quinta-feira, 10 de outubro de 2013

Niterói em campanha de combate à Dengue

Prefeito Rodrigo Neves lança a campanha "Niterói contra a Dengue"
O prefeito de Niterói, Rodrigo Neves, e o secretário municipal de Saúde, Chico D'Angelo, lançaram no início deste mês de outubro a campanha "Niterói Contra a Dengue". O trabalho, que envolverá ainda outras secretarias, como a de Conservação e Serviços Públicos, de Educação, Ciência e Tecnologia, e a de Obras, além da Companhia de Limpeza Urbana de Niterói (Clin), será coordenado por seis comitês regionais.

Esses grupos ficarão nas policlínicas do Centro, de Santa Rosa, do Fonseca, do Largo da Batalha, de Itaipu e da Engenhoca, e se reunirão mensalmente para discutir as necessidades de cada região, a fim de combater a infestação pelo mosquito Aedes aegypti e, consequentemente, evitar uma epidemia de dengue no próximo verão. 

"O combate à dengue é trabalho de prevenção. Se a gente não faz a limpeza, não cuida das casas, o mosquito ressurge no verão", afirmou o prefeito Rodrigo Neves.

Entre as ações contempladas pela campanha, estão parcerias entre a Fundação Municipal de Saúde e a Secretaria Municipal de Educação para a realização de atividades educativas nas escolas; trabalhos de conscientização em canteiros de obras, que costumam ter entulhos que podem acumular água; e o reforço dos mutirões intersetoriais.

"Como o mosquito tem hábitos domésticos, é preciso que cada morador de Niterói nos ajude nesta batalha. Se uma rua inteira faz corretamente a prevenção, mas um vizinho não faz a sua parte, aquele trabalho é todo perdido. Outro problema muito grave é o das casas abandonadas", explica o secretário de Saúde Chico D'Angelo.     

O Disque Dengue - (21) 2621-0100 - continuará sendo a linha telefônica exclusiva para solicitação de visitas dos agentes de endemias e para denúncias de casas abandonadas, terrenos com lixo acumulando água, entre outros possíveis focos do mosquito da dengue. O atendimento está disponível de segunda à sexta-feira, das 8h às 17h, e sábados e domingos, das 9h às 14h.

"Não deixe de receber o agente de endemias em sua casa. Esse é um trabalho fundamental para o combate à dengue. Em caso de dúvidas ou para confirmar a identidade do agente, basta ligar para o CCZ, no (21) 2627-9284", orienta o chefe do Centro de Controle de Zoonoses, Francisco de Faria Neto.


Cinema que une fronteiras

 13ª edição do Curta-SE apresenta filmes do Brasil, América Latina e Península Ibérica
Público assiste a uma sessão do Curta-SE 13
Um festival simpático, ensolarado e fresco como a brisa que sopra nos seis quilômetros da bela praia de Atalaia, um dos cartões postais de Aracaju. Assim foi a 13ª edição do Festival Iberoamericano de Cinema de Sergipe (Curta-SE), realizado nas cidades de Aracaju, São Cristóvão, Laranjeiras e Estância entre os dias 16 e 27 de setembro.
Com mais de 100 filmes entre curtas e longa metragens, workshops, palestras, mesas redondas e rodada de negócios, o festival atraiu os olhares artistas, cineastas, profissionais e amantes do cinema do Brasil e do mundo para o Nordeste. Com a temática de ‘Cidades Criativas’, o Curta-SE teve como proposta central despertar nas pessoas discussões e questionamentos sobre as soluções criativas existentes no local em que se vive.
“Tivemos a ideia ano passado,  de chamar atenção das pessoas para a melhora da qualidade de vida e para a evolução das cidades em diferentes movimentos criativos das cidades: econômicos, culturais, de mobilidade, meio ambiente, entre outros, o tema culminou com essas manifestações que se deram posteriormente”, explica Rosângela Rocha, diretora Executiva do Curta-SE.
As irmãs Deyse e Rosangela Rocha, do Curta-SE, ao lado de Luana Dias, do Festafilm e Antonio Costa Valente, do Festival de Avanca
Contando com mais de 40 apoiadores, o Festival conta também com parcerias internacionais, tais como o Festafilm Montpellier – festival de cinema lusófono e francófono que é realizado todos os anos no Sul da França; e com o Festival de Avanca, em Portugal. Os filmes premiados no Curta-SE são exibidos em mostras especiais nestes Festivais.
Neste ano, o festival bateu recordes de inscrições internacionais, 158 vindas da Espanha, Argentina, Portugal, e Venezuela. Ao mesmo tempo, cresceu em 27% o número de filmes sergipanos inscritos cresceu 27% . São Paulo, mais uma vez, foi o estado brasileiro com o maior número de produções inscritas, 154, seguido pelo Rio de Janeiro, com 141 obras.
         Para saber mais sobre o Festival e conhecer os filmes participantes e premiados, basta acessar o site http://curtase.org.br/.

