Mostrando postagens com marcador alunos. Mostrar todas as postagens
Mostrando postagens com marcador alunos. Mostrar todas as postagens

terça-feira, 20 de novembro de 2018

Maricá: Alunos realizam sonho de lançar livro


Por Washington Araújo

O Natal vai chegar mais cedo para uma turma inteira de alunos na Escola Municipal Clério Boechat de Oliveira, em Maricá. Vamos entender a história. Há dois anos, os professores Paula Alves das Chagas e Rodrigo Lobo da Silveira detectaram uma ‘onda’ criativa que invadiu uma determinada sala de aula: “Estávamos a nos sentir pequenos demais perante o tamanho da produção literária de nossos alunos e, por isso, começamos a sentir que outras pessoas deveriam ter acesso àquele material”, contam.
O critério de seleção para esse primeiro livro foi decidido pelos próprios alunos: priorizar suas produções de 2018, e mais alguns textos que, para eles, representavam momentos emblemáticos. A essa altura, a turma realizava semanalmente com sucesso "Encontros Literários, conforme explica a Profª Paula:
“Para nós, professores e organizadores do livro e do nosso projeto da escola, todos os textos daqueles alunos estão ‘dentro’, pois suas produções textuais vêm sendo acompanhados desde 2014, quando teve início o projeto literário da escola”. Vale ressaltar que a dinâmica da turma resultou numa melhora imediata, tanto na gramática como na ortografia, exigindo uma revisão cada vez menor da parte dos mestres.
Com o livro praticamente pronto, os professores Paula e Rodrigo fizeram uma votação para a definição do nome: "Apenas um começo de três pontinhos". O mesmo critério definiu como seria a ilustração da capa. No dia 8 de dezembro, coincidindo com uma data da escola, aqueles jovens autores lógico, animadíssimos; sabem que isso tudo é novo, comemora o professor Rodrigo: “Acredito que a comunidade escolar inteira está em estado de expectativa. Afinal, não é comum encontrarmos uma editora que tenha olhos para a produção literária de alunos do Ensino Fundamental”.
Para a Editora Makir, responsável pela edição e lançamento editorial, o próprio presidente, Ênio Favacho, que já confirmou sua presença na tarde de autógrafos, admite que esse é um momento especial na vida de alunos, professores e da própria editora: “Acreditamos que esses textos têm potencial para alcançar o âmago de muitos, e nós somos muito gratos pelo fato de tornarmos  real o sonho de tantas pessoas”.
Com um projeto audacioso – e que já se consolidou como um sucesso nos estados do Norte e Nordeste – a Editora Makir desembarca no Rio de Janeiro em 2019, e se estenderá na região Sudeste, com uma plataforma diferenciada tendo como foco a busca de novos talentos em salas de aula numa parceria com escolas públicas e privadas, a fim de publicar, divulgar e descobrir autores talentosos desde tenra idade. Colégios do Rio de Janeiro, São Paulo e Sudeste afora vão respirar literatura em 2019: Quem viver, lerá!  

sexta-feira, 29 de agosto de 2014

15 anos depois


Turma de ex-alunos do Mercês volta à escola para reencontro emocionante

Um reencontro entre o presente e o passado em uma tarde. Assim foi o momento de festa e confraternização celebrado pelos ex-alunos do Colégio Nossa Senhora das Mercês, realizado no sábado, dia 16 de agosto. Cercados da família, os formandos da turma de 1999 voltaram ao seu local de estudos 15 anos depois, desta vez na companhia dos conjugues, filhos e familiares. Para marcar este momento, a irmã-diretora Jussara ofereceu uma missa na Capela da escola, celebrada pelo Padre Marcelo. Na ocasião, os ex-alunos puderam também reencontrar alguns de seus antigos professores Jorge Nascimento, Maria de Fátima e Zélia Oliveira, que receberam homenagens.     
Logo após a missa, a confraternização terminou com uma deliciosa feijoada, organizada pela ex-aluna Carla Pereira, com o buffet assinado pela Chocolatria Gastronomia, decoração de Samara Pereira e Tatiane CanFer; e bolo personalizado criado pela ex-aluna Érica Monteiro. O ambiente era familiar e a sensação é de que o tempo não havia passado: “ Os anos se passaram, mas a amizade permaneceu intacta” era o sentimento de todos durante o evento.