sábado, 15 de dezembro de 2018

Canto do Rio tem programação especial de Natal e Verão


O Natal promete ser muito animado no Canto do Rio FC. No próximo domingo, dia 16, o clube terá uma programação especial para comemorar a data mais aguardada do ano. O encontro terá início às 11h30 da manhã, com a esperada visita de Papai Noel. Em seguida, às 13h, será a vez da Orquestra Vibrart emocionar o público com uma linda Cantata de Natal.
A animação continuará com música ao vivo às 14h e às 19h. O encontro das 14h será com o grupo de samba Taí o que eu Gosto na pérgula da piscina. A diversão se encerra à noite, a partir das 19h, com o grupo Alto Astral na Domingueira Dançante.
Os eventos são abertos a sócios e convidados, com exceção da Domingueira que é aberta ao público em geral. Sócios do clube têm entrada franca em todos os eventos.
Verão com horários estendidos e convidados
Segundo o presidente Rodney Melo, durante o verão, as piscinas do Canto do Rio funcionarão com horários estendidos nos fins de semana. Sextas e sábados a piscina social estará aberta até às 22h e aos domingos até às 19h.
A piscina semiolímpica funcionará para banho livre aos sábados e domingos até às 17h. Durante a semana, segue a programação normal, com exceção da piscina infantil que ficará aberta entre 9h e 13h, de terça a domingo.
Outra novidade é que cada sócio da agremiação poderá indicar um amigo para ter acesso às dependências do clube durante toda a temporada de Verão. Para ter acesso a este benefício, basta o sócio contratar o serviço de Permissão de Acesso ao Usuário Veranista na secretaria do Clube. A promoção é válida de 1 de janeiro a 31 de março. As opções incluem acesso ás áreas de piscina e sauna, prática de atividades físicas e esportivas, uso dos espaços e participação de eventos. Mais informações na secretaria do clube ou pelo telefone: (21) 2717 5023.


Coluna Compartilha - edição de Dezembro/2018


Por Washington Araújo

Maricá parou para aplaudir quinze alunos que conseguiram lançar
o primeiro livro de suas vidas
(foto divulgação)
Alunos da rede pública de ensino de Maricá lançam livro
 Muita emoção e até lágrimas de alegria marcaram a tarde de sábado, dia 8 de dezembro, no lançamento do livro "Apenas um começo três pontinhos", um projeto editorial que teve a coordenação dos professores Paula Alves das Chagas e Rodrigo Lobo da Silveira e reuniu numa publicação inédita textos de 15 alunos da Escola Municipal Clério Boechat de Oliveira, em Maricá.
Lançado pela Editora Makir, cujo responsável pelo lançamento gráfico, Ênio Favacho, ele mesmo presidente da editora fez questão de ir à escola entregar as caixas com o material. Favacho ressaltou que esse é um momento especial na vida tanto de alunos, professores, como da própria editora: “Acreditamos que esses jovens escritores estão dando início a uma carreira promissora, e nós da editora somos gratos por tornar real o sonho de todos eles”. Com um projeto audacioso – e que já se consolidou nos estados do Norte e Nordeste – a Editora Makir desembarca no Rio, em janeiro próximo.
Os professores Rodrigo e Paula agradeceram a presença de todos e falaram sobre a importância do lançamento: “Estávamos nos sentindo pequenos demais, perante o tamanho da produção literária de nossos alunos e, por isso, começamos a sentir que outras pessoas deveriam também ter acesso àquele material”.
Sara Fernandes Moreira, que está no 1º ano do Ensino Médio, foi uma das participantes do Projeto Jovem Escritor. Tão emocionada quanto seus colegas, ela disse: “Eu venho aqui para compartilhar a nossa incrível experiência no Colégio Clério Boechat de Oliveira. Acredito que eventos como esse, apesar de parecerem pequenos; são como o nosso livro: apenas um começo. Sara conclui destacando que, eventos como esse abrem portas para os alunos e são muito importantes também, pois estimulam a prática constante da escrita e a construção de personalidade artística de cada um”.
Segundo a Secretária Municipal de Educação, Adriana Luíza da Costa, “o lançamento editorial desses alunos é motivo de orgulho para a nossa Secretaria; pois, entendemos que o esforço para essa realização ficará como um marco para os demais alunos, para todos os professores, bem como para seus pais e responsáveis. É, sem dúvida, a marca de uma vitória em equipe”.
Por conta de outros compromissos de agenda, a Secretária Municipal não pode estar presente ao evento, mas agradeceu pelo envio de um exemplar do livro que ficará exposto em local de destaque em seu gabinete.

Com 1,90m de altura e toda uma vida pela frente,
os sonhos do zagueiro Gustavo Martins começam
agora no Grêmio
São Gonçalo dá um craque para o Grêmio
Muitos jovens sonham com a carreira no futebol; poucos, porém, conseguem chegar lá. Não foi o caso do zagueiro Gustavo Martins que, aos 16 anos, conquistou um contrato com o Grêmio Futebol Porto Alegrense.
Orientado pelo pai, Sérgio Santos, Gustavo Martins começou sua caminhada aos 4 anos de idade numa escolinha no Pacheco, bairro em que morava, em São Gonçalo. Dois anos mais tarde, relembra seu pai: “Ele foi matriculado na escola de futebol EDUCSPORT, núcleo do Vasco, também em São Gonçalo, dirigida pelo professor de Educação Física Roberto Gonçalves; onde jogou até os 10 anos”.
Ali no Laranjal, Gustavo começou sua fulminante carreira de atleta sendo artilheiro da Copa Vasco, artilheiro da Copa da Amizade, e, por seu excelente desempenho, Gustavo foi indicado para uma avaliação no Botafogo Futebol de Regatas em janeiro de 2013 tendo sido aprovado no primeiro dia de treino.
O jovem foi campeão Carioca nesse mesmo ano pelo sub 11, e permaneceu por mais três anos seguindo para o Vasco da Gama, onde jogou por dois anos e, em janeiro deste ano, a revelação gonçalense com 1,90m de altura chega ao Grêmio. Em terras gaúchas, com apenas 6 meses de Grêmio, Gustavo assinou contrato profissional por três anos. Seis meses mais tarde, o zagueiro já na equipe se torna campeão Sul-americano pelo sub 18, no Equador.
Parabéns à família que num mar de craques espalhados pelo Brasil vê o filho atleta bem sucedido e com amplas chances de seguir uma brilhante carreira profissional. E, que seu exemplo fique aos demais meninos e meninas que buscam o mesmo ideal. O pai do jovem ressalta que,“Gustavo segue estudando e com ótimas notas, pois o Grêmio é exigente e investe também na sua carreira extracampo com ótimos professores e matriculado num bom colégio gaúcho. Recuperação? Nem pensar!"
No dia 21 agora, o zagueiro desembarca em São Gonçalo para as festas de fim de ano com a família. Dia 1º de janeiro, porém ele já retorna. Vida dura essa de atleta!

Centro Cultural Palhaço Carequinha recebe exposição de bonecas de pano da AEBH

Foi inaugurada na terça-feira, 4 de dezembro de 2018, a Exposição Bonecas de Pano AEBH do ateliê de Clarice Ferreira; no Centro Cultural George Savalla Gomes - Palhaço Carequinha, localizado na Câmara de Vereadores de São Gonçalo.
O evento, organizado pelo ativista social Jair Mello, pela presidência da Associação de Espinha Bífida e Hidrocefalia do Rio de Janeiro e seu presidente, Júlio Lucena e, em parceria com a Assessoria de RP da Câmara.
Toda a renda obtida com a venda das bonecas de panos confeccionadas por responsáveis amigos da instituição será revertida para a AEBH, com sede na Brasilândia, em São Gonçalo.
Na inauguração da exposição, além da presença de pais e de diversos adolescentes e crianças com espinha bífida e hidrocefalia; o evento recebeu o presidente da Câmara, o Vereador Diney Marins, outros parlamentares também e demais autoridades.
A exposição permanece até a sexta-feira, 21 de dezembro podendo ser vista a partir das 9 horas até às 17 horas. O Centro Cultural Palhaço Carequinha fica em frente à Praça Zé Garoto, no antigo Fórum.

Ação social em Santa Luzia
A Associação Cultural e Social Flor da Matta, instituição sem fins lucrativos localizada na pracinha do bairro de Santa Luzia, em São Gonçalo; reuniu um exército de profissionais no sábado, 1º de dezembro, para oferecer à população uma série de serviços que incluiu manicuro, pedicuro, massoterapia, design de sobrancelhas, maquilagem entre outros. A presidente Flor da Matta comemora o êxito alcançado: “Oferecemos, desde a manhã até às 17 horas vários serviços bastando que trouxessem um quilo de alimentos não perecível. No ano que vem pretendemos aumentar a quantidade de ações sociais”. Todos os alimentos arrecadados seguiram para ao ONG S8, no Vista Alegre, que cuida de dependentes químicos. Show!

Morre o músico niteroiense Arthur Maia

Um dos grandes ícones do baixo no Brasil, o artista teve uma parada cardíaca e não resistiu


Um dos grandes nomes da música no Brasil, Arthur Maia morreu na tarde deste sábado, aos 56 anos de idade. O músico passou mal, e sofreu uma parada cardíaca, sendo socorrido e levado ao Hospital Mário Monteiro, em Niterói, mas veio a falecer.

"Tentaram reanimá-lo, mas não conseguiram. Foi uma parada cardíaca fulminante", contou à imprensa o primo de Arthur, Zé Luis Maia.
Segundo informações da família, velório será realizado no domingo, dia 16, no Cemitério Parque da Colina, Capela 1, e o enterro será às 15h.  

Sobrinho do lendário Luizão Maia, outro nome expoente do baixo, Arthur dividiu o palco com grandes nomes da música brasileira como Gilberto Gil, Caetano Veloso e Jorge Ben Jor. Ele foi integrante da Banda Black Rio, e do quarteto instrumental Cama de Gato.


Uma vida dedicada à música

Nascido no dia 9 de abril de 1963, no Rio de Janeiro, Maia iniciou sua carreira tocando bateria, até ganhar seu primeiro baixo elétrico, aos 17 anos. Os graves já corriam nas veias, já que o artista é sobrinho do grande baixista Luizão Maia - braço direito de Elis Regina, com quem aprendeu as primeiras técnicas no baixo, e de quem herdou a sensibilidade que desenvolveu ao tocar esse instrumento.

No cenário nacional, seu nome é prioridade nas bandas de renome do país, tendo tocado ao lado de Ivan Lins, Luiz Melodia e Márcio Montarroyos, os quais Arthur acompanhou a partir de 1976. 

Entre os diversos grupos de música instrumental que integrou, destacam-se "Garage", "Varanda", "Pulsar" e a "Banda Black Rio". Seu jeito particular de fazer música levou o artista também ao cenário internacional, quando trabalhou com Ernie Watts, Sheila E., Pat Metheny, Carlos Santana e George Benson.

Mais tarde, Arthur integrou uma vertente mais pop, fundando a banda "Egotrip". Mas foi o grupo “Cama de Gato”, com um som mais voltado para o jazz, do qual Arthur fez parte como baixista, que deu especial impulso à sua carreira.

“Maia” foi seu primeiro disco solo, gravado em 1991, e lançado no Brasil e na Europa, com significativa aceitação de mercado. Um ano depois, recebeu o Prêmio Sharp como revelação instrumental.

Seu segundo CD, o “Sonora”, foi lançado em show no Canecão, em 1996, com lotação esgotada e consagração da crítica, que possibilitou a gravação do especial “Na Corte do Rei Arthur”, para o SBTVE e, a seguir, a apresentação do músico em seis países europeus, nos Estados Unidos e no Japão. Em setembro do mesmo ano, se apresentou na casa de espetáculos Town Hall, de New York, no Festival Brasil / New York.

Já em 1999, Arthur lançou, pelo selo Niterói Discos, o CD “Arthur Maia e Hiram Bullok ao Vivo”. Gravado no Mistura Fina, no início de 1998, este disco reúne o melhor do baixista brasileiro ao som de um japonês criado nos EUA, Hiram Bullock, músico que começou no sax, mas já tocou com uma lista do jazz e do pop, incluindo Miles Davis, James Brown, Barbra Streisand, Burt Bacharach, Billy Joel, David Sanborn, Paul Simon e Eric Clapton.

Em 2002, também pelo Selo Niterói Discos, Arthur Maia gravou o álbum “Planeta Música”, que contou com a participação de Paquito D’Rivera, Mike Stern, Marcos Suzano e outros artistas consagrados. Em dezembro deste mesmo ano, realizou o show “Arthur Maia Convida”, na Marina da Glória, no Rio, com a presença de mais de 2.500 ouvintes.

Ao longo dos anos, além de dedicar-se ao trabalho solo, Arthur trabalhou ainda com nomes como Caetano Veloso, Djavan, João Bosco, Lulu Santos, Milton Nascimento, Ney Matogrosso, Plácido Domingos, Ricardo Silveira e Gilberto Gil. Com Gil, o baixista trabalha desde o início da década de 90, tendo participado das turnês nacionais e internacionais de diversos shows do cantor, como as de “Quanta”, “Eu,Tu, Eles” e “Kaya N’Gandaya”.

De 2013 a 2016, Arthur Maia passou a atuar diretamente no segmento político, como Secretário de Cultura de Niterói, no primeiro mandato do prefeito Rodrigo Neves. 

sexta-feira, 14 de dezembro de 2018

Leia a edição completa do Jornal Casa da Gente - Dezembro/2018

Leia a edição completa do Jornal Casa da Gente, edição de Dezembro/2018! Para ler e baixar o arquivo em pdf, basta clicar AQUI

Projeto gratuito de prática de Canoa Havaiana com deficientes visuais em Icaraí

Texto Luana Dias
Fotos Hyrinéa Bornéo

"Não é preciso enxergar para remar; e sim, sentir o mar". Foi dessa ideia do professor Douglas Moura, instrutor e fundador do grupo Icarahy Canoa Clube - que nasceu o projeto "Va'a nos seus sentidos - Canoa Havaiana com deficientes visuais". 
Em parceria com a Coordenadoria de Acessibilidade de Niterói e AFAC - Associação Fluminense de Amparo aos Cegos , eles conseguem viabilizar aulas gratuitas da modalidade esportiva para deficientes visuais. O ponto de encontro do projeto é o Icarahy Canoa Clube, na Praia de Icaraí, em frente à Rua Belisário Augusto.


"Apesar de ser um ponto positivo, saber nadar não é exigência para se inscrever no projeto, pois todos os alunos utilizam, obrigatoriamente, colete salva-vidas e, antes de cada prática, as condições do mar são avaliadas. Além disso, a turma é acompanhada por participantes de cada modalidade. A prática possibilita inúmeros benefícios para a saúde, bem como fortalece a auto-estima e proporciona o bem-estar", explica Douglas Moura.


