Mostrando postagens com marcador Escola. Mostrar todas as postagens
Mostrando postagens com marcador Escola. Mostrar todas as postagens

terça-feira, 20 de novembro de 2018

Maricá: Alunos realizam sonho de lançar livro


Por Washington Araújo

O Natal vai chegar mais cedo para uma turma inteira de alunos na Escola Municipal Clério Boechat de Oliveira, em Maricá. Vamos entender a história. Há dois anos, os professores Paula Alves das Chagas e Rodrigo Lobo da Silveira detectaram uma ‘onda’ criativa que invadiu uma determinada sala de aula: “Estávamos a nos sentir pequenos demais perante o tamanho da produção literária de nossos alunos e, por isso, começamos a sentir que outras pessoas deveriam ter acesso àquele material”, contam.
O critério de seleção para esse primeiro livro foi decidido pelos próprios alunos: priorizar suas produções de 2018, e mais alguns textos que, para eles, representavam momentos emblemáticos. A essa altura, a turma realizava semanalmente com sucesso "Encontros Literários, conforme explica a Profª Paula:
“Para nós, professores e organizadores do livro e do nosso projeto da escola, todos os textos daqueles alunos estão ‘dentro’, pois suas produções textuais vêm sendo acompanhados desde 2014, quando teve início o projeto literário da escola”. Vale ressaltar que a dinâmica da turma resultou numa melhora imediata, tanto na gramática como na ortografia, exigindo uma revisão cada vez menor da parte dos mestres.
Com o livro praticamente pronto, os professores Paula e Rodrigo fizeram uma votação para a definição do nome: "Apenas um começo de três pontinhos". O mesmo critério definiu como seria a ilustração da capa. No dia 8 de dezembro, coincidindo com uma data da escola, aqueles jovens autores lógico, animadíssimos; sabem que isso tudo é novo, comemora o professor Rodrigo: “Acredito que a comunidade escolar inteira está em estado de expectativa. Afinal, não é comum encontrarmos uma editora que tenha olhos para a produção literária de alunos do Ensino Fundamental”.
Para a Editora Makir, responsável pela edição e lançamento editorial, o próprio presidente, Ênio Favacho, que já confirmou sua presença na tarde de autógrafos, admite que esse é um momento especial na vida de alunos, professores e da própria editora: “Acreditamos que esses textos têm potencial para alcançar o âmago de muitos, e nós somos muito gratos pelo fato de tornarmos  real o sonho de tantas pessoas”.
Com um projeto audacioso – e que já se consolidou como um sucesso nos estados do Norte e Nordeste – a Editora Makir desembarca no Rio de Janeiro em 2019, e se estenderá na região Sudeste, com uma plataforma diferenciada tendo como foco a busca de novos talentos em salas de aula numa parceria com escolas públicas e privadas, a fim de publicar, divulgar e descobrir autores talentosos desde tenra idade. Colégios do Rio de Janeiro, São Paulo e Sudeste afora vão respirar literatura em 2019: Quem viver, lerá!  

sábado, 30 de junho de 2018

Coluna Compartilha! - junho/2018


por Washington Araújo

O aluno Ronald Figueiredo, de 11 anos, do 6º ano da Escola Municipal
Darcy Ribeiro, em São Gonçalo, venceu uma competição
internacional de matemática
(fotos divulgação)
Estudante gonçalense conquista medalha de ouro em competição internacional de Matemática
A primeira participação de uma escola da rede municipal de São Gonçalo na competição Canguru de Matemática - uma competição internacional que acontece anualmente e reúne um enorme número de estudantes em todo o mundo- trouxe muito orgulho para a educação do município. Ronald Nascimento de Figueiredo, de 11 anos, estudante do 6º ano da Escola Municipal Darcy Ribeiro, localizada no bairro Vista Alegre, conquistou medalha de ouro. 
Segundo a diretora Joelma da Hora Guimarães, Ronald é um aluno que possui grandes habilidades e sempre se destaca nas atividades escolares. "O professor Jean foi o responsável por todo o processo e preparou, no dia a dia, nossos alunos do 6º ano para essa competição. Sinto-me honrada de estar à frente desta unidade escolar", afirmou Joelma.
Responsável pela preparação das turmas da Escola Darcy Ribeiro para a competição, o professor Jean Carlo da Silva Cordeiro explicou que mais de seis milhões de estudantes do mundo inteiro participam do Canguru de Matemática:
“Acredito que ao participar de olimpíadas como essa, a gente acaba descobrindo, entre os nossos jovens, talentos que estariam escondidos e que jamais seriam vistos se não tivéssemos participado”, ressaltou o professor.           
Mais do que uma competição, é uma espécie de jogo, onde estudantes dos 7 aos 18 anos podem participar em seis diferentes categorias etárias, resolvendo 24 ou 30 testes de múltipla escolha em 90 minutos (ou mais, dependendo do país participante). Um dos objetivos do concurso é mostrar aos estudantes que a Matemática pode ser interessante, útil e até mesmo divertida. Este ano, só no Brasil participaram cerca de 175 mil estudantes. 

Gisele Soares reuniu no início de junho, formadores de opinião
de diversos segmentos de São Gonçalo para a mostra
do documentário "Mulheres Urbanas" 
Mulheres urbanas
O Centro de Convenções do Partage Shopping, em São Gonçalo, recebeu a exibição do documentário "Mulheres Urbanas" seguida de uma palestra alusiva à obra. Ambos os eventos foram realizados com a presença da autora, Gisele Soares; produtora e profunda pesquisadora de manifestações sociais.
Gisele destacou aos convidados a importância de uma tomada de posição da mulher brasileira e, como consequência imediata, a união e aliança entre mulheres: Sororidade!
Muito aplaudida no encerramento do documentário "Mulheres Urbanas", o vídeo teve a direção de Cláudio Mendonça.
“Busquei valorizar o conhecimento como caminho essencial de emancipação da mulher para que possamos ter uma sociedade mais justa”, diz Soares. “Mulheres urbanas não mostra mulheres com feitos extraordinários, mas ao mesmo tempo faz exatamente isso, na medida em que expõe a capacidade de nós mulheres caminharmos com base no nosso próprio esforço, enfrentando uma realidade que nos oprime e deprime”, ressaltou a palestrante que também é advogada.

ANOTE NA AGENDA

Alienação Parental
Já está no ar o blog do advogado e consultor legislativo, Dr. Cleiton Monteiro. Buscando sempre traduzir para uma linguagem próxima ao popular as lendas e mistérios do "juridiquês"; enquanto não lança seu primeiro livro, Dr. Cleiton vai destrinchando na internet temas que vão desde Direitos Autorais até Alienação Parental.  O endereço para quem quiser conhecer o seu trabalho é:


Itaboraí vai ganhar usina termelétrica
 Em reunião com formadores de opinião e militantes, o Dep. Fed. Altineu Cortes (PR-RJ) e o Vereador Capitão Nelson foram recebidos em Itaboraí há pouco no escritório do advogado e pesquisador, Dr. Marcos Alves (ao centro na foto, com os demais) e, na oportunidade, foi destacado o projeto de os três caminharem juntos. Outro destaque foi a notícia trazida de Brasília pelo Deputado federal e que vai sacudir Itaboraí: Ainda sem data programada, vem aí  uma Unidade de Processamento de Gás e uma Usina Termelétrica, ambas na rebarba do COMPERJ que – comprada pelos chineses – já ensaia os primeiros passos.

sexta-feira, 29 de agosto de 2014

15 anos depois


Turma de ex-alunos do Mercês volta à escola para reencontro emocionante

Um reencontro entre o presente e o passado em uma tarde. Assim foi o momento de festa e confraternização celebrado pelos ex-alunos do Colégio Nossa Senhora das Mercês, realizado no sábado, dia 16 de agosto. Cercados da família, os formandos da turma de 1999 voltaram ao seu local de estudos 15 anos depois, desta vez na companhia dos conjugues, filhos e familiares. Para marcar este momento, a irmã-diretora Jussara ofereceu uma missa na Capela da escola, celebrada pelo Padre Marcelo. Na ocasião, os ex-alunos puderam também reencontrar alguns de seus antigos professores Jorge Nascimento, Maria de Fátima e Zélia Oliveira, que receberam homenagens.     
Logo após a missa, a confraternização terminou com uma deliciosa feijoada, organizada pela ex-aluna Carla Pereira, com o buffet assinado pela Chocolatria Gastronomia, decoração de Samara Pereira e Tatiane CanFer; e bolo personalizado criado pela ex-aluna Érica Monteiro. O ambiente era familiar e a sensação é de que o tempo não havia passado: “ Os anos se passaram, mas a amizade permaneceu intacta” era o sentimento de todos durante o evento.





domingo, 25 de maio de 2014

Município receberá a primeira escola pública de Matemática do Brasil

Reunião que definiu a criação da escola pública de Matemática
(foto: divulgação/ Luciana Carneiro)
A cidade de Niterói será a primeira do Brasil a ter uma unidade pública de ensino destinada exclusivamente à matemática. Além da escola de ciências exatas, foram definidas outras duas ações durante o anúncio foi feito pelo prefeito Rodrigo Neves e pelo secretário estadual de Educação, Wilson Risolia: a cessão, em definitivo, pelo estado ao município, da área da antiga escola estadual Fagundes Varela, no Engenho do Mato e a cessão, também em caráter definitivo, do Ciep Anísio Teixeira, no Fonseca para a prefeitura.
Na área da Fagundes Varela será construída uma unidade de ensino fundamental pelo município. A previsão é publicar o edital da obra até o próximo dia 15 de junho e iniciar a construção da unidade de ensino até o fim deste ano.
            “Niterói será a primeira cidade a ter essa escola de matemática numa parceira com a secretaria estadual de Educação. A Casa da Princesa, que foi totalmente restaurada com investimentos de mais de R$ 20 milhões do governo do estado, vai receber a essa escola de ciências exatas e terá, ainda, atividades para idosos nos fins de semana” revelou o prefeito.
No caso do Ciep Anísio Teixeira, hoje funcionando apenas como arquivo da secretaria estadual de Educação, o acordo entre município e estado prevê a disponibilização pela prefeitura de um prédio para abrigar os documentos estaduais, liberando, assim, as instalações da escola. Após a municipalização, a prefeitura vai implantar na unidade um projeto voltado para jovens, com educação, oficinas de arte, cultura e ciência e tecnologia.  
O secretário Wilson Risolia explicou a importância da implantação da escola de ciências exatas e revelou que a unidade é inspirada num modelo sul-coreano, que apresenta excelentes resultados nesta área.
“Estamos muito próximos de realizar um sonho que é implantar a primeira escola de ciências exatas do país de ensino médio integrado do Brasil e bilíngue, com ensino de inglês. Isso será feito nesta cidade.”, ressalta Risolia.
A secretária municipal de Educação, Flávia Monteiros de Barros, reforçou a importância da parceria entre as duas esferas de governo. “A reunião consolida a parceria entre município e estado. Nosso objetivo comum é melhorar a educação básica e oferecer um ensino público de qualidade. Essa cessão do Fagundes Varela, por exemplo. é de grande importância, pois aumentaremos a oferta de vagas do ensino fundamental na Região Oceânica”, frisou.