sexta-feira, 23 de maio de 2014

Canto do Rio segue com as Domingueiras

Presidente Rodney comemora aniversário
(foto: divulgação Canto do Rio)
Com muito sucesso, recebendo um bom público, o Canto do Rio Futebol Club vem realizando as domingueiras dançantes, entrada franca para sócios e R$15,00 (damas) e R$20,00 (cavalheiros) não-associados.
            De acordo com o Departamento Social, estão programadas as seguintes atrações: dia 25, Os Devaneios; dia 1 de Junho, Copa 7; dia 8, Estação Rio; dia 22, Aeroporto; e dia 29, novamente Os Devaneios.
O aniversário do presidente Rodney Gomes de Melo foi uma grande confraternização, com música ambiente e churrasco. “Estamos crescendo, muitos sócios voltando, e recebendo novos adeptos. Gradativamente, todos os departamentos estão sendo ativados, como já vem fazendo o futebol society”, afirmou Rodney.

           
Na Domingueira do Dia das Mães,
elas foram as grandes homenageadas
Nos dias 24 e 25, a Caixa Econômica Federal realizará no clube o “Feirão da Caixa” para as pessoas interessadas em adquirir imóveis. Informações gerais nos telefones do clube: (21) 2717 5023 e 26133504.  

AABB tem festa junina em Piratininga

         
  Mantendo a tradição, a AABB – Associação Atlética do Bando do Brasil – em Niterói programou para os dias 13 e 14 de junho a Festa Junina, tendo como local a sede campestre, no bairro de Piratininga, na Região Oceânica.
            Segundo o presidente Sérgio Werneck, a programação terá início nos dois dias, às 16h, se estendendo até as 23h, com barraquinhas vendendo comidas típicas, e tendo na parte musical, o forró pé de serra com Carlinhos Sanfoneiro e o Grupo Mistura Fina do Forró.

Copa com brindes
Para os jogos da Copa do Mundo, a AABB instalará um telão no restaurante, com sócios e convidados que assistirem às partidas recebendo um ticket com número no ato do consumo de bebida ou alimentação, que será colocado em uma urna, concorrendo a brindes na última partida. O principal prêmio será um aparelho de televisão. 


Clube Naval recebe show de Dalto

         
O cantor Dalto interpretará sucessos de sua carreira
(foto: reprodução facebook)
  
Após o sucesso do show de Elymar Santos, que trouxe um grande público ao clube no dia 30 e abril, o Clube Naval de Charitas recebe na sexta-feira dia 13 de junho, a partir das 22h, o show de Dalto.
Segundo o comandante Fernando Almeida, os ingressos antecipados já estão à venda, com opções de mesas e camarotes. Os valores são: mesas para sócios e parcerias, R$30; para convidados, R$40; e não-sócios, R$50,00. Já as mesas nos camarotes estão sendo vendidas por R$40,00 para sócios e parcerias; R$50,00 para convidados; e R$60,00 para não sócios.
O cantor e compositor niteroense Dalta iniciou a sua carreira na década de 1970 como vocalista do grupo de rock "Os Lobos", com o qual gravou o compacto Fanny pela gravadora "Top Tape". Após esse breve início de carreira, sai do grupo para estudar Medicina, formando-se médico.
A partir de 1974, lançou-se na carreira solo, alcançando o sucesso nos anos 80, quando estourou no Brasil com a canção Bem-te-vi, em parceria com Cláudio Rabello mas gravada e interpretada por Renato Terra, a qual vendeu 250 mil cópias. Daí, os sucessos não pararam: Muito estranho (cuida bem de mim); "Leão ferido", em parceria com Byafra,  e “Anjo", composta em parceria com Cláudio Rabello e Renato Correa,  são algumas das suas músicas que seguem marcando gerações. Um dos mais recentes trabalhos de Dalto é a canção "Faça um Pedido", que fez parte da trilha sonora da novela "Viver a Vida".
Mais informações sobre os ingressos pelo site do Clube Naval de Charitas – www.cncharitas.org.br – ou pelos telefones 2109 8109 ou 2109 8110.

