Mostrando postagens com marcador Academia Gonçalense de Letras. Mostrar todas as postagens
Mostrando postagens com marcador Academia Gonçalense de Letras. Mostrar todas as postagens

domingo, 12 de outubro de 2014

Compartilha! - Outubro/2014

Por Washington Araújo











Diretor Diego São Paio e prof. Marcelo Guedes (de preto agachado)
"Vencemos com garra, união e destemor!"
(foto divulgação/ Colégio Odete São Paio)
Futsal de São Gonçalo faz escola no Paraná
A Equipe de Futsal do Colégio Odete São Paio retornou do Paraná, com o importante troféu de 3º lugar e também muitas lembranças na bagagem. Classificados para representar o Estado do Rio nos Jogos Escolares da Juventude, que aconteceu em Londrina (PR), aqueles atletas tiveram obstáculos enormes tais como o desgaste físico e mental, pois eles jogaram diariamente, sendo que em algumas partidas percorreram mais de 50 km de distância para chegar ao local do confronto. Mesmo assim, demonstraram garra total e se superaram.
O professor Marcelo Guedes (de preto) comanda os times, masculino e feminino de futsal do Odete São Paio desde 2010: “Focamos na união da equipe e fomos eliminando cada adversário até a semifinal, onde perderam para o Colégio Amorim (SP). Com esse resultado eles disputamos o 3º lugar contra o Colégio Nóbrega da Cunha (PR), e com o escore de 3 X 1 fizemos por merecer a honra da medalha de bronze”, comemora o técnico.
Vale lembrar que o tradicional Colégio de São Gonçalo, localizado no bairro Colubandê, e mais 5 mil municípios equipes se inscreveram para disputar os Jogos Escolares Estaduais. A equipe retorna sob aplausos do Paraná com um título memorável para a história da instituição. Parabéns aos alunos-atletas, São Gonçalo tem imenso orgulho de ser representado por vocês!

Fernando Féliz, presidente da AGLAC, com Maura Oliveira representando o prefeito
Neilton Mulim, o vereador Diego São Paio e o fundador da AGLAC, Oton São Paio
(foto: Washington Araújo)
Academia Gonçalense de Letras completa 40 anos
A Academia Gonçalense de Letras, Artes e Ciências (Aglac), comemorou 40 anos de existência, no dia 18 de setembro. O evento aconteceu no ICBEU, em SG. A Aglac conta hoje com 60 membros, e, no passado, já teve como integrantes o ex-governador do Rio de Janeiro, Raimundo Padilha, e o poeta e ator Mário Lago. A cerimônia contou com a presença de personalidades ilustres da cidade, autoridades civis e militares, fundadores da AGLAC, entre outros.
Diversos acadêmicos declamaram poemas e a Mesa da Academia realizou pranto de homenagem a acadêmicos já falecidos. O vereador Diego São Paio e Professor Paulinho homenagearam a AGLAC com uma placa referente à moção da Câmara de Vereadores pelo jubileu da Casa. Ao final, um buffet especial foi oferecido a todos sem não antes o tradicional bolo de aniversário, os parabéns e um brinde a todos.
Para coroar a cerimônia com bons momentos, o evento contou com novidades, onde o vereador Diego Sampaio, filho do fundador e primeiro presidente da AGLAC, o Acadêmico Oton Sampaio, anunciou que foram aprovadas três leis de incentivo aos escritores gonçalenses. As escolas da cidade deverão adotar literatura escrita por gonçalenses; as livrarias gonçalenses deverão expor as obras gonçalenses de forma especial (vitrine e display próprios); e a cidade custeará a semana do autor gonçalense, onde os escritores deverão fazer circuito de apresentações nas escolas com o apoio da Prefeitura.
O fundador da Academia, o escritor e ex-secretário de Cultura de São Gonçalo, Oton São Paio, muito contente ao ver sua ideia fazer tanto sucesso declarou “que o amor e a cultura caminham de mãos dadas numa mesma estrada”.


Claudio Mendonça: "o evento refletiu a importância da difusão da cultura
urbano-contemporânea (foto Washington Araujo)
Falar é uma necessidade, grafitar é uma arte
Justamente na segunda-feira em que se comemorou o Dia da Emancipação de São Gonçalo, num trabalho conjunto da Secretaria de Educação, da Secretaria de Turismo e Cultura e da FAC - Fábrica de Arte e Cidadania, aconteceu no dia 22 de setembro, a reinauguração do Port@l 24 horas – Prof.  Alberto de Oliveira Carungaba, no Boaçu.
Segundo o Secretário de Educação Claudio Mendonça, “o evento refletiu sobre a importância da difusão da cultura urbano-contemporânea ressaltando a importância dos diversos saberes para a garantia de uma sociedade do conhecimento, de modo que se construam múltiplos olhares reflexivos sobre a vida e sobre a arte”, declarou.
O evento foi pontuado com diversas ações culturais da FAC - Fábrica de Arte e Cidadania dentre elas, a Exposição "Um Novo Olhar do Graffiti" com apresentações de Graffiti ao vivo, performance de DJs, mostra do Break, Bboy (Break), e o RAP - Rima e Poesia. Além do Secretário de Cultura e Turismo Michel Portugal, do Subsecretário de Cultura Marcus Vinícius Varela e da Subsecretária de Orientação Pedagógica Vaneli L. Chaves, e diversos coordenadores tanto da Educação como da Cultura.


(foto divulgação/ TV WIN)
Vem aí a mais bela estudante de São Gonçalo
Acontece no Clube Tamoio de São Gonçalo no sábado, 15 de novembro, a partir da 20h, a final do Concurso “A Mais Bela Estudante de São Gonçalo”. De um total de mais de 250 inscritas, 18 meninas estarão disputando o cobiçado título. A festa será transmitida ao vivo pela TV WIN bastando acessar www.tvwin.com.br. Segundo Antônio Souto, idealizador do evento “São Gonçalo com tantas moças lindas não fica a dever em nada as grandes capitais do Brasil”, comemora Souto que é também o diretor-geral da TV WIN.