Aliança Francesa e Instituto Cultural Germânico realizam exposição das melhores obras de 12 artistas
O artista veterano Fernando V da Silva é um dos selecionados |
O Centro de Cultura França-Alemanha (CCFA) promove o 5º Salão de Artes Visuais de Niterói. A mostra reúne obras de 12 artistas nacionais, com a proposta de incentivar novos talentos na cidade. Com entrada gratuita, as peças podem ser vistas de 7 de abril a 13 de maio nas duas instituições, ambas em Icaraí.
Criado pela Aliança Francesa de Niterói e o ICG em 2006, o CCFA tem por objetivo estreitar os laços entre esses países e a população niteroiense. “Os trabalhos que serão expostos são expressivos e ainda teremos a oportunidade de receber artistas de várias partes do Brasil. Ou seja, um momento da celebração da cultura na cidade”, diz a diretora da Aliança Francesa de Niterói, Peggy Giordano.
A exposição estimula a produção artística e vai apresentar pinturas, desenhos, gravuras, fotografias e esculturas. “Participar de um Salão como o nosso é de grande importância para a carreira do artista, principalmente para os que estão iniciando. Aqui eles têm a oportunidade de expor seus trabalhos e se tornarem conhecidos no meio artístico nacional”, reforça o diretor da ICG, Ricardo Freitas.
Entre os artistas selecionados está Fernando V da Silva, de 79 anos. Ele recebeu o Prêmio Funarte no II Salão de Artes Plásticas da Universidade Federal Fluminense (UFF), em 1977. E suas pinturas já foram expostas na França, Holanda, Argélia, Portugal e Estados Unidos.
Os visitantes poderão conhecer também os desenhos de Mariana Rocha. Formada em Artes Visuais pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (Uerj), a niteroiense já viu seus trabalhos percorrerem mostras por Curitiba, São Paulo, Brasília, Fortaleza, Recife e Salvador. Outro artista da cidade é Adilson d´Ávilla, que atua na coordenação de montagem das exposições da Galeria de Arte UFF. Ele vai apresentar instalações sobre a ação do tempo na matéria e na memória.
Reprodução da obra de Graci Kaley |
Os trabalhos do artista visual Élcio Miazaki também estarão presentes na exposição. Formado pela Universidade de São Paulo (USP), o fotografo trará imagens antigas restauradas com o intuito de preservar e valorizar as recordações. Já o paulista Wellington de Barros Pessoa, conhecido WBP, vai apresentar suas pinturas, que têm a cultura punk como referência. E a carioca Graci Kaley mostrará desenhos em aquarela, nanquim e grafite, que prestigiam a tradição indígena brasileira.
Estarão presentes ainda peças dos artistas: Felipe Barros (RJ); Samy Sfoggia (RS); Iriê Salomão (MG); Fernando Correia (SP), Rodrigo Sávio (MT) e Thaieny Dias (RJ). Os dois vencedores do 5º Salão de Artes Visuais de Niterói ganharão exposições individuais em 2018. Um vai expor na Aliança Francesa e outro no Instituto Cultural Germânico.
O 5° Salão de Artes Visuais de Niterói pode ser visitado de 7 de abril a 13 de maio nas duas instituições. Na Aliança Francesa, de segunda a sexta-feira, das 9h às 20h30 e sábado, das 9h às 12h (Rua Lopes Trovão, 52 – Icaraí / 2610-3966).
No Instituto Cultural Germânico, de segunda a sexta-feira, das 15h às 20h. (Av. Sete de Setembro, 131 – Icaraí / 2714-0879).
Nenhum comentário:
Postar um comentário