Associação de Clubes de Niterói faz nove anos com baile

Presidentes, comodoros e dirigentes da ACN (foto: divulgação/Heber Salles)
presidente Werneck
(foto: Luana Dias)
Ao som de Gustavo Brasília e banda, a Associação dos Clubes de Niterói (ACN) fará um encontro dos dirigentes e sócios das 12 agremiações que integram a ACN.
“Boa música, principalmente MPB, troca de experiências, amizade e união vão marcar mais um ano da ACN, com certeza”, frisa empolgado Sérgio Werneck, presidente da Associação de Clubes de Niterói.
O local escolhido para o evento foi a AABB – Associação Atlética Banco do Brasil – na sede social de São Francisco, em Niterói. A programação social será no dia 6 de junho, a partir da 22h, no Salão Social.

À frente do evento, Natalya Muniz, primeira-dama da AABB e da ACN, que informou ser o Buffet Lazary o responsável pelo mini-jantar e bebidas.

quarta-feira, 21 de maio de 2014

Cartas Portuguesas – Um romance malfadado

Projeto teatral, que conta com o apoio da Femptec, traz um clássico da literatura portuguesa para os palcos


(foto: divulgação/ Denise Santos)
Portugal, século XVII. Uma freira de um convento da cidade de Bejo se apaixona por um oficial francês. Triste, ela escreve ao seu amado cartas em que revela todo o seu sentimento exacerbado, que vai do amor à decepção por não ser correspondida. Até hoje, permanece a dúvida sobre a veracidade da história, mas o fato é que ela rendeu um dos maiores clássicos da literatura lusitana: “As Cartas Portuguesas” de Mariana Alcoforado. O romance serviu de base para a criação do espetáculo teatral “Cartas Portuguesas – Um Romance Malfadado”, do grupo teatral “6 Marias e Meia”. O projeto conta com o apoio da Femptec – Fundação de Empreendimentos, Pesquisa e Desenvolvimento Institucional, Científico e Tecnológico do Rio de Janeiro – na preparação, realização e divulgação do espetáculo.
“Começamos a trabalhar com a Femptec em junho de 2013, e esta parceria é de extrema importância para o ‘6 Marias e Meia’. Somos um grupo de teatro alternativo e poder contar com o estímulo e a confiança de uma Fundação do porte e da experiência da Femptec é uma honra. Atualmente, estamos concorrendo a editais e temos a certeza de que esta parceria nos possibilita novas conquistas e possibilidades de divulgar nosso trabalho” afirma Luciana Barboza.
(foto: divulgação/ Francisco Pellegrini)
Em cena, as atrizes Laura Becker, Rosa Félix e a atriz portuguesa radicada no Rio de Janeiro, Joana De Carvalho, interpretam diferentes leituras da personagem principal, a freira Mariana Alcoforado. A atmosfera se completa com o acompanhamento musical do acordeão de Francisco Pellegrini, que também assina a trilha original da peça.
O espetáculo foi agraciado em 2013 pela comissão do Ano de Portugal no Brasil com a Chancela do evento, e já foi apresentado no Centro Cultural Bernardo Mascarenhas (Juiz de Fora), Sesc Palladium (Belo Horizonte), Sesc (Nova Friburgo), Galpão Cultural Margaret de Jesus (Bom Jardim), Solar do Jambeiro (Niterói) e Centro Cultural Laurinda Santos Lobo (Rio de Janeiro).
“Durante minhas pesquisas e no decorrer do processo de construção do espetáculo, busquei também outras fontes de investigação da literatura feminina lusitana, entre elas a poetisa Florbela Espanca, e Maria Teresa Horta e Maria Isabel Barreno, que juntas à Maria Velho da Costa publicaram, em 1972, as “Novas Cartas Portuguesas”, obra que denunciava, entre outras coisas, a condição das mulheres durante a ditadura portuguesa. Seus textos ajudaram a ambientar as atrizes e construir nos ensaios uma atmosfera mais lusitana” conta Luciana Barboza, diretora do espetáculo e coodenadora do projeto.
(Foto: divulgação/ Nivaldo Gomes)
Com seis anos de existência, o grupo “6 Marias e Meia” tem se notabilizado pelas adaptações de obras literárias para o teatro. Entre os destaques está o primeiro grande trabalho realizado por Luciana como diretora: “Dos tais Laços Humanos” (2008), adaptação da obra de Lygia Fagundes Telles. No campo da dramaturgia, o grupo assina o espetáculo multimídia “Ernesto Nazareth e seu tempo”, que celebra os 150 anos do reconhecido pianista brasileiro.

