sexta-feira, 14 de junho de 2019

Maternidade: caos e amor na mesma medida

Ariana Rosa e a filha Lara
Histórias de vida plurais que se cruzam através da experiência de ser Mãe

Por Luana Dias

Dando continuidade à série de reportagens iniciada em maio, o Jornal Casa da Gente traz à tona o perfil de mulheres contemporâneas que se conectaram entre si, e decidiram unir forças num dos momentos mais singulares da vida: ser mãe.
Dia após dia, elas tentam compreender os obstáculos, respeitar os limites pessoais, ter paciência e se desvencilhar de culpas e medos que podem atingir a mulher durante esta fase. 
Ariana Silva Rosa, de 31 anos, é mãe de  Lara Silva Rosa, de 2 anos.  Moradora do Largo do Barradas, em Niterói, ela tem uma rotina intensa que começa às 6h da manhã.
"Ao mesmo tempo que me arrumo para sair pro trabalho, organizo a mochila da minha filha para a creche. Antigamente tentava fazer isso à noite, mas percebia que perdia o pouco tempo que temos juntas fazendo isso. Ela sai da creche às 17h em São Gonçalo; como trabalho no Rio, não chego a tempo de buscá-la. Então normalmente quem busca são meus sogros; eles e dão o jantar e ficam com ela até a nossa volta do trabalho. Passo na casa deles para buscá-la e em seguida vou para a minha casa", conta.
A maternidade trouxe mudanças estruturais na vida de Ariana. Para ela, ser mãe é ser valente, muito mais do que o sentido físico, mas no mental.
Cassiane e Felipe
"Aprendi também, ou pelo menos tento, não julgar as escolhas de outra família. Só eles sabem onde o calo aperta. É muita gente falando 'se eu fosse você', mas ninguém é, então não pode ter propriedade para falar", conta.
A pedagoga e advogada Cassiane Oliveira Aleluia tem  31 anos e é mãe de Felipe Luiz, de 1 ano e seis meses. Eles residem no bairro do Barreto, em Niterói.
"Pela manhã vou treinar CrossFit enquanto ele dorme. É importante ter alguém da rede de apoio que possa ficar com o pequeno. Ao longo do dia, me divido em audiências,  atendimento a clientes de forma autônoma e, como pedagoga em escola da prefeitura de Niterói. Nesse tempo, ele fica uma parte do tempo com os avós e outra na creche. À noite, dou atenção ao meu filho e às tarefas domésticas", conta.
Para Cassiane, a maternidade a fez aprender na prática o significado da palavra "empatia".
"Passei a olhar o mundo por outra ótica. Passei a valorizar o fato de achar pessoas com quem posso compartilhar e ter empatia com minhas questões", afirma.
Rita Mello e os três filhos
Residente no bairro de Icaraí, a fotógrafa Rita Mello é mãe de três crianças: Miguel, com 9 anos, Bella, 6 anos e Noah, com 2 anos.  Apesar da experiência tripla, ela conta que a cada filho, sentiu-se "reconstruindo" suas verdades sobre a maternidade e sobre a vida.  A organização do tempo e do dia-a-dia também são desafiadores:
"Meus mais velhos estudam em horário integral e o meu mais novo ainda não vai pra escola. Eu e meu marido trabalhamos em casa e temos turnos de trabalho e de cuidar do pequeno, além de contarmos com um anjo, chamado Andréa, que me ajuda com tudo em casa. A ideia é de seguir uma rotina colaborativa, delegando funções possíveis para todos, pra não ficar pesado para ninguém", confidencia.
Como o foco de sua fotografia é apenas mulheres em suas diversas rotinas, cada etapa de trabalho acaba funcionando como se fosse uma terapia.
"Ser mãe é caos e amor na mesma medida. E quando a gente acha que atingiu o limite, de um ou de outro, os sentimentos crescem mais e mais".

Ciência e Espiritualidade: congresso com inscrições abertas


Um novo olhar sobre a vida é o que propõe "Luminarium - 1o Congresso Internacional de Ciência, Consciência e Espiritualidade", que acontecerá de 5 a e 7 de julho, no Centro de Convenções SulAmérica, na Cidade Nova, no Rio de Janeiro. Especialistas de diversos países estarão reunidos para debater os benefícios da combinação de Ciência e Espiritualidade no campo da Neurociência, Psiquiatria, Psicologia e Nutrição. As inscrições já estão abertas e podem ser feitas no site: www.congressoluminarium.com.br
De acordo com números do último levantamento divulgado pelo Ministério da Saúde, apenas no Sistema Único de Saúde (SUS) os atendimentos em terapias integrativas e complementares cresceram de 217 mil, em 2008, para 2,1 milhões, em 2016. São reconhecidas como terapias complementares aquelas que estimulam os mecanismos naturais de prevenção e cura do ser humano por meio de métodos centrados na integralidade do indivíduo e na visão ampliada da relação entre saúde e doença.
Dentre as presenças confirmadas no evento, está o físico indiano Amit Goswami, referência mundial nos estudos da consciência e um dos precursores da integração Ciência e Espiritualidade, com base em princípios quânticos. Ele se tornou mundialmente conhecido após participar de filmes como "Quem somos nós" e "O Ativista Quântico", ambos baseados em livros de sua autoria. Participarão também do Congresso a psicoterapeuta britânica Sunita Pattani, coautora do livro "Quantum Psychology", escrito em parceria com Dr. Amit. Outro destaque é o médico alemão Rüdiger Dahlke, especialista em Medicina Naturalista e Psicoterapia. O autor do best-seller "A doença como caminho" entende as enfermidades como fenômenos repletos de sentidos - um caminho para levar à consciência conflitos internos não solucionados.
A lista de palestrantes inclui ainda o reitor da Universidade da Paz (Unipaz), antropólogo e psicólogo Roberto Crema; o médico e neurocientista Sérgio Felipe de Oliveira; o médico neurocirurgião e professor Grand PHD Francisco de Biase; a terapeuta holística Mônica Oliveira, entre outros nomes.
Entre os assuntos que serão debatidos estão: A interação entre mente, cérebro e consciência; Como pensamentos e sentimentos alteram nossa realidade; Os mecanismos da Física Quântica no campo de todas as possibilidades, entre outros. Paralelo ao evento acontece a Feira do Bem Viver, na qual os visitantes poderão conhecer as novidades do mercado de Saúde e Bem-estar, como produtos de vestuário, esportes, alimentação, cursos e publicações.


quinta-feira, 13 de junho de 2019

quarta-feira, 12 de junho de 2019

Livro em homenagem a Boechat é lançado em Niterói


Texto e fotos Veronica M. de Oliveira

Jornalistas, médicos, autoridades, empresários, amigos e familiares prestigiaram a noite de lançamento do livro em homenagem ao grande jornalista Ricardo Boechat no dia 11 de junho, no Rio Cricket. “Toca o Barco”, título do livro produzido pela Máquina de Livros, é uma coletânea de textos de jornalistas que trabalharam e conviveram com “uma das vozes mais indignadas, respeitadas, reverenciadas e queridas”, expressão usada pelos editores Luiz André Alzer e Bruno Thys.
O evento, pensado na medida certa, teve um forte simbolismo ao realçar algumas das paixões de Boechat: futebol e os moradores da comunidade da Grota, representada pela Orquestra de Cordas da Grota. Além da exibição do filme promocional produzido pela Bon Vivant Filmes destacando alguns dos momentos excepcionais do jornalista, contribuindo também, dessa forma, para manter viva a imagem do profissional marcante que foi o homenageado, a noite contou com os depoimentos emocionados do colunista Gilson Monteiro e da mãe de Boechat, Mercedes Carrascal.
Em seu texto publicado no livro, Gilson preferiu destacar o lado humano de Ricardo Boechat, a quem ele se referiu como “um homem de uma simplicidade franciscana”. Essa característica foi ressaltada também pela própria mãe do jornalista, que, emocionada, falou do seu despojamento no ato de vestir e, principalmente, da sua disposição de lutar pelas causas até as últimas consequências.
“Toca o Barco” é uma coletânea que conta com a participação de 32 jornalistas, entre eles, Ana Cláudia Guimarães, Ancelmo Gois, José Simão, Fernando Mitre, Datena, Tatiana Vasconcellos, Joaquim Ferreira dos Santos, Aluízio Maranhão e Leilane Neubarth. Também reúne charges de dois grandes artistas: André Hippertt, Aroeira e Chico Caruso. São 175 páginas que narram passagens vibrantes do autodenominado “peladeiro” que tinha um pulso forte nos seus posicionamentos, mas que, na realidade, era uma pessoa humana e sincera em todas as suas atitudes. Mas, acima de tudo, o livro, como os próprios editores fizeram questão de destacar, tem como finalidade ser um instrumento útil aos futuros profissionais do jornalismo. Para que eles incorporem à sua atividade características essenciais, tais como “duvidar, apurar, questionar, criticar, revelar e denunciar – atributos essenciais da atividade que Boechat tão bem desempenhou por meio século”.



