quarta-feira, 18 de abril de 2018

Salve o Santo Guerreiro!


Confira a programação da festa de São Jorge no Rio e em Niterói 
São Jorge em Quintino
(foto divulgação/ Fabio Caffé/Folia de Imagens/Favela em Foco)
Para muitas pessoas, o dia 23 de abril é dedicado a agradecer, festejar e fazer suas orações: é a data consagrada a São Jorge, o "Santo Guerreiro" da Igreja Católica. Este soldado do Império Romano, que viveu no século IV, e foi morto por professar a sua fé em tempos de perseguição aos cristãos, teve a sua história de coragem eternizada no tempo, transformando-se em Mártir e Santo.
Fiéis na Igreja de São Jorge, na Praça da República, no Rio
(foto divulgação)
Pouco se sabe ao certo de sua história real, e ao longo das narrativas, foram se acrescentando símbolos como o Dragão que cuspia fogo: o fato é que desde os tempos mais remotos, ele tornou-se um dos santos mais populares da Igreja. São Jorge é padroeiro de países como Inglaterra e Portugal, e no Brasil, tem devotos em todo território, em especial no estado do Rio de Janeiro, onde desde 2008, foi decretado feriado, tamanha a importância desta celebração. O CASA DA GENTE traz a programação completa de missas, procissões e festividades que irão acontecer nas cidades do Rio de Janeiro e Niterói.
O grupo teatral Filhos de Jorge se apresentará em Quintino
(foto divulgação)
Uma das festas mais conhecidas é da Igreja de São Jorge de Quintino, fazendo inclusive parte do calendário oficial da cidade. A programação oficial tem início com o tríduo (três dias de orações e celebrações religiosas que antecedem à data consagrada ao Santo), com missas sendo celebradas às 19h, de 19 a 21 de abril. No dia 22, uma grande carreata irá partir da Igreja de São Jorge às 9h, percorrendo as ruas do bairro, além de missas às 7h30 e 10h da manhã. O ápice da festa se inicia na madrugada do dia 22 para 23 de abril. Às 03h30 da manhã, acontece a adoração ao Santíssimo Sacramento.
Em seguida, por volta das 4h da manhã, haverá uma apresentação teatral com o grupo Filhos de Jorge. Fundado há 7 anos, o grupo é composto por 30 integrantes, entre jovens e crianças com idade de 7 a 25 anos, todos da Paróquia e da Comunidade de Quintino.  A cada ano, eles trazem um recorte diferente da vida do santo. Desta vez, a encenação irá fazer uma reflexão sobre a superação da violência, assunto tão atual na cidade maravilhosa, fazendo conexão co a história do Santo, e disseminando a esperança e a fé.
Às 5h da manhã, será realizada a primeira Missa da Alvorada, numa sequência de celebrações até as 16h00, quando sairá a Procissão nas ruas de Quintino.
Já na Igreja de São Jorge na Praça da República, o dia 23 será marcado por missas campais das 5h da manhã às 16h. Nesta paróquia, a procissão acontecerá no domingo, dia 29 de abril, após a Missa das 9h.



Devoção e fé na Igreja de São Jorge, em Niterói
(foto Luana Dias)
Niterói
Em Niterói, a Festa do Glorioso São Jorge acontece na Igreja consagrada ao Santo no Centro da cidade. A programação tem início com o tríduo, celebrado nos dias 20 e 21 de abril, às 19h, e no dia 22, às 8h30.
No dia 23, a celebração se inicia às 6h da manhã, com queima de fogos e a Missa da Alvorada. Em seguida, serão realizadas de duas em duas horas missas campais, até às 18h, quando sairá a tradicional procissão, que, conduzida pelo Padre Wallace, percorrerá as ruas do Centro da cidade.
Também durante o dia consagrado ao Santo, haverá barraquinhas ao redor da Igreja, com lembranças e comidas.       



Nenhum comentário:

Postar um comentário