quinta-feira, 10 de novembro de 2016

Evento gratuito em Niterói promove homenagem ao movimento Black Rio

Quarta edição do Baobab Reduto Afro Cultural acontece no sábado, dia 12 de novembro

O músico Arthur Maia é um dos homenageados
Após o sucesso das três primeiras edições, o BAOBAB Reduto Afro Cultural de Niterói já está se tornando um ponto de referência na cidade sorriso e apresenta mais uma edição no mês de novembro, apresenta mais uma edição no sábado, dia 12, a partir das 13h, na Rua Visconde de Sepetiba, esquina com Marechal Deodoro, no centro da cidade.
E a quarta edição será muito especial. Como já é de costume, em cada evento o reduto faz uma homenagem a uma personalidade negra, mas no  mês da consciência negra, o reduto fará uma grande homenagem ao Movimento Black Rio, que ​neste ano completa 40 anos. Representando o movimento, o BAOBAB irá receber ​ícones do movimento Black: Dafé, ​Don Filó e Gerson King Combo​ com participação especial de Arthur Maia, Secretário de Cultura de Niterói. 
O movimento Black Rio é o responsável pelos primeiros bailes de Black Soul, em bairros do subúrbio carioca. O Black Rio buscava através de uma nova expressão de comportamento e de costumes, uma afirmação do orgulho negro, contra o preconceito racial e totalmente a favor da dança e da música como formas de libertação.  
Outro que também será homenageado é o Secretário de Cultura e músico Arthur Maia. Dono de um currículo de dar inveja, Arthur já realizou trabalhos com grandes nomes da MPB, como Martinho da Vila, Luiz Melodia, Lulu Santos, Lobão, Marina, Djavan, Ney Matogrosso, Ivan Lins e Gilberto Gil, entre outros. 
Uma das grandes atrações do reduto afro ​é ​o restaurante a céu aberto ​que ​conta com um cardápio diversificado, para agradar todos os gostos e paladares, desde acarajé, vatapá, caruru, ​ bobó, feijão tropeiro, caldos, churrasco, feijoada, ​saladas e sanduíches, ​além​ ​de doces variados.
Novamente a literatura ganha espaço em mais uma edição do BAOBAB. Desta vez, o reduto realizará o lançamento do livro “Escravas, madraças corânicas: Leitura, escrita e geomancia Malê no Império do Brasil”, da escritora Priscilla Leal Mello - Editora Intertexto.  
E você vai adorar visitar os expositores com os mais variados e lindos produtos de moda e artesanato. ​Vai rolar ainda roda de samba e encerrando a quarta edição​​​, ​com​ Black Music​ e música preta para dançar​ além da canja dos homenageados. 
O evento acontece a partir das 13h, na Visconde de Sepetiba, ao lado da faculdade UNIVERSO, no Centro de Niterói e tem entrada gratuita. A realização é da Kades Produções e Eventos e Inac-Ingá Núcleo de Ação Comunitária.

Nenhum comentário:

Postar um comentário