A Sociedade Fluminense de Fotografia (SFF) realiza na quinta-feira, dia 4/4, às 19 horas, palestra com a fotógrafa cearense Sheila Oliveira, que falará sobre o seu mais recente trabalho “Caminho das Águas” onde percorreu 16 municípios do Ceará para mostrar os efeitos da seca na vida dos nordestinos. Sheila, que já trabalhou em diferentes agências internacionais de notícias como a Agence France Press, estará pela segunda vez na SFF e a palestra é um desdobramento do livro homônimo lançado no ano passado pelo Governo do Estado do Ceará.
“Teremos a oportunidade de conhecer um pouco mais do trabalho da Sheila, que dessa vez percorreu durante 15 dias cidades que abrigam açudes importantes para o abastecimento de água da grande Fortaleza. As fotografias são de 2017, quando o nordeste viveu uma das suas mais graves secas, com reservatórios entrando em colapso”, explica Antonio Machado, presidente da SFF, lembrando que a palestra é gratuita e servirá para mostrar o trabalho de pesquisa e produção de uma equipe de fotografia.
A apresentação que Sheila Oliveira levará à SFF será dividida em três eixos: a convivência da população com a água e a seca; a benfeitoria da água para a população e o efeito da seca no dia-a-dia das comunidades. “Vou mostrar imagens do colapso do açude do Castanhão em 2017 e que trouxe de volta as ruínas da cidade de Jaguaribara, inundada para a criação do imenso reservatório. Estive lá em 2014 e voltei em 2017. A área inundada em 2014 eu percorri com minha equipe de carro em 2017. São imagens impactantes e de forte emoção”, explica ela.
A Sociedade Fluminense de Fotografia fica na rua Doutor Celestino, 115 – Centro – Niterói. Mais informações pelo telefone: (21) 2620 1848
Sheila Oliveira é uma importante representante da fotografia nacional. Uma honra para o nosso Ceará. Parabéns e axé ao povo do RJ.
ResponderExcluir