terça-feira, 22 de outubro de 2019

Nona edição do ENTREARTES em cartaz no Espaço Cultural dos Correios


Sediada no belíssimo prédio dos Correios, no Centro de Niterói, a nona edição do ENTREARTES  fica em cartaz até o dia 14 de novembro, com entrada gratuita. A Mostra une em um mesmo espaço o arquiteto e lighting designer Widimar Ligeiro, a artista Duda Oliveirae também a artista Bia Câmara Torres. A ocasião é também especial porque o Espaço Cultural Correios Niterói, que já foi chamado de Palácio no passado, comemora seus 105 anos de fundação. 


Com a exposição intitulada “Modernidade Líquida”, inspirada no sociólogo Zygmunt Bauman, as esculturas criadas por Duda Oliveira estão centradas na proposta de discutir o impacto da sociedade de consumo na natureza e, sobretudo, as relações interpessoais e do homem com o tempo. Dessa forma, o título conferido ao conjunto de trabalhos não poderia ser mais propício do que “Modernidade Líquida”, pois, assim como Bauman, exerce a preocupação da artista com a fragilidade dos laços humanos.  

Já na exposição “Arte Interativa” por Widimar Ligeiro, as obras “conversam” perfeitamente com o ambiente criado pelo artista, que promove uma sinergia das peças do mobiliário rústico de fibra sintética com o paisagismo e a delicadeza das flores. Projetado na varanda desse majestoso prédio dos Correios o resultado é um ambiente sofisticado, confortável e de extrema delicadeza, que agrada aos olhares mais sensíveis. Como explicou muito bem o arquiteto, a ideia é fazer um convite aos niteroienses para desfrutarem dessa área de convívio, revelando todo o seu aconchego.



ENTREARTES - o projeto
Vislumbrando as grandes cidades mundiais onde a cultura se espalha por cada canto, seja dentro dos circuitos tradicionais, galerias alternativas ou nas próprias ruas, o projeto ENTREARTES se lançou em Niterói, em 2017, visando fomentar a arte na cidade. Idealizado pela Equipe Cacau Dias, o projeto traz a união de artistas dos mais diversos segmentos, espalhando talento, beleza e arte fora dos espaços comuns. Ao completar um ano, o coletivo passou a abrir espaço para a participação de artistas portadores de deficiência, promovendo a inclusão. A primeira expositora foi a deficiente auditiva Bia Câmara Torres, que é também a convidada especial dos artistas da 9º edição do ENTREARTES.
O projeto é itinerante e já embarcou em diferentes espaços da nossa cidade. A primeira edição foi realizada em um Galpão na Ponta D'Areia, enquanto na segunda o local escolhido foi o Solar do Jambeiro. Na sua terceira edição, o shopping mais badalado da cidade, o Plaza, também sediou a mostra. Já a quarta ocorreu na reinauguração do Centro Cultural Paschoal Carlos Magno, em homenagem aos 25 anos de Rodrigo Saramago. A quinta teve como sede a Sala de Cultura Leila Diniz, enquanto a sexta edição retornou ao Centro Cultural Paschoal Carlos Magno, com a “Exposição Eu AMO Niterói”. Na sua sétima edição, pela segunda vez, teve como cenário o fantástico Solar do Jambeiro.  Em agosto de 2019, o 8º ENTREARTES estreou em um dos monumentos arquitetônicos mais icônicos da nossa cidade: o Museu do Ingá. Agora, em sua 9ª Edição homenageia um dos prédios mais bonitos da cidade.

ENTREARTES 
De segunda a sábado, de 11h às 18h
Até 14 de novembro de 2019
Espaço Cultural dos Correios Niterói.
Av. Visconde do Rio Branco, 481 – Centro – Niterói.

Um comentário: