sexta-feira, 29 de agosto de 2014

Casa da Gente - Coluna de Samba – agosto/ 2014



Inovação vermelha-e-branca 
Durante a feijoada de reinauguração de sua quadra, a Unidos do Viradouro apresentou o samba que a agremiação irá levar para Sapucaí em 2015. A escola inovou e não realizou disputa de samba-enredo para o próximo carnaval. O presidente, que também é cantor e compositor, Gusttavo Clarão, ficou com a missão de fazer a adaptação das duas músicas do Luiz Carlos da Vila e transformá-las em samba-enredo.

“Estamos muito satisfeitos com o resultado final. Fiz a adaptação e já senti que a comunidade da Viradouro abraçou o samba. Tenho certeza de que será a sensação do carnaval de 2015” afirmou o presidente.

Retorno
O carnaval de 2015 marcará o retorno da Unidos do Viradouro ao Grupo Especial. A escola será a primeira a entrar na avenida com o enredo: “ Nas veias do Brasil, é a Viradouro em um dia de graça",  que irá narrar a trajetória do negro no Brasil, baseado nas músicas “Nas veias do Brasil” e “Por um dia de graça” do compositor Luiz Carlos da Vila, desenvolvido pelo carnavalesco João Vitor Araújo. 

Blocos criam nova associação
Reunidos no Centro de Niterói, os chamados blocos avulsos, dentre os quais o "Saia na Folia" e "Pauta Quente" decidiram criar uma nova associação que os congregue. Deste primeiro encontro participaram 13 agremiações, mas os dirigentes afirmam que esse número é bem maior. Até setembro, o fato será anunciado oficialmente, inclusive com o local onde pretendem desfilar, afirmam ao CASA DA GENTE com exclusividade.

Rainha homenageada

(foto: divulgação/Ana Cristina Victoria)Rainha homenageada 
A rainha de bateria da Cubango e musa do Salgueiro, a niteroiense Cris Alves será enredo da GRES Souza Soares para o Carnaval 2015. A apresentação do enredo “Cris Alves, rainha de Ébano, estrela de todos os carnavais” foi realizada na quadra da agremiação. Fundada em 1963, a escola de samba de Niterói atualmente está no grupo de acesso das escolas de samba de Niterói e aposta na força do enredo para voltar ao grupo especial.

Pagode do Leão
 Uma das rodas de samba mais tradicionais e badaladas do Rio está de volta. Todas as terças- feiras, acontece o “Pagode do Leão” na quadra da GRES Estácio de Sá. No repertório sambas de Bide e Marçal, Nelson Cavaquinho, Cartola, Martinho da Vila, Aniceto do Império, Mauro Diniz, Jorge Aragão, Sombrinha, Almir Guineto, Luiz Carlos da Vila, Arlindo Cruz, Paulinho da Viola, entre outros. A entrada custa R$10. A quadra da Estácio de Sá fica na rua Salvador de Sá, 206/208, no Estácio. Mais informações através do telefone 2504-2883.

45 anos sem Jacob do Bandolim
Jacob Pick Bittencourt, o Jacob do Bandolim, nos deixou em 13 de agosto de 1969. Em 2014 completam-se 45 anos sem o bandolinista e compositor. Para marcar esta data, a Revista do Choro está preparando uma matéria especial pela passagem do compositor, na segunda edição da revista. Para ler, acesse www.revistadochoro.com.

Sem segredo 

A Amebras (Associação de Mulheres Empreendedoras do Brasil), em parceria com a Livraria Nobel e o Parque Shopping Sulacap, promoveu uma noite de autógrafos com Paulo Barros, carnavalesco da Mocidade Independente de Padre Miguel e autor do livro “Sem Segredo”, da editora Casa da Palavra. O evento aconteceu no dia 21 de agosto, às 19h, no Espaço Carnaval e Cidadania da Amebras, no 2º piso do Parque Shopping Sulacap. 

Ao longo das 176 páginas de “Sem Segredo - Estratégia, Inovação e Criatividade”Paulo Barros disseca seu processo criativo e ressalta a importância da criatividade e do trabalho em equipe. O autor fala também sobre a preparação de enredos como “É Segredo!,” que lhe rendeu o primeiro campeonato na Sapucaí, e “Entrou por um lado, saiu pelo outro...Quem quiser que invente outro!”.

Samba de segunda
 
Marquinhos de Oswaldo Cruz é a atração do “Samba de Segunda – uma roda de primeira”, que acontece toda segunda-feira no Fluminense Atlético Clube, na rua Xavier de Brito, 22, no Centro de Niterói, das 16h às 22h. mais informações no site www.sambadesegunda.com.br




Dez anos
A União das Escolas de Samba e Blocos Carnavalescos de Niterói (Uesbcn) começa a intensificar o planejamento para a realização do espetáculo. A organização do Carnaval 2015 começou no mês passado, com a eleição da nova diretoria-executiva da Uesbcn, agora presidida pelo funcionário público e sambista André Nogueira. Essa edição da festa tem um significado especial para os sambistas da cidade, que vão celebrar os dez anos de revitalização dos desfiles oficiais, após doze anos de interrupção, um trabalho realizado pela Uesbcn, em conjunto com a Empresa Niterói, Esporte lazer e Turismo (Neltur).



Nenhum comentário:

Postar um comentário