Luana Dias viajou para o 13º Curta-SE à convite do Festafilm – Festival de Cinema Lusófono e Francófono de Montpellier.

Inscrições abertas para “Largada para o Futuro”

A 1ª Corrida Largada para o Futuro, uma inciativa do Instituto Fernanda Keller em parceria com a Nestlé acontecerá no próximo dia 1° de dezembro. As inscrições estão abertas até o dia 24/11 no site http://www.ativo.com/Eventos/MostraEvento.aspx?idEvento=6345 . O evento acontecerá em Niterói, com o objetivo de conscientizar a população para a importância da prática de atividades físicas e de uma alimentação balanceada para a saúde e qualidade de vida. O percurso, de 6 Km, terá largada na Avenida Rio Branco e seguirá pelo Caminho Niemeyer.

As inscrições estão abertas para qualquer faixa etária e a renda será revertida para os projetos sociais do Instituto Fernanda Keller, que há 15 anos trabalha na formação de crianças e adolescentes de baixa renda de Niteroi, por meio da inserção no esporte, interação social e orientação para hábitos de vida saudáveis. 


Jurujuba tem campeonato de pesca embarcada

     
   Como vem fazendo nos últimos cinco anos, o Jurujuba Iate Clube realizará nos próximos sábados, dias 19 e 26, o campeonato de pesca embarcada, premiando os três primeiros colocados.
         A pescaria acontecerá, conforme informou o comodoro Jorge Mira, em vários pontos destacando-se as ilhas do Pai, Mãe e Filho, Cagarras e na Rasa, além de outros lugares dentro da Baía de Guanabara, de 9h às 16 horas.
Serão observados os quesitos, qualidade, quantidade e maior tamanho ou espécie, encerrando-se com uma grande confraternização na sede do clube, onde será servido um churrasco.
As inscrições podem ser feitas na secretaria do Jurujuba Iate Clube.

Reveillon
Para o próximo reveillon, os convites já podem ser reservados pelos telefones (21) 2714-8875 ou (21) 2714-8750, ao preço de R$ 200,00, parcelada em duas vezes, no boleto, cheque ou cartão. Jorge Mira informou ainda que a parte musical será da Banda LG, garantia de sucesso. 

Regata Primavera
Confira o resultado da Regata Primavera   


CLASSE 420
1º LUGAR – Leonardo Lombardi (CNC)

LASER STANDARD
 1º LUGAR – Marcelo Buarque (CNC)

LASER RADIAL
1º LUGAR – Alexandre Viana Schott (CNC)

LASER 4.7
1º LUGAR – Adilson Junior (JIC)

DINGUE
1º LUGAR – Sergio Fonseca Correira (PCSF)

HPE
1º LUGAR – Pedro Trouche (CNC)

SOLING
1º LUGAR – Ricardo Timotheo (RYC)

J-24
1º LUGAR – Asp. Becker (GVEN)

R22
1º LUGAR – Luiz Beckman (ICRJ)

VELEMAR 22
1º LUGAR – Plinio Cabral (PCSF)

CRUZEIRÃO
1º LUGAR – Joel Renoso (CNC)

VELEIRO 23
1º LUGAR – Rui Camargo (MG)

RGS
 1º LUGAR – Claudio Gomes (JIC)

ORC
1º LUGAR – Ronaldo Senft (ICB)

AIPERJ: lazer e integração Polícia-Povo

Sempre promovendo o lazer, conforto, bem estar em geral para o seu quadro social, a Aiperj – Associação dos Inspetores de Polícia do Estado do Rio de Janeiro – tem procurado integrar a população com a polícia, permitindo que todos – funcionários ou não – participem do seu corpo de sócios. Isto é uma decisão da diretoria, afirmou o presidente Jorge Cardoso, acrescentando “a cada mês temos confirmado esse propósito, pois registramos novos sócios”.
         Para novembro, na programação musical da AIPERJ, volta a apresentar-se o cantor Terto Jr. que traz um repertório variado, sempre com grandes sucessos, indo do pop ao samba, agradando ao público em geral. A novidade para esta programação no dia 9 de novembro e que os ingressos serão vendidos apenas para casais, ao preço de R$ 30. O evento será no amplo salão da AIPERJ na sede campestre, em Outeiro das Pedras.

