, explicou Caruso. 
Após a solenidade de abertura e uma agenda que contou com debates e palestra do doutorando em Ciências Políticas e Sociais, Fábio Muller, cerca de 20 motoristas de ônibus participaram de uma ‘bicicleata’, ao lado do vice-prefeito, Axel Grael, do coordenador do programa ‘Niterói de Bicicletas’, Argus Caruso, e vários ciclistas. A pedalada, que durou cerca de 30 minutos, partiu do Teatro Popular seguindo até o Forte do Gragoatá retornando, depois, ao Caminho Niemeyer.


domingo, 25 de maio de 2014

Ministério das Cidades investirá mais de R$ 10 milhões para obras em Niterói

O prefeito de Niterói Rodrigo Neves e o Ministro das Cidades,
Gilberto Occhi (foto: divulgação)
Em ocasião de um encontro entre o prefeito de Niterói, Rodrigo Neves, e o ministro das Cidades, Gilberto Occhi, em Brasília, no início de maio, foi anunciada a aprovação de um financiamento R$ 10 milhões do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC) da Pavimentação. Os recursos serão utilizados na implantação do sistema de drenagem e pavimentação da Fazendinha e de Pendotiba, na Região Oceânica.  
Com isso, a Prefeitura já conseguiu captar financiamentos ou recursos do Orçamento Geral da União (OGU) do Ministério das Cidades que, somados aos RF$ 10 milhões anunciados pelo ministro Occhi, chegam à casa dos R$ 370 milhões. Entre os investimentos, já garantidos estão os R$ 292 milhões para a TransOceânica, R$ 23 milhões do PAC das Encostas, e recursos para urbanização de comunidades como Morro da Cocada, Grota do Surucucu, Capim Melado, Vila Ipiranga, entre outros.
“Com o choque de gestão, a redução de gastos desnecessários e a parceria com o governo federal, já estamos implementando projetos e investimentos que há muitos anos Niterói esperava. Valeu a pena, mais uma vez, vir a Brasília”, analisa o prefeito.
Gilberto Occhi enalteceu a parceria entre o governo federal e o município de Niterói e reforçou o discurso da presidenta da República, Dilma Rousseff: “Recentemente a presidenta Dilma falou da importância da integração do governo federal com municípios e aqui vivenciamos esse exemplo por meio do Ministério das Cidades e a prefeitura de Niterói. Prova disso são os investimentos, as parcerias que estamos fazendo, como financiamento com recursos do Orçamento Geral da União, para que possamos melhorar não só a mobilidade de Niterói mas também investir em drenagem, pavimentação. Além disso, há o programa Minha Casa Minha Vida, apoiando a cidade e investimentos de contenção de encostas. Essa parceria é fundamental para o sucesso e isso o governo federal e a prefeitura de Niterói começaram desde o primeiro dia da posse do prefeito Rodrigo Neves.”.
Durante a reunião, o ministro das Cidades adiantou que o lançamento do PAC Mobilidade Urbana 2 poderá servir para a elaboração de projetos dessa natureza na cidade. O prefeito de Niterói acertou que vai buscar os recursos que possibilitem a execução dos estudos de viabilidade do VLT ligando Charitas ao Centro da cidade.
“Esse projeto é de médio e longo prazo, mas é fundamental a estruturação desse estudo de viabilidade e o seu consequente planejamento”, explicou Neves.
Participaram da reunião o secretário da Secretaria de Mobilidade Urbana (Semob), Julio Eduardo dos Santos e o secretário-executivo do Ministério das Cidades, Carlos Vieira.