quarta-feira, 25 de março de 2020

Novo Coronavírus muda rotina dos bancos de sangue de Niterói

Clínica de Hemoterapia implementa ações de prevenção para estimular a manutenção das doações

Além da pandemia do novo coronavírus, um outro motivo de preocupação às autoridades é a possível queda no estoque dos bancos de sangue. Devido às normativas de segurança implementadas pelo governo do estado do Rio de Janeiro para que a população se mantenha em isolamento social, a clínica de Hemoterapia vem trabalhando de forma a manter os doadores voluntários confiantes de que todas as medidas preventivas estão sendo tomadas e o protocolo higiênico de segurança sendo seguido.

A diretora médica da instituição, Dra. Catarina Finkel, fala sobre a importância de se manter os estoques de sangue para toda a população: “A consciência de todos é fundamental, principalmente em momentos como estes que vivemos. Os enfermos, por exemplo, continuam precisando de doações e estamos preparados para receber os doadores da melhor e mais adequada maneira possível.”, afirma a profissional.
Medidas de segurança já foram tomadas pela clínica de Hemoterapia, a fim de precaver os doadores, como:
1- Orientação dos doadores à lavagem das mãos com água e sabão e higienização com álcool em gel;
2- Distribuição de máscara para os doadores e orientação quanto à sua utilização;
3- Restrição de aglomeração de pessoas na recepção, tendo as cadeiras bloqueadas com distanciamento adequado de uma para outra.
4- Higienização constante e a todo momento, dos assentos, corrimão, maçanetas e outros elementos físicos do local.
--:--/--:-
Como e onde doar

Para doar sangue basta estar em boas condições de saúde e alimentado, ter entre 16 e 69 anos, pesar mais de 50 kg e levar documento de identidade original com foto recente.
Importante evitar alimentos gordurosos nas 4 horas que antecedem à doação e, 12 horas para o caso de bebidas alcoólicas. Se estiver com sintomas de gripe ou resfriado, ou tiver tomado vacina recentemente, não deve doar temporariamente.

Para maiores informações dos postos de coleta, a população deve consultar o @doacaodesangue, nas mídias sociais.

Clínica de Hemoterapia
Rua Almirante Teffé, nº 594 – Sobrado – Centro - Niterói – R.J.
Telefone: 2621-9100
Horário de Funcionamento: 07:00 às 16h30


Nenhum comentário:

Postar um comentário