Muito lazer


A sede campestre da AIPERJ tem dependências que deixam evidente o complexo de lazer instalado numa grande e segura extensão territorial. O parque aquático é composto de quatro piscinas, semi-olímpicas, duas profundas e uma para crianças. Sauna, parquinho infantil, campo de futebol, restaurante com variado cardápio, lanchonete, salão de shows, convenções, eventos, com tratamento acústico e climatizado. Salão de festas, churrasqueiras, suítes para abrigar confortavelmente casal e dois filhos, estacionamento privativo, salão de jogos e uma portaria impecável. 
O presidente Jorge Cardoso ressalta ainda a grande procura do local por parte de moradores de Niterói, São Gonçalo, Itaboraí, Rio Bonito e Magé, mas também recebendo um bom número de cariocas.
         A sede campestre da AIPERJ fica em Outeiro das Pedras. Informações pelos telefones (21) 2719-3099 e (21) 2719-3800, na sede administrativa em Niterói.

   

Outubro rosa é celebrado em Niterói


 
A Câmara de Vereadores de Niterói adere à campanha 
O mês de outubro é cor de rosa: mulheres, médicos e sociedade civil de todo mundo reúnem-se para um mês de conscientização e prevenção do câncer de mama, doença que atinge milhões de mulheres da população mundial. Tendo em vista isto, a ADAMA – Associação dos Amigos da Mama de Niterói – ONG com 17 anos de atuação na cidade -  promove uma série de eventos para sensibilizar a população sobre este tema. Com o título “Uma questão de ser Mulher”, a programação diversificada, que engloba rodas de conversa, palestras, caminhadas, lançamento de calendário, e alguns pontos importantes da cidade – tais como o Museu de Arte Contemporânea de Niterói – ganham uma iluminação cor de rosa para “vestir a camisa” da campanha.
 Dra. Thereza Cypestre e amigos da ADAMA no Bistrô MAC
Dentre as próximas atividades previstas estão a palestra “Câncer de Mama na Gravidez, ele existe?”, ministrada pela dra. Thereza Cyspreste, mastologista e fundadora da ADAMA, que será realizada no dia 11, às 9h, na Policlínica Regional  do Fonseca. No dia 17, no Shopping Icaraí, haverá a distribuição de rosas na ação intitulada “Você aceita uma rosa rosa?”, e orientações de prevenção ao câncer de mama. No dia 20, a partir das 12h haverá panfletagem feita por ex-pacientes “vitoriosas” e um almoço “rosa choque” promovido pela Capela São Pedro, em Jurujuba, com bobó de camarão.
         Já na semana do dia 21, haverá também o projeto “Educando o educador”, com a capacitação de professores da Rede Pública Municipal sobre o tema Diagnóstico Precoce em Câncer de Mama. O evento será realizado na Associação Médica Fluminense – patrocinadora da formação – e conta com a parceria Secretaria Municipal de Educação e da Fundação Municipal de Saúde. Para conhecer o calendário completo de atividades, basta acessar: wwww.adama.org.br.




Transformando o cinza em cor

Estudantes de arquitetura e urbanismo colorem a cidade
Por Luana Dias
Quem pára alguns minutos na calçada do Centro de Niterói aguardando o sinal para atravessar a rua se surpreeende ao ver desenhos e mensagens deixadas nas caixas cinzas dos semáforos. Estas intervenções são resultado do “Manifesto Zebra”, realizado em ocasião do EREA Niterói - Encontro Regional de Estudantes de Arquitetura, em abril de 2013, organizado pela FeNEA, Federação Nacional dos Estudantes de Arquitetura e Urbanismo. Participam estudantes de Arquitetura e Urbanismo de todo o país, além de alunos de outros cursos.
“A ideia de colorir os semáforos surgiu a partir de uma oficina que propunha a apropriação de espaços e paisagens públicas a fim de distribuir arte e cores à cidade, além de reafirmar que esses espaços não devem ser invisíveis, nem inutilizados. Colorir as caixas de semáforos foi uma forma que pensamos, então, de mostrar que as caixas estão ali, cinzas, sem nenhum atrativo visual, muito menos favorável ao ambiente urbano. Pintados, chamam atenção de pedestres, de moradores, de jornais, de todos” afirma a Comissão Organizadora do Erea Manifesto Zebra.
Com estas obras, o grupo espera ter ajudado e inspirado mais pessoas para o questionamento de modelo de cidade que vivemos, “propondo novas atuações que façam desse ambiente urbano tão desigual e cinza, mais democrático, artístico e colorido”.
É possível conhecer mais sobre o grupo na página do EREA Niterói https://www.facebook.com/EreaNiteroi2013 e no perfil José Listrado https://www.facebook.com/jose.listrado que é o símbolo do Manifesto Zebra, ou ainda através do e-mail ativa.ereaniteroi@gmail.com .


Mães de primeira viagem

Elas falam da emoção e os desafios da maternidade e compartilham sua experiência com o CASA DA GENTE
Por Luana Dias

Rejane e Matheus
Um resultado positivo e – em meio à alegria diante de um mundo completamente novo que começa a partir dali – uma chuva de dúvidas e uma pontinha de medo. Ser mãe pela primeira vez é um acontecimento e tanto na vida de qualquer mulher, e as perguntas surgem logo a partir da descoberta da boa nova. Como ter uma gravidez saudável, a amamentação do bebê, as noites de sono perdido, as cólicas intermináveis... como diz o ditado “ser mãe é padecer no paraíso”. Para compartilhar os aprendizados desta experiência, o CASA DA GENTE conversou com três “mães de primeira viagem” que conseguiram superar a ansiedade através da busca por informação. Tias, primas, avós, mãe, livros, site, programas de TV, vale tudo quando o que está em jogo é ter uma gravidez e uma maternidade felizes.
Thais e Luiza
A jornalista Thaís Dias, 30 anos e o repórter fotográfico Pablo Jacob, 27, são os pais de Luiza, que acaba de completar seis meses. Os dois optaram por uma gravidez planejada, e em pouco tempo já se viam na nova etapa de vida.
“Sempre sonhamos em ser pais e quando o resultado confirma a realização desse sonho é como se nosso corpo ficasse tomado por amor e felicidade. Mas preocupação também. Afinal, ter filho é uma grande responsabilidade”, conta Thais.
Como jornalista e leitora voraz, a primeira reação foi de apelar para os livros.  
“Ao saber do resultado do teste, já comprei uns cinco livros. Ao final da gravidez já tinha lido mais de 20, e continuo buscando literatura especializada até hoje”. 
Assim como ela, a leitura serviu de base para a pedagoga Rejane de Carvalho da Costa, 31 anos, que há um ano deu à luz a Matheus.
         “Meu guia foi o livro ‘O que esperar quando você está esperando’, que ganhei de presente da minha prima, além das dicas do site Baby Center Brasil, que recomendo a todas as mamães”.
Fruto de um relacionamento de 12 anos, o filho era desejado desde a oficalização da união com seu companheiro Tadeu da Costa, há 5 anos. Além dos livros, a jovem teve o apoio de sua mãe Regina, a quem muito recorreu:
“Minha mãe é uma pessoa incansável, e sem a qual eu não saberia enfrentar os momentos de aflições que passei com meu filho”, confidencia Rejane.
Flavia e Taisa

         Para a paulista e pós-produtora de cinema Flavia Vargas, de 40 anos, a realidade foi outra. Casada há dois anos e meio com o urbanista francês
Alexandre Pailhès, e morando na cidade de Montpellier, no Sul da França, ela aprendeu a lidar com a distância da família desde quando começou a esperar Taïsa.
         “Durante a gravidez, o tempo passou muito rápido e eu já sabia que minha família viria para conhecê-la. Taïsa é a primeira neta e sobrinha da família e eu fiquei grávida aos 39 anos, imagina o que eles esperaram por este acontecimento! Você tem que construir sua família onde quer que você esteja com muito amor e mostrar pro seu filho que os parentes que moram longe também o amam, falar, ouvir música pra crianças e estórias na língua materna ajudam para que a distância seja somente uma questão geográfica”, conta Flavia.
         Na rotina da relação entre mãe e bebê, os belos momentos estão sempre intercalados pelos mais difíceis.
Pra nós, o momento de maior apreensão foi saber assim que Taïsa nasceu que ela deveria fazer uma cirurgia. O procedimento foi realizado  um mês e meio após o seu nascimento, e foi um sucesso. Neste momento, foi fundamental a união nossa – minha e do meu marido -  que ama minha filha de uma forma que eu não podia imaginar. Isso foi e continua sendo muito importante pra mim” afirma Flavia.

