quinta-feira, 4 de setembro de 2014

Feira de Arte Contemporânea movimenta o Rio


 Entre os dias 10 e 14 de Setembro, a cidade recebe feira de artes visuais 

"Miguel e Januário" de Ana Durães, um dos quadros da feira
(foto Divulgação)
Em sua terceira edição, a "ARTIGO Rio" acontece no Armazém 6, do Porto do Rio, entre os dias 10 e 14 de setembro, reunindo cerca de 35 galerias nacionais e estrangeiras, como a croata Kranjcar, a Art Bridge (Korea do Sul), a porteña-suíça C-Arte, a Navarro Art Contemporain (Mônaco) e a ManyWhere, de Amsterdam, além da Fortress (NY) e a alemã Essenz, ambas já participantes de edições anteriores.
            Produzida por Alexandre Murucci, a feira propõe uma nova dinâmica de mercado, focando arte com valores mais acessíveis como perfil base de negócios, visando a formação de novos colecionadores e consumidores, além de permitir espaço para jovens artistas e novas galerias, com obras a partir de R$500,00, sendo que 40% dos trabalhos expostos até R$5.000,00 e os demais em valores livres.
            Este ano, além de performances, intervenções e mostras especiais, a ARTIGO Rio traz espaços com o resultado do programa de residências de seu Prêmio ARTIGO, que levou artistas para Holanda e Portugal, onde fizeram ao todo 6 exposições.   E a partir desde ano, o Prêmio conta com o apoio, dentre outros, do Phoenix Institute of Contemporary Art (phICA), que vai levar para o Arizona o ganhador do prêmio de artista revelação, nesta edição.
          Num cenário deslumbrante com a vista da baia de Guanabara, a Feira contará com charmosos Food Trucks em sua varanda, como Los Mendozitos e  espaços assinados por arquitetos renomados no Lounge Relax, onde o público da feira poderá receber massagens e o Vip Lounge, by Luiz Fernando Grabowsky, ambos com  móvéis da Artefacto, que apoia o evento.
            Além da novidade do setor Solo Projects, apresentando os trabalhos de Antônio Bokel, Fabia Schnoor, Félix Richter, Frederico Arêde e outros, o artista Osvaldo Gaia montará uma grande instalação resultado da residência do Prêmio ARTIGO, na Casa da Imagem, no Porto (Portugal). Na fachada do Armazém, será feita uma grande intervenção pelo artista Hugo Houayek, intitulada "Espelho Macio", recepcionando os convidados, logo na entrada.    
Nos dias da feira, várias performances estão previstas como a da artista italiana Paola Cassola e de um dos artistas do Prêmio ARTIGO 2013, Túlio Pinto, que vai mostrar a série feita para o SpringSnow Festival de Amsterdam, durante sua residência de premiação.
Entre as performances,  está previsto o recital Cello Essemble, do virtuose David Chew, para apresentar o projeto Cello Tinta - Cello Parade e a exposição dos Violoncellos que receberam interferências de artistas como Siri, Kiko Lopes, Sérgio Marimba, Ana Luisa Marinho, Bel Barcellos, Carolina Chew, Letícia Matos e Milton Giglio, e que estarão em Silent Auction durante a feira, para levantar fundos para as obras sociais do projeto.Mais informações no site - www.feiraartigo.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário