Mostrando postagens com marcador Guilherme Kauã. Mostrar todas as postagens
Mostrando postagens com marcador Guilherme Kauã. Mostrar todas as postagens

quinta-feira, 20 de novembro de 2014

O futuro é agora

Jovens se destacam em concursos, festivais e apresentações nacionais e internacionais

Dedicação: esta é a palavra em comum entre os jovens Guilherme Kauã, Gabriel Edgar, Helena Strada e Luma Nunes. Com uma rotina intensa de estudos e de muito trabalho, estes jovens talentos de Niterói vêm se destacando na literatura, música, dança e concursos de beleza. Cada um com seu estilo, eles elevam o nome da cidade pelo Brasil e o mundo, e lutam para transformar seus sonhos em realidade.

Helena Strada
Helena Strada (foto divulgação Camila Amaral)
Mini Miss Brasil Mesoamérica Universe
Com apenas 6 anos, a linda, meiga e simpática niteroiense Helena cativa a todos por onde passa. A pequena esbanja alegria e disposição: acorda todos os dias bem cedo para estudar, e à tarde se reveza entre o Ballet Clássico e a Ginástica Artística. Seu encanto por concursos de beleza começou ao assistir programas de TV:
“Foi por influência de um programa que retrata concursos de miss para crianças nos EUA, que ela me pediu para que eu a inscrevesse neste tipo de evento”, conta Laisa Strada, mãe de Helena.
A pequena notável já coleciona diversos títulos: Mini Miss Bahia Oficial (que concorreu quando o pai trabalhava em Salvador), Mini Miss Brasil Elegância 2014; Mini Miss Rio de Janeiro Mesoamérica Universe; e o mais recente, o Mini Miss Brasil Mesoamérica Universe. Agora, Helena quer representar o Brasil no concurso internacional, que será realizado na Guatemala, de 4 a 9 de fevereiro de 2015.
“Até agora, conseguimos o apoio da Camila Amaral, que é a fotógrafa oficial de Helena; do Paulo Vieira que é o estilista profissional, que está fazendo o vestido de abertura do evento. O vestido de gala está sendo confeccionado por uma costureira amiga, e os outros vestidos são do Empório dos Ternos, em Piabetá. Ainda precisamos do traje típico, de roupas de banho e, principalmente, da ajuda para o transporte aéreo. Infelizmente, minha filha corre o risco de não ir ao concurso por não ter patrocínio suficiente, mas vamos continuar lutando”, afirma Laisa.
Apesar de trilhar uma carreira no mundo das Artes e da Beleza, quando crescer, Helena sonha em ser médica. O desejo tem uma razão: ela quer cuidar da mãe, portadora de esclerose múltipla. Laisa descobriu a doença logo depois do nascimento de Helena. “Digo que ela é uma criança com maturidade de adulto para entender de certas dificuldades que a vida nos impôs”, conta a mãe.

Guilherme Kauã
Cantor, intérprete e músico
Guilherme Kauã (foto acervo pessoal)
Ele tem apenas 11 anos, mas uma agenda mais lotada do que muitos adultos. Morador do bairro do Fonseca, ele começa o dia cedo na escola, e à tarde tem aulas de canto com professora Ana Dias e violino e coro na Escola Villa Lobos, no Rio de Janeiro. “Sempre sonhei em estudar nesta tradicional escola de Música, quando passei no concurso, fiquei maravilhado”, conta.
Todo este esmero no estudo da música tem mostrado resultados: Guilherme Kauã é intérprete da “Construindo Sonhos”, Escola de Samba Mirim da Viradouro; e da “Tijuquinha do Borel”. Ele concilia esta responsabilidade nas agremiações com shows e participação em rodas de samba no Rio, Niterói e arredores.  Humilde, ele tem como referência os bambas e mestres que estão na mesma estrada há mais tempo:
“Aprendo muito com pessoas como o mestre Bebeto Sorriso, do Projeto ‘Sorrindo e Batucando’, onde faço percussão; Marquinho Diniz, Wanderley Cardoso, intérpretes das escolas de samba, como o Zé Paulo, da Viradouro. Recebo também orientações do Maestro Jorge Cardoso, Wagner do Vale, Maria Menezes, Serrinha Raiz, Monica Mac, Juliana Caseiro o Bruno Ribas, Pedro Ivo, a ala de compositores da Cubango... a lista é grande e interminável, e eu só tenho a agradecer a todos que me apoiam”.
Desde muito pequeno, sempre teve os pais Giselle Nunes e Adailton Lima como principais apoiadores. Por seu talento e dedicação ao samba, Kauã foi homenageado pela Câmara Municipal de Vereadores de Niterói com a Moção de Aplausos, no Dia Nacional do Samba. Além disso, ele ocupa a Cadeira de Nelson Cavaquinho na Academia Niteroiense de Belas Artes Letras e Ciências (ANBA). Mesmo com tantas atividades ele garante que ainda consegue tempo para curtir a infância:
“Também brinco, jogo bola, corro, faço coisas da minha idade. Pode até parecer cansativo, mas eu amo muito cantar, então tudo é prazeroso” afirma.

