sexta-feira, 17 de fevereiro de 2017

Coluna Compartilha! - Fevereiro 2017

Por Washington Araújo

Para Evanildo Barreto, a Casa do Empreendedor será um grande
avanço no sentido de oferecer rapidez na abertura dos negócios
(foto divulgação)
Prefeitura lança casa do Empreendedor
O Prefeito de São Gonçalo, José Luiz Nanci reuniu representantes do Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae). O objetivo da reunião foi aprimorar o ambiente de negócios a partir da implementação de projetos que visam incentivar o empreendedorismo na cidade, dentre eles, a "Casa do Empreendedor".
"Queremos implementar os serviços que facilitem o processo de abertura de empresas para potencializar o município que na década de 80 era um grande polo industrial. A intenção é melhorar nossa economia", destaca Nanci. 
Entre as questões que devem ser implantadas, além da sala do empreendedor, estão a atuação de um servidor municipal como agente de desenvolvimento, sistema integrado de cadastro, alvará online e atualização da lei geral municipal. São Gonçalo também não consta no sistema de monitoramento como município com Políticas de Desenvolvimento Implantadas. 
Quando o assunto é MEI, São Gonçalo fica atrás apenas da cidade do Rio de Janeiro. Desde a implementação do projeto, em 2009, foram realizados 44.063 formalizações na cidade.

São Gonçalo ganha primeiro jardim contra Dengue do Estado
O evento contou com diversas atividades, oficina de arte em grafite, pinturas
para crianças, hortas em pneus, rodas de capoeira, apresentações e karatê
(foto Washington Araújo)
Com apoio da Prefeitura Municipal de São Gonçalo, a ativista cultural Rose Botelho, e voluntárias do "Active Citizens", numa iniciativa do British Council/Conselho Britânico, realizaram na manhã de sábado uma mobilização comunitária pioneira nas dependências do antigo estacionamento localizado próximo atrás do 7º Batalhão da Polícia Militar, próximo à Praça da Trindade.
"Mobilizamos a população gonçalense para uma conscientização ainda maior sobre o controle biológico da Dengue, Zika e Chicungunya", afirmou Rose Botelho. Também presentes ao evento, o Vice-Prefeito Ricardo Pericar, o Vereador Dr. Armando Marins, e ainda as muitas voluntárias da ONG Internacional Sinal do Vale, instituição ambientalista localizada próximo a Xerém. O evento contou com diversas atividades, oficina de arte em grafite, pinturas para crianças, horta em pneus, roda de capoeira, apresentação da Academia de de Karatê, do Prof. Maurício Marmelo, e culminando com o plantio de mudas da crotalária, cujos hormônios expelidos por sua flor alimentam as libélulas, predadoras naturais do mosquito da dengue.
No encerramento do evento participantes soltaram balões de gás contendo sementes da planta, que subiram aos céus sob os aplausos de todos.

Luciene Sares
(foto Washington Araújo)
 Escola cristã reúne pais e professores em aula inaugural
Com a preocupação constante em proporcionar ensino de qualidade fundamentada em princípio cristãos, a Escola Cristã CEIVA, localizada em Alcântara, abriu o ano letivo na quinta, 2 de fevereiro, com uma reunião de pais, professores e alunos e trouxe a psicopedagoga mineira, Profª Luciene Soares que durante o período da tarde destacou em sua palestra uma motivação renovadora e buscar fazer a diferença na vida de pais e profissionais da educação. O foco de sua fala foi a diferença da aprendizagem mecânica para a aprendizagem significativa, já que esta última ‘passa’ pelo prazer e pelo ensino dos canais sensoriais do aluno; “é a aprendizagem que está mais próxima do aluno”, segundo Luciene.  
Na parte da manhã, a psicopedagoga dedicou um tempo aos professores do Ensino Fundamental II e do Ensino Médio, e à tarde ela reuniu-se com os pais e professores da Educação Infantil e do Ensino Fundamental I.
“O objetivo da escola cristã é ter uma excelência acadêmica bem como trabalhar a formação integral do aluno. Precisamos pensar nesses alunos como cidadãos e como agentes de transformação e temos que acreditar sempre que a educação, principalmente a educação cristã, ela pode transformar vidas e eu só consigo transformar uma nação se eu consigo transformar vidas; eu me transformo, transformo o meu próximo, eu transformo a minha rua, o meu bairro em seguida, e aí sim eu posso falar em transformar uma nação. E tudo começa com a educação”.

Dimas Gadelha (foto divulgação)
Dependência química reuniu autoridades na OAB
A Secretaria de Saúde de São Gonçalo realizou a partir da Subsecretaria Municipal de Políticas sobre Álcool e Drogas, na quarta-feira (8), no auditório da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB-SG), no bairro Zé Garoto, um evento de capacitação, oficina de planejamento e apresentação dos Parâmetros do Projeto Redes, programa comunitário que tem como proposta fazer a reinserção social de pessoas que fazem uso abusivo de álcool e outras drogas.
Segundo o Secretário Municipal de Saúde, “essa discussão é muito importante e nos permite criar outros espaços sobre esse problema, tão frequente na vida de muitas famílias. A dependência química é uma questão de saúde pública e deve ser tratada como tal”, ressaltou Dr. Dimas Gadelha. 
Presentes à mesa de debates, Carlos Alberto dos Santos, diretor e presidente do Conselho Municipal Anti-Drogas, Helena Rodrigues, representante do Ministério da Justiça, do articulador inter-setorial Alexandre Trino, Luciano Gomes, subsecretário municipal de Políticas sobre Álcool e Drogas, Dimas Gadelha, secretário de Saúde, Mariângela Valviesse, da Secretaria de Desenvolvimento Social (SMDS), Cosme Oliveira, subsecretário e chefe de gabinete da SMDS, e Dora Rodrigues, subsecretária municipal de Atenção Básica.

Visita (foto divulgação)
Ecoturismo em Santa Izabel
Organizada pela equipe da Secretaria de Cultura e Turismo e Fasg, tendo à frente o Secretário Municipal Carlos Ney Ribeiro, dezenas de voluntários e admiradores da natureza participaram de uma caminhada ecológica no domingo, 12 de fevereiro saindo da Praça de Santa Izabel rumo às famosas cavernas localizadas no mesmo bairro.
Conforme explica o próprio Secretário de Cultura e Turismo: “Vimos a potencialidade do local e vamos já pensar na logística e sinalização. Agradeço ao Prefeito José Luís Nanci pelo incentivo e apoio, à Secretaria de Saúde, à equipe, Romario Regis, Serginho do Rocha, Norbert, Luiz Alexandre, Victor Duarte e aos guias turísticos, Sérgio e Adriano, assim como aos diversos voluntários que, em harmonia e alegria, proporcionaram um ótimo dia numa natureza exuberante!”







Nenhum comentário:

Postar um comentário