(foto: divulgação/ Marisa Maia)
A Femptec
Apoiar a gestão de projetos com ética, comprometimento, excelência, sustentabilidade, segurança e amor. Esta é a vocação da Femptec, que comemora 10 anos no mercado, atuando em diversas áreas: cultural, social, econômica, política, educacional, pesquisas, científica, tecnológica, saúde, assistência social, empreendedorismo, meio ambiente, entre outras. A fundação tem como principal objetivo ser um instrumento facilitador para empresas, instituições públicas e privadas e também pessoas físicas, desenvolverem uma ideia.
A Fundação oferece soluções inovadoras de consultoria, administração, disponibilizando recursos técnicos e humanos, operacionalizando recursos financeiros e elaborando pesquisas, entre outros serviços prestados em diversas áreas de conhecimento. Como não está vinculada exclusivamente a nenhuma instituição, pode atuar com diversos tipos de públicos e projetos a um custo muito mais baixo, com agilidade e qualidade excepcional.
A Femptec irá marcar presença na edição 2014 do Festival da Associação Brasileira de Captação de Recursos (ABCR). O evento – que será realizado na cidade de Guarapari, no Espírito Santo, entre os dias 19 a 22 de maio – irá reunir mais de 400 profissionais de todo o país com palestras, exposições e mesas redondas. O tema central do evento será “Entendendo o doador: mobilizando recursos de forma ética, consistente, transparente e eficaz”.
Além de participar da programação, a Femptec irá apresentar alguns de seus projetos, tais como “Cartas Portuguesas: um Romance Malfadado, espetáculo teatral concebido pela Cia. Teatral ‘6 Marias e Meia’; o espetáculo musical de Giovanni Sagaz, que interpreta obras de Ernesto Nazareth; a montagem e circulação do espetáculo “Gênios Engarrafados”, apresentando um conceito inovador unindo literatura, artes plásticas e performance; o espetáculo musical “Mulata Sou” da cantora e sambista carioca Patricia Costa.
Na área de saúde, há ainda o Projeto Vida,  que objetiva a prevenção na área de saúde, realizado pela Femptec no município de São Gonçalo; e o projeto experimental para triagem Pré-Natal de doenças transmissíveis com amostras de sangue coletadas com papel de filtro no Estado do Rio de Janeiro, parceria realizada com o Biomarc - Laboratório de Biomarcadores - e o Instituto Vital Brazil; entre muitas outras iniciativas apoiadas pela Femptec.


A Europa a seus pés

As bailarinas niteroienses Désirée Thompson e Adriana Mendes fazem sucesso na carreira internacional

Por Luana Dias

Adriana Mendes (foto: divulgação/ Yan Revazov)
A dança – expressão máxima do corpo e da alma – é uma arte que atravessa fronteiras, e que consegue exprimir – mesmo sem palavras – sentimentos, histórias e paixões por onde passa. E é exatamente nesta expressão artística que duas niteroienses resolveram trilhar o seu caminho e ganhar o mundo, cada qual no seu estilo: Adriana Mendes Désirée Thompson.   