Luma Nunes
Bailarina  
Luma Nunes (foto divulgação RAPHOTO)
Como a grande bailarina e estrela da dança internacional Marcia Haydée, a jovem bailarina, de 12 anos, também nasceu em Niterói. Ela é um exemplo de disciplina e dedicação, e cursa Ballet Clássico no Studio Arte dos Pés, com aulas e ensaios, que somam 24 horas de estudos semanais, de segunda a sábado. Além disso, ainda encontra tempo para estudar inglês e Kumon (metodologia que visa incentivar na criança a autonomia nos estudos, buscando fortalecer o potencial de aprendizado de cada um).
“A Dança é uma verdadeira razão de vida para Luma. Ela é portadora de Anemia Hemolítica auto-imune, faz um tratamento que é muito delicado, e o exercício físico é de extrema importância, além de muita disciplina com o tratamento” conta Natalia Valdannini, Mestre de Dança e diretora do Studio Arte dos Pés.
Luma participou de grandes eventos, Festivais de Dança Nacionais e internacionais, além de cursos de aperfeiçoamento. Só em 2014, ela já arrebatou vários prêmios: o 1º lugar, na categoria variação de repertório infantil e 1o. lugar solo neoclássico, no Festival de Dança de Itajai. Também conquistou o 1º lugar, variação de repertório infantil e neoclássico, no Festival Com-Passos, no RJ; e 1º lugar-variação de repertório e solo neoclássico, no Festival de Dança de Cabo Frio, entre outros.
“Estamos trabalhando para participar do ‘Youth America Grand Prix’, Festival de Dança que revela jovens talentos e oferece bolsas de estudo para as melhores escolas de Dança no exterior, além do Festival de Dança de Joinville, que são de grande importância para um bailarino em formação” conta Natalia.

Gabriel Edgar
Escritor
Gabriel Edgar (foto divulgação)
Apesar de ter nascido em Blumenau, no estado de Santa Catarina, Gabriel Edgar adotou há seis anos a cidade de Niterói. Morador do bairro de Piratininga, o jovem de 17 anos lançou aos 15 seu primeiro livro. Com mais de dois mil seguidores na fan page do facebook “Seraf e os Artefatos Místicos”, além de seu blog sublinhares.blogspot.com.br, ele conquistou seu público com sagas de literatura fantástica, com dois livros lançados: “Controlador de Mentes” e “Esperança”, ambos da coleção “Seraf e os Artefatos Místicos”, e participou de dois concursos para antologias, tendo ficado entre os vencedores em ambos.
“Gosto muito de escrever fantasia, uma leitura mais dinâmica e convidativa, mas também adoro escrever textos que envolvam lições de vida e drama. Gosto também de terror e suspense, mas atualmente, os livros que tenho publicados, seguem a linha fantástica”.
Aluno do primeiro ano da Faculdade de História, ele vem participando de várias feiras literárias, como a Bienal do Rio, a Festa Literária de Maricá, Feira literária de São Fidélis, e bate-papo com leitores em colégios. Ele usa seu exemplo para incentivar a outros jovens a se apaixonarem pelo hábito da leitura.

“Meu maior sonho é tornar-me um autor conhecido, e além de tudo um disseminador de cultura. Ainda vou publicar mais 3 ou 5 livros da saga “Seraf e os Artefatos Místicos”, uma com temática de terror e outra de fantasia, além de trabalhar agora num livro de poesias e contos”.

sexta-feira, 23 de maio de 2014

Coluna de Samba - Maio/2014

Flavia Saolli (reprodução facebook)
Circuito do Samba 
Na quinta, dia 22 de maio, foi realizada mais uma edição da roda de samba, no Teatro Popular Oscar Niemeyer. Desta vez, o evento contou com a participação especial da cantora Flavia Saolli. O músico, fotógrafo e produtor do evento, Marcello Almo, comemorou também o seu aniversário na ocasião. 







O presidente da Viradouro, Gusttavo Clarão
(foto: Luana Dias)
Aclamação 
Com apenas uma chapa inscrita para as eleições, Gusttavo Clarão foi aclamado presidente para mais um mandato na Unidos do Viradouro. O presidente comandará a vermelho e branco de Niterói para o triênio 2014/2017. Ele terá como vice Adolfo Maia. Gusttavo assumiu o comando da vermelho e branco de Niterói em 2010 interinamente. Em 2011, foi eleito para o triênio 2011/2014 e é o responsável pelo retorno da Unidos do Viradouro ao Grupo Especial este ano.

No ritmo

A cantora Monica Mac (foto: Luana Dias)
Niterói ganhou neste mês de maio mais uma nova roda de samba: liderado pela cantora Monica Mac e o grupo Situkerê, o encontro de gente bamba acontece todas as quartas, a partir das 20h, na Academia de Niterói, em São Francisco. Os ingressos custam R$15,00.







Mudanças
A Neltur – Niterói Empresa de Lazer e Turismo – reuniu-se com representantes de blocos carnavalescos para debater medidas visando a melhoria do Carnaval 2015. Entre os assuntos falados estão mudanças de percurso dos blocos e um controle mais rigoroso dos vendedores ambulantes nos locais por onde passam os foliões. Os blocos deverão enviar as possíveis mudanças de trajetos dos desfiles, para um estudo de viabilidade por parte da Neltur, visando minimizar os problemas de impacto de trânsito nas vias municipais durante o Carnaval 2015.

Campeões
   A União das Escolas de Samba e Blocos Carnavalescos de Niterói (Uesbcn) realizou uma cerimônia de premiação das escolas campeãs do Carnaval 2014 em Niterói. As trinta e três agremiações que participaram dos desfiles oficiais receberam troféus, CD's com as imagens dos desfiles e também premiações em dinheiro.  A Sabiá foi a campeã do Carnaval 2014, e no Grupo de Acesso, a Alegria da Zona Norte venceu e foi promovida a chamada "elite" do Carnaval de Niterói. O evento serviu também como o lançamento do projeto de organização do Carnaval de 2015, que marcará os dez anos de revitalização da passagem das escolas pela Rua da Conceição. 
                   
Ritmo folgado 
Os ensaios da bateria Ritmo Folgado da Acadêmicos do Cubango já começaram. Mestre Maurão – ex-Acadêmicos da Rocinha, que assumiu recentemente a verde-e-branca para o Carnaval 2015 – já prevê um ano de muito trabalho, e ficou feliz ao saber do retorno de antigos ritmistas da escola.

Sou Rio (1)
A Estácio terá como enredo em 2015: "De braços abertos, de janeiro à janeiro. Sorrio, sou Rio, sou Estácio de Sá". A escolha aconteceu após uma sugestão do prefeito Eduardo Paes ao presidente Leziário Nascimento. A dupla de carnavalescos formada por Tarcisio Zanon e Amauri Santos irá desenvolver o enredo, que é uma homenagem aos 450 anos da Cidade Maravilhosa.

Sou Rio (2)
A Portela também já anunciou o enredo de 2015, que levará para a Sapucaí mais uma homenagem ao Rio de Janeiro: "ImagináRIO - 450 janeiros de uma cidade surreal". O carnavalesco Alexandre Louzada, que segue na escola, ao lado do diretor de Carnaval Luiz Carlos Bruno, revelou que o Surrealismo é o que o inspira para desenvolver o tema.

Sorteio
O sorteio da ordem de desfiles da Série A para o próximo ano será realizado na quadra da atual campeã, Unidos do Viradouro, no dia 31 de maio, às 20h. Conforme o regulamento, a Unidos de Bangu, atual campeã do Grupo B da AESCRJ, abrirá os desfiles de sexta-feira, seguida pela Em Cima da Hora, que ficou em 13º lugar na Série A. Já o sábado será iniciado pela 14ª colocada deste ano, a Alegria da Zona Sul, seguida pela Acadêmicos de Santa Cruz, que terminou o desfile na 12ª posição. A Estácio de Sá, por ter sido a vice-campeã, ficará obrigatoriamente no sábado, sorteando apenas a posição. Todas as demais agremiações participarão normalmente do sorteio.
Guilherme Kauã, ao lado dos pais, Giselle Nunes e Adailton Lima
(foto: Luana Dias)
Acadêmico 
O cantor e revelação mirim do samba Guilherme Kauã irá tomar posse na Academia Niteroiense de Belas Artes Letras e Ciências – ANBA. Ele ocupará a cadeira n°18 patronímica de Nelson Cavaquinho, outro grande sambista. A solenidade será realizada no Centro de Memória no Memorial Roberto Silveira, no Caminho Niemeyer, no dia 10 de junho, às 15h.

Feijoada
No dia 31 de maio, a Toca da Gambá irá realizar a 48ª edição de sua feijoada, com show do trio portelense Marquinho Diniz, Mestre Monarco e Leo Russo. O evento começa a partir das 15h e os ingressos antecipados podem ser obtidos pelo site Quality Pass ou na Toca.

Raissa Machado (foto: Luana Dias)
Parabéns 

Soprou as velinhas no dia 14 de maio, a rainha de bateria da Unidos do Viradouro, Raissa Machado. Ela comemorou ao lado de amigos e família a data especial.

quarta-feira, 20 de novembro de 2013

Somos uma escola de Samba

 
David Corrêa
A cada esquina, nas calçadas, em residências, bares, restaurantes e casas de shows, o nosso ritmo-origem faz de Niterói uma grande escola de samba.
Dedilhar um cavaco, banjo e um violão, com juito suingue e acordes geniais, com o “molho” de excelentes percussionistas arrepiam qualquer assitente em saraus ou sambas de mesa dos “partidos altos” da eterna cidade sorriso.
Completando esta alegria, os fantásticos intérpretes de todas as idades, ambos os sexos, soltam a voz cantando melodias consagradas, mas também com um bom número de compositores locais.
Gusttavo Clarão
Essa constelação de bons de samba tem na figura do intérprete-mirim Guilherme Kauã, 10 anos, a marca da renovação. Com o respeito dos mais tradicionais, como Zé Katimba, Flavinho Machado, Gusttavo Clarão, Bimba, Declar, Miguel BD, Gilberto Gomes, entre outros, assim como dos mais novos, dentre os quais, Inácio Rios, Pedro Ivo, Thiago Cunha, assim como das cantoras Monica Mac, Maria Menezes, Andrea Beat, e dezenas de bandas de samba, destacando-se os grupos Família Clarão, Sambaí, Nossa Arte, e os projetos Vai Dar Samba e Samba de Rua.
Bons intrumentistas como os irmãos Flavinho Sete Cordas e Bebeto do Cavaco, Maurição e dezenas de outros, reforçados pelo pessoal da percussão, Bebeto Sorriso à frente, incrementam as rodas de samba.
Com 82 anos, e vencedor de quase duas dezenas de sambas-enredo, David Corrêa, nascido no Buraco do Juca, logradouro da ex-capital fluminense fez questão de dividir este recorde com Zé Katimba e Gusttavo Clarão, que também são apontados como autores do mesmo número de composições para Escolas de Samba, pondo assim o fim de um celeuma.


Sambistas reunidos
Berço do samba
Cidade natal do fundador da primeira Escola de Samba do Brasil, Ismael Silva, criador da “Deixa Falar”, Niterói é reconhecida no Brasil e no exterior como a cidade dos grandes sambistas. Por esta razão, o CASA DA GENTE decidiu reuni-los num grande encontro sem precedentes, nesta fotografia histórica.
Documentada no Clube Regatas Icaraí, ali estavam os que fazem sucesso na cidade, no boêmio bairro carioca da Lapa, pelo Brasil e até mesmo em outros países. Do charme e suingue das vozes femininas de Monica Mac e Maria Menezes, à força da experiência de Ignácio Rios e Declar, passando pelos cavacos afinados de Declar e Hernani, e ao ritmo de Mikimba, Branca de Neve e Bimba da Família Clarão, e o produtor Marcelo Almo o encontro inédito acabou se transformando numa grande roda de samba, a base de vários cavacos, violões, banjos, instrumentos de percussão dos mais diversos, cantores e intérpretes no sentido mais amplo da palavra.

Guilherme Kauã
Niterói pelos sambistas

“O samba mora em Niterói, mas passeia pelo Rio, Brasil e no mundo” - Hermani do Cavaco

“A raiz, a energia e o estado de espírito do samba estão plantados aqui” – Monica Mac

“A escola de samba atravessa a ponte de cabeça erguida, se mostrando na vitrine, o Rio de Janeiro” – Maria Menezes

“Grandes compositores, intérpretes, músicos e passistas fazem de Niterói a força do samba” – Inácio Rios.

“Do ‘miudinho’ ao partido alto, do samba enredo ao samba de quadra, sem tirar onda, somos referência” – Branca de Neve.

Declar e Hernani do Cavaco
“Que sorte ser sambista da capital do nosso ritmo-origem” – Declar.

“Abram alas, atravessem a ponte, cantem e sambem com a gente” – Bimba.

“As rodas de samba, começando pelo Beltrão onde vinha Beth Carvalho e muita gente boa, mostram o respeito por Niterói” – Mikimba

“Sou um produtor novo, mas sinto a presença da resistência pelo samba como marca da cidade” – Marcelo Almo.

“As bandas, os intrumentistas, e os grupos tem um imenso carinho com o samba” – Renato do Cavaco.

quinta-feira, 10 de outubro de 2013

É medalha de ouro!

O talento mirim do samba Guilherme Kauã recebe no dia 29 de outubro às 15h, no Centro Cultural Camilo Guerreiro Filho, localizado na OAB-Niterói a Medalha Cultural da Academia Niteroiense de Belas Artes Letras e Ciências - ANBA, pela sua atuação na Cultura Musical no Estado do Rio de Janeiro.