sexta-feira, 21 de abril de 2017

São Jorge leva devotos à Igreja

Uma das principais celebrações de fé no Estado do Rio de Janeiro, o dia 23 de abril, consagrado a São Jorge, terá uma programação intensa nas Igrejas e Capelas dedicadas a ele nas cidades de Niterói e Rio de Janeiro. Milhões de pessoas são esperadas nas missas, procissões e shows musicais que compõem a programação do Santo Guerreiro, entre os dias 19 e 30 de abril. Confira a programação completa:

São Jorge em Niterói: milhares de fiéis
(fotos Luana Dias)
Niterói
Terá início no dia 20 de abril as festividades da festa de São Jorge, em Niterói, com o tríduo preparatório dos devotos, que devem comparecer à Igreja às 19 horas, participando das orações até o dia 22, sempre no mesmo horário.
            Os temas preparatórios, segundo o padre Wallace Dahan dos Santos, pároco do município, será " A Fé na vida de São Jorge ", "A Esperança na vida de São Jorge " e " A  caridade na vida de São Jorge".
            No domingo, dia 23 de abril, data consagrada ao Santo Guerreiro, a comemoração tem início às 6 horas da manhã, com a tradicional Alvorada. Logo em seguida, às 6h30, será celebrada a Missa Campal,  seguindo-se às 8h, 10h,12h, 14h, 15h e 16h30 as missas campais e às 18 horas a procissão percorrendo as principais ruas da cidade.
Durante todos os dias, na rua Alcides Figueiredo, onde fica a igreja de São Jorge, no Centro de Niterói terá barracas e romaria ao templo.
Praça da República
Na igreja de São Jorge, na Praça da República, no Centro do Rio de Janeiro, o tríduo começará no dia 19, coincidindo com a Missa de Santo Expedito (data consagrada a este santo católico) e vai até o dia 21, sempre ao meio-dia. Os temas do tríduo serão "São Jorge, guardião da família", "São Jorge, Cavaleiro da Misericórdia", e "São Jorge, abrigado sob o manto da Mãe".
No dia 22, haverá missas comunitárias às 9h, 12h e 18h. Já no dia 23, a festa começa às 5h da manhã, com a Missa da Alvorada. Às 18h, é realizada a Missa dos Militares, e às 20h a Missa de Encerramento, celebrada pelo Cardeal Dom Orani João Tempesta. Além disso, haverá missas campais de hora em hora, de 8h às 12h, e das 14h às 16h.
Dia 24, haverá uma Missa Comunitária às 10h. A tradicional procissão irá acontecer somente no dia 30 de abril, após a Missa Compromissal, celebrada às 9h da manhã. A Igreja de São Gonçalo Garcia e São Jorge acontece na Rua da Alfândega, 382, esquina com Praça da República, no Centro do Rio de Janeiro.

Quintino
A programação será intensa também na Igreja Matriz de São Jorge de Quintino.  O local, recebe em média 600 mil pessoas em dias de celebração ao Santo, já "respira" os preparativos da festa.
No dia 22 de abril, às 19h, a Igreja de Quintino receberá o show do Ministério "Colo de Deus". Dia 23, às 5h da manhã, será realizada a Missa da Alvorada, tendo a frente o Padre Dirceu Rigo, seguido de missas também às 8h e às 18h. Às 9h, a Missa será celebrada por Dom Luiz Henrique. Às 10h da manhã, a Missa será celebrada pelo Cardeal Dom Orani João Tempesta.












Nenhum comentário:

Postar um comentário