sábado, 20 de janeiro de 2018

Niterói inicia novas obras de contenção de encostas

Ponta D'Areia, Morros do Arroz e do Estado são os próximos locais beneficiados
   
Comitiva visita obras do Beltrão (fotos divulgação)
A Prefeitura de Niterói anunciou neste mês o início da obra no Morro do Estado e a publicação em breve do edital para contratação de uma obra de contenção no Morro do Arroz. O bairro Ponta DAreia também será beneficiado. As intervenções, que serão realizadas nas ruas Rua São Paulo, 121 e 122, incluem a ancoragem e desmonte de blocos rochosos, limpeza do talude e colocação de barreiras de proteção. O objetivo é evitar possíveis deslizamentos de terra no local. Segundo a Prefeitura de Niterói, este é o maior investimento da sua história em obras de contenção de encostas. Para as obras já executadas, as que estão em execução e, em processo licitatório, o investimento é de R$ 150 milhões.
No Morro do Bonfim, no Fonseca, as obras de contenção estão em fase final. Nesta região, foram colocadas cortinas atirantadas, solo grampeado, estruturas estabilizadoras e guarda-corpo. O trabalho, que inclui a instalação de uma escada de acesso comunitário, está sendo realizado em oito localidades. Na Travessa Beltrão, em Santa Rosa, o trabalho também está sendo concluído. Nesta área, diversas técnicas foram utilizadas para a contenção da encosta, como solo grampeado, cortina atirantada, além de escadas de acesso à comunidade.
 O secretário executivo Axel Grael destaca a importância dessas obras para Niterói e afirma que está sendo realizado um mapeamento de áreas de risco em toda a cidade. “Niterói vem realizando diversas obras de contenção de encostas nos últimos anos. Já foram investidos mais de R$ 150 milhões e estamos tentando captar mais R$ 100 milhões para novas intervenções”, diz, ressaltando que outra importante iniciativa é o trabalho realizado pelo Grupo Executivo para o Crescimento Ordenado de Preservação de Áreas Verdes (Gecopav), que vem intensificando as ações de combate às construção irregulares. 
Morro do Bonfim
 Na Rua Bombeiro Américo, no Caramujo, a previsão é de que o trabalho seja concluído até março de 2018. Foram abertas duas frentes de trabalho. Em um dos pontos, foram implantadas duas cortinas atirantadas e guarda-corpo. No outro, a Prefeitura utilizou a técnica de 'solo grampeado' numa extensão de 60 metros. Está sendo criado também um platô e será concluída a reforma das escadas de acesso. A pavimentação da via já foi concluída. O investimento nas obras do Bomfim e do Bombeiro Américo é de cerca de R$ 15,5 milhões. Já as obras da Rua Selma, Travessa Jurandir e Rua Jerônimo Afonso, no Caramujo, seguem em ritmo acelerado e a previsão é de que sejam entregues em março de 2018, com um investimento de R$  5.618.393,91.
Ao todo, já foram realizadas mais de 50 obras de contenção com recursos captados junto ao Governo Federal, ao BID (por meio do Projeto de Desenvolvimento Urbano e Inclusão social de Niterói – Produis) e recursos próprios. Entre elas, pontos na Grota do Surucucu, em São Francisco; Morro do Holofote, no Fonseca; Morro do Palácio, no Ingá; Rua Engenheiro Guilherme Greenhalgh, em Icaraí; Rua Fagundes Varela, entre Ingá e Icaraí; além da obra na Rua Martins Torres, em Santa Rosa, concluída no início de março de 2017, onde uma pedra de 25 toneladas rolou em 2015 provocando a interdição de um prédio residencial e forçando moradores a deixarem suas casas.
Chuvas: tecnologia na prevenção de desastres
O secretário da Defesa Civil Municipal, Walace Medeiros, enfatiza que, durante todo o ano, é promovida uma política preventiva para minimizar impactos das chuvas na cidade. “Trabalhamos sempre em interação com a comunidade, e investimos em aprimoramento da tecnologia de informação. Contamos também com novos sistemas de leitura dos índices de chuva, podemos trabalhar em tempo real com essas informações”, diz.  
 Atualmente, Niterói possui 30 sirenes de alerta para desastres naturais, em 25 pontos da cidade. Em setembro de 2016, a Prefeitura de Niterói assumiu a manutenção do sistema após o governo estadual informar que não poderia mais arcar com os custos do serviço. Em cada comunidade onde há sirene, as rotas de fuga foram sinalizadas para facilitar o acesso dos moradores a locais seguros.
 Em caso de acionamento das sirenes, a Defesa Civil de Niterói conta com pontos de apoio. Nesses pontos de apoio, cada comunidade tem seu local específico - que pode ser uma escola, uma quadra, etc. São acionados também o SAMU e a Assistência Social para integrar a equipe que vai receber os moradores.
 A cidade conta, ainda, com 52 Núcleos de Defesa Civil nas Comunidades (Nudecs), formados por voluntários que vivem nos locais onde atuam, agindo em casos de fortes chuvas. Os grupos são formados por cerca de 20 pessoas, cada. As equipes multiplicam os conceitos de prevenção nos locais onde residem, além de apoiarem as ações emergenciais da Defesa Civil em caso de chuvas intensas.
A Defesa Civil de Niterói atua também no monitoramento das condições do tempo através de sua Seção de Meteorologia, com o uso de equipamentos como estações meteorológicas e pluviômetros. Agentes do órgão realizam vistorias em encostas e residências em caráter preventivo, quando alertados pelos cidadãos, voluntários ou qualquer outro órgão da administração pública ou externo. Em caso de emergência, os niteroienses podem ligar para a Defesa Civil pelos telefones 199, 2717-2631 e 2620-0199.
 Um dos novos importantes aliados da Defesa Civil é o aplicativo Alerta DCNIT, que conta com alertas sobre previsão de chuvas fortes, ressaca, ventos e condições do tempo para risco de fogo em vegetação. Para baixar, basta acessar sua loja de aplicativos e selecionar o programa. Recentemente, o aplicativo Colab.re passou a complementar o já existente sistema de SMS, que tem mais de 600 cadastrados recebendo mensagens de texto sobre tomada de atitudes preventivas e emergenciais em casos de iminência de desastres. Quando é emitido alerta por SMS pela Defesa Civil, notificações também são recebidas por aqueles que tem o aplicativo.