segunda-feira, 10 de junho de 2019

Jornada do Corte: Educação Federal tem última audiência na próxima quinta

Jornada do Corte Federal
(fotos Paulo Soares)
A terceira e última audiência da Jornada do Corte Federal acontece nesta quinta, dia 13 de junho, na UFRJ, às 9h30 da manhã, no Auditório Pedro Calmon - Praia Vermelha. O objetivo da Jornada do Corte Federal é mensurar o impacto que o contingenciamento de verbas na Educação irá causar na economia do estado e apontar soluções para evitar o agravamento da crise financeira. 
A segunda audiência da Jornada do Corte Federal, aconteceu na quinta-feira, dia 6, na UFF, em Niterói, onde representantes de prefeituras do Estado do Rio e de instituições federais de ensino foram ouvidos. Gestores públicos temem que o contingenciamento do governo federal gere um "efeito cascata" que irá fechar empresas prestadoras de serviços, comércios do entorno dos campi e, consequentemente, paralisará as unidades de ensino. 
Representantes das cidades de Quissamã e Campos, no Norte Fluminense, reforçaram que o enfraquecimento das entidades federais serão prejudiciais para a economia e desenvolvimento dos municípios. Todos os diretores lembraram que as unidades já estavam sem recursos desde o ano passado e que o contingenciamento anunciado este ano inviabiliza o funcionamento dos campi a partir de agosto. 
O deputado estadual Renan Ferreirinha preside a Comissão de
Economia, Indústria e Comércio na Alerj
A Jornada do Corte Federal é organizada pela Comissão de Economia, Indústria e Comércio da Alerj, presidida pelo deputado estadual Renan Ferreirinha. Além dele, o deputado estadual Waldeck Carneiro, vice-presidente da comissão, esteve na audiência na UFF. 
"A situação é crítica. Após essa audiência, estou ainda mais convencido de que o contingenciamento será muito danoso para a economia do estado do Rio de Janeiro. O governo federal está asfixiando a Educação. E asfixiar a Educação é matar o nosso futuro", afirmou Ferreirinha.

Moacyr Luz lança seu novo álbum no Teatro Municipal de Niterói

Um dos grandes nomes do samba no Rio e no Brasil, o cantor, intérprete, compositor, produtor e arranjador Moacyr Luz irá apresentar o seu novo álbu, "Natureza e Fé", no palco do Teatro Municipal de Niterói. O show acontece dentro do projeto "Clássicos do Samba", na próxima quarta, dia 12 de junho, às 19h. 
O álbum novo conta com parcerias de sucesso nas 12 novas canções, como Teresa Cristina,Fagner, Zélia Duncan, Pretinho da Serrinha, Martinho da Vila, Luiz Carlos da Vila, Jorge Aragão, dentre outros. O repertório resume sua trajetória musical e celebra os 60 anos completados em abril. 
Fundador da famosa roda Samba do Trabalhador, Moacyr Luz tem sucessos como “Coração do Agreste”, musica de Moacyr que ganhou versos de Aldir Blanc alusivos à trama da novela Tieta (TV Globo); “Saudades da Guanabara”, interpretado por Beth Carvalho, entre muitos outros sucessos.
Os ingressos estão a venda ao valor de R$30 (inteira) e R$15,00 (meia). O Teatro Municipal de Niterói fica na Rua Quinze de Novembro, 35, Centro, Niterói.