A próxima edição do projeto está prevista para o mês de janeiro. Aqueles que estiverem interessados em fazer parte do projeto devem se dirigir à Coordenadoria de Acessibilidade de Niterói, que fica na Praça Fonseca Ramos, s/n - 5º andar, no prédio ao lado da Rodoviária de Niterói. O telefone da Coordenadoria para mais informações é (21) 2613-3421.
Confira a cobertura fotográfica completa realizada pela fotógrafa Hyrinéa Bornéo no facebook do Jornal Casa da Gente


quinta-feira, 13 de dezembro de 2018

Câmara rejeita pedido de abertura de impeachment contra Rodrigo Neves



Plenária lotada
(fotos Sergio Gomes/ASCOM CMN)
Durante concorrida e tumultuada sessão com galerias lotadas, realizada na tarde desta quarta-feira, dia 12 de dezembro, vereadores de Niterói rejeitaram os três processos solicitando a abertura de impeachment contra o mandato do prefeito Rodrigo Neves (PDT). Os pedidos são assinados por Maurício Carvalho Martins, do grupo Advogados Pela Liberdade, e por Leonardo Almendra Honorato, do Movimento Brasil Livre. Por orientação da Procuradoria-Geral da Casa, as peças processuais foram juntadas por conta da similaridade dos temas. Ainda durante a tarde, um novo pedido, protocolado pelo presidente do PSOL de Niterói, Thiago Melo, deu entrada na Câmara e também apensada aos outros dois por decisão da maioria dos vereadores em plenário.
           
Milton Carlos Lopes (Cal), presidente em exercício
da Câmara 
O placar da votação foi de três votos pela abertura do processo e 12 contra e uma abstenção da vereadora Talíria Petrone (PSOL). Votaram a favor da abertura da investigação os vereadores Bruno Lessa (PSDB), Carlos Jordy (PSL) e Paulo Eduardo Gomes (PSOL). Não estavam presentes os vereadores Paulo Bagueira (SDD), que está respondendo pela Prefeitura, Leandro Portugal (PV), Betinho (SDD) e Renatinho da Oficina (PTB). O vereador Milton Cal não votou por estar presidindo a sessão.
Mais cedo, o presidente em exercício do Legislativo, Milton Carlos Lopes (PP), o Cal, enviou dois ofícios solicitando informações sobre as investigações que levaram a suspensão do mandato do prefeito Rodrigo Neves. Os documentos foram expedidos aos desembargadores Luiz Noronha Dantas, relator do processo investigatório, e a José Eduardo Ciotola Gussem, procurador-geral de justiça do Ministério Público (MP).
            Num dos documentos, o presidente da Câmara acusa o recebimento do ofício do MP e solicita “acesso aos elementos que levaram ao acolhimento do requerimento formulado pela Promotoria”. A Câmara, em decisão tomada pela Mesa Diretora com consenso de todos os vereadores, pede que a Justiça “compartilhe com o Legislativo os elementos que serviram de alicerce para a decisão que determinou seu afastamento”. Conclui ressaltando que “o pleito é indispensável ao exame das referidas denúncias”.

(* com texto e informações de Eduardo Garnier ASCOM/CMN)

segunda-feira, 10 de dezembro de 2018

Niterói poderá ter novas eleições municipais

Presidente da Câmara, Paulo Bagueira, e vereadores da cidade estão reunidos agora na Casa Legislativa

Segundo a Lei Orgânica do Município, caso haja a vacância do cargo durante os três primeiros anos do mandato, deverão ser convocadas novas eleições

Com a prisão do prefeito de Niterói Rodrigo Neves, realizada nesta segunda (10/12), por conta de investigações da Operação Alameda, um desdobramento da Operação Lava Jato, assumirá o cargo de prefeito o presidente da Câmara, Paulo Bagueira. O vice da chapa de Neves, o deputado estadual Comte Bittencourt, renunciou ao cargo para disputar o governo do Rio como vice de Eduardo Paes.
Porém, segundo os artigos 60 e 61 da Lei Orgânica do Municipio, ocorrendo a vacância nos três primeiros anos do mandato, "far-se-á nova eleição, 90 (noventa) dias após a sua abertura, cabendo aos eleitos complementar o período de seus antecessores".

