Mostrando postagens com marcador estudante. Mostrar todas as postagens
Mostrando postagens com marcador estudante. Mostrar todas as postagens

sexta-feira, 1 de junho de 2018

Prêmio Jovem Cientista 2018 está com inscrições abertas

Podem participar estudantes dos ensinos Médio e Superior, além de mestres e doutores das universidades brasileiras
Até o dia 31 de julho, estudantes dos ensinos Médio e Superior, e mestres e doutores de universidades brasileiras, podem se inscrever no Prêmio Jovem CientistaAos vencedores, serão concedidas bolsas de estudo do CNPq, no valor total correspondente a R$ 775 mil. A iniciativa é do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) em parceria com a Fundação Roberto Marinho, a Fundação Grupo Boticário de Proteção à Natureza e o Banco do Brasil.
O tema desta 29ª edição é “Inovações para a conservação da natureza e transformação social”. Cinco categorias são premiadas: Mestre e Doutor; Estudante do Ensino Superior; Estudante do Ensino Médio, Mérito Institucional e Mérito Científico para um pesquisador doutor que, em sua trajetória, tenha se destacado na área relacionada ao tema da edição.
Instituído em 1981, o Prêmio Jovem Cientista tem o objetivo de revelar talentos, impulsionar a pesquisa no país e investir em estudantes e jovens pesquisadores que procuram soluções inovadoras para os desafios da sociedade. Considerado um dos mais importantes reconhecimentos aos cientistas brasileiros, o prêmio apresenta, a cada edição, um tema importante para o desenvolvimento científico e tecnológico, que atenda às políticas públicas e seja de relevância para a sociedade brasileira. Para saber mais, basta visitar o site: http://www.jovemcientista.cnpq.br/

quarta-feira, 26 de novembro de 2014

Compartilha!

Por Washington Araújo

Professor e aluna de São Gonçalo recebem prêmio Patrícia Acioli
A noite de segunda—feira, 17, foi de fortes emoções no Theatro Municipal do Rio de Janeiro. Mais de 400 alunos da Rede Municipal de Ensino de São Gonçalo, além de professores, diretores e coordenadores de escolas municipais da cidade diversas outras personalidades assistiram a entrega solene de do Prêmio Patrícia Acioli dos Direitos Humanos. O evento foi apresentado por Matheus Solano e Ana Botafogo. Na plateia, convidados ilustres dentre eles, a escritora Glória Perez e Xuxa Meneghel.
Com objetivo de homenagear a memória da juíza Patrícia Acioli – assassinada em 2011 – e dar continuidade à luta da magistrada em prol da dignidade humana, a Associação dos Magistrados do Estado do Rio de Janeiro (Amaerj) criou, em 2012, o Prêmio Juíza Patrícia Acioli de Direitos Humanos. O evento teve início com a apresentação da Orquestra Municipal de São Gonçalo regida pelo Maestro Paulo Guarany.
A aluna Maria Eduarda Ramos da Silva, do Colégio Municipal Amaral Peixoto, da Rede Municipal de São Gonçalo, e também o professor e coordenador de Ensino Profissionalizante da SEMED Fernando Peres receberam o prêmio a que fizeram jus sendo que o professor na categoria Práticas Humanísticas, e a aluna na categoria Redação de Ensino Fundamental, com o tema “Brasil, um País de Todos”. A premiação tem o intuito de promover um mergulho no amplo universo da Cidadania, através do fortalecimento do diálogo entre o Judiciário e a sociedade.

Cantata de Natal no Colégio Paraíso
Os corais do Colégio Paraíso formado por 80 crianças e o da Faculdade Paraíso, ambos regidos pelo Maestro Felipe Guarany emocionaram a todos na apresentação realizada no saguão da FAP, no bairro Paraíso, na sexta-feira, 7. Naquela oportunidade, um enorme público assistiu emocionado a Cantata de Natal produzida pela Direção da Escola sob a coordenação da Diretora Cultural Nilza Bittencourt Fiúza que assim definiu o evento: “Natal é tempo de sonho, é tempo de amor e de paz, e o que oferecemos com essa Cantata aos pais, alunos e a todos enfim, foi uma mostra do que o espírito de Natal sempre tem de melhor para unir e emocionar a todos”, declarou a Diretora Cultural, na foto com o diretor-geral da instituição Prof. Montenegro Fiúza. Cerca de 400 pessoas aplaudiram o evento.

Jamily Alves é a mais bela estudante de São Gonçalo
Aos 17 anos, dona de um sorriso contagiante, Jamily Alves sagrou a campeã no Concurso “A mais bela estudante de São Gonçalo” ano 2014, que aconteceu na noite do dia 15 de novembro, no Clube Tamoio com a presença de mais de centenas de espectadores dentre convidados e familiares.
 As 17 estudantes selecionadas para final participaram durante três meses de diversas dinâmicas, gincanas, palestras até chegar ao grande dia. Na
ocasião, as participantes fizeram uma homenagem ao Dia da Proclamação da República, com performances que incluíram entradas de estudante e em traje de gala.
O concurso foi assistido por um público presente de 800 pessoas e cerca de 2 mil internautas assistiram ao vivo através da TV WIN. O grande idealizador do projeto é o presidente da Fluarte Antonio Souto, que teve total apoio da TV WIN.

Feira Literária no Odete São Paio recebe quatro mil pessoas

No sábado, 8 de novembro, os diretores Oton e Elizabeth São Paio professores, coordenadores, e centenas de alunos abriram as portas do Colégio Odete São Paio no sábado passado para receberem cerca de 4 mil pessoas na Feira Literária. Alunos e professores se revezaram ao longo do dia em stands, muitos vestidos a caráter personificando vultos da literatura e da música.  Conforme nos falou Bárbara, professora de Geografia do 9º ano: “Nossa ideia foi criar em torno dos alunos a concepção de um trabalho ousado e com raízes predominantemente voltadas para a discussão de temas sociais de cunho cosmopolita”. Muitos alunos fizeram performances e foram voluntários para fazer da Feira Literária do Colégio Odete São Paio um momento memorável na vida deles e – com isso - proporcionar ao colégio um caráter diferenciado na cidade. A apresentação das crianças dispensa comentários, e adolescentes e jovens foram sensacionais.

domingo, 12 de outubro de 2014

Compartilha! - Outubro/2014

Por Washington Araújo











Diretor Diego São Paio e prof. Marcelo Guedes (de preto agachado)
"Vencemos com garra, união e destemor!"
(foto divulgação/ Colégio Odete São Paio)
Futsal de São Gonçalo faz escola no Paraná
A Equipe de Futsal do Colégio Odete São Paio retornou do Paraná, com o importante troféu de 3º lugar e também muitas lembranças na bagagem. Classificados para representar o Estado do Rio nos Jogos Escolares da Juventude, que aconteceu em Londrina (PR), aqueles atletas tiveram obstáculos enormes tais como o desgaste físico e mental, pois eles jogaram diariamente, sendo que em algumas partidas percorreram mais de 50 km de distância para chegar ao local do confronto. Mesmo assim, demonstraram garra total e se superaram.
O professor Marcelo Guedes (de preto) comanda os times, masculino e feminino de futsal do Odete São Paio desde 2010: “Focamos na união da equipe e fomos eliminando cada adversário até a semifinal, onde perderam para o Colégio Amorim (SP). Com esse resultado eles disputamos o 3º lugar contra o Colégio Nóbrega da Cunha (PR), e com o escore de 3 X 1 fizemos por merecer a honra da medalha de bronze”, comemora o técnico.
Vale lembrar que o tradicional Colégio de São Gonçalo, localizado no bairro Colubandê, e mais 5 mil municípios equipes se inscreveram para disputar os Jogos Escolares Estaduais. A equipe retorna sob aplausos do Paraná com um título memorável para a história da instituição. Parabéns aos alunos-atletas, São Gonçalo tem imenso orgulho de ser representado por vocês!

Fernando Féliz, presidente da AGLAC, com Maura Oliveira representando o prefeito
Neilton Mulim, o vereador Diego São Paio e o fundador da AGLAC, Oton São Paio
(foto: Washington Araújo)
Academia Gonçalense de Letras completa 40 anos
A Academia Gonçalense de Letras, Artes e Ciências (Aglac), comemorou 40 anos de existência, no dia 18 de setembro. O evento aconteceu no ICBEU, em SG. A Aglac conta hoje com 60 membros, e, no passado, já teve como integrantes o ex-governador do Rio de Janeiro, Raimundo Padilha, e o poeta e ator Mário Lago. A cerimônia contou com a presença de personalidades ilustres da cidade, autoridades civis e militares, fundadores da AGLAC, entre outros.
Diversos acadêmicos declamaram poemas e a Mesa da Academia realizou pranto de homenagem a acadêmicos já falecidos. O vereador Diego São Paio e Professor Paulinho homenagearam a AGLAC com uma placa referente à moção da Câmara de Vereadores pelo jubileu da Casa. Ao final, um buffet especial foi oferecido a todos sem não antes o tradicional bolo de aniversário, os parabéns e um brinde a todos.
Para coroar a cerimônia com bons momentos, o evento contou com novidades, onde o vereador Diego Sampaio, filho do fundador e primeiro presidente da AGLAC, o Acadêmico Oton Sampaio, anunciou que foram aprovadas três leis de incentivo aos escritores gonçalenses. As escolas da cidade deverão adotar literatura escrita por gonçalenses; as livrarias gonçalenses deverão expor as obras gonçalenses de forma especial (vitrine e display próprios); e a cidade custeará a semana do autor gonçalense, onde os escritores deverão fazer circuito de apresentações nas escolas com o apoio da Prefeitura.
O fundador da Academia, o escritor e ex-secretário de Cultura de São Gonçalo, Oton São Paio, muito contente ao ver sua ideia fazer tanto sucesso declarou “que o amor e a cultura caminham de mãos dadas numa mesma estrada”.


Claudio Mendonça: "o evento refletiu a importância da difusão da cultura
urbano-contemporânea (foto Washington Araujo)
Falar é uma necessidade, grafitar é uma arte
Justamente na segunda-feira em que se comemorou o Dia da Emancipação de São Gonçalo, num trabalho conjunto da Secretaria de Educação, da Secretaria de Turismo e Cultura e da FAC - Fábrica de Arte e Cidadania, aconteceu no dia 22 de setembro, a reinauguração do Port@l 24 horas – Prof.  Alberto de Oliveira Carungaba, no Boaçu.
Segundo o Secretário de Educação Claudio Mendonça, “o evento refletiu sobre a importância da difusão da cultura urbano-contemporânea ressaltando a importância dos diversos saberes para a garantia de uma sociedade do conhecimento, de modo que se construam múltiplos olhares reflexivos sobre a vida e sobre a arte”, declarou.
O evento foi pontuado com diversas ações culturais da FAC - Fábrica de Arte e Cidadania dentre elas, a Exposição "Um Novo Olhar do Graffiti" com apresentações de Graffiti ao vivo, performance de DJs, mostra do Break, Bboy (Break), e o RAP - Rima e Poesia. Além do Secretário de Cultura e Turismo Michel Portugal, do Subsecretário de Cultura Marcus Vinícius Varela e da Subsecretária de Orientação Pedagógica Vaneli L. Chaves, e diversos coordenadores tanto da Educação como da Cultura.


(foto divulgação/ TV WIN)
Vem aí a mais bela estudante de São Gonçalo
Acontece no Clube Tamoio de São Gonçalo no sábado, 15 de novembro, a partir da 20h, a final do Concurso “A Mais Bela Estudante de São Gonçalo”. De um total de mais de 250 inscritas, 18 meninas estarão disputando o cobiçado título. A festa será transmitida ao vivo pela TV WIN bastando acessar www.tvwin.com.br. Segundo Antônio Souto, idealizador do evento “São Gonçalo com tantas moças lindas não fica a dever em nada as grandes capitais do Brasil”, comemora Souto que é também o diretor-geral da TV WIN.