Mostrando postagens com marcador Gusttavo Clarão. Mostrar todas as postagens
Mostrando postagens com marcador Gusttavo Clarão. Mostrar todas as postagens

quarta-feira, 26 de novembro de 2014

O canto da cidade espalha felicidade

Quem canta seus males espanta, diz a máxima popular, mas em Niterói esta prática tem sido outra, pois em pontos diferentes do município o que se vê são mulheres e homens cantando de felicidade, profissionalmente, sendo acompanhadas por milhares de pessoas que literalmente, repetem o gesto num ritual de alegria coletiva.
Nos bares, restaurantes, boates, casas de espetáculos, teatros, clubes, praças e praias. O niteroiense tem entre os hábitos de vida cantar, fazendo da cidade uma grande reveladora de talentos na área de cultura, principalmente no campo musical.
Samba do bom
Nos 441 anos de Niterói, o CASA DA GENTE reuniu no Canto do Rio Futebol Clube alguns craques da MPB, notadamente no mundo do samba, parte de um grupo que integrará um DVD que receberá o título de “o samba da ponte”, dentre os quais Flávio Pizzoti, mais conhecido como Flavinho Sete Cordas, Yuri Portela, Paulo Cesar Ginho, Jair Silva, Jair do Cavaco, Hernani Valente, Almir Sodré, Monica Mac, Maria Menezes, Serrinha e os produtores Marcelo Almo, Mário Dias e Roberto Dantas.
No mais novo ponto musical de Niterói, a Casa de Bamba, na rua Visconde de Itaboraí, 291, às quartas-feiras, Alessandro Cardozo e André da Mata, cavaco e voz; Mingo Silva, Raphael Lagoas, violão e voz; Bruno Santos, Rodrigo Reis e Daniel Boechat, na percussão.
Ainda na Casa de Bamba, às sextas-feiras um excelente público vai até lá curtir e cantar numa roda de samba comandada por Monica Mac.
Trabalhador
Para começar a semana bem, ao preço popular de R$10,00, o Fluminense Atlético Clube na rua Xavier de Brito, recebe centenas de pessoas para cantar com Monica Mac e vários convidados, numa produção de Beto Dantas, às segundas-feiras. A partir das 18h, numa réplica do Samba do Trabalhador que acontece há anos no Rio de Janeiro.
No mesmo dia, começando às 20h, o bar e restaurante Grauduados, na rua Visconde de Sepetiba, acontece também uma boa roda de samba, o que é repetido às quintas-feiras, sob o comando de Carlinhos na produção. Jair, acompanhado no cavaco, lidera os músicos.
A terça-feira é em São Domingos, no Mãe-D’Água, congregando muitos universitários.
 As quintas e sábados, em Santa Rosa, o samba é cantado na “Cachaçaria – Alegria Engarrafada”, na rua Dr. Sardinha, com produção de Paulinho.

Elas comandam
Além de Mônica Mac e Maria Menezes, Niterói tem ainda outras mulheres que “aquecem” os sambas: Andrea Beat, Adriana, Mariana e Mayara, levando muitas outras para memoráveis noites do samba de raiz e sucessos atuais.

Clarão e escalação
No grupo dos homens, é mais frequente nos shows de samba, Família Clarão, Branca, Marcinho, Mikimba, Peralta, Carlos Renato, Pitico, Ramon e Felipe.
Sendo também assíduos nos eventos de samba de roda, Declar, Pedro Ivo, Mario Domec, Bruno Barreto e Bebeto Sorriso, entre mais de 30 intérpretes.
Marquinho Diniz, filho de Monarco, está há anos radicado em Niterói e canta em vários lugares, além de ser o apresentador dos shows. No “Caminho Niemeyer”, sempre trazendo convidados do Rio de Janeiro, para reforçar as apresentações dos niteroienses, promovendo assim uma perfeita integração dentre os quais Carlinhos Sete Cordas, Marcelo Pizotti, Rudinho e Dedé do Cavaco, entre outros.
Mulato Velho
A exemplo de inúmeros músicos de Niterói, o grupo “Mulato Velho”, maestro Fernando Brandão (liderando), promove uma perfeita integração da cidade com o Rio de Janeiro, outros estados e até no exterior. Além dele, Felipe Fabiano Fegaloti, Dudu Oliveira, Daniel Karin, e Watson Cardozo formam a banda.
Carreira solo
Presidente da Unidos do Viradouro há dois anos, Gusttavo Clarão partiu para uma bem sucedida carreira solo, fazendo shows no Brasil e inclusive em outros países. Com um CD novo, tem na sua produção obras inéditas, com uma apresentação personalizada e já muito executado nas emissoras de rádio.


terça-feira, 18 de março de 2014

Gusttavo Clarão : "Não mudo nada na Viradouro em 2015"

       
Diretoria da Escola ergue o presidente Gusttavo Clarão
nos braços após a última nota que garantiu o campeonato
(foto: Luana Dias)
Muito procurado pela imprensa – jornais, sites, revistas e emissoras de televisão – o presidente da Unidos do Viradouro Gusttavo Clarão declarou com exclusividade ao CASA DA GENTE: “Não mudo nada, quem quiser vir para somar, as portas estão abertas”.
            O presidente aposta na sua reeleição, prevista para acontecer em Maio deste ano, mas frisou: “Estou pensando inclusive em antecipar o pleito, para me dedicar totalmente ao carnaval do ano que vem. Tenho certeza de que os integrantes da escola estão satisfeitos com a nossa administração”.