Vereadores estão reunidos com o presidente da Câmara e devem se pronunciar  qualquer momento à imprensa.

Prefeito de Niteroi Rodrigo Neves fala com a imprensa logo após sua prisão

Rodrigo Neves fala à imprensa logo após prisão
(foto reprodução TV Globo)
O prefeito de Niterói, que foi preso nesta manhã de segunda (dia 10/12) pela Operação Alameda - desdobramento da Operação Lava Jato - falou rapidamente com a imprensa, ao chegar na Cidade da Polícia, na Zona Norte do Rio.

"A concorrência que aconteceu em Niterói do transporte coletivo foi em 2013, anterior à minha gestão. A primeira decisão que eu tomei foi unificar as tarifas pela menor. Nós cobramos muito o sistema de transporte, e temos o sistema mais organizado da Região Metropolitana. Nós contratamos uma auditoria da Fundação Getúlio Vargas, e a análise independente apontou o equilíbrio econômico-financeiro de Niterói. Em 2018, não concedemos aumento", iniciou sua fala o prefeito Rodrigo Neves.

Neves se mostrou perplexo e surpreso com a sua prisão, e negou as acusações de recebimento de propina. Ele afirmou desconhecer as acusações.

"Estou absolutamente perplexo. Trabalho desde os 18 anos de idade, tenho mais de 20 anos de vida pública, não tenho bens, não viajo para o exterior, tenho três filhos lindos, fecho minhas contas como qualquer cidadão de classe média, vivo num imóvel simples, como as pessoas sabem em Niterói. Estranho muito este tipo de ocorrência, respeito as instituições, mas eu fui o único prefeito reeleito na Região Metropolitana. Eu não sei nem quais são as acusações. Meu sigilo fiscal e telefônico estão abertos"
 

Prefeito de Niterói Rodrigo Neves é preso na Operação Lava Jato

Rodrigo Neves
Texto e fotos Luana Dias
O bairro de Santa Rosa, em Niterói, amanheceu ao som dos helicópteros: por volta das 6h da manhã, uma força-tarefa da uma força-tarefa da Polícia Civil e Ministério Público do Rio de Janeiro chegavam à residência do prefeito de Niterói, Rodrigo Neves, para executar uma ordem de prisão, como resultado da Operação Alameda, um desdobramento da Operação Lava Jato. Neves foi denunciado por desvio de mais de R$ 10 milhões da verba de transporte do município entre 2014 e 2018. 
Ao som de buzinas, uma multidão aguardava o momento da prisão de Rodrigo Neves na rua Vereador Duque Estrada. A saída da viatura com o prefeito aconteceu por volta das 8h20 da manhã. Veja o vídeo do Jornal Casa da Gente.
Polícia Civil, Policia Federal e Ministério Público no prédio onde reside o prefeito Rodrigo Neves
Além de Rodrigo Neves, foram presos também o ex-secretário de obras de Niterói e ex-conselheiro de administração da Nittrans, Domício Mascarenhas de Andrade, o presidente do consórcio transoceânico e sócio da viação Pendotiba, João Carlos Félix Teixeira e o administrador do consórcio Transnit e sócio da auto lotação Ingá, João dos Anjos Silva Soares. 
A primeira dama Fernanda Sixel acompanha o momento em que
o marido é conduzido à viatura da Polícia
Segundo o Ministério Público do Rio de Janeiro, empresas de ônibus pagaram propina para a gestão de Rodrigo neves, entre 2014 e 2018, que somam aproximadamente R$ 10,9 milhões, que foram desviados dos cofres públicos, segundo a denúncia.  Por volta das 8h20, o prefeito Rodrigo Neves foi conduzido de sua casa para a Cidade da Polícia, no Jacarezinho, no Rio de Janeiro, em uma viatura da Polícia Civil. 

