Texto Luana Dias
Fotos Hyrinéa Bornéo
"Não é preciso enxergar para remar; e sim, sentir o mar". Foi dessa ideia do professor Douglas Moura, instrutor e fundador do grupo Icarahy Canoa Clube - que nasceu o projeto "Va'a nos seus sentidos - Canoa Havaiana com deficientes visuais".
Em parceria com a Coordenadoria de Acessibilidade de Niterói e AFAC - Associação Fluminense de Amparo aos Cegos , eles conseguem viabilizar aulas gratuitas da modalidade esportiva para deficientes visuais. O ponto de encontro do projeto é o Icarahy Canoa Clube, na Praia de Icaraí, em frente à Rua Belisário Augusto.
"Apesar de ser um ponto positivo, saber nadar não é exigência para se inscrever no projeto, pois todos os alunos utilizam, obrigatoriamente, colete salva-vidas e, antes de cada prática, as condições do mar são avaliadas. Além disso, a turma é acompanhada por participantes de cada modalidade. A prática possibilita inúmeros benefícios para a saúde, bem como fortalece a auto-estima e proporciona o bem-estar", explica Douglas Moura.
A próxima edição do projeto está prevista para o mês de janeiro. Aqueles que estiverem interessados em fazer parte do projeto devem se dirigir à Coordenadoria de Acessibilidade de Niterói, que fica na Praça Fonseca Ramos, s/n - 5º andar, no prédio ao lado da Rodoviária de Niterói. O telefone da Coordenadoria para mais informações é (21) 2613-3421.
Confira a cobertura fotográfica completa realizada pela fotógrafa Hyrinéa Bornéo no facebook do Jornal Casa da Gente.
Nenhum comentário:
Postar um comentário