sábado, 8 de junho de 2019

Quinta de Santoinho no Clube Português de Niterói: últimos ingressos à venda

Um dos eventos mais esperados do ano, a Festa do Santoinho será realizada no domingo, dia 9 de junho. Segundo o presidente Fernando Guedes, a festa terá início às 12h com apresentação musical do conjunto amigos do Alto Minho. No cardápio, sardinhas, febras, galeto, batatas e arroz minhoto. O evento contará ainda com a participação do rancho folclórico Luis Vaz de Camões.
A vice-presidente social Zenir Mello está no comando da organização, e informa que os ingressos para o evento já estão a venda, no valor de R$ 70,00. Mais informações na secretaria do clube ou pelo telefone (21) 2717 4225.

Jornalista Paulo Freitas será velado na Câmara de Niterói

O corpo do jornalista Paulo Freitas , 68 anos, será velado a partir das 9 horas desse domingo, dia 9/6, no Plenário Brígido Tinoco, da Câmara de Vereadores de Niterói. Paulo Freitas faleceu no início da noite de sexta-feira no Hospital de Clínicas da Alameda, onde estava internado desde o dia 16 de maio. Profissional que atuou em diferentes jornais do estado do Rio, entre eles Folha da Manhã, de Campos, O Fluminense, de Niterói e O Globo e o JB, no Rio de Janeiro, também exerceu importantes funções legislativas na Alerj e na Câmara de Vereadores de Niterói.

“Convivi com o jornalista Paulo Freitas e sou testemunha do seu talento profissional. É uma grande perda para a imprensa do Estado do Rio de Janeiro e também para a política. Prestaremos uma homenagem a ele na sessão legislativa da próxima terça-feira”, lamenta o presidente da Câmara, Milton Cal (PP).

Após o velório, às 13 horas, o corpo do jornalista será levado para o Cemitério do Caju, no Rio de Janeiro, onde será cremado. Paulo Freitas lutava há cinco anos contra uma diabete renal crônica e fazia hemodiálise. Era casado com Brigida Freitas e deixa três filhos, André Freitas, Thiago Freitas e David Tadeu Freitas, além de sete netos.

quinta-feira, 6 de junho de 2019

Nova Estação de Tratamento de Esgoto do Sapê entra em operação

Cobertura no saneamento básico chegará a 97% na cidade de Niterói
No Dia do Meio Ambiente, celebrado no dia 5 de junho, foi inaugurada a Estação de Tratamento de Esgoto (ETE) Sapê, em Pendotiba. O prefeito Rodrigo Neves e o superintendente da concessionária Águas de Niterói, Alexandre Boaretto, secretários municipais e líderes comunitários participaram da inauguração. A construção é uma parceria da Prefeitura de Niterói com a Águas de Niterói, em um investimento de R$ 36 milhões. A unidade é a nona em operação na cidade e tem capacidade para tratar até 63 litros de esgoto por segundo, atendendo os bairros Sapê, Ititioca, parte de Santa Bárbara e Caramujo. Com a implantação do Sistema Sapê, Niterói chegará a 97% de cobertura no saneamento básico.
O prefeito de Niterói, Rodrigo Neves, enfatiza que o município tem o maior índice de abastecimento de água e tratamento de esgoto do Estado do Rio de Janeiro. A cidade já conta com 100% de água tratada. A meta é atingir 100% do esgoto coletado e tratado em 2020 e se manter como o município que tem o maior índice do Estado do Rio.
“Quando assumimos o governo, em 2013, realizamos uma parceria com a concessionária Águas de Niterói para antecipar investimentos previstos inicialmente para 2026, e assegurar que a cidade ampliasse a cobertura de água e tratamento de esgoto antes do previsto”, afirma Neves. “Fizemos um esforço muito grande e planejamento integrado para a universalização do serviço de água e esgoto. Foram R$ 150 milhões de investimentos neste período, com estações consideradas como as mais modernas do Brasil”.
Entre as conquistas já alcançadas estão o reservatório na Região de Pendotiba, com dois milhões de litros de água, a ETE Maria Paula, que atende os bairros Matapaca e Maria Paula. Outro passo importante foi a duplicação do abastecimento de água da Região Oceânica, atualmente com capacidade de três milhões de litros, além da construção de adutoras no Barreto e em Jurujuba, duas importantes unidades de ponta de linha que passaram a levar água para bairros que sofriam com a falta de abastecimento.
 Niterói é a única cidade do estado do Rio de Janeiro que tem os serviços de saneamento básico rumo à universalização, de acordo com o último Ranking da Universalização do Saneamento desenvolvido pela Associação Brasileira de Engenharia Sanitária e Ambiental (Abes). Com 100% de abastecimento de água e 94,5% de coleta de esgoto (desse total, 100% são tratados), Niterói se consolida como o município com os melhores índices do Estado. O ranking da Abes classifica as cidades brasileiras por meio de indicadores de abastecimento de água, coleta e tratamento de esgoto, coleta e destinação de resíduos sólidos.
Quando a Águas de Niterói, empresa do Grupo Águas do Brasil, assumiu os serviços de saneamento básico no município, em 1999, a água só chegava a 72% da população, e a cobertura de esgoto era de apenas 35%. Em quatro anos de concessão, a empresa universalizou o fornecimento de água na cidade, abastecendo mais 150 mil pessoas com a mesma quantidade de água. O índice de perdas de água, que era de 40% no início da concessão, chegou a 16%, índice considerado internacional.
 “A ETE Sapê contará com uma tecnologia de ponta utilizada com muito sucesso na ETE Maria Paula. Esse será mais um passo importante rumo à universalização do serviço de coleta e tratamento de esgoto na cidade”, ressalta o superintendente da Águas de Niterói, Alexandre Boaretto.
A Prefeitura de Niterói já definiu a empresa que irá elaborar o Plano Municipal de Saneamento Ambiental (PSA). O objetivo do plano é estabelecer prioridades e metas a serem cumpridas futuramente na cidade, no que tange ao saneamento ambiental. A previsão de conclusão da primeira etapa é dezembro deste ano.
 O secretário municipal de Planejamento, Orçamento e Modernização da Gestão, Axel Grael, explica que o Plano Municipal de Saneamento vai orientar os caminhos a serem adotados pela municipalidade para avançar na excelência dos serviços. Grael enfatiza que o trabalho não se findará quando atingir, por exemplo, os 100% de cobertura no tratamento de esgoto.
“Este é o ponto de partida para podermos focar na despoluição de lagoas e rios que receberam dejetos sem tratamento durante anos. Apesar das conquistas alcançadas no saneamento ambiental em Niterói, o PSA é fundamental”, afirma Grael, ressaltando que o plano contará com quatro frentes de atuação: abastecimento de água, coleta de esgoto, gestão de resíduos sólidos e drenagem. “A ideia é, neste primeiro momento, cadastrar toda a área do primeiro distrito – Centro, Zona Sul e Zona Norte da cidade” acrescenta. 

quarta-feira, 5 de junho de 2019

São Gonçalo tem show gratuito do cantor João Gabriel

No clima romântico de Dia dos Namorados, cantor sertanejo se apresenta no Partage Shopping

Para aquecer o coração dos apaixonados e para criar aquele clima especial para os solteiros, o Partage Shopping São Gonçalo preparou um esquenta muito especial para o Dia dos Namorados. Na quinta, dia 06 de junho, às 19h30, o empreendimento promoverá um show do cantor sertanejo João Gabriel, no Jardim. A entrada é gratuita.
João Gabriel é uma das maiores revelações do sertanejo e o primeiro carioca a se dedicar ao gênero, sua música chegou como um meteoro na terra dos “bambas” do samba conquistando o público. O ano de 2016 se mostrou promissor para o cantor sertanejo. Com agenda cheia de shows em casas noturnas, ele foi uma das atrações principais do evento Festeja, realizado em Niterói e São Gonçalo, além da apresentação em outros grandes eventos como Réveillon de Copacabana, Festival de Inverno e Verão (Bahia) e Réveillon da Praia de Icaraí. Neste ano, João Gabriel lançou seu sexto álbum, “Mais de Mim” pela Som Livre, com participações como Maiara e Maraisa, João Bosco e Vinícius e Thaeme e Thiago. O Partage Shopping fica na Av. Pres. Kennedy, 425 , no Centro de São Gonçalo.