Buscas também foram realizadas  nas residências dos outros acusados e nas sedes de oito empresas de ônibus que prestam serviço no município, além de escritórios dos consórcios Transoceânico e Transnit, e do Sindicato das Empresas de Transportes Rodoviários do Estado do Rio de Janeiro (SETRERJ). 
Viatura da Polícia Civil com o prefeito Rodrigo Neves
deixa o prédio onde reside o prefeito, em Santa Rosa

O presidente da Câmara de Vereadores de Niterói, Paulo Bagueira (Solidariedade), assume a prefeitura da cidade com a prisão de Rodrigo Neves (PDT-RJ). O deputado estadual Comte Bittencourt (PPS), eleito vice-prefeito de Niterói na chapa de Rodrigo Neves, renunciou ao cargo em dezembro de 2017. 

quinta-feira, 6 de dezembro de 2018

Turismo de Niterói de cara nova


Neltur apresenta em parceria com SEBRAE a nova marca turística da cidade e novo site


A cidade de Niterói acaba de ganhar uma nova marca turística: em evento realizado na manhã desta quinta-feira, dia 6 de dezembro, no auditório do Museu de Arte Contemporânea (MAC), foi lançada a nova marca turística de Niterói, resultante de uma construção coletiva entre o SEBRAE/RJ, a Niterói Empresa de Lazer e Turismo  (Neltur) e o trade turístico. A nova marca turística de Niterói consiste num desenho que “nasce” da obra arquitetônica mais emblemática da cidade - o Museu de Arte Contemporânea  - e se movimenta num desabrochar de uma bromélia, flor que mais floresce na cidade. A marca será usada de diversas formas, em mobiliários urbanos, campanhas publicitárias, transportes, entre outros.
O evento reuniu representantes da Neltur, Sebrae e trade
turístico da cidade (fotos Luana Dias)
Na ocasião, o presidente da Neltur, José Guilherme Azevedo, também apresentou o novo site www.visit.niteroi.br. A nova ferramenta de divulgação do Turismo da cidade é trilíngue e oferece mais recursos de navegação: 

“Gosto dos sites turísticos modernos, por isso construímos esta nova ferramenta com essa pegada de modernidade ao mesmo tempo menos institucional e, principalmente, com acessibilidade total, já que seu sistema oferece recursos de ponta para os navegadores daltônicos e se adequa a celulares e tablets”, destacou o presidente da Neltur.


Ex-ministro de Turismo, Luiz Barretto
Durante o evento, foram realizadas também palestras ministradas pelo Ex-Ministro do Turismo, Luiz Barretto; a comandante do Batalhão de Polícia Turística do Estado do Rio de Janeiro, a Tenente Coronel Luciana, e o Gerente Regional do Sebrae, Leandro Marinho.  
O Ex-Ministro do Turismo, Luiz Barretto, em sua palestra “Destinos Turísticos Inteligentes”, desejou que Niterói tenha um ano promissor dentro das ações em prol do seu potencial turístico, vislumbrando dias de muito trabalho em 2019, dando um panorama geral da importância da cadeia de turismo no Brasil e no mundo diante das novas gerações e tecnologias.
Tenente Coronel Luciana, Comandante
do Batalhão de Polícia Turística do Rio 
A Tenente Coronel Luciana destacou que o trabalho do Batalhão de Policiamento em Áreas Turísticas em todo o Estado do Rio de Janeiro, exibindo dados estatísticos e experiências do dia-a-dia, numa força conjunta entre a Polícia Militar e  outros órgãos municipais como SEOP, Guarda Municipal e outros, ressaltando  que no próximo ano fará uma capacitação em Niterói, atingindo profissionais da Guarda Municipal, pois  todos os órgãos envolvidos estão otimistas com o aumento da visibilidade de Niterói e consequente aumento turístico nos próximos anos.
Leandro Marinho ressaltou a importância desse trabalho em parceria, lembrando que o Turismo é uma cadeia  que se fortalece com ação de cada um e de cada instituição.