Adriana Mendes é daquelas mulheres que chamam atenção pela presença e exotismo. Do alto dos seus 37 anos, a bailarina niteroiense deu os seus primeiros passos no mundo da dança aos 3 anos, e em seguida iniciou sua formação na Escola Estadual de Dança Maria Olenewa, tendo passado também pela Escola Brasileira de Artes. Há 11 anos, seu caminho cruzou com o Velho Continente, conquistando de vez seu “lugar ao sol” na Alemanha.
“Cheguei aqui através de um amigo brasileiro que estudou dança no Rio, e me perguntou se eu gostaria de dançar na Europa. Ele já vivia há muitos anos fora e fez uma linda carreira. Nunca tinha passado pela minha cabeça morar na Alemanha, foi tudo muito espontâneo. Depois de menos de duas senanas, cheguei a Berlim; fiz várias audições e consegui um contrato exatamente onde eu queria: no Balé da TV Alemã, onde todos bailarinos têm formação clássica, mas com repertório bem diversificado” conta Adriana.
Bela, versátil e exótica
(foto: divulgação/ Yan Revazov)
  De lá pra cá a carreira continuou a deslanchar: após diversas apresentações e turnês internacionais, ela chegou a receber o contrato de solista, porém, após 50 anos de história, a companhia chegou ao seu fim. Após isso, Adriana Mendes decidiu seguir a carreira de free lancer, dançando em diversas produções, principalmente com o grupo German Dance Sensation.

Por conta da beleza e atitude, foi convidada recentemente pelo fotógrafo Yan Revazov – também residente em Berlim – para realizar um ensaio fotográfico que ilustra a nossa matéria. Apesar de se considerar pequena para ser modelo – ela tem “apenas” 1, 68m - Adriana irradia fotogenia e vez por outra é convidada também para eventos de moda.
            A beleza e a interpretação marcante de outra niteroiense também conquistou a atenção e as lentes de um fotógrafo, em outro país da Europa: a França. Com dupla nacionalidade, a bailarina, coreógrafa, pédagoga e pesquisadora Désirée Thompson estrelou recentemente um ensaio em Montmartre – coração da boemia artística de Paris – feito pelo fotógrafo Philippe Gressien.
             
Désirée Thompson (foto divulgação/ Philippe Gressien)
Há 20 anos, Désirée resolveu partir para a terra-natal de seu avô e de sua mãe – a mestra de dança também franco-brasileira Renée Simon, falecida em 2012 - onde cursou a escola do Conservatório da cidade de Angers, obtendo em seguida contratos para as produções do consagrado ballet da Opéra de Paris. Foi nesta época que a bela se estabeleceu na “cidade-luz”, e dali não mais saiu. 
Désirée já realizou turnês na França, com diversos coreógrafos, e como professora, desde 1998 se especializa no Método “Barres Flexibles” de Wilfride Piollet, pedagoga e bailarina étoile da Opera de Paris. Desirée ensina o método na Instituição Francesa Maison d’Éducation de la Légion d’Honneur em Saint Germain.

Pela sua interpretação marcante, a bailarina foi convidada também a fazer cinema, tendo protagonizado o curta-metragem “Un désert Onduleux” (Um deserto onduloso), filmado no Sul da França e já exibido em diversos festivais.
Projetos que ligam a França ao Brasil
(foto: divulgação/Philippe Gressien)
Uma das suas mais recentes pesquisas é baseada numa especialização em Dança Barroca, realizada com a “Compagnie Divertimenty”, formaçāo regida pelo Ministério da Cultura Francês. Diretora artística da Associação Express-art, ela elabora agora um projeto que promete unir Brasil e França, num encontro multidisciplinar atingindo um público amador e profissional, ao redor da dança erudita e popular dos dois países.

