sábado, 6 de abril de 2019

Programação cultural gratuita agita a Câmara de Niterói


Cinema, exposições, workshop e visitas guiadas estão entre as atividades propostas em Abril e Maio 

Por Luana Dias

A Câmara de Vereadores de Niterói está promovendo diversas atividades culturais: cinema, exposições, workshops e visitas guiadas compõem a programação gratuita e aberta ao público de todas as idades. A Casa Legislativa - um dos prédios históricos mais belos da cidade -  está prestes a completar 200 anos, que serão comemorados em Agosto, e mostra o vigor e efervescência em suas programação.
Um dos projetos de maior sucesso coordenados pelo Núcleo de Cultura da Câmara Municipal de Niterói é o Espaço Cinema. A próxima sessão será realizada no dia 10 de abril, às 15h, com a exibição do filme "De pernas pro ar". Dirigida por Roberto Santucci, e estrelada por Ingrid Guimarães Bruno Garcia e Maria Paula, a comédia de sucesso conta a história de Alice, uma mulher moderna e atribulada, que depois de ser demitida e abandonada pelo marido no mesmo dia, vê a sua mudar por completo. Ela passa a contar com a ajuda da vizinha Marcela para mostrar que é possível ser uma profissional de sucesso sem deixar os prazeres da vida de lado. Alice vira sócia da nova amiga em um sex shop falido.
Na quarta-feira, dia 8 de maio, será a vez de outro sucesso ser exibido no Espaço Cinema: a comédia "Fala sério, mãe!", estrelada por Ingrid Guimarães e Larissa Manoela, tem sessão gratuita às 15h. O filme mostra a vida de Ângela Cristina, mãe da adolescente Maria de Lourdes. Ela vive a experiência de guiar sua filha durante uma das fases mais complicadas da vida. Todas as sessões de cinema são gratuitas, e a distribuição de senhas acontece 30 minutos antes do início. 

Artes plásticas, poesia e workshop
No Salão Nobre, está em cartaz até o dia 30 de abril a exposição "Quimera Sensorial", com obras dos artistas plásticos Letícia Mercier e Everaldo Rocha. Com trabalhos consagrados advindos das exposições "Antologia poética" e "Estratosfera", os artistas reúnem pinturas com cores e formas lúdicas e apresentam linguagem sensorial imersiva. Os universos criativos destes artistas se tocam e também se conectam pela literatura da poetisa Regina Alves. A exposição tem entrada gratuita, de segunda a sexta-feira, das 10h às 17h.
No dia 17, o Núcleo de Cultura da Câmara propõe o workshop "Processo criativo e imaginário das cores". Para inscrições e agendamento, basta entrar em contato pelo e-mail culturacmn@gmail.com ou pelo telefone/whatsapp (21) 99942 9180

'Rubinho' , o guardião da memória da Câmara
Estudantes, pesquisadores, professores de História e Arquitetura e o público em geral podem participar de um 'tour' histórico na Câmara de Vereadores, com visitas guiadas pelo pesquisador Rubens Carrilho, chefe do Arquivo e Documentação do Poder Legislativo Municipal. Trabalhando há 37 anos na Câmara de Niterói - sendo 10 anos dedicados ao Arquivo - 'Rubinho', como é carinhosamente conhecido pelos colegas de trabalho, é o verdadeiro guardião da memória e do rico acervo da Casa.   
O roteiro inclui o hall de entrada, com uma explicação sobre as personalidades eternizadas em estátuas e bustos; o majestoso Plenário Brígido Tinoco; o Salão Nobre Aluízio Albuquerque Silva do Valle; a Sala de Reuniões Vereador Carlos Magaldi; a Galeria Carlos Augusto Bittencourt e o Auditório Claudio Moacyr.
Além disso, os visitantes podem conhecer de perto o acervo guardado de forma cuidadosa no Arquivo Aluísio Albuquerque Silva do Valle. No local, um corredor com quadros de antigos prefeitos de Niterói e São Gonçalo, e governadores do Estado do Rio nos transporta para o ambiente histórico. O departamento guarda documentos de grande importância..
O acervo da Câmara abriga diversas relíquias de nossa história
(fotos divulgação/ Sergio Gomes)
"Nosso departamento realiza a Restauração de livros de registro, quadros, fotos e fitas de áudio, entre outros documentos. Temos livros aqui que datam de 1819, registros de escravos e cartas de alforria, um livro do Papa Pio XII. Entre as curiosidades, está um documento de 1835 da Câmara de Vereadores que diz que quem não tomasse vacina, a Câmara buscaria em casa, em possível alusão à vacina contra varíola. A cada vez que nos debruçamos nos arquivos, fazemos novas descobertas", conta Rubens Carrilho.
Um dos achados recentes foi um documento mencionando a primeira vereadora mulher eleita, em 1936, Edith Olivier, do Partido Comunista. Em toda a história de 200 anos da Câmara, apenas 12 vereadoras passaram pela Casa Legislativa, em contraste com 836 vereadores homens, mostrando em números o desequilíbrio entre os gêneros ao longo da História política.
Outro destaque na visita guiada é uma urna de madeira de 108 anos. De 1907 até 2006, o voto do vereador era secreto e este tipo de urna era usada no processo. Hoje, ela virou uma peça simbólica no arquivo. O acervo conta ainda com seis livros de registros de escravos, uma raridade já que grande parte destes documentos foram destruídos e queimados após a Abolição da Escravidão.
Rubens Carrilho revela inclusive histórias bem-humoradas de supostas assombrações do local. Alguns funcionários da Câmara, por exemplo, não ousam cruzar o corredor com os rostos emoldurados dos antigos prefeitos e governadores, com medo dos olhares ali registrados. Rubens conta também que uma vez a "cigarra" - espécie de campainha - do Plenário resolveu disparar por volta de meia-noite. Por coincidência, havia uma equipe de pesquisa que trabalhava na sala, e quando ouviu o barulho, saíram correndo. Rubens acha que o som foi confundido com uma sirene de ambulância do Hospital Santa Cruz, mas a verdade é que até hoje o 'mistério' ainda não foi totalmente esclarecido.  
Os interessados em participar da visita guiada podem se inscrever através do email culturacmn@gmail.com . Mais informações pelo telefone/whatsapp (21) 99942 9180.      

Nenhum comentário:

Postar um comentário