quinta-feira, 27 de agosto de 2015

Tudo pelo Social

Loren Almeida está entre as selecionadas para um programa de formação nos Estados Unidos

Por Luana Dias
A Relações Públicas Loren Almeida, de 34 anos, gestora de projetos Sociais na ONG brasileira CIEDS acaba de passar num seleto concurso que escolheu 60 pessoas em toda a América Latina que trabalham no Terceiro Setor. Nascida em São Gonçalo, mas moradora de Niterói desde 1 ano de idade, Loren foi selecionada para o Community Solutions Program, um programa de formação profissional que acontece em território americano por quatro meses, patrocinado pelo Departamento de Estado Americano e organizado pela instituição não governamental IREX.
            O alvo desta formação são profissionais de 25 a 38 anos que atuam ativamente na sociedade civil de suas comunidades e países, com intuito de resolver  questões sociais nas áreas de tolerância, resolução de conflitos; transparência e governança; mulheres e questões de gênero, além de questões ambientais. O processo de seleção incluiu três etapas: um questionário bem detalhado sobre o histórico profissional, motivações e a elaboração preliminar de um projeto a ser aplicado no seu país de origem; uma entrevista em inglês sobre suas habilidades em liderança; e um exame de proficiência em inglês (TOEFL).
            "Assim que cheguei aqui nos EUA, soube que eles tiveram mais de mil e quinhentos candidatos de todo o mundo, para o preenchimento de 60 vagas. Eu mais um outro rapaz de Brasília fomos os primeiros brasileiros a sermos selecionados, agora em 2015, em cinco anos de existência deste Programa" explica Loren.
           
Durante os quatro meses de formação, Loren irá realizar um estágio em uma instituição não governamental americana relacionada à área e às habilidades para implementar seu projeto ao voltar para o Brasil. Além disso, a ideia é também promover uma troca de experiências entre líderes ao redor do mundo.
"Há muitos momentos de trabalhos em grupo com outros líderes, bem como palestras e pequenas reuniões com profissionais americanos de áreas afins às que vamos trabalhar. Essa convivência com outros líderes de 30 países, vivendo e lidando com situações semelhantes às que lidamos aqui, é incrível", conta entusiasmada.
O interesse de Loren em conviver com outras culturas começou aos quinze anos de idade, quando sua professora de inglês Vania Vieira a convenceu em comemorar seu aniversário estudando inglês na Inglaterra. Com 20 anos, ela se candidatou a uma vaga de trabalho nos parques da Disney, em Orlando. Ela foi selecionada, mas a viagem acabou postergada em um ano por conta do episódio de 11 de Setembro. Entre 2008 e 2009, Loren foi estudar alemão por um ano em Berlim.
            Com uma Pós Graduação em Gestão de Negócios pelo IBMEC, e em fase de conclusão de outra Pós na Faculdade de Economia da UFRJ em Responsabilidade Social, ela está segura sobre sua vocação para o trabalho no Terceiro Setor.
 "Quero muito somar minha voz e ver o Brasil se desenvolver. É muito louco imaginar que uma das dez maiores economias do mundo deixa de oferecer educação de qualidade, saúde e saneamento básico para todos. Temos tudo para ser um país mais equânime, mas parece que, como sociedade, desistimos de lutar coletivamente. Acho o Brasil um país maravilhoso e estamos avançando, apesar de as pessoas não se darem conta. Quero ser mais uma a acelerar o processo. Quero ser feliz. Quero fazer outros felizes. Quero disseminar felicidade, de forma que mais pessoas possam ter suas necessidades físicas e sociais satisfeitas" finaliza.


Nenhum comentário:

Postar um comentário