sexta-feira, 12 de dezembro de 2014

Regatas faz Réveillon, flashback e Dança de Salão

O Clube Regatas Icaraí mantendo a tradição realiza o “Réveillon da Felicidade” com a energia da banda “Sempre Mais” cantando sucessos de todos os tempos, principalmente sambas-enredos, ritmos pops e muito suingue.
A produção será de Fernando Pereira, que montou uma grande equipe para fazer do Regatas Icaraí uma só alegria. Os preços serão: R$150,00 (primeiro lote); R$200,00 (segundo lote); R$800,00 para camarotes com 4 lugares e R$1.500,00 para 8 pessoas. O presidente Adir Santos espera um grande público.
Segundo Alfeu Cavararo, vice-presidente do Regatas, um buffet de primeira servirá ceia, cerveja, refrigerantes,vinho, champanhe e uísque. Reservas na secretaria do Clube.

Além do réveillon, o Regatas tem flashback com DJ Babau, dia 13, e dança de salão com o professor Camacho, dia 20.

Naval: muitas alternativas na passagem de ano

Se o ano de 2014 foi uma festa permanente no Clube Naval de Niterói, não poderia ser diferente no último dia do ano. O clube apresenta uma série de alternativas, inclusive para todas as idades, informa o Comandante Goulart, um dos responsáveis pelos Eventos Sociais.
A parte musical estará sob o comando da excelente Banda Sensorium, grande sensação da festa do ano passado. O buffet contará com ceia completa, com vários pratos e bebidas.
Os preços variam por faixa etária, sócios e convidados, enfatiza o comandante Fernando Almeida, Comodoro do Naval. Por exemplo: para sócios, R$200,00; para convidados dos associados, R$260,00; para recreativos, R$340,00; além de preços especiais para menores de 10 anos, com direito a recreadores. Veja os detalhes na peça promocional. Mais informações pelos telefones (21) 2109-8109 ou 2109-8110.



Central: expectativa para a virada do ano

Big Band Tupy: atração da festa da virada
A família centraliana vive a expectativa da 14ª edição de sua festa de réveillon, que irá reunir sócios, convidados e recreativos no dia 31 de Dezembro. Mais uma vez, a Big Band Tupy Orquestra e Coral irá agitar o público.
Coquetel, ceia completa, mesa de frutas e bebidas em geral (cerveja, espumante, refrigerantes, água mineral e coquetel de frutas), mesa de chá e café compõem o buffet especial que será servido a todos. A festa irá acontecer das 22h às 02h30, no Salão Nobre do Clube. O presidente Marcos Nelson afirma que praticamente todos os ingressos já foram vendidos.
Presidente Marcos Nelson: expectativa
para o réveillon (foto Luana Dias)
“Estamos muito felizes em mais uma vez receber os sócios e amigos do Clube Central para a passagem de ano", afirma o presidente.
O valor dos ingressos para sócios e clubes da parceria Social é de R$250,00; não-sócios, R$400,00. Em dezembro, o pagamento dos convites poderá ser feito somente à vista.

Quintas Dançantes
O projeto “Quintas Dançantes” continua no Clube Central. Sob a coordenação daDiretora Maria de Lourdes Moraes, o próximo evento acontece dia 18, das 20h às 23h30 no Salão Nobre, com show da banda Harmonia do Rio. Os convites para sócios e parceria social saem a R$10,00, e convidados a R$20,00. Mais informações pelo telefone do clube: (21) 2711 0899.


Revivendo os bons tempos: Canto do Rio prepara Carnaval fantástico

Baile dos sócios do Canto do Rio promete ser ainda mais animado em 2015
(foto arquivo Luana Dias)
O presidente Rodney Melo e toda a diretoria do Canto do Rio já começaram a preparar o Carnaval para 2015, prevendo que tudo voltará aos bons tempos do azul e branco de Niterói.
Com absoluta exclusividade, o presidente do Cantusca revelou para o CASA DA GENTE que ao lado do presidente do Conselho, Carlos Roberto Ennes, e apoiado pela Direção Social, elabora uma programação que terá início em janeiro.
“Vamos eleger a rainha do Carnaval, antecipando o concurso para bem antes dos dias dedicados a Momo. Faremos encontros de samba, e se Deus quiser, reviveremos o Baile dos Sócios e reforçaremos o Bloco do Cantusca”, frisou.

A Diretoria conta com a volta dos associados, o que tem ocorrido, além de dar seguimento à programação normal.  

Uma explosão de cores e música para celebrar 2015

Como será o show da virada nas Praias do Rio de Janeiro e Niterói
Seu Jorge vai agitar o público em Copacabana
(foto divulgação)
Uma homenagem inesquecível aos 450 anos da cidade do Rio de Janeiro: é o que promete o réveillon de 2015 da Cidade Maravilhosa. Uma das festas mais tradicionais do Brasil e do mundo terá a marca do jubileu como principal tema. A queima de fogos em Copacabana deve durar 16 minutos, com uma sequência de fogos nas balsas, que por dois segundos vai escrever “Rio 450”. O público estimado para a festa é de dois milhões de pessoas, segundo a Secretaria de Turismo do Rio e pela Riotur.
No palco principal, em Copacabana, irão se apresentar as bandas Titãs, Detonautas, Baia Toca Raul, e o cantor Seu Jorge, além da bateria da Unidos da Tijuca.
Bossa Cuca Nova, Revelação, Maria Rita, Roupa Nova e as baterias do Salgueiro e da Portela são as atrações no palco em frente à rua Santa Clara, e na Praia do Leme Grupo 100%, Grupo RP, Leandro Sapucahy, Styllo vão agitar a multidão.
Os fogos serão disparados de 11 balsas, que levarão 34 mil bombas. Serão 30 torres de som, mais 30 torres de segurança, cinco postos médicos e 500 banheiros químicos. Haverá ainda shows gratuitos no Flamengo, Ilha do Governador, Piscinão de Ramos, Penha, Ilha de Paquetá, Sepetiba, Guaratiba e Parque de Madureira.
Paralamas do Sucesso é uma das atrações principais na Praia de Icaraí
(foto divulgação)
Em Niterói, mais uma vez a festa será na Praia de Icaraí. Atrações musicais, fogos de artifício em 3D, acessibilidade total, telões de alta definição, serviço médico e esquema de segurança minucioso darão o tom da passagem de ano. No palco em formato de concha, montado em frente à Rua Belisário Augusto, serão realizados os shows, a partir das 19h. O primeiro a subir no palco é “Renato Roquete”, seguido da banda “Bloody Mary”. Em seguida, será a vez da banda “Bicho Solto” com muito samba rock e, logo após a queima de fogos, o grupo Paralamas do Sucesso entrará no palco como atração principal.
Os fogos de artifício serão um espetáculo à parte: com duração de 25 minutos, eles terão programação computadorizada de disparo posicionadas a 500m da arrebentação, conforme recomendação da Capitania dos Portos. Dois profissionais de uma empresa espanhola, vencedora de concurso de shows pirotécnicos, irão coordenar os trabalhos da queima de fogos em 3D.
Dentro da estrutura especial montada para o evento, haverá uma área reservada que ficará junto e no nível do calçadão para cadeirantes, além de uma rampa de acesso ao palco, e estações de banheiros químicos especiais para este público.

A avenida Jornalista Alberto Torres terá o trânsito interditado partir das 18h. A Neltur – Niterói Lazer e Turismo – que realiza o evento, destaca o apoio da Polícia Militar, Corpo de Bombeiros, CLIN, NitTrans, Guarda Municipal, Secretaria de Saúde e da Capitania dos Portos.

Natal com muita música e luz



Conheça a programação especial em Niterói e São Gonçalo

O espírito natalino já tomou conta das ruas, casas e estabelecimentos comerciais de Niterói e São Gonçalo. Das luzes de Natal à chegada do Papai Noel, passando por concertos de músicas natalinas e campanhas resgatando a solidariedade e a compaixão, a programação é variada e se estende por todo o mês de dezembro.
Em Niterói, a árvore de Natal, erguida em São Francisco, na praça José Marti, é uma atração à parte. Com 19 metros de altura, ela é feita por festões formando 920 galhos em toda sua extensão, possui 80 estrelas em led, 120 lâmpadas estrobos (que piscam) e 120 snow leds (piscam e se movimentam). No topo uma estrela gigante. O projeto tem visitação gratuita, e é um trabalho da Prefeitura de Niterói, Neltur e Polo Orla Gastronomia São Francisco – Charitas, patrocinada pela Águas de Niterói e Keep Tech Segurança Eletrônica.
Em seguida, foi a vez da chegada de Papai Noel e inauguração da decoração especial de Natal da Câmara de Vereadores de Niterói. O evento contou com a apresentação dos corais dos Funcionários da Companhia de Limpeza de Niterói (Clin), do Colégio Pedro II - Unidade Niterói, e do Projeto Gugu; além do Grupo Arte de Dançar, do professor Luciano. O ator, diretor teatral e diretor cultural da Câmara, Sohail Saud, considerado o Papai Noel oficial de Niterói há mais de 30 anos, encerrou o evento nas escadarias da Câmara trazendo mensagens de esperança e dando boas-vindas ao Ano Novo. A iluminação e decoração natalina tem projeto assinado pelo artista plástico Jorge Abreu, consagrado nos desfiles das escolas de samba do Rio e com passagem por todas as emissoras de TV carioca. 
Elba Ramalho: show gratuito em Niterói (foto divulgação)
Ainda em Niterói, o inédito espetáculo “Natal da Cidade” vai encantar o público niteroiense, no dia 20 de dezembro, sábado, às 20h, em frente ao Palácio dos Correios, no Centro, com um grande show de luzes com projeção mapeada com o premiado VJ Vigas e apresentação de dois ícones da música popular brasileira: Elba Ramalho e Toni Garrido.
 Corais, orquestras, grupos musicais, teatro, dança inclusiva e encenação natalina com pessoas com Síndrome de Down também vão fazer parte do programa gratuito. O evento é uma realização da Fabricarte, em parceria com a Prefeitura de Niterói e os Correios, com patrocínio do Banco do Brasil.
 “Queremos posicionar Niterói como um polo de atração cultural estadual e nacional, reafirmando o papel da cidade como referência artística, turística e arquitetônica”, ressalta o Secretário de Cultura, Arthur Maia.
O roteiro começa com a fachada do Palácio dos Correios totalmente às escuras, criando expectativa para a inédita projeção mapeada com os VJs Fábio e Vigas, este último, é tricampeão de “vídeo mapping”, com trabalhos internacionais importantes como no Light Festival, em Amsterdam, onde fez projeções em uma ponte flutuante; e também no Teatro de Bolshoi, em Moscou.
 No início do show, serão projetadas frases de “Feliz Natal” em diversos idiomas e animações com temas natalinos. Em seguida, será realizada uma cantata com uma orquestra formada por músicos de renome da cidade junto a integrantes dos corais da CLIN, do Centro Educacional de Niterói e dos Correios, com mais de 60 vozes.
 Depois entram em cena o multi-instrumentista Sérgio Chiavazzolli e sua banda, com o show “Natal de Cavaquinho”; o Grupo Teatro Novo, com atores com Síndrome de Down; o Grupo da Dança Corpo em Movimento, formado por cadeirantes; entre outras atrações locais. A noite de celebração ao nascimento de Jesus Cristo chega ao seu auge com a apresentação dos cantores Toni Garrido e Elba Ramalho, acompanhados de orquestra, banda e coral. O evento gratuito acontece no dia 20 de dezembro, às 20h, no Palácio dos Correios, na rua Visconde do Rio Branco, 441.


Arte Gerando Renda na Maré

Inscrições abertas para as oficinas na Maré
(foto divulgação/ Favela Mundo)
A "Arte Gerando Renda" inicia atividades no Complexo da Maré com o intuito de profissionalização focada no Carnaval. Com duração de cinco meses, as oficinas oferecidas beneficiarão 700 alunos e terão início em 15 de dezembro. As aulas, todas gratuitas, serão ministradas no CEASM – Centro de Estudos e Ações Solidárias da Maré – e abrangem confecção de fantasia de carnaval, adereços, maquiagem social e artística, decoração de alegorias, próteses de látex, bonecos de animação, máscaras, percussão com material reciclado e artesanato.

Desenvolvido pela ONG Favela Mundo, que tem sede no Engenho de Dentro, a ação se expande para a capacitação dos moradores do Morro do Timbau, no Complexo da Maré, e de diversas comunidades do Rio de Janeiro através de oficinas gratuitas.Cada oficina temduração de dez semanas e as turmas possuem no máximo 25 alunos.