         A amamentação e as cólicas também são temas que costumam afligir ainda mais as mamães de primeira viagem. 
         “Passei muitas noites em claro, angustiada com os choros inexplicáveis, sem saber se era fome, cólica, dor, frio .... Também tive dificuldade com a amamentação, meu leite empedrou, senti muitas dores e cheguei a ter mastite, mas busquei ajuda médica e realizei o tratamento sem interromper a amamentação”, conta Rejane.
“As três primeiras semanas foram cercadas de dores e incômodos. Tinha muito leite, mas sentia uma dor enorme para amamentar. Chorávamos a Luiza e eu. Ela com fome e eu com dor. O apoio do meu marido e da minha mãe foram essenciais para eu superar e conseguir sentir prazer na amamentação. A Luiza até hoje mama apenas o meu leite”, afirma feliz Thais.
Em meio a todas as questões que surgem com a maternidade, nada substitui a certeza do sentimento de ser mãe.
“Ser mãe é sentir um amor incondicional, sincero, louco...  Quando sentir vontade de ser... esta é a hora!” finaliza Flavia.



Conselhos de “mãe para mãe”


“O pai e a mãe devem conversar com o bebê desde que ele esteja na barriga, a mãe deve descansar na medida do possível e ter uma alimentação saudável. Estar por perto quando seu bebê precisar e ajudá-lo com tranqüilidade, sem transmitir stress... assim você terá um bebê feliz e calminho!” – Flavia Vargas, mãe de Taïsa.

“Depois que o bebê nascer, aproveite muito cada dia ao lado dele, o primeiro sorriso de reconhecimento, as primeiras palavras, o sentar, o engatinhar, os primeiros gestos de carinho e até mesmo o choro, pois o tempo realmente passa muito rápido e como se fosse num piscar de olhos o seu bebezinho vai estar andando e te chamando de mãe”. Rejane Carvalho da Costa, mãe de Matheus.



“O conselho mais importante é ouvir tudo o que te aconselham e não seguir quase nada (risos). Todo mundo tem uma dica, um palpite e muitos parecem loucuras. Eu ouço, agradeço e sigo meus instintos” – Thais Dias, mãe de Luiza. 



Os benefícios do Pilates

Luana Dias

VIP Studio Pilates: as sessões acontecem com até 3 alunos
Uma prática que tem se tornado febre em estúdios, academias e consultórios no Brasil e no mundo, sem restrições de idade e que promove o bem-estar, a saúde e a qualidade de vida. Nesta edição do CASA DA GENTE, vamos saber mais sobre o Pilates, um método de condicionamento físico e mental criado pelo alemão Joseph Pilates na década de 20 e que vem conquistando cada vez mais adeptos.
O fisioterapeuta e instrutor de educação física Felipe Guedes abriu há um ano a VIP Studio Pilates, em Icaraí, Niterói. Envolvido com treinamento e atividade física desde os 15 anos de idade, Felipe iniciou a prática de Pilates numa busca filosófica e pessoal.
         “Tive uma grave crise de coluna, que me deixou completamente paralisado, e a partir daí comecei a conhecer e praticar o Pilates, primeiro como paciente e em seguida, fiz a formação, tornando-me instrutor. Hoje, sou mesmo uma pessoa que segue e que espalha a filosofia física e mental de Joseph Pilates”, afirma Felipe.
Mãe e filha: Ione e Anne Siqueira no VIP Studio Pilates
Fisioterapeuta há 10 anos, a acupunturista e instrutora de Pilates  Sylvia Bravo começou a trabalhar há 4 anos com a técnica. Hoje ela é proprietária do Consultório Sylvia Bravo, localizado em Jardim Icaraí, Niterói.
 “O Pilates é um método diferenciado, pois associa alongamento, fortalecimento muscular, respiração, concentração, promovendo o bem-estar, a saúde e a qualidade de vida” afirma Sylvia.
           
