quarta-feira, 6 de julho de 2016

Bia Bedran e o Bloco da Palhoça na UFF

Tudo começou em volta de uma fogueira. Nos idos anos 1970, Bia Bedran, então com 19 anos, estudante de musicoterapia, cantora, atriz e compositora das trilhas sonoras do Quintal Teatro Infantil, encontrou-se com dois jovens músicos cariocas que tinham afinidade com seu desejo de pesquisar o folclore brasileiro e as manifestações de cultura popular. Eram eles Victor Larica e Ricardo Medeiros, que tocavam viola caipira, violões de aço e nylon, contrabaixo, baixolão, além de cantarem muito bem. Naquela época, viajaram todos para a Festa do Divino, que acontecia em São Luis do Paraitinga, em São Paulo, e a partir daquela roda de viola em torno da fogueira, regada à muita cantoria, nasceu o Bloco da Palhoça, em junho de 1977.
O Bloco reuniu vários músicos em suas andanças pelo Brasil. O grupo se apresentava nos mais variados espaços que iam desde praças, escolas e teatros, até estações de trem de cidades do interior do Rio de Janeiro, São Paulo e Minas Gerais. As plateias, compostas de adultos misturados às crianças, enriqueceu o trabalho musical do grupo e ampliou seu alcance cultural, agregando ao Bloco da Palhoça o espírito de trupe teatral ou de “menestrel mambembe”.Tudo começou ao redor da fogueira: 
Com lançamento simultâneo do CD e do show “Bloco da Palhoça - O Reencontro", Bia Bedran festeja o reencontro com velhos parceiros, quase quarenta anos depois daquela roda de viola onde tudo começou, em torno da fogueira. São 11 músicas autorais de Bia Bedran e algumas em parceria com Ricardo Medeiros, Victor Larica e Benjamim Santos. Os arranjos vocais reforçam o jeito muito próprio do Bloco cantar, sempre com muitas vozes e também enfatizando os solos de cada um. Show de lançamento  acontece de sexta a domingo, de 08 a 10 de julho, às 20h, no Teatro da UFF, em Icaraí, Niterói.
Bia Bedran e o Bloco da Palhoça deixarão ao público a tarefa de classificar a quem este trabalho musical se destina: adultos ou crianças?  Seria adequado simplesmente dizer que este CD e este show são o novo trabalho musical que Bia Bedran traz para seu público, onde as crianças serão,  como  sempre, muito  bem vindas e que certamente apreciarão a beleza do reencontro de velhos parceiros que têm muita história para cantar e contar.
 Os ingressos estão à venda no Teatro da UFF a R$40 (inteira) / R$20 (meia). O Teatro da UFF  fica na Rua Miguel de Frias 9, Icaraí, Niterói, RJ. Mais informações pelo telefone (21) 3674-7511 e 3674-7512. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário