domingo, 16 de outubro de 2016

O que você espera do próximo prefeito de Niterói?


Rodrigo Neves (PV) e Felipe Peixoto (PSB) irão disputar o segundo turno em Niterói. Candidato à reeleição, Neves recebeu 47,98% dos votos válidos no primeiro turno, equivalente a 109.531 eleitores. Já Felipe Peixoto, contou com 30,69% dos votos válidos, com 70.065 eleitores. A taxa de abstenção foi de 18%, com quase 67 mil eleitores deixando de comparecer às urnas da cidade.             
O CASA DA GENTE foi às ruas e fez uma pergunta simples e direta ao eleitor de Niterói: "O que você espera do próximo prefeito da cidade?". Da Zona Norte a Zona Sul, os moradores apresentaram suas preocupações, ideias e anseios para os próximos 4 anos de gestão municipal. Vamos a elas: 



"Acho importante que o prefeito cuide da saúde, com os postos, unidades especiais, UPA's funcionando 24h para emergências, com médicos e equipamentos. Espero que ele se preocupe também com a segurança, ativando todas as câmeras de monitoramento, assim como a questão da mobilidade urbana" - Gil Rios, Servidor Público Federal e dirigente de Clubes.

"Niterói tem um grande percentual de idosos e poucos estabelecimentos especializados em geriatria. Eu mesmo tenho o meu pai, com 87 anos, que se não fosse a minha profissão ligada a este tipo de cuidado, não teria expectativa de cuidar dele. Sou estagiária na Associação Fluminense de Reabilitação, e atendemos lá muitas pessoas que fazem parte da Terceira Idade. É necessário rever o tratamento específico para os maiores de 65 anos na cidade", Regina Angélica dos Santos, moradora do bairro Cubango.

"A população está carente de segurança, atendimento na área de Saúde Pública, acessibilidade para Deficientes em locais públicos, calçadas esburacadas. Esperamos uma ação urgente para minimizar este problema", Fábio Santos, comerciante, Centro de Niterói



"Não agüento mais este trânsito de Niterói. Perco no mínimo 30% do meu dia dentro de uma condução. Venho de Pendotiba, e já chego ao Centro cansada. Espero que o próximo prefeito consiga resolver isso". Odilsa Araújo, florista, Centro de Niterói.



"Acredito que a mobilidade urbana, principalmente na hora do "rush",  vai melhorar muito. Basta passar a funcionar o Túnel Charitas-Cafubá. Precisamos ter calma e paciência. A minha preocupação maior agora é com a Segurança e Saúde" Sérgio Pinheiro, comerciante, proprietário de uma oficina mecânica em Icaraí. Ele tem uma casa em Itaipu, mas vive em Icaraí.

"Eu espero que o próximo prefeito coloque educação e cultura como prioridade! A meu ver, o único caminho para uma sociedade mais justa, saudável e segura é oferecendo educação de qualidade para todos! Para mim, a melhor ação da última prefeitura foram os projetos de arte na rua. Incentivo e formação de plateia tem que ser pauta sempre". Clarissa Soares de Souza, bailarina, moradora do Fonseca, mas natural de Piratininga (Região Oceânica)



"Espero que o próximo prefeito faça um governo voltado para o povo e não para os interesses pessoais. Segurança e mobilidade urbana para mim são as prioridades. Ainda há muito o que fazer", Rafael Perez, advogado, morador do Fonseca







"Niterói é uma das cidades mais segregadas socialmente e racialmente. Espero que o prefeito olhe para as áreas pobres da cidade além da Zona Sul. Sugiro que a prefeitura e o poder público entrem nas comunidades com programação cultural e escolas e projetos voltados a desenvolver o talento dos moradores dessas áreas. O trânsito é outro problema. As passagens estão caríssimas. É preciso trazer urgentemente o metrô para a cidade e fazer obras de ampliação de vias. O Centro da cidade precisa de uma grande e moderna revitalização, modernizando áreas degradadas, restaurando prédios antigos e históricos e tornando o lugar atrativo para novos moradores. Importante frisar que o prefeito deve estar atento à especulação imobiliária para que o Centro de Niterói não se torne gentrificado como ocorre na maioria dos lugares que passam por este processo", Bernardo Seabra, jornalista e blogueiro, morador do Ingá
"Espero que tenha um olhar especial para políticas voltadas para mulheres, negros, LGBT, e que segurança e mobilidade sejam prioridades. Além disso, a cidade deve estar voltada pro desenvolvimento humano, com amplo acesso a saúde, educação e cultura" Paula Lagoeiro Muniz, produtora executiva de cinema, moradora do bairro Pé Pequeno.






"Espero que invista nos postos de saúde, fiscalização nas ruas, limpeza, calçamento sem desníveis... seriedade, compromisso e respeito com a população", Zélia Oliveira, professora, moradora do bairro do Fonseca


Nenhum comentário:

Postar um comentário