“No decorrer de quatro anos de trabalho com as crianças e jovens da Favela Mundo foi constatada a necessidade de criarmos mais mecanismos para a reestruturação familiar. Os pais e parentes dos alunos vieram até nós solicitando a inclusão de cursos que pudessem gerar renda às famílias e desta forma proporcionarmos um trabalho completo de cidadania e inclusão social através da cultura”, explica Marcelo Andriotti, fundador da ONG Favela Mundo, que promove a ação.

Os interessados em participar devem apresentar xerox da carteira de identidade, CPF e comprovante de residência. As inscrições devem ser feitas no local.


Clube Português: últimos ingressos para a Festa da Castanha

O cantor José Alberto Reis é a grande atração internacional
José Alberto Reis se apresentará neste domingo
Quase todos os convites para a edição da Festa da Castanha do Clube Português de Niterói já foram vendidos. O último lote para o evento, que acontece neste domingo, dia 14 de dezembro, a partir das 13h, está disponível na secretaria do Clube. O presidente Paulo Moisés Brito Lourenço lembra que esta é uma das mais tradicionais festas:
“A procura está sendo muito grande, e estamos bastante felizes com o sucesso, mais uma vez, desta que é uma das nossas mais tradicionais festas. Este será o nosso último grande evento do ano de 2014”, afirma Paulo Moisés.Quase todos os convites para a edição da Festa da Castanha, do Clube Português de Niterói, já foram vendidos. O último lote para o evento, que acontece no dia 14 de dezembro, a partir das 13h, está disponível na secretaria do Clube. 
Neste ano, a festa irá contar com uma atração internacional: o cantor português José Alberto Reis, que irá trazer um repertório de músicas românticas. O show de abertura será da banda Via Brasil, além de apresentação do Rancho Folclórico Luis de Camões.
Conhecido como ‘Julio Iglesias português’, José Alberto Reis tem mais de 20 anos de carreira, vários discos de ouro e prata e milhares de fãs por todo o mundo. O cantor também já lançou sua biografia “José Alberto Reis – A vida de um Romântico”, e está em turnê com seu novo álbum, “Eterno”.
Os últimos  ingressos estão à venda na secretaria do clube. O valor para sócios é de R$70,00 (sócios) e R$80,00 (não-sócios). Para mais informações, o telefone de contato do clube é (21) 2717 4225.

Colônia de Férias
Ainda no Clube Português de Niterói, em janeiro, o professor Paulo Hage promoverá pelo 35º ano uma divertida Colônia de Férias, dedicada aos pequenos, com idade entre 3 e 12 anos, com diversas atividades esportivas e brincadeiras. 
Com a participação de diversos profissionais de educação física e um espaço totalmente seguro com estrutura como: campo de grama sintética, ginásio esportivo, parque aquático com 3 piscinas incluindo 1 toboágua, auditório para filmes (cinema) e muito mais. Brincadeiras, jogos, iniciação esportiva, passeios, acampamento e muito mais. A colônia acontece de 5 a 30 de Janeiro de 2015, das 13h às 17h. Mais informações:(21) 2705-4052, 2717-4225   ou  99944-3875.


Leia a edição completa do CASA DA GENTE - Dezembro 2014

Leia e baixe a edição completa do CASA DA GENTE em pdf. Para acessar, basta clicar AQUI
















E para ler e baixar o suplemento CLUBES, clique AQUI

sexta-feira, 5 de dezembro de 2014

Governo do Estado apresenta projeto do Centro de Estudos e Pesquisas em Aquicultura e Pesca


Moradores e pescadores de Piratininga puderam conferir planta da nova unidade, que oferecerá cursos de capacitação e especialização