Para receber as mensagens de SMS, os moradores devem se cadastrar, acessando o site da Defesa Civil de Niterói (www.defesacivil.niteroi.rj.gov.br). Para baixar o Colab.re, basta acessar sua loja de aplicativos, inserir sua cidade e vincular sua conta do Facebook.

Coluna Sintonia Cultural - Janeiro 2018

Fábio Hartmann

Bem vindos ao Novo Ano, bem vindos a uma nova opção mundial! Vamos optar pelo certo, pela esperança de anos melhores e prósperos. Por um novo mundo aonde a Ordem prevaleça sobre os erros, o Bem sobre o Mal, a Luz sobre as Trevas, a Paz sobre a Guerra. Vamos optar pela verdade, deixemos para trás  as iniquidades, as diferenças... os vícios. Sejamos simplesmente humanos em sua essência. Que assim seja por todo o Mundo!

A Galeria Sintonia Cultural, situada em São Gonçalo, promete para esse ano uma série de exposições belíssimas. Serão realizadas pelos menos 12 exposições até o fim do ano. Com a direção do empresário Fábio Hartmann e a curadoria de Fátima Miranda,  carinhosamente conhecida por Fátima Mozão, estará recebendo vários artistas de São Gonçalo. Mais informações pelo telefone (21) 2606 9346.


Realmente 2018 será um grande ano cultural para São Gonçalo. Um novo point cultural foi inaugurado no  final de outubro de 2017: o  “Bistrô D’ Avô" sob a direção da minha amiga Jandira Magno. 
“Um espaço eclético que funciona como cafeteria, oferecendo entre outras delícias omeletes e hambúrgueres artesanais, onde  artistas locais poderão apresentar  as suas artes”, relata Jandira Magno. E todas as quartas- feiras,  a presença do cantor Beto Lemos a partir das 16h. E dia 27, estreia o projeto Grupo de Leitura/Escritores Vivos a partir das 15h com a presença do autor  Rômulo Nardocci tendo como mediadora Yonara Costa. O Bistrô D’ Avô fica situado no Rodo Shopping na rua Nilo Peçanha 56 Centro , São Gonçalo.







Em se falando em novas opções: você consulta o aplicativo e em seguida avista o seu Uber virando a esquina. Ao abrir a porta, percebe o banco repleto de livros. Sorridente, o motorista lhe fala enquanto reorganiza os livros: "o senhor está no Uber Literário, se algum desses livros  for de seu agrado pode levar para casa gratuitamente".
Essa é a nova proposta do motorista de Uber e escritor Edris Oliveira Vasconcellos que aproveita o contato direto com várias pessoas, diariamente, para incentivar  o hábito da leitura e também  promover os seus trabalhos literários.
“Acredito que a única solução para darmos uma reviravolta na triste situação em que se encontra o Brasil é apostando na cultura e educação  de nosso povo. Há um ano venho distribuindo livros usados durante as viagens quando solicitado. Livros esses conseguidos, em sua maioria,  por doações de amigos que comungam desse mesmo sentimento e apoiam essa minha idéia do Uber Literário. Uma boa leitura pode mudar, para melhor,  a vida de uma pessoa, e vejo nessa mudança o meu objetivo de vida”.  Afirma, sorridente Edris. Quem quiser contribuir com livros para o Uber Literário entre em contato com Edris pelo telefone (21) 96409 2865.
Fotos 5 e 6
Mais uma vez bem-vindos ao Novo Ano, que as boas opções se reproduzam mundialmente!


Coluna Música no Ar (Som, Áudio e Tecnologia)

Por  KAKAO Figueiredo
KKO.Studio
21 2711-3104

@ O grande guitarrista Carlos Tatoo, da Banda SPIN XXI e do Colorado Country, acabou de assumir a direção e administração do Bar Lagoas de Itaipu. O local começou o ano com uma grande festa de Réveillon e com uma apresentação da Banda Colorado Country. Ele promete ainda grandes atrações e festas maravilhosas para 2018, além de incrementar o cardápio, primar pelo bom atendimento e manter uma cerveja gelada para os amigos frequentadores. Com a garantia de sucesso para 2018, o bar traz boa música e muita alegria. Parabéns, Tatoo! O Endereço do "Lagoas" é Alameda A, 24320 Itaipu.

@ O Bloco "Sunday Bloco Sunday" promete agitar o Pré Carnaval de Niterói e do Rio de Janeiro com versões carnavalescas da banda U2 e muito rock samba. A galera está bem preparada e animada. A banda irlandesa, formada em 1976, até hoje é conhecida como uma das bandas mais influentes e bem sucedidas no cenário musical. Composta pelos amigos Bono, The Edge, Adam Clayton e Larry Mullen Jr, o U2 tem musicas emblemáticas como “Sunday Bloody Sunday”, que inspirou o nome do bloco. “Beautiful Day”, “New Years Day”  entre outros grandes sucessos que marcaram época também serão interpretados em ritmo de Carnaval. No dia 27 de janeiro, na praça Getúlio Vargas, na Praia de Icaraí, a partir das 16h, a festa vai rolar. Você não pode perder!
@ Dave Matthews Band fala sobre primeiro álbum de inéditas em 6 anos. A Banda, que não lança material desde 2012, já tem executado alguns sons novos nos últimos anos durante os seus sets ao vivo, como a faixa “Samurai Cop”, que apareceu pela primeira vez no repertório do grupo durante as performances comemorativas de 25 anos de carreira, em 2016. A última passagem da Dave Matthews Band pelo Brasil foi em 2013. Vamos esperar e torcer para que essa super banda volte ao Brasil para ouvirmos ao vivo esse novo trabalho!

