terça-feira, 10 de março de 2020

Uma viagem à Portugal no Solar do Jambeiro, em Niterói


Décima edição do ENTREARTES tem entrada gratuita e explora cultura e tradição portuguesas

A exposição fica até o dia 5 de abril
(foto divulgação/ Lucia Lyra)
A décima edição do ENTREARTES, intitulada "Portugal, o que me trazes", vem ocupando o espaço do Solar do Jambeiro com um pedacinho de Portugal e suas tradições. A exposição coletiva tem entrada gratuita e o público tem até o dia 5 de abril para realizar esta verdadeira "viagem" às diversas expressões artísticas, livremente inspirada na cultura portuguesa. 

O “passeio” pela mostra que reúne trabalhos dos artistas Rodrigo Saramago, Renata Barreto, Leila B, Fátima Dantas, Lúcia Lyra e Francisco Valença se inicia com os “Seres de Luz”: as famosas esculturas de Rodrigo Saramago em ferro e cimento estão centralizadas no primeiro salão, recepcionando os visitantes. E, ao fundo desse espaço, é possível admirar a imponente “Azulejaria em Bordados”, técnica de maxi-bordados em duas telas de aço que foram desenvolvidas por Renata Barreto.
Sob a curadoria de Ana Schieck, “Portugal, o que me trazes?” conta também com a participação de artistas como Leila B, que trabalha em suas cerâmicas a estampilha da azulejaria portuguesa do próprio Solar do Jambeiro e que figura como um contraponto ao espaço seguinte, onde estão abrigadas as telas em imagens abstratas da natureza, concebidas por Fátima Dantas. As águas translúcidas, o brilho da areia e as fortalezas e falésias imponentes de Portugal também serviram de fonte de inspiração para a artista.
A produtora cultural Cacau Dias com os artistas
Rodrigo Saramago, Fátima Dantas e Lucia Lyra
(foto divulgação)
A poesia da arte portuguesa está impregnada na azulejaria de Lúcia Lyra, que evoca uma paisagem lúdica de recortes, redimensionada por tramas e texturas. Essa expressividade caligráfica e gestual é um convite à reflexão sobre a razão e a dúvida, sentimentos pertinentes à existência humana. Fechando a sequência da mostra, os trabalhos em carvão, pastel e aquarela do artista e chef português Francisco Valença transportam o visitante para cartões postais de Portugal, como a icônica Torre de Belém, e o elétrico de Alcântara. Nessa viagem, o artista retrata também um pouco dos símbolos e caminhos percorridos até chegar a terras brasileiras. Francisco assinou ainda o cardápio, coroado pela “Punheta de Bacalhau”, que ele montou “in loco” para que os participantes pudessem se deliciar com essa iguaria tipicamente portuguesa, com certeza.
A exposição tem visitação gratuita até o dia 5 de abril no Solar do Jambeiro, de terça a domingo, de 10h às 18h. No último dia do evento haverá uma visita guiada com intérprete de Libras e piquenique no jardim. 
O Solar do Jambeiro fica na Rua Presidente Domiciano, 195 - Ingá, Niterói. O projeto é idealizado e organizado pela assessora de Comunicação Cacau Dias e incentivado pelo Complexo Hospitalar de Niterói (CHN), via Lei de Incentivo Municipal à Cultura de Niterói.


Nenhum comentário:

Postar um comentário