Felipe Peixoto e Mirinho Braga, presidente da Fiperj,
explicando o projeto aos presentes (foto divulgação)
A Secretaria de Estado de Desenvolvimento Regional, Abastecimento e Pesca (Sedrap) apresentou na manhã desta quinta-feira, 4, o projeto do Centro de Estudos e Pesquisas em Aquicultura, Pesca e Ambientes Aquáticos (Cepapa), em Piratininga, na Região Oceânica de Niterói. Lideranças comunitárias e de pescadores locais puderam ver na planta como será ocupado o terreno de 2,8 mil metros quadrados às margens da Lagoa de Piratininga, onde funcionava um Iate Clube. A nova unidade da Fundação Instituto de Pesca do Estado do Rio de Janeiro (Fiperj, vinculada à Sedrap) oferecerá cursos de capacitação e até pós-graduação, funcionando como escola para pescadores e outros profissionais com atuação no segmento, como biólogos e oceanógrafos, além de atuar no monitoramento da água da lagoa.
 Com estimativa de custo de R$ 9 milhões, o projeto prevê a construção de salas de aula, laboratórios e equipamentos de pesquisa, biblioteca especializada e auditório em uma área total de 2,3 mil metros quadrados em dois pavimentos. Resultado de mais uma parceria do Governo do Estado com o Ministério da Pesca e Aquicultura (MPA), o projeto executivo de arquitetura e urbanismo, orçado em R$ 220 mil, está sendo feito pela Arqhos Consultoria e Projetos, vencedora da licitação, e deve ser concluído ainda este mês. A próxima fase é a de licenciamento e captação de recursos.
 Diretor da Colônia de Pescadores Z-7 (Itaipu), Auriosvaldo José Almeida, o Barbudo, de 66 anos, parabenizou a iniciativa, ressaltando a importância de pesquisas na área e do auxílio a pescadores para que possam cultivar peixes e mariscos.
 
Projeto de como será o Cepapa (foto divulgação)
"Hoje a pesca requer um esforço muito grande. Por isso, o pescador precisa ter em mente o cultivo como uma alternativa para suprir essa necessidade, e a proximidade do Cepapa vai permitir isso. Também estamos na expectativa pelos cursos que vão ensinar a agregar valor ao pescado, aumentando a renda" afirma o pescador.
 Para Mirinho Braga, presidente da Fiperj, a ideia é que o Cepapa seja um centro de referência no setor. Ele também acredita que a maricultura (criação de animais aquáticos, como mariscos e mexilhões, em ambiente marinho) é o futuro do segmento.
 "Além de oferecer cursos de extensão na área voltados para pescadores e moradores, o Cepapa pretende atuar na produção de sementes de mexilhões e ostras, as fornecendo em pequena escala para esses profissionais. O pescador precisa ter uma alternativa para manter sua renda, e, nesse sentido, podemos dizer que a maricultura é o futuro da pesca, é o caminho do desenvolvimento do setor" informa Mirinho, destacando ainda a maricultura como um atrativo turístico que pode ser explorado na região.
 À frente da Sedrap quando o projeto foi idealizado, o deputado Felipe Peixoto também participou do evento e destacou a importância do empreendimento para o crescimento da Fundação e o desenvolvimento do setor.
 "A Fiperj já evoluiu muito na área de assistência técnica, mas pode avançar ainda mais na de pesquisa e produção com o Cepapa. Estou muito feliz e impressionado com toda a estrutura pensada para atender pesquisadores, pescadores e toda a comunidade" disse, se propondo a auxiliar na viabilização do projeto junto ao governador e entidades públicas de financiamento.
 De acordo com o pesquisador da Unidade de Pesquisa da Fiperj em Guaratiba, José Seixas Teixeira, o empreendimento pretende trabalhar ainda a educação ambiental, por meio de cursos voltados para a população no entorno. “Só assim conseguiremos avançar na preservação de nossos recursos naturais. Muitas vezes a pessoa não cuida por falta de conhecimento. Essa integração com a comunidade será muito importante inclusive para o monitoramento da lagoa”.
 Participaram do evento o diretor da Puma (Piratininga Unida Moradores Associados), Gilson Cesar; o presidente do Conselho Comunitário da Região Oceânica de Niterói (CCRON), Gonzalo Perez Cuevas; o presidente da Colônia Z-7, Yllke Cristiano Branco Almeida; o presidente da Associação Livre de Aquicultura e Pesca de Itaipuaçu (Alapi), Paulo Cardoso; o diretor do Mercado de Peixe São Pedro, Atílio Guglielmo; a chefe de divisão do Ministério da Pesca e Aquicultura (MPA), Ludmila Paiva (representando a superintendente federal da Pesca e Aquicultura no Rio de Janeiro, Suely Amaral); o subsecretário municipal de Pesca e Aquicultura, Adelino Fernandes; representantes da Sedrap, pesquisadores e técnicos da Fiperj, entre outros.