Mostrando postagens com marcador Andrea Beat. Mostrar todas as postagens
Mostrando postagens com marcador Andrea Beat. Mostrar todas as postagens

quarta-feira, 20 de novembro de 2013

Somos uma escola de Samba

 
David Corrêa
A cada esquina, nas calçadas, em residências, bares, restaurantes e casas de shows, o nosso ritmo-origem faz de Niterói uma grande escola de samba.
Dedilhar um cavaco, banjo e um violão, com juito suingue e acordes geniais, com o “molho” de excelentes percussionistas arrepiam qualquer assitente em saraus ou sambas de mesa dos “partidos altos” da eterna cidade sorriso.
Completando esta alegria, os fantásticos intérpretes de todas as idades, ambos os sexos, soltam a voz cantando melodias consagradas, mas também com um bom número de compositores locais.
Gusttavo Clarão
Essa constelação de bons de samba tem na figura do intérprete-mirim Guilherme Kauã, 10 anos, a marca da renovação. Com o respeito dos mais tradicionais, como Zé Katimba, Flavinho Machado, Gusttavo Clarão, Bimba, Declar, Miguel BD, Gilberto Gomes, entre outros, assim como dos mais novos, dentre os quais, Inácio Rios, Pedro Ivo, Thiago Cunha, assim como das cantoras Monica Mac, Maria Menezes, Andrea Beat, e dezenas de bandas de samba, destacando-se os grupos Família Clarão, Sambaí, Nossa Arte, e os projetos Vai Dar Samba e Samba de Rua.
Bons intrumentistas como os irmãos Flavinho Sete Cordas e Bebeto do Cavaco, Maurição e dezenas de outros, reforçados pelo pessoal da percussão, Bebeto Sorriso à frente, incrementam as rodas de samba.
Com 82 anos, e vencedor de quase duas dezenas de sambas-enredo, David Corrêa, nascido no Buraco do Juca, logradouro da ex-capital fluminense fez questão de dividir este recorde com Zé Katimba e Gusttavo Clarão, que também são apontados como autores do mesmo número de composições para Escolas de Samba, pondo assim o fim de um celeuma.


Sambistas reunidos
Berço do samba
Cidade natal do fundador da primeira Escola de Samba do Brasil, Ismael Silva, criador da “Deixa Falar”, Niterói é reconhecida no Brasil e no exterior como a cidade dos grandes sambistas. Por esta razão, o CASA DA GENTE decidiu reuni-los num grande encontro sem precedentes, nesta fotografia histórica.
Documentada no Clube Regatas Icaraí, ali estavam os que fazem sucesso na cidade, no boêmio bairro carioca da Lapa, pelo Brasil e até mesmo em outros países. Do charme e suingue das vozes femininas de Monica Mac e Maria Menezes, à força da experiência de Ignácio Rios e Declar, passando pelos cavacos afinados de Declar e Hernani, e ao ritmo de Mikimba, Branca de Neve e Bimba da Família Clarão, e o produtor Marcelo Almo o encontro inédito acabou se transformando numa grande roda de samba, a base de vários cavacos, violões, banjos, instrumentos de percussão dos mais diversos, cantores e intérpretes no sentido mais amplo da palavra.

Guilherme Kauã
Niterói pelos sambistas

“O samba mora em Niterói, mas passeia pelo Rio, Brasil e no mundo” - Hermani do Cavaco

“A raiz, a energia e o estado de espírito do samba estão plantados aqui” – Monica Mac

“A escola de samba atravessa a ponte de cabeça erguida, se mostrando na vitrine, o Rio de Janeiro” – Maria Menezes

“Grandes compositores, intérpretes, músicos e passistas fazem de Niterói a força do samba” – Inácio Rios.

“Do ‘miudinho’ ao partido alto, do samba enredo ao samba de quadra, sem tirar onda, somos referência” – Branca de Neve.

Declar e Hernani do Cavaco
“Que sorte ser sambista da capital do nosso ritmo-origem” – Declar.

“Abram alas, atravessem a ponte, cantem e sambem com a gente” – Bimba.

“As rodas de samba, começando pelo Beltrão onde vinha Beth Carvalho e muita gente boa, mostram o respeito por Niterói” – Mikimba

“Sou um produtor novo, mas sinto a presença da resistência pelo samba como marca da cidade” – Marcelo Almo.

“As bandas, os intrumentistas, e os grupos tem um imenso carinho com o samba” – Renato do Cavaco.

O Leitor fala Novembro - Especial Aniversário de Niterói

A coluna “O Leitor Fala” do CASA DA GENTE Especial de Aniversário de Niterói traz depoimentos de leitores que compartilharam conosco suas idéias, sentimentos e pontos de vista sobre a sua cidade.

Para participar, basta enviar um e-mail para a nossa coluna: oleitorfala@gmail.com   

“Agora com as sempre constantes mudanças de governos, o bairro em que moro hoje é chamado de “Alto Icaraí”. E querem saber? Acho muito merecido, pois é um lugar alto mesmo e que fomos presenteados com a bela vista de Icaraí. Sou um profissional da música e há 46 ANOS fui agraciado por Deus para vir ao mundo, fazer o que faço com muito carinho, representando a minha cidade de Niterói, em todos os lugares que me apresento. Amo essa cidade!” 
Luiz Claudio – Cantor




“Moro em Santa Bárbara, a capital de Niterói. Canto em cada canto da cidade, no Brasil e no exterior. Salve os 440 anos de Niterói”!
Andrea Beat – cantora





“Moro em Maria Paula desde 1989. Vi a evolução do bairro em diversos aspectos. Aqui, tive a oportunidade de periodicamente andar a cavalo na adolescência, de reunir os amigos em churrascos e rodas de música nos fins de semana e de ter uma vida tranquila e calma, distante apenas 15 km do Centro da cidade. Aqui é onde vivo, onde criei minha filha (que hoje mora em Petrópolis), onde ensaio meus projetos musicais, onde reúno meus amigos...enfim, onde sou feliz”. Flávio Farias, 37 anos, músico, morador de Maria Paula.

“Niterói sempre me encantou desde que morava em Cabo Frio e vinha aqui passear com meus pais e foi a cidade que eu escolhi para viver há exatos 20 anos. Hoje, com trânsito complicado, muito mais gente vivendo aqui, construção civil desenfreada, criminalidade aumentando, ainda assim é a minha cidade do coração e acredito que podemos mudar esta situação e voltar a ser de verdade a cidade sorriso”!
Leticia Ortiz – fisioterapeuta e instrutora de Pilates






“Niterói é um cidade que proporciona muitas possibilidades de passeios. Andar pelo Campo de São Bento, subir no Parque da Cidade, visitar os fortes, são momentos muito bons para quem vive em Niterói. Porém, o crescimento desordenado e o trânsito que está cada vez pior. Além da necessidade de revitalização do centro de Niterói” – Carlos Alberto Lima Almeida, advogado e professor de Direito