segunda-feira, 5 de novembro de 2018

RioMarket: área do Festival do Rio voltada ao mercado do audiovisual tem programação variada

Por Luana Dias

Seminários, workshops com profissionais renomados, rodadas de negócios e debates acontecem na Casa Firjan, em Botafogo                                         

Até o dia 10 de novembro a Casa Firjan, em Botafogo, vai abrigar a edição 2018 do RioMarket – área do Festival do Rio dedicada ao mercado audiovisual. Diretores, produtores, criadores, técnicos e outros profissionais da indústria debatem temas como: inovação, algorítimos e data science, realidade virtual, blockchain, VOD, influencers, branded content, modelos e oportunidades de negócios, cases de sucesso, financiamento, coproduções internacionais, entre outros.A programação conta com uma série de workshops, palestras, seminários, debates e rodadas de negócios com alguns dos profissionais mais renomados do setor. As inscrições para o evento podem ser feitas no site www.riomarket.com.br.

O RioMarket tem como objetivo contribuir para o desenvolvimento da indústria audiovisual, promovendo a troca de conhecimentos, proporcionando novas oportunidades de negócios e capacitação para profissionais do mercado. As discussões abrangem os nichos de cinema, televisão e séries, publicidade, games e influenciadores digitais. Além da programação paga, o evento conta também com uma série de atividades gratuitas. 
Temas atuais e diversos sobre o momento do mercado serão debatidos nos Seminários (Rio Seminars). Executivos das principais distribuidoras e exibidores estão presentes fazendo juntos uma profunda avaliação do setor em 2018, apresentando suas perspectivas para 2019 e propondo soluções. Nos painéis sobre Cinema, serão tratados assuntos como modelos de financiamento do desenvolvimento à comercialização, coprodução internacional, ocupação das salas, capacitação, entre outros. O nicho das séries também contará com painéis que discutirão a realidade do cenário atual e as tendências do mercado. Estratégias de lançamento, modelos de negócios de séries de ficção e não-ficção, transmídia ebrandedcontent serão explorados à luz de cases de sucesso apresentados por profissionais de todas as áreas envolvidas.
A Realidade Virtual volta à pauta do RioMarket em 2018 sob a ótica de criadores, produtores e distribuidores, que vão abordar a tecnologia e as particularidades do segmento. A utilização de influenciadores digitais em projetos audiovisuais também será um assunto bastante explorado, através da apresentação de cases.
A novidade da edição 2018 é a série de encontros denominada "ThinkTank", organizados no âmbito das Round Tables, que tem como objetivo discutir soluções para maximizar lançamentos e reverter a baixa ocupação das salas de cinema. Representantes dos departamentos de marketing e de programação de distribuidoras e exibidores estarão reunidos para debater o assunto e encontrar soluções em uma ação colaborativa e inédita. Um segundo encontro entre executivos das distribuidoras e das mídias tratará de “Soluções para maximizar os lançamentos através de mídias parceiras”.
Como de costume, representantes dos principais players e distribuidoras estarão disponíveis nas Rodadas de Negócios e encontros pré-agendados.

O diretor francês Olivier Assayas falará sobre seu
processo criativo
Programação gratuita
Dentro da programação haverá uma série de eventos gratuitos, como um encontro entre o produtor brasileiro Rodrigo Teixeira (“Me Chame Pelo seu Nome”) e o cineasta francês Olivier Assayas (“Personal Shopper”), um workshop de roteiro com o autor Carlos Lombardi, seminários sobre games e realidade virtual, entre outras atrações. As inscrições para os eventos gratuitos devem ser feitas previamento no site www.riomarket.com.br.
Nesta segunda, dia 5 de novembro, haverá  o encontro "Realidade Virtual e Realidade Aumentada: O futuro é agora", às 14h. Às 15h30, o destaque vai para o seminário Processo Criativo com Olivier Assayas. O produtor brasileiro Rodrigo Teixeira conversa com o diretor Olivier Assayas sobre seu processo criativo.
Alice Gomes será uma das palestrantes no seminário
"Mulheres no Audiovisual"
Na terça, dia 6, é a vez da Master Class – Literatura brasileira como base para filmes e séries internacionais. A premiada autora e roteirista Sônia Rodrigues, com mais de 30 livros publicados, fala sobre o potencial da literatura brasileira para a adaptação em projetos de série ou filme de alcance internacional.  Uma master class aberta ao público em geral interessado no universo das séries e em literatura brasileira. Às 16h15, entra em cena o Seminário – Mulheres no Audiovisual II – O Olhar, a linguagem e o fazer feminino, com as diretoras e roteiristas Gabriela Amaral, Dominga Sottomayor, Susanna Lira e Alice Gomes.
No dia 8, às 15h30, é a vez do Seminário – Blockchain: Uma revolução no tráfego de conteúdo, com Pedro Souza, da Multiedgers, e Paulo Aragão, da Singular DTV, conversam sobre a tecnologia e suas aplicações no audiovisual e em outros segmentos. 
No dia 9, às 17h, tem o Seminário - Projetos que mudam o mundo com Fernando Grostein e Guilherme Melles (Spray Filmes), Marcos Nisti e Luana Lobo (FlowFilms), que irão vão debater sobre empresas que têm em seu DNA uma visão de futuro do Brasil e do mundo, englobando novas mídias e projetos sociais. Educação via internet e o projeto Quebrando o Tabu estão dentro da linha de ação dessas empresas. 
Para finalizar, no dia 10, às 16 haverá uma imperdível Masterclass de estrutura dramática de séries com Carlos Lombardi. Considerado um dos autores de maior atividade na dramaturgia brasileira, o autor Carlos Lombardi oferecerá uma master class inédita e exclusiva no Rio Market sobre a estrutura narrativa para obras seriadas.
As inscrições e programação completa no site www.riomarket.com.br . A Casa Firjan fica na rua Guilhermina Guinle, 211 - Botafogo, na Zona Sul do Rio de Janeiro.



Nenhum comentário:

Postar um comentário