Com aparelhos, bolas, acessórios, halteres, caneleiras, entre outros recursos, o Pilates é uma prática aconselhada a pessoas de todas as idades. Prova disso é a dona de casa Iones Prazeres da Siqueira, de 73 anos e a advogada Anne Ivery Siqueira, de 31 anos, mãe e filha, que praticam lado-a-lado os exercícios no VIP Studio Pilates. A mãe foi levada pela filha a uma aula experimental há cinco meses, e de lá pra cá, ambas vão juntas duas vezes por semana para a aula.
O instrutor Felipe Guedes oferece massagem
ou shiatsu no fim da sessão
“Meu médico já havia me recomendado várias vezes a prática de exercícios. Estava com a pressão alta e sedentária, e o convite de minha filha para vir ao Pilates mudou minha vida. Hoje, me sinto muito bem disposta, não só por conta dos exercícios, mas também por conta do clima da aula, que é de muita alegria e descontração” conta Iones.
“Já fiz musculação e hidroginástica, mas encontrei no Pilates a minha satisfação com uma aula mais leve e atenção personalizada. Sem falar do prazer de estar com minha mãe na mesma sala”, complementa Anne.
A dentista e ortodontista Barbara Souto, de 43 anos, iniciou há apenas dois meses as aulas no VIP Studio Pilates e já começa a sentir os benefícios. 
“Por conta da postura de trabalho da minha profissão, eu sofria com dores e agora sinto uma grande melhora na minha região cervical. Estou mais descontraída, além de já começar a notar um ganho na massa muscular” conta a dentista.     
Um dos diferenciais da VIP Studio Pilates é de que – ao final da aula – o aluno pode escolher entre uma sessão de massagem ou shiatsu ministradas gratuitamente pelo instrutor Felipe Guedes. Além disso, o espaço oferece preços diferenciados em relação à concorrência e as sessões acontecem com no máximo três alunos.
No Consultório Sylvia Bravo, o tratamento é adequado de acordo com o objetivo de cada um, e o consultório conta ainda com um setor de Acupuntura, Massagens e Estética.


VIP Studio Pilates
Rua Cel. Moreira César, 426, sala 507, Icaraí – Niterói
Telefone : (21) 3619-6729 / 8896-8899

Consultório Sylvia Bravo
Avenida Sete de Setembro, 317 sala 710 - Jardim Icaraí 
Telefone: (21) 2612-3670 e 8145-8546.




Baía de Guanabara tem competições de vela


A temporada de competições náuticas na Baía de Guanabara, aberta com a Regata Primavera, teve prosseguimento com a regata alusiva ao aniversário de 107 anos do Iate Clube Brasileiro e vai seguir até janeiro de 2014.
Centenas de barcos de várias classes deslizam na água da Baía de Guanabara, considerado um dos mais belos percursos da América Latina, tornando ainda mais atraente as competições, das quais também participam o Clube Naval, o Praia Clube São Francisco, o Iate Clube do Rio de Janeiro e entidades ligadas à Marinha.
Todos os campeonatos têm autorização especial e acompanhamento da Federação de Vela do Estado do Rio. Esta semana foram divulgados os resultados e realizadas premiações de algumas delas.
Confira o calendário das Regatas.

OUTUBRO 2013
DATA
REGATAS
CLASSES
LOCAL
13
68ª Regata Escola Naval 
(Válida p/ o Estadual ORC)
Todas
GVEN
18, 19 e 20
Campeonato Estadual
Star
RYC
19 e 20
Copa Flotilha 885
Snipe
CNP
19 e 20
Copa Master
Laser
CNC
20
Regata 6 Horas da Baia de Guanabara
Dingue
ICRJ
25
63ª Regata Santos - Rio
Oceano
ICRJ
26 e 27
Copa Dingue
Dingue
CNC
31 a 03/11
44º Circuito Rio
Oceano
ICRJ






NOVEMBRO 2013
DATA
REGATAS
CLASSES
LOCAL
02
Regata Comodoro
Snipe, Laser,
Dingue e Optimist
CNP
03
IX Regata Esquara Brasileira
Snipe, Laser, 
Dingue e Optimist
CNP
08 a 10
Taça Royal Thames
Star
ICRJ