@Há 35 anos, a banda Blitz despontava para o sucesso com uma fórmula pouco explorada no pop nacional: uma mistura de música, humor e referências de histórias em quadrinhos na estética das capas e figurinos. O estilo despojado e colorido da banda ao lado de letras irônicas caíram no gosto principalmente de jovens e adolescentes, transformando a Blitz num fenômeno que apareceu e sumiu com a mesma velocidade. Em cinco anos, a banda lançou três discos de sucesso, rodou o Brasil, mas passou por conflitos internos que resultaram na saída de integrantes e o fim do grupo. Evandro Mesquita no alto da sua vitalidade roqueira, com 65 anos de idade, traz novas músicas e novas pegadas para os sucesso antigos em seus shows com a Blitz. Um novo público jovem vem descobrindo e acompanhado a banda. É sucesso certo!

Coluna Compartilha! - Janeiro/2018

Por Washington Araújo

A coordenadora do Espaço Rosa, Patricia Silva, com Dr. Dimas Gadelha e o
Prefeito José Luís Nanci (foto divulgação)
Espaço Rosa promove mais uma Ação Social
A Secretaria de Saúde de São Gonçalo realizou neste sábado, dia 20, uma Ação Social para confecção de perucas para pacientes com câncer. Sob a coordenação da Subsecretária Patrícia Silva, o evento aconteceu no Espaço Rosa que é um importante setor da Prefeitura de São Gonçalo, totalmente voltado à mulher. O Secretário Municipal de Saúde, Dr. Dimas Gadelha e o Prefeito José Luís Nanci marcarão presença no evento.
De acordo com a coordenadora do Espaço Rosa, Patrícia Silva, a equipe de plantão recebe todos os tipos de cabelo, tendo como requisito no mínimo 10cm de comprimento: "Esse projeto é uma união a favor da autoestima dessas mulheres. O cabeleireiro Serginho Tesoura de Ouro lá esteve com sua equipe de forma voluntária realizando os cortes, mas a pessoa pode, também, levar as mechas já cortadas, a única exigência é que estivessem limpas, amarradas e dentro de um saquinho", conta. 
O Secretário Municipal de Saúde ressalta a importância das doações voluntárias oferecidas pela população: "Um dos momentos mais difíceis para as mulheres que lutam contra o câncer é a perda de cabelos. Um corte de cabelo em prol da solidariedade, esse é o intuito da campanha. Pequenos gestos podem valer muito mais do que se imagina", explica o Dr. Dimas Gadelha. 
Vale destacar que nas ações semelhantes a essa em 2017, cerca de 200 pessoas foram beneficiadas com as doações realizadas.

Joaquim Lavoura, prefeito três vezes em SG,
é um dos homenageados
(foto divulgação)
Partage tem personalidades da cidade em Museu de Cera
Em parceria com a Secretaria de Cultura e Turismo de São Gonçalo já está aberta à visitação pública, a exposição do estúdio Aline Nunes, "Museu de Cera Histórico - Personalidades de São Gonçalo". As esculturas são de autoria do artista Paulo Nunes. 
A exposição contará com 20 réplicas de cera e contempla as personalidades históricas de São Gonçalo. Uma oportunidade para os visitantes conhecerem um pouco mais sobre a vida e a obra de gonçalenses ilustres. Além de curiosa, a mostra não terá nada de monótona, já que durante sua estadia no Partage, as peças serão substituídas oferecendo sempre novos personagens e outras histórias.
De acordo com o prefeito José Luiz Nanci, a iniciativa é de grande importância para a cultura gonçalense, conforme ele explica: “Iniciativas como estas promovem um resgate cultural e histórico de São Gonçalo. Ao entrar nesta exposição fazemos uma viagem no tempo e temos a oportunidade de conhecer os personagens que escreveram nossa história”. 
A mostra pode ser vista na Galeria de Artes do Shopping Partage, loja 154, no 1º piso e vai ficar até o dia 27 de fevereiro. De terça a sábado, a visitação acontece das 14h às 22h. Aos domingos, das 14h às 18h. A entrada é gratuita e a classificação é livre.

Deputado Roberto Sales clicado com André Kadoshi durante a
homenagem no Jubileu de Pérolas da Associação de Capoeira,
no Clube Tamoio
Emoção e homenagens no Encontro Nacional de Capoeira
O Tamoio Futebol Clube celebrou no mês passado o Jubileu de Pérolas de fundação da Associação de Capoeira Negrinhos de Sinhá, bem como o Jubileu de 30 anos do Mestre Antônio Affonso.
Presentes diversas autoridades e convidados especiais de agremiações e associações de capoeira, dentre eles, o deputado federal Roberto Sales (PRB-RJ). Além das tradicionais rodas, houve palestras, oficina de capoeira Angola, entrega de cordas, formaturas e batizados.
Na ocasião, o deputado foi agraciado com uma placa por ser um forte defensor e incentivador da capoeira na Câmara dos Deputados. Sales, inclusive, já encaminhou emendas para o fomento da cultura no município, e ainda solicitou apoio da Secretaria Municipal de Turismo e Cultura de São Gonçalo para que apoie iniciativas ligadas ao setor, conforme ele mesmo explicou: “A capoeira favorece a aquisição de valores culturais e educacionais para jovens e crianças. Promove ainda a inclusão social por meio do movimento, arte e música. Recebo essa homenagem como impulsionadora do nosso trabalho e da dedicação em favor da capoeira”, destaca Sales
Professor Helter Barcellos integra a mesa que avaliará o concurso
(foto divulgação) 
Atenção, poetas de plantão: Diário da Poesia lança concurso
Sob a coordenação do professor e poeta Renato Cardoso, o grupo Diário da Poesia, lançou no dia 12, o edital do seu 1º concurso de poesia. Com tema livre, o concurso de poesias é gratuito e as obras deverão ser escritas na língua portuguesa. Cada candidato poderá enviar, no máximo, dois poemas com um total de 14 e 20 versos cada.
O certame agregará poetas jovens (a partir de 08 anos) e veteranos do país inteiro, que se dividirão em duas categorias, uma de 8 a 17 anos e outra acima de 18 anos.
Os participantes terão até o dia 30 de abril para enviar os textos para o endereço
jcstarman@gmail.com, sob os cuidados do Delegado da UBT-Seção Saquarema, João Costa. 
A comissão julgadora é composta de cinco poetas do grupo Diário da Poesia, sendo eles: Gilvan Carneiro, Marialice Velloso, Helter Barcellos, Francisco Rodrigues e Ivone Rosa.
O resultado sairá no evento de outubro do Diário da Poesia, que além de entregar as medalhas e os certificados para os vencedores e menções honrosas, lançará o livro com a coletânea das melhores poesias do concurso.  Essa é uma iniciativa 100% da marca Diário da Poesia, sem contar com apoio de nenhuma outra marca ou instituição. 
Para maiores informações, basta ligar para o telefone (21) 99473-6353. Para ler o edital, basta acessar o site: www.diariodapoesia.com.br. Venha participar!


ACONTECE

Localizada no bairro Vista Alegre, em São Gonçalo, a Educ Sports Escola de Futebol, sob a direção do Professor Roberto Gonçalves há sete anos promove a disciplina e os principais fundamentos de cidadania num centro esportivo voltado para a faixa etária compreendida entre 7 e 17 anos. Na confraternização de fim de ano, ex-alunos e os atuais participaram de um animado amistoso que terminou num delicioso lanche. As inscrições de 2018 já estão abertas. Mais informações: (21) 96488-8222 ou 99242-3631

sexta-feira, 19 de janeiro de 2018

Confira a lista completa de postos de vacinação contra Febre Amarela em Niterói

Confira a lista dos 38 postos de vacinação contra a Febre Amarela em Niterói. Os locais estão abertos de segunda a sexta, das 8h às 16h:

Policlínica Regional Dr. Carlos Antônio da Silva Rua
Jansen de Mello s/nº – São Lourenço
Tel.: 2717-1426 e 2719-0050

Policlínica Regional Dr. Sérgio Arouca
Praça Vital Brazil s/nº – Santa Rosa
Tel.: 2711-2366

Policlínica Regional Dr. Guilherme Taylor March
Tel.: 2626-4170

Policlínica Regional do Largo da Batalha
Dr. Francisco da Cruz Nunes Rua Ver.Armando Ferreira, 30 - Largo da Batalha
Tel.: 2616-3633 e 2710-7100

Policlínica Regional de Itaipu Assistente Social Maria Aparecida da Costa
Estrada do Engenho do Mato s/nº – Itaipu
Tel.: 2609-6368 e 2709-1579

Policlínica Regional da Engenhoca Dr. Renato Silva
Avenida João Brasil, s/nº – Engenhoca
Tel.: 2628-8047 e 3603-8874

Policlínica Regional do Barreto João da Silva Vizella
Tel.: 2719-0141 – 2719-6861

Policlínica Comunitária de Jurujuba
Av. Carlos Ermelindo Marins s/nº – Jurujuba
Tel.: 2704-9638 e 2704-9668

Médico de Família do Engenho do Mato
Estrada Irene Lopes Sodré s/nº – Engenho do Mato
Tel.: 2709-5222

PMF Cantagalo – Haidée Santamaria
Estrada Francisco Cruz Nunes s/nº – Cantagalo
Tel.: 2616-50l37

PMF Cafubá II – Ernesto Che Guevara
Tel.: 2619-5268

PMF Cafubá III – Alberto Ricardo Hatin
Tel.: 2709-4374

PMF Maravista – Cte. Manoel Piñeiro Lozada
Rua Astor da Costa Menezes, S/Nº – Maravista
Tel.: 2709-0360

PMF Matapaca – Abelardo Ramirez
Tel.: 2617-9269

PMF Badu
Tel.: 2718-2283

PMF Caramujo
Rodovia Amaral Peixoto, S/n, Baldeador
Tel.: 2625-946

PMF Sapê
 Rua E, S/N, Sapê
Tel.: 97691-7231

Tel.: 2710-6367

PMF Leopoldina
Rua George Allan s/nº – Largo dos Barradas – Barreto
Tel.: 2624-0017

PMF Maruí
Tel.: 3714-2173

Clínica Comunitária da Família de Várzea Das Moças 
Dr. Tobias Tostes Machado Estrada Velha de Maricá s/nº – Várzea das Moças
Tel.: 3602-8057

Clínica Comunitária da Família da Teixeira de Freitas
Rua Teixeira de Freitas s/n – Fonseca
Tel.: 99775-3421

CCF Ilha da Conceição
Tel: 2620-6671

PMF Marítimos
Rua Machado S/N Barreto
Tel:3703-3265

PMF Viçoso
Estrada Viçoso Jardim S/N
Tel: 2618-8295

PMF Atalaia
Rua Padre José Euger S/N –Atalaia 
Tel:2618-7616

UBS Baldeador – Deputado José Sally
Lot.Bento Pestana s/nº – Morro do Castro
Tel.: 2624-1224 e 2722-3761

PMF Bernadino
Rua Sá Barreto S/N –Fonseca
Tel:2721-7131

PMF Morro do Céu
Tel: 99641-2165

UBS Piratininga – Dom Luiz Orione
Av. dos Pescadores – Lotes 2,3 e 4 – Piratininga
Tel.: 2618-2654

UBS Santa Bárbara – Adelino de Mendonça e Silva
Tel: 2627-6303

PMF Ititioca
Rua Vila Costa Monteiro S/N- Ititioca
Tel: 2610-0852

Tel: 97198783

PMF Vila Ipiranga
Rua Tenente Ozório S/N –Fonseca
Tel: 2625-3821

UBS Centro
Tel.: 2620-8226

UBS Engenhoca
Tel.:2628-8656

UBS Morro do Estado
Rua Araujo Pimenta s/nº
Tel.: 2622-1010

Policlínica Naval (Marinha)