Comemoração ao receber o troféu de Campeã no Sambódromo
(foto: Luana Dias)
Diretoria coesa
No cargo por dois carnavais, Gusttavo fez questão de destacar a união da diretoria, que procura estar em sintonia com todos os componentes num casamento perfeito. Ao tomar conhecimento de que vários boatos davam conta de que um “patrono” estaria disposto a ajudar à escola, foi claro: “para somar, estamos sempre de braços abertos”.
Ao se referir a “boataria” que começou logo após os resultados, Gusttavo afirma: “o carnavalesco João Vitor Araújo será mantido, Raissa Machado é nossa rainha de bateria e Juliana Paes é rainha da escola, espero contar com ela num carro alegórico”.
Quanto ao enredo para 2015, diz ter várias ideias, deixando claro que foi ele quem pensou em Niterói como tema deste ano, como aconteceu, e agradecendo a ajuda do prefeito Rodrigo Neves, assim como de empresas como Plaza Shopping, Águas de Niterói e CCR Ponte, além do suporte das alas e da comunidade.

Emocionado ao final do desfile, presidente chora e é cumprimentado
pelo prefeito de Niterói, Rodrigo Neves (Foto: Luana Dias)
Programação

Dentre as providências que já começou a tomar objetivando o Carnaval 2015, “Clarão” está ajustando uma programação com a rádio MPB Fm, uma parceria para rodas de samba sempre com convidados especiais, assim como uma cervejaria e também outras empresas. “A luta continua, vencemos apenas o início. No Grupo Especial, o esforço tem que ser muito maior”, finalizou.       


quarta-feira, 20 de novembro de 2013

Somos uma escola de Samba

 
David Corrêa
A cada esquina, nas calçadas, em residências, bares, restaurantes e casas de shows, o nosso ritmo-origem faz de Niterói uma grande escola de samba.
Dedilhar um cavaco, banjo e um violão, com juito suingue e acordes geniais, com o “molho” de excelentes percussionistas arrepiam qualquer assitente em saraus ou sambas de mesa dos “partidos altos” da eterna cidade sorriso.
Completando esta alegria, os fantásticos intérpretes de todas as idades, ambos os sexos, soltam a voz cantando melodias consagradas, mas também com um bom número de compositores locais.
Gusttavo Clarão
Essa constelação de bons de samba tem na figura do intérprete-mirim Guilherme Kauã, 10 anos, a marca da renovação. Com o respeito dos mais tradicionais, como Zé Katimba, Flavinho Machado, Gusttavo Clarão, Bimba, Declar, Miguel BD, Gilberto Gomes, entre outros, assim como dos mais novos, dentre os quais, Inácio Rios, Pedro Ivo, Thiago Cunha, assim como das cantoras Monica Mac, Maria Menezes, Andrea Beat, e dezenas de bandas de samba, destacando-se os grupos Família Clarão, Sambaí, Nossa Arte, e os projetos Vai Dar Samba e Samba de Rua.
Bons intrumentistas como os irmãos Flavinho Sete Cordas e Bebeto do Cavaco, Maurição e dezenas de outros, reforçados pelo pessoal da percussão, Bebeto Sorriso à frente, incrementam as rodas de samba.
Com 82 anos, e vencedor de quase duas dezenas de sambas-enredo, David Corrêa, nascido no Buraco do Juca, logradouro da ex-capital fluminense fez questão de dividir este recorde com Zé Katimba e Gusttavo Clarão, que também são apontados como autores do mesmo número de composições para Escolas de Samba, pondo assim o fim de um celeuma.


Sambistas reunidos
Berço do samba
Cidade natal do fundador da primeira Escola de Samba do Brasil, Ismael Silva, criador da “Deixa Falar”, Niterói é reconhecida no Brasil e no exterior como a cidade dos grandes sambistas. Por esta razão, o CASA DA GENTE decidiu reuni-los num grande encontro sem precedentes, nesta fotografia histórica.
Documentada no Clube Regatas Icaraí, ali estavam os que fazem sucesso na cidade, no boêmio bairro carioca da Lapa, pelo Brasil e até mesmo em outros países. Do charme e suingue das vozes femininas de Monica Mac e Maria Menezes, à força da experiência de Ignácio Rios e Declar, passando pelos cavacos afinados de Declar e Hernani, e ao ritmo de Mikimba, Branca de Neve e Bimba da Família Clarão, e o produtor Marcelo Almo o encontro inédito acabou se transformando numa grande roda de samba, a base de vários cavacos, violões, banjos, instrumentos de percussão dos mais diversos, cantores e intérpretes no sentido mais amplo da palavra.

Guilherme Kauã
Niterói pelos sambistas

“O samba mora em Niterói, mas passeia pelo Rio, Brasil e no mundo” - Hermani do Cavaco

“A raiz, a energia e o estado de espírito do samba estão plantados aqui” – Monica Mac

“A escola de samba atravessa a ponte de cabeça erguida, se mostrando na vitrine, o Rio de Janeiro” – Maria Menezes

“Grandes compositores, intérpretes, músicos e passistas fazem de Niterói a força do samba” – Inácio Rios.

“Do ‘miudinho’ ao partido alto, do samba enredo ao samba de quadra, sem tirar onda, somos referência” – Branca de Neve.

Declar e Hernani do Cavaco
“Que sorte ser sambista da capital do nosso ritmo-origem” – Declar.

“Abram alas, atravessem a ponte, cantem e sambem com a gente” – Bimba.

“As rodas de samba, começando pelo Beltrão onde vinha Beth Carvalho e muita gente boa, mostram o respeito por Niterói” – Mikimba

“Sou um produtor novo, mas sinto a presença da resistência pelo samba como marca da cidade” – Marcelo Almo.

“As bandas, os intrumentistas, e os grupos tem um imenso carinho com o samba” – Renato do Cavaco.