Mostrando postagens com marcador Ministério das Cidades. Mostrar todas as postagens
Mostrando postagens com marcador Ministério das Cidades. Mostrar todas as postagens

domingo, 25 de maio de 2014

Ministério das Cidades investirá mais de R$ 10 milhões para obras em Niterói

O prefeito de Niterói Rodrigo Neves e o Ministro das Cidades,
Gilberto Occhi (foto: divulgação)
Em ocasião de um encontro entre o prefeito de Niterói, Rodrigo Neves, e o ministro das Cidades, Gilberto Occhi, em Brasília, no início de maio, foi anunciada a aprovação de um financiamento R$ 10 milhões do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC) da Pavimentação. Os recursos serão utilizados na implantação do sistema de drenagem e pavimentação da Fazendinha e de Pendotiba, na Região Oceânica.  
Com isso, a Prefeitura já conseguiu captar financiamentos ou recursos do Orçamento Geral da União (OGU) do Ministério das Cidades que, somados aos RF$ 10 milhões anunciados pelo ministro Occhi, chegam à casa dos R$ 370 milhões. Entre os investimentos, já garantidos estão os R$ 292 milhões para a TransOceânica, R$ 23 milhões do PAC das Encostas, e recursos para urbanização de comunidades como Morro da Cocada, Grota do Surucucu, Capim Melado, Vila Ipiranga, entre outros.
“Com o choque de gestão, a redução de gastos desnecessários e a parceria com o governo federal, já estamos implementando projetos e investimentos que há muitos anos Niterói esperava. Valeu a pena, mais uma vez, vir a Brasília”, analisa o prefeito.
Gilberto Occhi enalteceu a parceria entre o governo federal e o município de Niterói e reforçou o discurso da presidenta da República, Dilma Rousseff: “Recentemente a presidenta Dilma falou da importância da integração do governo federal com municípios e aqui vivenciamos esse exemplo por meio do Ministério das Cidades e a prefeitura de Niterói. Prova disso são os investimentos, as parcerias que estamos fazendo, como financiamento com recursos do Orçamento Geral da União, para que possamos melhorar não só a mobilidade de Niterói mas também investir em drenagem, pavimentação. Além disso, há o programa Minha Casa Minha Vida, apoiando a cidade e investimentos de contenção de encostas. Essa parceria é fundamental para o sucesso e isso o governo federal e a prefeitura de Niterói começaram desde o primeiro dia da posse do prefeito Rodrigo Neves.”.
Durante a reunião, o ministro das Cidades adiantou que o lançamento do PAC Mobilidade Urbana 2 poderá servir para a elaboração de projetos dessa natureza na cidade. O prefeito de Niterói acertou que vai buscar os recursos que possibilitem a execução dos estudos de viabilidade do VLT ligando Charitas ao Centro da cidade.
“Esse projeto é de médio e longo prazo, mas é fundamental a estruturação desse estudo de viabilidade e o seu consequente planejamento”, explicou Neves.
Participaram da reunião o secretário da Secretaria de Mobilidade Urbana (Semob), Julio Eduardo dos Santos e o secretário-executivo do Ministério das Cidades, Carlos Vieira.