quarta-feira, 19 de abril de 2017

Vamos fugir?

Um roteiro de descobertas para escapar das grandes cidades nos feriados de abril
Com três feriados prolongados seguidos - Semana Santa, Tiradentes e Dia do Trabalhador - o mês de abril nos convida a buscar opções próximas e acessíveis para toda a família. Mar, montanha, natureza, cultura e história ... são muitas atrações, num roteiro cheio de descobertas há poucos quilômetros do Rio e de Niterói.   

Rua da Igreja de Santa Rita, no Centro Histórico, em dia de maré cheia
(foto Luana Dias/ Casa da Gente)
PARATY
Ao caminhar pelas ruas no Centro Histórico de Paraty - calçadas com irregulares pedras na forma de “pé-de-moleque” - somos convidados a um jogo de equilíbrio e de volta ao passado. A cada passo nos 31 quarteirões que compõem o maior e mais harmonioso conjunto arquitetônico colonial do Brasil, podemos nos maravilhar com as construções que datam entre os séculos XVII e XVIII. Em 1958, Paraty foi tombada pelo Patrimônio Histórico e Artístico Nacional, sendo convertida em 1966 como Monumento Nacional. Com acesso apenas para pedestres desde a década de 70, o Centro Histórico abriga hoje restaurantes, lojas, museus e bares, sendo um intenso ponto de encontro de turistas e moradores de dia e à noite.  
            Com mais de 60 ilhas e 90 praias - boa parte delas acessível somente de barco ou trilhas - Paraty é um dos destinos mais badalados, principalmente no verão. A combinação da quase intocada Mata Atlântica com a beleza e diversidade das praias faz com que cada momento da viagem se transforme numa descoberta. O passeio pode ser feito com inúmeras escunas – que saem do Porto da cidade – ou pela estrada.
Saindo do Centro de Paraty e indo pela Rodovia Rio-Santos no sentido Rio, destacam-se as águas mansas e mornas da Praia Grande, de onde saem também barcos para visitas à Ilha do Araújo, uma das maravilhas do arquipélago de Paraty. Através de uma rápida trilha, é possível chegar à Prainha, uma pequena praia mais calma. Ainda no sentido Rio, outro ponto bastante frequentado é a Praia de São Gonçalo, com ampla estrutura de quiosques e barracas. Mais agreste e deserta é a praia de São Gonçalinho, ao lado da “irmã” maior, refúgio ideal para quem busca tranquilidade.
Mas a grande “estrela” nos roteiros de praias é a Vila de Trindade. De reduto dos hippies e dos caiçaras na década de 70 a destino de aventureiros, o turismo hoje se estabeleceu de vez no lugar: quase todas as casas viraram pousadas, campings e restaurantes. Situada a 25 quilômetros ao sul de Paraty, é lá onde estão as mais belas praias da região como a Praia de Fora, a principal da Vila; a Praia do Meio, que é dividida por uma bela formação rochosa; e a Praia do Cachadaço, acessível por trilha saindo da Praia do Meio, e que mantém um toque de praia deserta.
Paraty também é rica em água doce, com suas centenas de nascentes, rios, cachoeiras e quedas d’águas. Um dos lugares mais badalados é a Cachoeira do Tobogã, localizada na estrada Paraty-Cunha. Poucos quilômetros depois na mesma estrada está a Cachoeira da Pedra Branca, com duas quedas d’água que terminam em piscinas naturais.  
História, praias, cachoeiras, florestas... mas Paraty respira (e inspira) também cultura. No mês de julho, acontece a conceituada Festa Literária Internacional de Paraty (FLIP), quando a cidade se transforma na capital intelectual do Brasil, recebendo escritores de todo mundo.
Orla Bardot, em Búzios
(foto divulgação Ronald Pantoja)
Cabo Frio e Búzios
A maior cidade da Região dos Lagos fluminense, Cabo Frio tem uma vasta tradição turística consolidada. A Praia do Forte é o principal destino dos turistas que visitam a cidade. A extensa orla é formada por prédios de luxo, além de bares e restaurantes.
Outro ponto turístico bastante badalado é o Forte de São Mateus, com destaque para a vista no pôr-do-sol.
À noite, os bares na Avenida do Contorno atraem o público, principalmente os jovens. Outra opção de boates e restaurantes com música ao vivo estão no Boulevard Canal, no Centro.
Praia do Forte, em Cabo Frio
(foto divulgação)
Cabo Frio também é pólo da Moda Praia, com a já consagrada Rua dos Biquínis, no bairro da Gamboa, com centenas de lojas.
Um dos balneários mais conhecidos internacionalmente, a pequena cidade de Armação dos Búzios têm em suas 23 praias e sua agitada vida noturna seus principais atrativos. A península ficou internacionalmente conhecida após a visita em 1964 da atriz e estrela de cinema Brigitte Bardot, tornando o local a "Saint-Tropez brasileira"
 Conhecida pela temperatura amena e muito sol, Búzios tem entre as principais praias: Geribá, João Fernandes, Ferradura, Ferradurinha, Armação, Tartaruga, Ossos e Brava ... um verdadeiro paraíso! À noite, a rua das Pedras é o point, tornando-se uma verdadeira "babel", com turistas de vários países, lojas de marcas famosas, restaurantes internacionais, boates e shows que duram madrugada adentro.

Museu Imperial, em Petrópolis
(foto divulgação)

Petrópolis
Pra quem prefere respirar o ar puro e fresco da Serra, uma das cidades "queridinhas" do estado do Rio é Petrópolis. Fundada pelo imperador Pedro II (daí a origem do seu nome), Petrópolis abriga diversas atrações históricas e O Museu Imperial, que funciona no antigo Palácio Imperial de Petrópolis, foi residência de verão de d. Pedro II e apontado pelo imperador em diários como um de seus locais preferidos.
Outro ponto turístico bastante visitado é o Palácio de Cristal. A estrutura - toda em ferro fundido construída na França, com o objetivo de abrigar exposições de produtos agrícolas é atualmente um espaço dos principais eventos culturais e exposições da cidade.
A Casa de Santos Dumont, o "pai da aviação", é o segundo museu mais visitado da cidade.Lá é possível conhecer a história de vida e as principais criações deste renomado inventor brasileiro. Cervejarias artesanais e variados restaurantes de culinária brasileira e contemporânea completam o roteiro turístico.






Nenhum comentário:

Postar um comentário