Febre amarela: vacinação e estado de alerta

O ano de 2018 iniciou com a população se dirigindo aos postos de saúde em busca pela vacinação contra a Febre Amarela. No estado do Rio de Janeiro, a Secretaria de Estado de Saúde anuncia para o próximo sábado, dia 27 de janeiro, a partir das 9h, o Dia D de vacinação , onde todos os 92 municípios do estado irão participar.A Secretaria Estadual de Saúde (SES) divulgou na quarta-feira, dia 17, um Boletim Epidemiológico, que confirma a morte de um macaco diagnosticado com febre amarela em Niterói. Um laudo, após análise da Fiocruz confirmou o diagnóstico.  Esta é a primeira morte de macaco vítima da doença confirmada no estado do Rio, em 2018. 
De acordo com a secretaria, objetivo da campanha é chamar a atenção da população para a importância de se imunizar contra a doença. Durante a ação, a vacina estará disponível nas Unidades Básicas de Saúde, UPAs, instalações montadas pela Secretaria de Saúde e também nos quartéis do Corpo de Bombeiros.
Em Niterói, a Fundação Municipal de Saúde informa que há 38 pontos de vacinação na cidade. A secretária municipal de Saúde, Maria Célia Vasconcellos, explica que a vacina sempre esteve disponível na rede municipal de Saúde, mas desde março de 2017, quando os primeiros casos da doença surgiram no Estado do Rio de Janeiro, a Prefeitura aumentou a oferta da vacina através da abertura de novas salas de imunização, solicitando novas remessas de vacina ao Governo do Estado e destacando duas equipes volantes para vacinar a população.
“Só em 2017, o Município aplicou mais de 190 mil doses da vacina contra febre amarela. É importante a população observar todos os pontos de vacina, já que temos presenciado algumas unidades, como a de Santa Rosa/Vital Brazil e a de Itaipu, com uma procura muito grande, enquanto outras estão mais vazias. Pedimos também para aqueles que tem um horário mais flexível, comparecerem às unidades na parte da tarde, período com menor demanda”, aconselha a secretária.
A população de Niterói pode se vacinar de segunda a sexta, das 8h às 16h, em todas as policlínicas regionais do município. Confira a lista dos 38 postos de vacinação em Niterói.
Contraindicação
A vacina é contraindicada para pessoas com alergia a algum componente da vacina e alergia a ovos e derivados; pessoas com doença febril aguda, com comprometimento do estado geral de saúde; ou ainda pacientes com doenças que causam alterações no sistema de defes, assim como terapias imunossupressoras – quimioterapia e doses elevadas de corticosteroides, por exemplo; indivíduos portadores de Lúpus Eritematoso Sistêmico ou com outras doenças autoimunes; pacientes que tenham apresentado doenças neurológicas de natureza desmielinizante  pacientes transplantados de medula óssea; pacientes com histórico de doença do Timo; crianças menores de seis meses de idade; crianças menores de dois anos de idade que não tenham sido vacinadas contra febre amarela não devem receber as vacinas tríplice viral ou tetra viral junto com a vacina contra FA. O intervalo entre as vacinas deve ser de 30 dias.
Transmissão e Sintomas
Há duas formas de transmissão de febre amarela: silvestre e urbana. As duas são causadas pelo mesmo vírus, mas se diferem pelo vetor de transmissão. A forma urbana é transmitida pelo Aedes aegypti. Já a silvestre é transmitida pelos mosquitos dos gêneros Haemagogus e Sabethes, insetos de hábitos estritamente silvestres. Quando o mosquito pica um macaco ou uma pessoa doente, que está com febre amarela, ele torna-se capaz de transmitir o vírus.

Os sintomas mais comuns da doença são: febre alta, calafrios, cansaço, dor de cabeça, dor muscular, náuseas e vômitos que duram, em média, três dias. Nas formas mais graves da doença, podem ocorrer icterícia (olhos e pele amarelados), problemas no fígado e nos rins, hemorragia e cansaço intenso.

Os macacos não são os culpados

Os macacos não são os vilões dessa história. Ao contrário, para biólogos e profissionais da área de vigilância, são considerados um importante sinal de alerta: se esses animais começam a morrer, é hora de iniciar as medidas de precaução. A chamada vigilância de epizootia (quando a doença se dissemina por uma comunidade animal, em grande número de casos) é uma estratégia adotada para perceber a ocorrência do adoecimento e da morte desses animais e, a partir daí, iniciar a vacinação da população da região. Os macacos não são responsáveis pela transmissão da febre amarela; a doença é transmitida através da picada de mosquitos.


quinta-feira, 18 de janeiro de 2018

Leia a edição completa do Casa da Gente de Janeiro/2018

Leia  edição completa do Jornal Casa da Gente. Para ler e baixar a versão em pdf, clique AQUI


















E para ler e baixar o suplemento CLUBES, clique AQUI