domingo, 17 de julho de 2016

Olimpíadas vão fechar a Baía de Guanabara

Enquanto mais de 30 delegações treinam e se hospedam em Niterói, a Tocha Olímpica já percorreu colégios de São Gonçalo, sendo vista por quatro mil crianças de colégios, notadamente, em áreas carentes do município, acompanhada por Francisco Marins, coordenador do SEBRAE-RJ, envolvido com as Olimpíadas e Paraolimpíadas em todo o Brasil e também no exterior.
A maior parte dos que fazem treinamentos em Niterói é de equipes de vela, usando a Baia de Guanabara, que apesar da poluição tem sido elogiada, em função de seu belo visual. Os clubes Naval, Iate Clube Brasileiro e RYC – Rio Yatch Clube – frequentado pelos Grael, foram os procurados para alojarem os velejadores. A Tocha Oficial das Olimpíadas passará oficialmente por São Gonçalo, no dia 02 de agosto.
As equipes estão divididas: Naval, no ICB – Iate Clube Brasileiro – e no Rio Yatch Club. Durante os dias de provas, nas Olimpíadas, a Baia de Guanabara estará interditada para regatas que não sejam da competição, estando os clubes náuticos já avisados, com as autoridades marítimas inspecionando a segurança das competições.
ANDEF participa
Niterói para os jogos Paraolímpicos, tem na ANDEF – Associação Niteroiense de Deficiente Físico – quase a totalidade dos competidores, abrigando-os e funcionando como espaço para treinamentos, no Rio do Ouro, sede da ANDEF. A Deputada Estadual Tania Rodrigues acompanha tudo de perto.
Trânsito e transporte
A CCR barcas, que administra a travessia Rio-Niterói informou que durante os Jogos Olímpicos e Paraolímpicos, a circulação hidroviária terá suas embarcações com velocidade reduzida entre 11 e 18h, e que poderá ainda sofrer alterações no seu trajeto normal em função das competições de vela. Isso poderá causar alguns atrasos e transtornos aos usuários.
Haverá interdições no trecho entre o sul da ponte Rio-Niterói até as proximidades da Ilha Rasa, entre 24 de julho e 19 de agosto, e ainda, de 31 de agosto a 17 de setembro.
As possíveis alterações no percurso serão em decorrência das interdições entre a cabeceira norte do Aeroporto Santos Dumont e as proximidades da Boca Barra.
A assessoria de imprensa acrescenta que os passageiros serão avisados com antecedência das mudanças.

Sofrimento

A maior prova da poluição da Baia de Guanabara foi a morte recente de uma grande tartaruga nas areias de São Francisco, nas proximidades dos Iates Clubes, o que foi registrado por um associado de um deles. Presume-se que ela tenha se sufocou ao engolir um saco plástico, na Baia de Guanabara, uma autêntica lixeira.

Nenhum comentário:

Postar um comentário