            “Quero seguir fazendo pontes entre os dois países que estão na minha alma e no meu coração: França e Brasil. A arte não tem fronteiras” finaliza Désirée.

Leia a versão completa do Jornal Casa da Gente - Maio/2014

Leia e baixe a edição completa do Jornal Casa da Gente - Maio/2014 em pdf. Basta clicar AQUI
















E para ler e baixar a versão completa do caderno CLUBES em pdf, clique AQUI

segunda-feira, 19 de maio de 2014

Femptec participa do Festival da ABCR

A Fundação, que comemora 10 anos, irá apresentar seus  projetos no evento

O espetáculo "Cartas Portuguesas", um dos projetos
apresentados pela Femptec (foto: divulgação/Nivaldo Gomes)
A Femptec - Fundação de Empreendimentos, Pesquisa e Desenvolvimento Institucional, Científico e Tecnológico do Rio de Janeiro – irá marcar presença na edição 2014 do Festival da Associação Brasileira de Captação de Recursos (ABCR). O evento – que será realizado na cidade de Guarapari, no Espírito Santo, entre os dias 19 a 22 de maio – irá reunir mais de 400 profissionais de todo o país com palestras, exposições e mesas redondas. O tema central do evento será “Entendendo o doador: mobilizando recursos de forma ética, consistente, transparente e eficaz”.
Além de participar da programação, a Femptec irá apresentar alguns de seus projetos, tais como “Cartas Portuguesas: um Romance Malfadado, espetáculo teatral concebido pela Cia. Teatral ‘6 Marias e Meia’; o espetáculo musical de Giovanni Sagaz, que interpreta obras de Ernesto Nazareth; a montagem e circulação do espetáculo “Gênios Engarrafados”, apresentando um conceito inovador unindo literatura, artes plásticas e performance; o espetáculo musical “Mulata Sou” da cantora e sambista carioca Patricia Costa.
Na área de saúde, há ainda o Projeto Vida,  que objetiva a prevenção na área de saúde, realizado pela Femptec no município de São Gonçalo; e o projeto experimental para triagem Pré-Natal de doenças transmissíveis com amostras de sangue coletadas com papel de filtro no Estado do Rio de Janeiro, parceria realizada com o Biomarc - Laboratório de Biomarcadores - e o Instituto Vital Brazil; entre muitas outras iniciativas apoiadas pela Femptec.
 A Fundação, que comemora 10 anos no mercado, tem como principal objetivo ser um instrumento facilitador para empresas, instituições públicas e privadas e também pessoas físicas, desenvolverem uma ideia. A Fundação vem atuando em diversas áreas: cultural, social, econômica, política, educacional, pesquisas, científica, tecnológica, saúde, assistência social, empreendedorismo, meio ambiente, entre outras, oferecendo soluções inovadoras de consultoria, administração. Como não está vinculada exclusivamente a nenhuma instituição, a Femptec pode atuar com diversos tipos de públicos e projetos a um custo muito mais baixo, com agilidade e qualidade excepcional.

sexta-feira, 16 de maio de 2014

Demettre Leventis e Gustavo Tavares se apresentam na Família Abboud neste sábado


Os músicos Demettre Leventis e Gustavo Tavares se apresentam no restaurante da Família Abboud, neste sábado, dia 17 de maio, a partir das 17h. O restaurante fica na Rua Martins Torres, 101 – Santa Rosa, e o couvert artístico tem o valor de R$4,00. Essa dupla se conhece desde 2004, quando montaram a Banda Jazzida, cujo repertório era composto de clássicos da música internacional, tendo se apresentado em várias casas do circuito rio-Niterói, como Néctar Pub (Vargem Grande), Pub 09 (cantareira), entre várias outras.
A motivação de se reunirem foi a percepção da falta de música que atendesse ao público maduro e voltado para o repertório internacional, e para tal, apresentam em seus shows, canções com pouca execução no repertório vigente do universo do segmento de voz e violão, como Dire Straits (your latest Trick), Toto (Lea), Billie Joel, George Benson, bem como as nacionais Djavan, sambas de cartola, Rock Nacional e pop.
O enfoque é transformar a experiência de ocupação no ambiente de bar em uma experiência permeada de classe e diversão, prezando pelo cuidado com a ambientação sonora, sem muitos excessos, fazendo do cliente audiófilo a verdadeira estrela do evento. Com total liberdade de ouvir, conversar, interagindo à seu bel prazer com a música ou com seus convidados e amigos.
Gustavo Tavares é músico, arranjador, professor, compositor e diretor musical, já tendo tocado em diversos grupos e bandas de diversos segmentos. Fez parte da Banda Base da Rede Globo, com a qual acompanhou diversos Artistas do cenário musical, como Leandro , Zezé de Camargo e Luciano, Fat Family, Daniel, Roberta Miranda, Dudu Nobre, Zeca Pagodinho, em shows como “Show da Virada”e Criança Esperança.
Demettre Leventis é um Grego de coração Brasileiro, engenheiro mecânico aposentado, e musico por aptidão. Frequentou a Escola Villa Lobos depois foi para Escola Nacional de Musica. Fez parte de algumas grande bandas, tais como Som Maior, onde Ivan Lins começou sua carreira, participou de Festivais Nacionais e internacionais da Canção. Acompanhou diversos artistas, dentre os quais, Golden Boys, os VIPS, e outros da Jovem Guarda. Hoje leciona musica e alguns instrumentos. As forças desses dois artistas estão somadas para proporcionar ao público essa agradável experiência de uma noite de bom papo e boa música com os amigos!


Wilson Moreira é atração da Feijoada do Rancho


 
Wilson Moreira (foto: divulgação)
  Considerado um dos maiores nomes do samba de raiz, o compositor Wilson Moreira será a atração do próximo domingo (18.05) da "Feijoada do Rancho", tradicional encontro de bambas realizado no Rancho do Tomate, no Engenho do Mato, na Região Oceânica de Niterói. Wilson será acompanhado pelo grupo "K entre nós", que abre o evento, sempre a partir de 14h. 
   Carioca nascido e criado no bairro de Realengo, foi um dos primeiros integrantes da bateria da ala dos compositores da escola de samba Mocidade Independente de Padre Miguel, mas em 1968, transferiu-se para a Portela. Começou a compor nos anos 50, sendo "Antes Assim" sua primeira música gravada, pela cantora Leny Andrade. Na década de 60 compôs sambas-enredo vencedores e gravou seus primeiros discos. Integrou conjuntos como Cinco Só, Turma do Ganzá e Partido em Cinco.
   Emérito compositor de partidos-altos, entre seus maiores sucessos estão "Mel e Mamão com Açúcar" e "Senhora Liberdade", ambos de sua parceria com o sambista Nei Lopes, que rendeu dois discos importantes para a história do samba. O primeiro, "A Arte Negra de Wilson Moreira e Nei Lopes", lançado em 1980, contém clássicos como "Goiabada Cascão" e "Gostoso Veneno". O segundo, "O Partido (Muito) Alto de Wilson Moreira e Nei Lopes", de 1985, traz "Fidelidade Partidária" e "Eu Já Pedi", entre outros.
   Os dois discos foram relançados em um CD pela coleção 2 em 1. Em 1986, gravou o primeiro LP individual, "Peso na Balança". Na década de 90 sua música passou a ser divulgada e admirada no Japão, e chegou a gravar um CD para a gravadora japonesa Bomba Records.  O Rancho  do Tomate fica na Rua 30 S/N, próximo à Praça principal do Engenho do Mato. Reservas antecipadas podem ser feitas pelo telefone 7880-6002. A entrada para o evento é de R$ 20 para homens e mulheres. A feijoada é e servida no estilo self service e custa R$ 30.